duraçao das valvulas

Ir em baixo

duraçao das valvulas

Mensagem  dinis em 20/4/2009, 21:53

viva amigos venho colocar uma questao que me preocupa principalmente desde que fiquei a saber quanto custa um par de valvulas,em média qual o tempo de duraçao de umas kt 88 por exemplo? Obrigado um abraço a todos Very Happy

dinis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 90
Ocupação : comercio ourivesaria
Interesses : ouvir musica,tempo com familia
Pontos/Reputação : 237

duraçao das valvulas

Mensagem  fm&stereo em 21/4/2009, 02:09

O tempo de duração das válvulas pode variar muito. Mas não é tão grave assim: pode durar um ano ou muitos anos, conforme o uso... Como as lampadas, têm um tempo de vida, mas o importante é que elas são necessárias ou usaria-mos velas, lamparinas ou outra coisa qualquer. Very Happy
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Re: duraçao das valvulas

Mensagem  ccavis em 21/4/2009, 20:47

Caro dinis

O tempo de duração depende da sua qualidade e utilização .Os Tríodos duram muito mais .
Esta que está aqui , é de 1940, ainda trabalha ( às vezes ) não acaba porque não tenho o parceiro ...então de vez em quando
dou-lhe andamento a solo.............maravilhosa.
Outra que a substituiu CVC ( de um par ) em 96 , ficou Viuva então ás vezes saiem as duas prá festa .
Como o gozo é ir virando tubos , nunca expira o power destas queridas .
Tenho el 84 de 60 ( Rca) e kt88 (Gec ) de 73 que bombam melhor e mais atinadas que novas.( Tambem tenho muito boas novas )
e + baratas .
Mas a coisa mais velha e que ainda trabalha por aqui sou eu!!!!!!
Um Abraço e siga sem medos!!!!
ccavis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Pontos/Reputação : 158

Mensagem  Convidad em 21/4/2009, 22:37

dinis escreveu:viva amigos venho colocar uma questao que me preocupa principalmente desde que fiquei a saber quanto custa um par de valvulas,em média qual o tempo de duraçao de umas kt 88 por exemplo? Obrigado um abraço a todos Very Happy

Num amplificador que esteja a funcionar bem, a duração das válvulas pode durar entre 5000 a 10000 horas de audição.
Também pode acontecer, as válvulas durarem uma vida.
Todavia, sou da opinião de que a maioria das válvulas são a um preço bastante aceitável.

Abraço.

Convidad
Convidado

Mensagem  Henri em 22/4/2009, 14:45

António José da Silva escreveu:
dinis escreveu:viva amigos venho colocar uma questao que me preocupa principalmente desde que fiquei a saber quanto custa um par de valvulas,em média qual o tempo de duraçao de umas kt 88 por exemplo? Obrigado um abraço a todos Very Happy

Num amplificador que esteja a funcionar bem, a duração das válvulas pode durar entre 5000 a 10000 horas de audição.
Também pode acontecer, as válvulas durarem uma vida.
Todavia, sou da opinião de que a maioria das válvulas são a um preço bastante aceitável.

Abraço.

Tambem sou de opinião que as valvulas são a um preço (de gasto/uso) bastante aceitavel.

As que o meu ex. primaluna two usava tinha um tempo de vida estimado em 3000 horas...ora é muito tempo, principalmente se "gastarmos" a uma média de duas horas por dia...as pequenas de pré, tinham um tempo estimado de 10000 horas...ora...nunca mais acabam...hehehehe...

Força com isso...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  Luke Skywalker em 29/4/2009, 11:21

A durabilidade das vávulas está diretamente ligada ao projeto do valvulado. A KT88 em single-end pode render entre 18Wrms até uns 25Wrms, sendo que tirando 18Wrms ela terá maior durabilidade que se tirarmos 25Wrms, ou, em Push-pull para cada par em amplificadores que tirem 50Wrms, elas teram maior durabilidade que um que renda 70Wrms.

Uma KT88 ou 6550, para render estas potências, pode trabalhar com uma voltagem na placa por. ex, de 420Volts a 480 volts e um bias entre 0,50v a 0,55v. Mais que isto elas começam a avermelhar.

Conheço uma pessoa que tem as 6550 em uso a mais de 10 anos em um AR com 200 wrms por canal, que usa 8 válvulas por canal, redendo apenas 25Wrms cada uma e tendo uma voltagem de placa baixa, 420 volts. Em testador as válvulas dele continuam com uma emissão em torno de 84% tal qual uma nova.

Também acho barato o preço de válvulas de marcas comuns, como as Sovtek, Svetelana, EH, Shuguang e, a excessão, fica para algumas NOS tipo GEC e outras que custam muito, muito caro e que apesar disto não agradam a todos.

Hoje, uso as KT90 em meu valvulado. As KT90 são válvulas mais robustas ou que aguentam uma tensão de placa bem maior que as KT88 e 6550, podendo suportar até 850volts na placa, trabalhando com uma folga enorme e espero que durem muito.

Vale lembrar que vc pode usar as KT90 no lugar das 6550/KT88 em amplificadores projetados para usar as 6550/kt88, mas não pode usar as kt88/6550 em amplificadores concebidos para usar as KT90. A KT90 em single-end pode render até 50W e, em push-pull, em torno de 110Wrms por dupla com tensão de placa de 600 volts. Com 750 volts, em PP elas chegam a render até 160wrms por par, tensão inimaginável para as kt88/6550.

A maneira como um valvulado liga tb interfere na durabilidade. Alguns valvulados ligam aos poucos, evitando que a válvula fria receba uma tensão muito forte. Estes amplificadores tem estágios de ligação, onde a tensão vai aumentando progressivamente até estabilizar para uso.

Tb conheço pessoas que usam o valvulado ligado ao VARIAC (variador de tensão) e para ligar o valvulado, vão aumentando a tensão de alimentasão aos poucos, tb para evitar o tranco inical nas mesmas.

Estou na estrada dos "tubos" a pouco tempo, por volta de 1,5 anos, e aprendendo study
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Mensagem  Luke Skywalker em 3/5/2009, 12:41

Ainda sobre durabilidade, faltou dizer que as 6SN7 RCA NOS, que uso a um ano em meu MC-100B, foram fabricadas em 1959, ou seja, tem 50 anos de fabricação affraid .

As 12AX7/ECC83 Haltron Smooth Plate NOS que estou usando, são da decada de 60.

Leiam abaixo um texto em inglês, extraído na NET:

Why Tubes ?

Tube audio used to be quite common back in the 50-60s then they were mostly replaced by transistor based audio at the mid to low end of the audio market. However, tube never really went away - it stays in the high end market and offers extraordinary enjoyment to music lovers. Ask why people choose to have tube audio? Here are a few common answers to you to consider:

Tubes sounds warmer and more musical than solid state and is widely perceived as true high fidelity. For the same money or less than solid state, you can experience real hi-fi and impress your friends, family and neighbours.

Tubes are more fun than solid state and blend well with art and home décor. It has a much higher WAF (Wife Appreciation Factor) than conventional box electronics. It can truly be a living room conversational piece, as many of our female customers confirmed. Thanks to the sound of tubes, your music system sounds nearly like a live band playing when you entertain guests.

Tube Components can be customized to your sound preference by installing different makes of tubes. So upgrading is a lot more affordable (you don’t have to run a garage sale to sell off old electronics). A different set of tubes instantly gives you new sounding component. Solid State components are next to impossible to modify/improve by the end user.

Tubes are easy to maintain and repair as the circuitry is less complicated than solid state. Most tube amp maintenance is really just about putting in a new tubes – as simple as changing light bulbs.

Tubes are NOT more expensive than solid state, contrary to many people’s perception. With many products and components nowadays manufactured in China and distributed by reputable North American audio resellers, tube audio has never been more affordable and reliable.

Tubes can last a long time. The smaller pre-amp tubes can last anywhere from 10,000 to 100,000 hours. Some military grade pre-amp mini tubes can last 200,000 hours. Larger power and driver tubes usually last 5,000 hours. At 4 hours per day use, 5,000 hours = 3.5 years. Many people upgrade their cars more often than that Smile

cheers
Luke Skywalker

Mensagem  Convidad em 3/5/2009, 13:10

Sem divida (para mim) que o som dos amps a válvulas é tudo o que o texto acima nos diz. Para mim, foi das melhores coisas que fiz no áudio, foi a transição de SS para o mundo das válvulas, e agora não tenho outra coisa.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Luke Skywalker em 3/5/2009, 14:54

Antonio concordo com vc.

Os tubos são um caminho sem volta cheers

Até possuir meu primeiro valvulado, não sabia como era bom.

Nem penso mais em trocar de integrado e acabei construindo um par de caixas para atuar com ele que me satisfazem plenamente.

Tenho ouvido muitos outros setups com caixas renomadas, caras e, eletônica ídem, que não entregam a magia de meu sistema.

Desculpem a falta de modéstia.
Luke Skywalker

Mensagem  Convidad em 3/5/2009, 15:12

Luke Skywalker escreveu:Antonio concordo com vc.

Os tubos são um caminho sem volta cheers

Até possuir meu primeiro valvulado, não sabia como era bom.

Nem penso mais em trocar de integrado e acabei construindo um par de caixas para atuar com ele que me satisfazem plenamente.

Tenho ouvido muitos outros setups com caixas renomadas, caras e, eletônica ídem, que não entregam a magia de meu sistema.

Desculpem a falta de modéstia.

Sei do que falas. Muitas pessoas quando tiram o seu amplificador xpto para experimentar um barato amp a válvulas ficam de boca aberta sem saber o que se está a passar. O único pensamento que lhes vai na cabeça é; como é que este barato e feio Laughing aparelho soa melhor que o meu belo, polido e caro amp de marca conceituada.
O som liquido e tridimensional das válvulas é (quanto a mim) inigualável. As vozes ficam limpas e humanas e todo o instrumento acústico fica real. Contra todas as medições feitas pelos experts, as válvulas demonstram na vida real e emocional (não medível) toda a beleza contida na musica.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Luke Skywalker em 3/5/2009, 16:40

António José da Silva escreveu:O som liquido e tridimensional das válvulas é (quanto a mim) inigualável. As vozes ficam limpas e humanas e todo o instrumento acústico fica real. Contra todas as medições feitas pelos experts, as válvulas demonstram na vida real e emocional (não medível) toda a beleza contida na musica.

Abraço

Antonio, disse muito bem cheers
Luke Skywalker

Mensagem  ccavis em 3/5/2009, 23:00

Caros
Não vamos considerar só as de potência ( Pêntodos )
Então e aquelas pequeninas que empurram as grandes ?????
Olhem aqui esta Matsushita quantos anos tem ??????
Veio de origem com o ER420 ( Japão ) 70`s , ainda cumpre , depois das Mullard é a minha
preferida ax7 ou ecc83 .
ccavis
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 118
Pontos/Reputação : 158

Mensagem  SOUND em 21/6/2009, 23:23

Boas pessoal

Como e que podemos saber que as valvulas do nosso valvulado estam gastas? Quando isto sucede o som fica diferente? a cor destas muda? Neutral
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Convidad em 21/6/2009, 23:26

SOUND escreveu:Boas pessoal

Como e que podemos saber que as valvulas do nosso valvulado estam gastas? Quando isto sucede o som fica diferente? a cor destas muda? Neutral

Normalmente, notas-se uma degradação do som. Já tive algumas NOS que deram o berro, Very Happy e nota-se logo que o som de um canal não está bem.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 21/6/2009, 23:31

SOUND escreveu:Boas pessoal

Normalmente, notas-se uma degradação do som. Já tive algumas NOS que deram o berro, Very Happy e nota-se logo que o som de um canal não está bem.

Abraço

Bom, entao isso quer dizer que elas nao se estragam todas ao mesmo tempo, nao e?
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 21/6/2009, 23:36

A (má) experiência que tenho tido, foi sempre com NOS e foram sempre as de pré que falharam, e sempre num canal. Nunca tive qualquer problema com válvulas novas.
Este meu actual amp (JJ543) apesar de trabalhar bastante, nunca o abri e nunca tive qualquer problema. Continua a trabalhar como no primeiro dia, com as válvulas JJ de origem. Até acho que cada dia está melhor... Laughing

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 21/6/2009, 23:39

Mas o teu amp é novo não é?

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 21/6/2009, 23:46

António José da Silva escreveu:Mas o teu amp é novo não é?

Nao, e usado. As valvulas tambem tem aspecto de estarem usadas, pelo menos algumas estao escuras la dentro.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 21/6/2009, 23:49

SOUND escreveu:
António José da Silva escreveu:Mas o teu amp é novo não é?

Nao, e usado. As valvulas tambem tem aspecto de estarem usadas, pelo menos algumas estao escuras la dentro.

De que ano é o amp, e tem a bias bem regulada e com a tensão certa? As válvulas estarem escuras, não quer dizer que estejam más.
Estás a notar algo de errado no som?

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 21/6/2009, 23:56

O som esta bom mas as vezes ouco uns pops no canal esquerdo What a Face Em relacao ao bias estou a repeitar as recomendacoes do fabricante embora estas me parecam muito altas (330mv). O amp e de 2004.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 22/6/2009, 00:00

SOUND escreveu:O som esta bom mas as vezes ouco uns pops no canal esquerdo What a Face Em relacao ao bias estou a repeitar as recomendacoes do fabricante embora estas me parecam muito altas (330mv)

Se é o recomendado, é porque está bem. Nos dyna, há quem alimente as EL34 com 370 e até 400.
Tenta trocar as válvulas pequenas de lado, e vê se os pops aparecem no canal direito. Se assim for, ficas logo a saber o que fazer.
E estás a gostar do som que tens agora desde a mudança SS para válvula?

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 22/6/2009, 00:06

Sim, o som e muito bom, o curioso e que este ate me soa mais transparente do que os SS. Ja tinha ouvido alguns integrados a valvulas mas nunca com esta transparencia nem com esta musicalidade.

Última edição por SOUND em 22/6/2009, 12:21, editado 1 vez(es)
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 22/6/2009, 00:08

SOUND escreveu:Sim, o som e muito bom, estranhamente ate me soa mais transparente do que os SS. Ja tinha ouvido alguns integrados a valvulas mas nunca com esta transparencia nem com esta musicalidade.

Tu provavelmente, vais ser mais um dos que nunca mais voltam para os SS, como eu Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 22/6/2009, 00:15

SOUND escreveu:Sim, o som e muito bom, estranhamente ate me soa mais transparente do que os SS. Ja tinha ouvido alguns integrados a valvulas mas nunca com esta transparencia nem com esta musicalidade.

Tu provavelmente, vais ser mais um dos que nunca mais voltam para os SS, como eu Laughing

Sim, nao vejo nada que me faca voltar outra vez para os SS Laughing E depois aquela articulacao e muito dificil encontrar num SS. De qualquer forma o som das valvulas e mais verdadeiro...Em termos de timing entao...como eu adoro ouvir aquelas variacoes de ritmo em tempo real cheers lol!
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Tempo de estabilização

Mensagem  Luke Skywalker em 26/6/2009, 23:38

Os poups podem ser da dilatação de todo o aparelho, válvulas e demais componentes, até atingirem a temparatura ideal de funcionamento.

Eu já tive uma válvula, uma 6550WE Sovtek que pipocou de uma hora para outra.

Antes, ela deu um aviso, emitindo ruídos no canal Suspect .

Depois, num outro belo dia, enquanto esquentavam, ela fez uns ruídos, pipocou ( tufff Twisted Evil ) e queimou o fusível affraid .

Foi só substituir os fusíveis e a válvula e tudo está normal, como antes 🆒 .

Vcs não tem idéia do susto pale que tomei. Um tubófilo de primeira viagem drunken

Nestas horas é muito bom contar com ajuda de pessoas experiente e, por telefone, o amigo Ricardo me acalmou e orientou.

Grandes emoções Laughing
Luke Skywalker

Mensagem  SOUND em 27/6/2009, 23:26

Luke Skywalker escreveu:Os poups podem ser da dilatação de todo o aparelho, válvulas e demais componentes, até atingirem a temparatura ideal de funcionamento.

Eu já tive uma válvula, uma 6550WE Sovtek que pipocou de uma hora para outra.

Antes, ela deu um aviso, emitindo ruídos no canal Suspect .

Depois, num outro belo dia, enquanto esquentavam, ela fez uns ruídos, pipocou ( tufff Twisted Evil ) e queimou o fusível affraid .

Foi só substituir os fusíveis e a válvula e tudo está normal, como antes 🆒 .

Vcs não tem idéia do susto pale que tomei. Um tubófilo de primeira viagem drunken

Nestas horas é muito bom contar com ajuda de pessoas experiente e, por telefone, o amigo Ricardo me acalmou e orientou.

Grandes emoções Laughing

Pois e Luke tiveste sorte, Very Happy eu ja nao posso dizer o mesmo depois de um grande pop veio o cheiro do queimado affraid e agora tenho de mandar o amp para a marca.

Oh Bras, pelo andadar da carruagem quando chegar a Portugal ja nem meia cerveja posso beber Laughing lol!
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: