Pro-ject 2 Xperience Comfort

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pro-ject 2 Xperience Comfort

Mensagem  longplay em 12/4/2009, 11:55

Boas,

pela primeira vez participo neste fórum, embora já tenha lido alguns dos tópicos. Desde sempre gostei de ouvir música de qualidade (na minha opinião) e com som à altura. Há alguns anos que o vinil me desperta interesse e numa viagem acabei por comprar alguns discos, a desculpa perfeita para comprar um prato.
Como os euros não crescem na carteira, comecei por pesquisar os GD abaixo dos 200€. Primeiro o Pro-ject RPM1, e depois de ler alguns tópicos a decisão recaiu sobre o GEN III + Cambridge 640P.
No entanto, depois de conversa com o sr. da loja, irei 2ªFeira buscar o Pro-ject Xperience Comfort com Sumiko Bluepoint II e como o orçamento excede um pouco o previsto, não devo ir além do pré Phono Box MM Pro-ject. A idéia, é iniciar um setup, que vou tentar evoluir ao longo dos anos e com alguma ponderação. Sei que não é o sistema ideal mas li algumas críticas a este GD que me pareceram positivas, tendo em conta a relação qualidade/preço (499€).
Pedia aos entendidos que dessem algumas opiniões a este GD. Parece-vos minimamente competente? Por este preço, posso ter algo bem melhor? A cabeça, pelo que li, não é assim tão má, certo?
Agradeço, desde já, a vossa ajuda e um boa Páscoa para todos.
Cumprimentos
longplay está desligado Responder Com Citação
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 616
Pontos/Reputação : 791

Re: Pro-ject 2 Xperience Comfort

Mensagem  Convidad em 12/4/2009, 13:37

Boa tarde longplay

Fico feliz por constatar que te interessas pelo analógico que é sem duvida um mundo fascinante aonde a aprendizagem é um factor importante a este hobby maravilhoso. E é claro que o som analógico te pode levar bem longe. Very Happy
Mas para começar, queria alertar-te para o mais importante do vinil, que é a sua limpeza. Sem ela, a audição do mesmo não faz qualquer sentido. Tens quatro opções que te posso recomendar.
A primeira e a mais económica é uma máquina de baixo custo chamada Knosti, e que faz um excelente trabalho.

http://cgi.ebay.co.uk/Knosti-Disco-Antistat-Record-Cleaning-Machine-Superb_W0QQitemZ260391303090QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item260391303090&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1683|66%3A2|65%3A12|39%3A1|240%3A1318

Também já vi à venda na Imacustica no Porto, e decerto que há a venda noutros locais.

A outra opção é fazeres uma com limpeza a vácuo como eu fiz.

http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/maquina-de-lavar-discos-t5211.htm?highlight=maquina+de+lavar5

Com algum trabalho podes ter uma máquina como as que há à venda por uma pequena fracção do preço.
Ou então compras uma. Mais um link para exemplificar, mas também existe à venda em Portugal

http://cgi.ebay.co.uk/VPI-HW-16-5-Record-Cleaning-Machine_W0QQitemZ250398785616QQcmdZViewItemQQptZTurntable_Parts_Accessories?hash=item250398785616&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=72%3A1300|66%3A2|65%3A12|39%3A1|240%3A1318

Mas o mais importante é ficares a saber a importância da lavagem dos discos. Se poderes despender de mais dinheiro, opta pelas maquinas com aspiração, se não poderes tenta fazer uma, se não conseguires, compra uma Knosti que faz um excelente serviço a um preço espectacular. (foi assim que comecei)

Desde já te aviso que existe um colega que só entrevem (quase) neste fórum para falar mal sempre que alguém fala da Knosti sem nunca a ter usado. Mas desde já te posso dizer que se necessário te posso demonstrar a maquina para poderes avaliar por ti próprio.

Mais conselhos se seguirão (nenhum tão importante como este) no caso de o necessitares.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 12/4/2009, 15:23

Prezado Longplay!

A Goldring 1012 GX, Denon DL-103 ou DL-110 são células mais em conta e melhores que a Sumiko Bluepoint II. Opino, que um desses exemplares, valorizará o desempenho do Pro-Ject que pretende adquirir.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  longplay em 12/4/2009, 22:51

Caros,

antes de mais, agradeço a disponibilidade e prontidão nas respostas. De facto, ao procurar informação sobre a aquisição do GD, percebi que a limpeza é um factor importantíssimo e que não deve descurada, por isso, reforço os meus agradecimentos pela explicação tão completa. Serão possibilidades que terei que explorar melhor..
Quanto às células, estamos a falar de um pack e não me parece que possa ser alterado, ou talvez possa.. vou tentar negociar com o vendedor, se conseguir melhor por menos, estamos no bom caminho... 🆒
Já agora, qualquer uma delas pode ser utilizada no braço em questão?

Mais uma vez, obrigado a ambos pela atenção,
Os meus melhores cumprimentos.
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 12/4/2009, 22:58

Tenta saber qual o peso especifico do braço, para te podermos ajudar em relação à compatibilidade do mesmo com as células em questão.

Aqui vai uma tabela com os dados de algumas células

http://mb.abovenet.de/tonbandinfo/galerie/albums/userpics/10004/TA-Daten.pdf

E aqui os dados de alguns braços.

http://mb.abovenet.de/tonbandinfo/galerie/albums/userpics/10004/TonArm-Liste_ohne_Bilder.pdf

Todavia, e como o assunto contém alguma complexidade para quem não está habituado a estas andanças, qualquer duvida é só perguntar. Se a malta souber, ajuda. Very Happy

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  longplay em 12/4/2009, 23:08

Obrigado António,

já percebi que vou passar a noite em frente ao computador What a Face a ver se pesco alguma coisa disto...

Abraço
Noé Gonçalves, LP
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 12/4/2009, 23:21

Assim que souberes o peso do braço mais o peso da célula e a sua compliance (flexibilidade da suspensão dada pelo fabricante) mais o peso dos parafusos de aperto (normalmente adiciona-se meia grama) podes usar este calculador para fazer as contas por ti e veres se é indicado para o teu braço

http://www.resfreq.com/resonancecalculator.html Isto evita as contas.Laughing

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  longplay em 12/4/2009, 23:47

porreiro.. facilita, depois de perceber isto melhor....

Tenho apenas mais uma questão (para já...): Tenho reparado nas assinaturas e nos tópicos aqui do fórum, e percebi que os GDs Thorens são muito apreciados por quem conhece melhor este mundo.. mais ou menos pelo mesmo valor posso adquirir o Thorens TD 170 EV com OMB10 c/ andar phono ou o TD 170-1 com os mesmos braço e célula mas sem andar/phono...
Devo explorar estas duas possibilidades?
E será preferível c/ andar phono integrado ou pré separado? Calculo que a segunda hipótese traga mais vantagens no futuro, para novas configurações, certo?

Obrigado, especialmente ao incansável António Silva,
Abraço
Noé Gonçalves
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 12/4/2009, 23:59

Não penso que terá muita vantagem em optares pela gama de entrada dos Thorens modernos. O que a malta tem e aprecia (por serem muito bons) são os Thorens de antigamente. No caso de poderes jogar a mão a um TD 124, TD125, TD160, TD166 em bom estado, não olhes para trás. Também não ficas mal servido (pelo contrário) com um Garrard 301 ou o 401. É claro que tanto os dois Garrards como o Thorens TD124 são pratos comercializados a preços bastante elevados.
Outra boa sugestão é o Rega P3 ou o antigo Rega Planer 3.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  longplay em 13/4/2009, 00:04

ok,

Ficarei pelo plano inicial, uma rápida pesquisa pela net corroborou inteiramente o que disse...
Os meus agradecimentos

Amanhã darei notícias...

Abraço
Noé Gonçalves
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 13/4/2009, 02:33

António José da Silva escreveu:Não penso que terá muita vantagem em optares pela gama de entrada dos Thorens modernos. O que a malta tem e aprecia (por serem muito bons) são os Thorens de antigamente. No caso de poderes jogar a mão a um TD 124, TD125, TD160, TD166 em bom estado, não olhes para trás. Também não ficas mal servido (pelo contrário) com um Garrard 301 ou o 401. É claro que tanto os dois Garrards como o Thorens TD124 são pratos comercializados a preços bastante elevados.
Outra boa sugestão é o Rega P3 ou o antigo Rega Planer 3.

Abraço

Cuidado com os mitos, pois podem sair muito caros. Aliás, estes modelos temdem por isso mesmo a ser sobrevalorizados.
A Pro-Ject é uma marca que está a dar cartas em termos de qualidade/preço. Por esta razão deve ser sempre equacionada nesta hipótese.
Pessoalmente não compraria nada disto, mas como o orçamento não o premite... :damn:
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  longplay em 13/4/2009, 09:20

Bom dia,

para mim, seria realmente complicado aquirir um Gira usado, como não tenho experiência no assunto, possivelmente estaria a comprar gato por lebre. Depois dos vossos comentários, e tendo também em conta que este Pro-ject está numa suposta promoção, vou possivelmente pelo Xperience Comfort, quanto à célula veremos se posso mudar... Quem sabe, poderá ser uma primeira experiência: comparar duas células diferentes e que se apliquem a este braço.
Também gostaria de começar com algo melhor mas o orçamento tem que esticar para outras coisas e é importante ter sempre os pés na terra. Mesmo para os Rega, só daria para o P2.

Abraço e os meus agradecimentos
Noé Gonçalves
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  longplay em 21/4/2009, 21:58

Boas noites,

antes de mais, as minhas desculpas por tão demorada resposta. Como referi, segunda-feira passada trouxe o GD cá para casa mas só este fim-de-semana pude dedicar-me à junção das peças.. para um leigo, até este pro-ject dá dores de cabeça...

sei que não tenho um topo de gama mas já me proporcionou alguns agradáveis momentos de boa música.. ainda ando à procura de um cd do coltrane para poder comparar no mesmo sistema...

Depois dos vossos comentários, ponderei comprar outra célula mas a sumiko faz parte do produto e neste momento já rebentei o plafont, por isso, terá que ficar para daqui a uns tempos...

já começo a sondar amp e colunas para ter um sistema decente mas vou ter que aguardar.. talvez daqui uns meses haja mais um adepto das válvulas por aqui....

mas antes terei que seguir as indicações do António Silva a arranjar forma de limpar as bolachas... já estão a precisar as novas e as velhas nem as coloco no gira.

Espero continuar a partilhar experiências convosco e até breve.
cumprimentos
Noé Gonçalves
longplay
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 21/4/2009, 22:25

longplay escreveu:Boas noites,

antes de mais, as minhas desculpas por tão demorada resposta. Como referi, segunda-feira passada trouxe o GD cá para casa mas só este fim-de-semana pude dedicar-me à junção das peças.. para um leigo, até este pro-ject dá dores de cabeça...

sei que não tenho um topo de gama mas já me proporcionou alguns agradáveis momentos de boa música.. ainda ando à procura de um cd do coltrane para poder comparar no mesmo sistema...

Depois dos vossos comentários, ponderei comprar outra célula mas a sumiko faz parte do produto e neste momento já rebentei o plafont, por isso, terá que ficar para daqui a uns tempos...

já começo a sondar amp e colunas para ter um sistema decente mas vou ter que aguardar.. talvez daqui uns meses haja mais um adepto das válvulas por aqui....

mas antes terei que seguir as indicações do António Silva a arranjar forma de limpar as bolachas... já estão a precisar as novas e as velhas nem as coloco no gira.

Espero continuar a partilhar experiências convosco e até breve.
cumprimentos
Noé Gonçalves

Parabéns pela aquisição. Espero que te divirtas e que tenhas um pouco de paciência com o mundo analógico, pois faz parta da aprendizagem e evolução. Quanto ás válvulas, só posso encorajar a esse passo.
E ainda bem que falastes na limpeza dos discos, porque já sabes a minha opinião. Sem lavar os discos, (novos ou usados) nem sequer vale a pena ouvi-los.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 21/4/2009, 22:31

Sim... pois não produzem som algum Razz
Deixem-se de paranóias e oiçam mas é música!!!

Cumprimentos,
Francisgr :

Convidad
Convidado

Mensagem  music em 21/4/2009, 22:41

Francisgr escreveu:Sim... pois não produzem som algum Razz
Deixem-se de paranóias e oiçam mas é música!!!

Cumprimentos,
Francisgr :

Não achas que foi um bocadinho offtoppic?
Acho que deverias respeitar a opinião dos outros !
Este tipo de comentários denota pouca experiencia no assunto, pois depois de se lavar um disco usado a diferença é notada até por quem ouve mal.

cumprimentos
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Mensagem  Convidad em 21/4/2009, 22:55

Off-topic é a sua intervenção. Primeiro que tudo, a minha opinião é tão válida como qualquer uma que foi e que tem sido postada aqui e não está de forma alguma a ser menos respeitadora por isso.

Off-topic é o que irei comentar já a seguir e perdoem-me os senhores moderadores pelo deslocamento do comentário.

A minha experiência provavelmente é muito maior que a sua. E em vez de andar com o rabo sentado à frente de um computador a ler reviews, testes e outras coisas mais, eu vou ouvir equipamentos e discos e trocar impressões pessoalmente com as pessoas que estão ligadas ao ramo.

E apesar de concordar que os discos lavados e limpos soam melhor, não quer dizer que a lavagem dos discos tenha que ser uma obsessão, tal a forma como é apresentada.

Você foi particularmente infeliz no seu comentário. Ponto final e cumprimentos,
Francisgr

Convidad
Convidado

Mensagem  music em 21/4/2009, 23:01

Francisgr escreveu:Off-topic é a sua intervenção. Primeiro que tudo, a minha opinião é tão válida como qualquer uma que foi e que tem sido postada aqui e não está de forma alguma a ser menos respeitadora por isso.

Off-topic é o que irei comentar já a seguir e perdoem-me os senhores moderadores pelo deslocamento do comentário.

A minha experiência provavelmente é muito maior que a sua. E em vez de andar com o rabo sentado à frente de um computador a ler reviews, testes e outras coisas mais, eu vou ouvir equipamentos e discos e trocar impressões pessoalmente com as pessoas que estão ligadas ao ramo.

E apesar de concordar que os discos lavados e limpos soam melhor, não quer dizer que a lavagem dos discos tenha que ser uma obsessão, tal a forma como é apresentada.

Você foi particularmente infeliz no seu comentário. Ponto final e cumprimentos,
Francisgr

Tambem é destes que cá entram!
Que tenhem experiencia mais que os outros, que concordam descordando, e que nunca sentam o rabo para escrever asneiras...enfim o que seria o mundo sem tais criaturas? Talvez perfeito?!
Ponto e virgula e boas audições
music
music
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1558
Pontos/Reputação : 609

Mensagem  Convidad em 21/4/2009, 23:13

A questão da lavagem do vinil (ou a falta dela) é a razão pela qual o mesmo é tão mal visto por tanta gente, e só por isso já merece consideração. O prazer de ouvir um disco sem a famosa batata frita, é algo que muitos não conhecem.
Eu sei a importância de lavar o vinil e se as vezes pareço um pouco exagerado, é de propósito para que as pessoas (especialmente os que se querem iniciar) se apercebam da sua importância. E fico feliz quando vejo que muitos que nem faziam ideia que a lavagem existia, o passaram a saber, e mais importante, a fazer.
Só por isso, já vale a pena ser chato Laughing

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 22/4/2009, 01:55

É indiscutível que, tal como nós precisamos de nos lavar, o vinilo também não é excepção. Quem pensa o contrário simplesmente não sabe o que diz. Os animais também precisam de manter uma certa «higiene», pelo que procuram fazer face a essa necessidade. O que não se deve, isso sim, é abusar da limpeza - o mesmo se aplica ao ser humano. Very Happy Igualmente importante é a forma como se limpa, pois aqui é de considerar que os produtos também possuem partículas que são indesejáveis~. Por isso se deve usar basicamente água destilada e aspiração.

Se for o caso, em DIY e de forma simples aqui fica mais uma opção. http://www.audiopt.net/diy-cabos-acessoriostweaks-tratamentos-acusticos-racks-f6/fazer-maquina-de-limpeza-de-vinilo-t4803.htm
Depois coloco fotos mais fáceis de observar.

Boas audições.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: