Ortofon 2M black

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ortofon 2M black

Mensagem  td124 em 2/4/2009, 12:12

Ola,

Venho falar das minhas ultimas experiencias em analogico. Apos a revisao do meu gira-discos e por curiosidade, decidi ouvi-lo na sua base de origem (que nunca tinha ouvido) com braços e células diferentes. Foi uma experiencia destabilisante e iniciatica pois de agora para a frente nada sera igual. Venho assim partilhar com voçês o resultado das minhas experiencias.

Sistema de escuta : O gira-discos, phono GRAAF GM70, amplificador MOON I7, colunas ProAc D2, cabos meus e CHORD

Braços escutados: Rega RB300 e RB700, Roksan Tabriz ZI, Gelko direito e em S, braço Dynavector

Células: Ortofon 2M black e blue, Goldring 1006 (modificada), Sumiko Pearl, Audio-technica AT-150MLX

Tudo isto foi escutado junto e cruzado durante dias, sempre no mesmo sistema. Vamos au principal que é o CHOQUE :

RB700 com a Ortofon 2M black : Uma BOFETADA de musica !!!, para mim que estou habituado às MC desde à 20 anos, nunca pensei que as MM modernas estivessem a este nivel. Agudos finos e acariciantes, imagem sonora tridimensional, graves duros e pesados como o granito de tràs os montes. E o médio ?, é aqui que a bofetada doi muito. O médio é superior au da Dynavector Kaitora Rua que utiliso num outro gira-bolachas e que era a minha referencia nos médios. Vozes cheias, animadas e com carne. Nao com carne reproduzida nao, com carne humana, a 37 graus como deve de ser, espetacular de natural. E raro este entusiasmo meu por um produto, mesmo se o audio é a minha paixao é também o meu trabalho e escuto todos os dias muitas coisas (às vezes carissimas) que com a experiencia se tornao banais. Aqui nao é o caso, um verdadeiro choque analogico que conduz à interrogaçao e à surpresa. Convido-vos a experimentar !!!

PS : Atençao, é possivel que os meus resultados (como sempre em analogico) sejam o resultado de uma perfeita harmonia entre o meu gira-discos o braço e a célula. E importante de ter isto em consideraçao.

Boas escutas a todos

@+

td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 585
Ocupação: Audio designer
Interesses: Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação: 875

Re: Ortofon 2M black

Mensagem  A Pauca Sed Bona em 2/4/2009, 14:14

Olá td124,

essa Ortofon black é a MM que mais tenho recomendado ( fui o 1º em Portugal a testá-la e esteve em demonstração na nossa sala no último Hi-Fi show no Villa Rica montada no Pro-ject 6perpex) precisamente pelas qualidades que referes. Para mim é das melhores ( se não a melhor presentemente) MMs que se podem comprar. A grande virtude dela é trazer as vantagens das boas MCs com maior flexibilidade/comptatibilidade com diferentes braços ( e phonos), a um preço mais accessível.

Muita gente não tem ligado ,( velha estória do "profissional") espero que agora com o testemunho de um particular a coisa mude.

Aconselho as pessoas a experimentarem coisas novas e não terem medo de saír do "mainstream". O que poucos sabem é que o perfil da "agulha" da Black ( nude shibata), é o mesmo da MC Jubilee ( topo de gama ).

A Ortofon 2M Black temos sempre para entrega e é a única MM residente para demos. Casa muitíssimo bem com o phono P10 ( outra caixa de surpresas pouco badalada Very Happy ).

Parabens pelo teste.

Um Abraço

João Gouveia

PS: Quem não tiver dinheiro para começar com a Black pode optar pela Bronze pois o "motor- cabeça" é o mesmo. Mais tarde efectua o upgrade comprando apenas a "agulha".

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BORDER PATROL. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua D. Afonso Henriques Nº 1A 2605-701 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: psb@paucasedbona.pt

A Pauca Sed Bona
Profissional

Número de Mensagens: 629
Localização: Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação: 266

Mensagem  Convidad em 2/4/2009, 20:16

Curiosamente há dias ouvi óptimas criticas sobre a Ortofon 2M Black, onde será que foi isso? Razz Smile

Convidad
Convidado

Mensagem  td124 em 2/4/2009, 20:54

A Pauca Sed Bona escreveu:Olá td124,

... Aconselho as pessoas a experimentarem coisas novas e não terem medo de saír do "mainstream"...

João Gouveia

Olà,

nao é facil de fazer isso (mesmo para os profissionais), pois os audiofilos precisam de certezas. A descoberta que as coisas mudam e evoluem pode fazer medo de facto, pois abala as certezas. Parabens por ter essa atitude com os seus clientes. E preciso pensar que a unica verdade audiofila é a da escuta com o espirito limpo. Para mim essa célula (apos rodagem) foi um espanto !!! E pode fazer concurrencia a muitas MC que conheço mais caras. A Audio-technica é muito bem também, mas com gira discos suspendidos.

@+

td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 585
Ocupação: Audio designer
Interesses: Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação: 875

Mensagem  fm&stereo em 5/4/2009, 00:49

A Pauca Sed Bona escreveu:
Aconselho as pessoas a experimentarem coisas novas e não terem medo de saír do "mainstream". b]

Este é um conselho de que partilho. Para se alcançar o ideal é necessário considerar todas as hipóteses. É por isso que não me fico apenas pela questão de poder do compra, nem pelas ofertas do mercado independentemente do prêço, procuro todos os meios para o devido fim, incluindo o diy. Há que não esquecer qual o objectivo, que é o de conseguir o melhor som.

Boas audições.

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140

Mensagem  Convidad em 5/4/2009, 05:29

Apesar de nunca ter ouvido nenhuma, tenho ouvido falar muito e bem no fórum Áudio Analógico Alemão. Bastante aconselhada e gabada. Eu brevemente quero testar a minha Shure V15III com o pré do Norbert (melhor dito, o meu pré Very Happy )
Como o td124 disse e muito bem, a sinergia entre peças num sistema é muito importante e muitas vezes faz com que pessoas tirem conclusões que apesar de verdade nos seus sistemas, não representam uma verdade absoluta.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 6/4/2009, 00:38

António José da Silva escreveu:
Como o td124 disse e muito bem, a sinergia entre peças num sistema é muito importante e muitas vezes faz com que pessoas tirem conclusões que apesar de verdade nos seus sistemas, não representam uma verdade absoluta.

Abraço

Isso é bem verdade e por isso mesmo, não é menos verdade que os componentes e ou respectivos materiais tenham a sua identidade «genética», pelo que valem aquilo que valem indiscutivelmente. Desta forma, uma boa percepção das coisas pode tirar boas conclusões. É pois por isso que, por exemplo, quando um dia foi ouvir umas colunas e quando ligadas a determinado aparelho, não soando nada bem me impediu de comprar as colunas, pois sabia que ia gostar do resultado. E não me enganei.
A dificuldade está no juizo que se pode fazer, que pode ser errado. Quanto a isto... study

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 6/4/2009, 02:17

fm&stereo escreveu:
A dificuldade está no juizo que se pode fazer, que pode ser errado. Quanto a isto... study

Uma coisa que sempre me acompanhou desde que comecei a trabalhar, foi algo que desde logo aprendi e que é: «o material tem sempre razão», que é como quem diz, a matéria. Smile Isto quer dizer que tudo tem uma razão de ser e por isso é possível deduzir determinadas realidades ou possibilidades. Wink

Abraço.

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: