Mais um candidato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mais um candidato

Mensagem  Faustino em 12/4/2009, 20:22

Boa noite a todos,

Estou a ponderar a compra de um gira bolachas cá para casa, nada de grandes aventuras apenas para matar a curiosidade.
Como sou um leigo na matéria, apesar de já ter lido muito post aqui soubre a materia, venho pedir a vossa opinião soubre a compra.
Encontrei na Maquimsom um Pro-Ject Debut III a 188 euros e um Phono Cambridge Audio Azur 540 P a 74 euros, não sei se casam bem?
Tenho andado tb atento aos classificados e encontrei num outro forum o seguinte:

Thorens TD 160 1.º série
Braço Rega rb 250
Contrapeso da Michell
Tapete Origin Live
Inclui também todos as peças originais, incluindo o braço
Célula denon Dl 103 com poucas horas de uso.
preço: por volta dos 200 euros

gosto bastante do look, pergunto se é superior ao Pro-Ject Debut III :confused1:

Desde já o meu obrigado a quem me poder ajudar na escolha que fiz ou mesmo indicar-me outro material novo ou mesmo usado.

Faustino
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Pontos/Reputação : 7

Re: Mais um candidato

Mensagem  Convidad em 12/4/2009, 23:24

aconselho vivamente o thorens,é um must!!

Convidad
Convidado

Mensagem  Doug em 12/4/2009, 23:36

Sim é superior ao pro-ject, e a esse preço... tem é atençao ao estado do mesmo... que dai podem advir muitos gastos...

Cumps
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 258

Mensagem  Convidad em 12/4/2009, 23:38

[quote="milton"]aconselho vivamente o thorens,é um must!![/quote

Nem há que olhar para trás. Se o Thorens estiver em condições é aproveitar. Depois é uma questão de afinação (se necessário) e lubrificação mais a correia (novamente, se necessário)

Mas como sempre (nesta matéria sou um grande chato) tenho que alertar para a enorme importância da limpeza do vinil.
Transcrevo aqui os conselhos que dei noutro tópico.

Fico feliz por constatar que te interessas pelo analógico que é sem duvida um mundo fascinante aonde a aprendizagem é um factor importante a este hobby maravilhoso. E é claro que o som analógico te pode levar bem longe. Very Happy
Mas para começar, queria alertar-te para o mais importante do vinil, que é a sua limpeza. Sem ela, a audição do mesmo não faz qualquer sentido. Tens quatro opções que te posso recomendar.
A primeira e a mais económica é uma máquina de baixo custo chamada Knosti, e que faz um excelente trabalho.

http://cgi.ebay.co.uk/Knosti-Disco-Antistat-Record-Cleaning-Machine-Superb_W0QQitemZ260391303090QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item260391303090&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1683|66%3A2|65%3A12|39%3A1|240%3A1318

Também já vi à venda na Imacustica no Porto, e decerto que há a venda noutros locais.

A outra opção é fazeres uma com limpeza a vácuo como eu fiz.

http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/maquina-de-lavar-discos-t5211.htm?highlight=maquina+de+lavar5

Com algum trabalho podes ter uma máquina como as que há à venda por uma pequena fracção do preço.
Ou então compras uma. Mais um link para exemplificar, mas também existe à venda em Portugal

http://cgi.ebay.co.uk/VPI-HW-16-5-Record-Cleaning-Machine_W0QQitemZ250398785616QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item250398785616&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1300|66%3A2|65%3A12|39%3A1|240%3A1318

Mas o mais importante é ficares a saber a importância da lavagem dos discos. Se poderes despender de mais dinheiro, opta pelas maquinas com aspiração, se não poderes tenta fazer uma, se não conseguires, compra uma Knosti que faz um excelente serviço a um preço espectacular. (foi assim que comecei)

Desde já te aviso que existe um colega que só entrevem (quase) neste fórum para falar mal sempre que alguém fala da Knosti sem nunca a ter usado. Mas desde já te posso dizer que se necessário te posso demonstrar a maquina para poderes avaliar por ti próprio.

Mais conselhos se seguirão (nenhum tão importante como este) no caso de o necessitares.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 13/4/2009, 00:39

se estiver tudo em ordem,por 300 euros é barato.

Convidad
Convidado

Mensagem  Faustino em 13/4/2009, 01:09

Desde já o meu obrigado a todos cheers

Pois... nunca fui grande fã do material em 2º mão pelas razões aqui apresentadas. Não sei se é contra as regras mas deixo aqui o link com o classificado da "concorrência" http://www.audiomania.com.pt/index.php?topic=2721.0 , como o mundo é pequeno pode ser que alguem conheça o bicho.

ps: caro António já andei a ver os preços e locais para encomendar um kit maravilha Very Happy

Faustino
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 7
Pontos/Reputação : 7

Mensagem  Convidad em 13/4/2009, 09:42

Prezado Faustino!

Intervenho para subscrever o parecer dos restantes companheiros (eles não necessitam do meu aval) referente ao Thorens em questão. Trata-se de, inquestionávelmente, um gira-bolachas superior ao Pro-Ject Debut III, estando equipado com bom braço e uma apreciável célula.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  Doug em 13/4/2009, 18:06

If that was up to me I wouldnt look anywhere else Razz Em quanto vai a parada?
O giradiscos parece estar em mto bom estado...
Segue em frente!
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 258

Mensagem  Convidad em 13/4/2009, 20:01

Doug escreveu:If that was up to me I wouldnt look anywhere else Razz Em quanto vai a parada?
O giradiscos parece estar em mto bom estado...
Segue em frente!

Realmente o prato parece estar em óptimas condições, mas eu temo que irá bem acima dos 200 euros. O prato em questão vale bem mais do que 400 ou 500 e isto falando do valor, porque a nível de equipamento é muito provavelmente mais do que aquilo que alguma vez vais precisar.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 13/4/2009, 20:05

Pois é...
Tambem já tinha estado a ver esse giradiscos, mas parece-me que não está como uma simples venda, mas sim em leilão.
Dúvido que seja vendido pelos 200 euros, mas se o conseguires comprar por esse dinheiro é um belo negocio.

Eu é que não tenho condições de momento para me aventurar com mais compras Evil or Very Mad

Boa sorte Wink
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Mensagem  fm&stereo em 14/4/2009, 00:35

Ora aqui está um exemplo daquilo que tenho vindo a falar, relativamente ao mito do analógico. Se este TD 160 fosse vendido a 200€ estaria naquela situação de bom «investimento». O problema é que está numa situação de pura especulação. Ora, independentemente da qualidade, trata-se de um aparelho velho, ao que, além das suas limitações, devemos adicionar, por um lado o desgaste, por outro as peças... sendo que tal aparelho se torna um tanto um problema.
Não querendo comparar com um automóvel, há quem goste de um clássico, mas todos sabemos o que isso implica... e de forma alguma se compara a um automóvel novo.
Por outro lado, dá a impressão que não existe evolução e que, no caso dos gira-discos, é uma ciência acabada. Devo lembrar que não é assim; que um gira-discos, apesar de ser uma máquina «simples», não é prompriamente uma máquina que por acaso funciona. Muita coisa envolve um gira-discos.
Pessoalmente já tenho a minha parte de experiência relativamente à matéria e por isso não cedo a impressões fáceis. Mas, compreendo que, seja por convicção ou paixão, alguèm valorize determinada coisa. No entanto, como já foi dito aqui no forum, há que manter a perspectiva das coisas aberta, pois só assim se evolui.

Abraço
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  fm&stereo em 14/4/2009, 01:22

Já agora, Faustino, boa sorte com esse thorens. Very Happy De qualquer modo, não dependas muito da sorte: se poderes, ouve primeiro... e depois sim, compra e disfruta. Cool
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 15/4/2009, 21:13

Numa grande parte dos GD vendidos hoje, não tenho a impressão que não houve evolução, como tenho (eu e muitos outros) a certeza absoluta de que não houve evolução. O que houve (como no caso da pro-ject e outros) foi uma enorme regressão em quase todos os sentidos. São aparelhos que não respeitam minimamente os princípios da reprodução analógica. A grande diferença entre os construtores dos anos 60 a 80, é que antigamente tinham uma enorme vantagem produção/vendas a seu favor. Marcas como a pro-ject, têm que fazer um produto que lhes possibilite um lucro com vendas muito baixas comparadas com os praticados nos anos 80. Quem pensa que um rectângulo de MDF (barato) um motor (muito pior do que um papst dos anos 70/80) e um braço representa evolução está muito enganado ou deixou-se enganar. Baste ver os preços dos pratos (mais a sério) suspendidos para ver que hoje é impossível produzir um gira discos suspendido (suspensão a sério na frequência que realmente interessa) a preços que antigamente eram praticados. Nem sempre a evolução e a ciência trouxeram melhorias sonoras como o podemos observar no caso dos amplificadores SS que na minha opinião pessoal, são uma enorme treta mesmo a preços absurdos. Por essa razão é que os Prima Lunas, os Dynavoxes e outros estão a dar cartas. Muitas vezes as pessoas vão atrás daquilo que pensão ser a evolução, quando muitas vezes a evolução está ao serviço de uma qualquer conjuntura económica para possibilitar a manutenção de lucros (que sem duvida fazem falta) ás empresas. Se os leitores de cd's se deixassem de vender aos milhões (como era o caso dos GD) as empresas que se mantivessem no negócio teriam forçosamente que aumentar o preço.
A razão de muitas pessoas quererem um TD124, TD125, Garrard 301/401, EMT (todos), Micro Seiki (muitos) não é por um qualquer capricho, mas porque são mesmo muito bons, e se a pro-ject fosse fazer um prato como o TD 125 teria que pedir uma soma astronómica de dinheiro.
É lógico que houve alguma evolução, mas todos os que puseram a evolução ao serviço da melhoria do som, pagam-se muito bem por essa evolução. Todos os outros puseram a pseudo evolução ao serviço da relação preço/quantidade.

Não trocaria nenhum EMT, Thorens (aqueles em que a "evolução" não esteve ao serviço dos lucros da marca) Garrard, (os que sabemos) por qualquer dos pseudo evoluídos pratos de hoje.

Mas como sempre, isto é uma opinião muito pessoal e transmissível. Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  vrtavares em 15/4/2009, 21:36

António José da Silva escreveu:
Não trocaria nenhum EMT, Thorens (aqueles em que a "evolução" não esteve ao serviço dos lucros da marca) Garrard, (os que sabemos) por qualquer dos pseudo evoluídos pratos de hoje.

Isso aplica-se igualmente aos novos modelos da Thorens, certo?
vrtavares
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 534
Pontos/Reputação : 156

Mensagem  Convidad em 15/4/2009, 21:37

vrtavares escreveu:
António José da Silva escreveu:

Isso aplica-se igualmente aos novos modelos da Thorens, certo?

Nem mais.... Exclamation

Convidad
Convidado

Novos Thorens

Mensagem  Convidad em 15/4/2009, 22:33

Comparativamente aos Thorens anciões, os novos, apenas, são pura cosmética.

Convidad
Convidado

Mensagem  nbunuel em 16/4/2009, 08:44

Ghost4u escreveu:Comparativamente aos Thorens anciões, os novos, apenas, são pura cosmética.
Da Dual...
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  fm&stereo em 17/4/2009, 00:16

Meus caros, não pensem que tenho alguma depreciação sobre a Thorens, pois nem dos velhos nem dos novos. Pelo contrário, gosto bastante e em particular dos modelos já referidos. Mas acontece que, como disse, a Pro-Ject está a dar cartas; disso não tenham dúvidas. A evolução é algo a que não se pode negar; isto não quer dizer que não haja que criticar. No entanto, como em todas as marcas, alguns modelos são pura e simplesmente máquinas que estão a ganhar pontos, seja comparativamente à Rega à Thorens, ou qualquer outra.
O caso do 1Xpression, por exemplo, foi comparado com o Lin LP12. Atenção que não é uma comparação qualquer; a crítica arriscava-se a não ser levado a sério e ser desacreditada, pois o LP 12 é tido há muitos anos como uma referência. Ainda, lembem-se que a tendência relativamente a um produto barato é a de associar acessórios baratos - como se não merecessem melhor. Pois isto é um engano e eu já tenho tirado muito essa prova.
Eu também ponho a possibilidade de comprar um Thorens vintage, mas apenas pelo prazer de ter uma especie de relíquia como GD alternativo. Apenas não quero pagar nenhuma fortuna. affraid
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 17/4/2009, 02:32

Já agora, vejam isto.
"It is a surprise to me that the Koetsu/1 Xpression combo measured identical to the Koetsu/Linn combo. This is truly a remarkable achievement for the tonearm on the 1 Xpression and I didn't expect this. Based on the hundreds of measurements I've conducted over the years with the same test records, I can honestly say that I've never come across an entry-level turntable that measured so well with a high-end cartridge as in this case. Usually the tonearms on these turntables are not at all up to the task and measure (and subsequently sound) very poor, rendering them completely incompatible with cartridges of this level. I am very pleased now that I know that this is not the case with the 1 Xpression and that I can confidently recommend using top notch cartridges with this turntable."
Agora experimentem trocar o tapete por um melhor.

É claro que há limitações, mas isso há qualquer um. Para melhor, como diz o outro, «não mandes fazer, faz tu mesmo». É o que eu fiz. E uma das coisas que fiz também foi experimentar sistemas de suspensão, ao que acabei por rejeitar. Na verdade, os melhores gira-discos tendem a ser do tipo sem suspensão, utilizando a massa como forma de anular as possíveis vibrações. No entanto, existem várias abordagens. A SME por um lado, com um compromisso entre a suspensão e o peso; a Pro-Ject e Clearaudio, por outro, com o peso e o magnetismo (para combater a fricsão), etc, sendo que qualquer situação pode ser ultrapassada. No meu caso, nem vale a pena falar no assunto, pois não se trata mais de nenhuma abordagem em especial, mas um compromisso que responda perfeitamente ao desafio proposto que é a melhor prestação possível. Portanto, já não está aqui em causa nenhuma marca.
Ainda sobre o Thorens «velhote», se algum dia comprar algum, certamente que irei ponderar bem a questão do braço e o mais certo é optar por um dos meus. Very Happy

Abraço.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: