Inversão de polaridade

Ir em baixo

Inversão de polaridade Empty Inversão de polaridade

Mensagem  megaudio em 20/3/2009, 17:34

Gostava de falar era sobre os upgrades das colunas ,troca cabos e outras coisas...

Serve o exemplo de umas B&W silver signature que nos chegaram para fazer uma revisão visto terem sido compradas em segunda mão

Depois de uma inspeção visual sobre os componentes ,foram medidas.Uma das unidades de agudos apresentava problemas,mas algo de estranho se passava!!

Verifiquei que tinham sido trocados os cabos internos ,mas o sr. que fez o trabalho cometeu um erro grave,trocou fios nas duas colunas.Acontece...
Imagino que o som tenha ficado diferente com a mudança dos fios e provávelmente tendo em conta as espectativas da mudança para "melhor"o som agradou-lhe
Nestas coisas o ouvido por vezes prega-nos a partida.Por isso estes trabalhos devem ser feitos com muita atenção e verificados mais que uma vez .
Quanto ao altifalante de graves ou médio grave nas duas vias a coisa é simples.No grave vê-se a polaridade com uma pilha de 1.5v .+/+ -/- deslocamento para a frente .O mesmo para as duas colunas.
Nos agudos devido á presença do condensador a coisa já não funciona com a pilha.Podem usar um método simples que requer alguma experiência,mas vai-se lá!
Ruido rosa,se não houver sopro de FM.Tapam o agudo e consentram-se no sopro ,ao destaparem o agudo tentam perceber se o conteudo do sopro é prenchido entre as duas unidades ou se pelo contrário fica um fosso resultando num som som saliência nos extremos
Pode parecer confuso mas é simples

A B&W como chegou
Inversão de polaridade Teste_12

Como deveria ser
Inversão de polaridade Teste_14

Última edição por megaudio em 21/3/2009, 00:37, editado 1 vez(es)

megaudio
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 68
Pontos/Reputação : 66

Inversão de polaridade Empty Re: Inversão de polaridade

Mensagem  TAVARES em 20/3/2009, 23:07

Não me digas que anda meio mundo a ouvir colunas com agudos fora de fase?!!! Evil or Very Mad Twisted Evil
TAVARES
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Pontos/Reputação : 474

Mensagem  megaudio em 21/3/2009, 00:44

Olá Tavares

Editei a ultima parte porque percebi pela tua resposta que o que escrevi se prestava a uma má interprepatação

O que queria dizer era que a B&W é uma marca credivel e portanto a situação correcta é a segunda medida tal como seria de origem.Portanto só sr. que mexeu é que andaria a ouvir fora de fase

As minhas desculpas Embarassed

megaudio
Profissional
Profissional

Mensagem  Convidad em 22/3/2009, 21:05

megaudio escreveu:Olá Tavares

Editei a ultima parte porque percebi pela tua resposta que o que escrevi se prestava a uma má interprepatação

O que queria dizer era que a B&W é uma marca credivel e portanto a situação correcta é a segunda medida tal como seria de origem.Portanto só sr. que mexeu é que andaria a ouvir fora de fase

As minhas desculpas Embarassed

A sua primeira explicação pareceu-me suficientemente clara. Também fiquei com a ideia de que só um é que andava a ouvir fora de fase. Laughing

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 22/3/2009, 21:55

acho graça a este assunto porque num outro forum em que me encontro "infiltrado" é dado o conselho de trocar a polaridade dos tweeters numas MA 20,porque soa muito melhor,e isto vem dum "guru" conhecido por fazer milagres no meio audio Shocked
http://forumhifi.com/forum/showthread.php?t=21020

Convidad
Convidado

Mensagem  megaudio em 23/3/2009, 09:03

Falei neste assunto porque não é a primeira vez que acontece.É verdade que um engano acontece,por isso sempre que acabo um trabalho faço sempre teste para confirmar que tudo ficou certo
Esta é uma situação que passa despercebida ao reparador de altifantes

A inversão de polaridade ou mais correctamente inversão de fase como referiu o Tavares ,provoca alterações importantes no som reproduzido pela coluna.
Vê-se no 1º grafico que há uma enorme bossa resultado de o som reproduzido pelas duas unidades no ponto de cruzamento do filtro estar invertido levando a que essa zona do espectro seja anulada .Em termos auditivos isto resulta num som pobre com a banda média alta anulada o que vai influênciar as zonas adjacentes pelo facto de afectar o conteudo harmonico dos sons reproduzidos.
Supondo que o ouvinte se queixa da coluna ou um sistema ser agressivo.A inversão de fase dará a ilusão de que o som ficou melhor, por defeito,visto o som ter ficado "amorfo"
Por exemplo ,uma voz femenina,perderá a frescura e alegria .Os metais ficaram pobres ,aquilo a que ás vezes julgo designar-se por "grão"
O "grão " levava-nos a outra questão interessante que é por exemplo,a extensão de resposta das frequências altas vs conteudo harmonico ,ao qual na minha opinião somos muito mais sensiveis

A questão das fases é determinante na qualidade de reprodução de um sistema de altifalantes

A polaridade de um altifalante em relação a outro é determinada pelo tipo de filtro usado.A questão de um filtro de 2ªordem introduzir uma rotação de exacta de 180º, é meramente teorica
Podem encontrar uma coluna(exp.2 vias) em que a unidade de agudo esteja invertida em relação á unidade de graves sem que isto represente uma inversão de fase.
Agora se trocarem a polaridade nos terminais de bicablagem ou internamente numa das unidades ,ai sim inverteram a fase .Considerando que o fabricante sabe o que faz e portanto a coluna sai perfeitamente alinhada.A MA da época referida estava certa

megaudio
Profissional
Profissional

Mensagem  Convidad em 23/3/2009, 09:50

megaudio escreveu:A MA da época referida estava certa

o texto termina assim ou ficou alguma coisa cortada?

Convidad
Convidado

Mensagem  megaudio em 23/3/2009, 15:25

milton escreveu:
megaudio escreveu:A MA da época referida estava certa

o texto termina assim ou ficou alguma coisa cortada?

Termina assim.

Sendo mais claro.Tive oportunidade de medir umas colunas MA20 da monitor audio que vieram para reparação e estavam correctas ,não tendo defeito de inversão de fase
Não é normal que tal aconteça em marcas deste nivel.
Gostar ou não do som já é outro assunto que não me cabe aqui falar.No entanto considero que em termos gerais tocavam bem

megaudio
Profissional
Profissional

Inversão de polaridade Empty Monitor Audio Studio 20 SE

Mensagem  mrandrade em 19/12/2009, 13:31

Sr Rui Pinho,
Tenho uma s MA Studio 20 SE. O cabo (-) do tweteer vai directo a ligação negativa do crossover. É esta a ligação correta?
Obrigado,
Manuel Rebelo de Andrade

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 135
Ocupação : Empresário
Interesses : Ciclismo e MUSICA
Pontos/Reputação : 147

Mensagem  megaudio em 21/12/2009, 10:31

Bom dia sr. Andrade

Não lhe posso responder objectivamente á sua pergunta.
Se a coluna está de origem sem nunca ter sido mexida ,é de acreditar que estara certa.As colunas são testadas e portanto esse tipo de erro é invulgar em marcas reputadas

SE foi alvo de xuning ,então tudo é possivel....

megaudio
Profissional
Profissional

Mensagem  mrandrade em 21/12/2009, 20:55

Se eu passar ai com elas, há hipotese de testar? Por acaso não me parece que tenha sido mexida, os cabos do tweeter nem sequer são soldados...
Cumprimentos
MRA

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  natas em 21/12/2009, 22:11

....respeitando a opinião dos outros...tenho que dizer ou informar que nos white paper das MA studio 20, studio 15, studio 6....o crossover é de segunda ordem.....end of story....com o TW ligado invertido o que não acontece com as que vi montadas....!

....mas quando consultamos por exemplo " the loudspeaker design cook book por Vance Dickason " na pag 107 verificamos que tal como os white paper das MA o mostram o esquema de um xover 2 ordem Linkwitz-Riley ou Bessel tem inversão de fase o que obriga a inverter a polaridade do Tw.....

....penso eu de que.... Inversão de polaridade Icon_wink
natas
natas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 162
Pontos/Reputação : 114

Mensagem  megaudio em 22/12/2009, 09:48

mrandrade escreveu:Se eu passar ai com elas, há hipotese de testar? Por acaso não me parece que tenha sido mexida, os cabos do tweeter nem sequer são soldados...
Cumprimentos
MRA

Quando quiser,apenas agradeço que me avise antes de vir

Rui Pinho

megaudio
Profissional
Profissional

Mensagem  mrandrade em 23/12/2009, 19:31

Combinado.. Fica para depoi do Natal Ok?
Entretanto aproveito para lhe desejar um óptimo Natal Inversão de polaridade Icon_santa

mrandrade
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  megaudio em 24/12/2009, 10:41

Bom Natal para si e para os seus

Obrigado

megaudio