5.1/5.0/4.1/4.0

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

5.1/5.0/4.1/4.0

Mensagem  enxuto em 25/3/2009, 14:54

Olá,
Para quem tem material home-cinema de gama média/alta, provavelmente a questão não se coloca, mas é preferivel ter uma coluna central de entrada de gama ou média/baixa ou fazer o efeito "phantom" com as duas frontais? É que quem privilegia o stereo terá, em princípio, colunas frontais de boa qualidade que podem perfeitamente substituir a central, ou não?

E relativamente ao sub, é mais ou menos o mesmo, não? a não ser que haja muitas explosões e tiros e coisas assim...

Fiquem bem,
enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Re: 5.1/5.0/4.1/4.0

Mensagem  pbarata em 25/3/2009, 15:46

Infelizmente na maioria dos filmes, grande parte do diálogo está no canal central, com um pouco de dispersão nos frontais. Logo, se não tiveres uma boa coluna central, perdes muito.

Mas mesmo com um boa coluna central, a verdade é que muitas vezes é usar as colunas frontais para reproduzir o canal central, porque aumentas a audibilidade do mesmo, isto é, por vezes a reprodução de dialogos só com uma coluna central, faz parecer que os mesmos estão muito baixos, efeito que consegues controlar melhor com o par frontal.
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1113
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 450

5.1/5.0/4.1/4.0

Mensagem  enxuto em 25/3/2009, 16:22

Pois...
Os receivers normalmente dão para configurar de forma a funcionarem sem central, fazendo o efeito dela através das frontais.

Os seja, compensará comprar uma central a menos que seja mesmo muito boa, sendo as frontais de boa qualidade?

E o mesmo oara os subs?

fiquem bem,
enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  Rapdog em 28/3/2009, 00:21

Se tens duas frontais de boa qualidade e não pretendes adquirir uma central da mesma gama (som idêntico), não perdes nada. Se estiverem bem colocadas para stereo, estão bem para multicanal. O único senão é para os espectadores que estejam mais descentrados da TV, estando mais próximos de uma das colunas, esta vai ser mais audivel e há a sensação que o som do filme está deslocado (para o lado) da TV.
Para uma ou duas pessoas + um sofá, não creio que justifique o canal central.
Já o sub, acho mais importante tanto para filmes como para música, especialmente se tens colunas monitoras.
Rapdog
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 96
Ocupação : Bastante ocupado
Interesses : Jogging em Hipermercados, Música, Cinema, Gastronomia...
Pontos/Reputação : 84

Mensagem  Convidad em 17/4/2009, 14:51

Eu tinha uma coluna central que tinha comprado conjuntamente com as colunas l e r( b&w cdm 9 e c-nt).
Há dois anos vendi o central e posso dizer-te que na minha sala cuja largura é de tres metros não se sente a falta.
acredito que em salas maiores já possa ter alguma utilidade.
considera tambem que o central nasceu nos cinemas cujas salas têm dimensões importantes
aldo

Convidad
Convidado

Mensagem  Miguel em 31/8/2009, 18:32

Boas Pessoal,

Este tema é bastante interessante. Tenho pouco espaço para uma coluna central e as mais pequenas têm um problema de range vão no máximo até os 65Hz.

Acham que teria bom resultados com umas Kef iq30 ou Warfedayle diamond 10.1, apenas com subwofer para as frequencias dos 30 aos 45HZ ?

Obg.

Miguel

Miguel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 77
Pontos/Reputação : 106

Mensagem  nmtavares em 5/9/2009, 12:15

Miguel, queres dizer vão a um minimo/descem aos 65HZ, podes ficar descansado que é suficiente, desde que vá até aos 80HZ já serve perfeitamente.

Nunca ouvi a IQ30, mas acho que ficas bem servido.
O sub pode ir um pouco mais acima, porque não sei se as IQ30 descem assim tão baixo e com boa qualidade sonora, em condições reais.
Sub qual é que estás a pensar?
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  Miguel em 8/9/2009, 09:43

Boas,

Sim têns razão um minimo de 65Hz...

Sobre o Subwoofer de preferencia também dispensava, vou exporimentar primeiro um conjunto 4.0.

Mas pelo que já li neste tópico vai ser dificil ter bons resultados.

Eu não gosto de houvir a musica ou cinema muito alto, gosto do detalhe do hambiente e graves firmes mas que não abanem a sala...

Miguel

Miguel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Miguel em 10/9/2009, 10:28

Boas,

Mais Alguem com bons resultados em 4.0 ou 4.1 ?

Obrigado.

Miguel

Miguel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  targeting em 28/1/2010, 17:02

Miguel escreveu:Boas,

Mais Alguem com bons resultados em 4.0 ou 4.1 ?

Obrigado.

Miguel

e pah.. nunca te esqueças do subwoofer... isso é o que estraga ou dá brilho a um sistema....
em estereo pode-se dispenar se as colunas forem possantes. (chão)

vejo enormes Pros hoje em dia a aconselhar colunas tipo bose (canitas) com um bom sub... mas mesmo esses bons sub's são treta... só resonancias!!

em cinema , tens de ter um subwoofer á HOMEM com meugiçe de gaja freira.... mas ai está... este terá de ser de qualidade e não apenas uma caixa mono de resonancias...

o pessoal que gosta disto já com algum poder de trocos , costuma comprar colunas de chão se o factor WAF aceitar , e depois minimizar nas traseiras e no subwoofer.

este elemento a meu ver é o mais importante na parte de cinema ... se for só para resonancias para se ouvir nos vizinhos de baixo ou de cima qualquer caixa mono de graves serve.... agora a verdadeira GRAVIDADE do grave tem muito mas muito que se lhe diga...

o subwoofer é muito subavaliado e substimado.

just mai 50cents.

targeting
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 174
Pontos/Reputação : 182

Mensagem  sparrow em 2/3/2010, 16:10

eu ainda estou a montar o meu sistema...

comprei um Onkyo 507 e liguei-lhe 4 colunas já com perto de 20 anos que tinha por aqui paradas...

pelos que experimentei até agora, não sinto falta do canal central, mas também as colunas estão muito perto da tv.

provavelmente, se as colunas frontais estivessem mais afastadas da TV sentiria a falta do canal central.

como muita malta faz, que é colocar as colunas logo ao lado da TV, nesses casos acho que a coluna central não faz falta. as colunas frontais são suficientes.

nos casos em que as colunas frontais estão mais afastadas da TV acho que a coluna frontal faz sim falta.

mas isto é uma opinião de quem percebe muito pouco disto!

sparrow
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 128
Ocupação : T. S. Higiene e Segurança no Trabalho num município
Interesses : Musica e Cinema
Pontos/Reputação : 133

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: