O meu sistema (e os meus electrodomésticos :P)

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir em baixo

O meu sistema (e os meus electrodomésticos :P)

Mensagem  LuísMiguel em 3/3/2009, 23:47

Boas!

Como sistema principal tenho um amplificador integrado Arcam Delta 290, ligado por interconnects Profigold a um leitor de CD Marantz CD 72 Special Edition e umas colunas monitoras Quad 12L, ligadas ao Arcam por cabos Monster Cable THX (bi-wired).
Já o considero um bom sistema, se bem que acho que deveria fazer um upgrade aos cabos de altifalantes.

O meu 2º sistema é um micro hifi Yamaha PianoCraft MCR-E400 (receptor RX-E400, leitor CD CDX-E400 e colunas NX-E400). Para o que custou, não toca nada mal.

O meu 3º sistema, usado apenas para ouvir música bem alto para que se ouça fora daquela divisão, tenho uma Sony mini-"hifi" ( Evil or Very Mad) MHC-RG40 (daquelas plásticas com analisadores de espectro, efeitos groove e v-groove, e um subwoofer em cada coluna, ou seja, o sonho de qualquer puto de 13 anos - a idade que tinha quando a comprei lol! )

Cumprimentos
Luís Cardoso

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 181
Ocupação : Op. Call Center
Interesses : HiFi, Relojoaria
Pontos/Reputação : 194

http://www.facebook.com/luismiguellcardoso

Re: O meu sistema (e os meus electrodomésticos :P)

Mensagem  SOUND em 4/3/2009, 00:53

LuísMiguel escreveu:Boas!

Como sistema principal tenho um amplificador integrado Arcam Delta 290, ligado por interconnects Profigold a um leitor de CD Marantz CD 72 Special Edition e umas colunas monitoras Quad 12L, ligadas ao Arcam por cabos Monster Cable THX (bi-wired).
Já o considero um bom sistema, se bem que acho que deveria fazer um upgrade aos cabos de altifalantes.

O meu 2º sistema é um micro hifi Yamaha PianoCraft MCR-E400 (receptor RX-E400, leitor CD CDX-E400 e colunas NX-E400). Para o que custou, não toca nada mal.

O meu 3º sistema, usado apenas para ouvir música bem alto para que se ouça fora daquela divisão, tenho uma Sony mini-"hifi" ( Evil or Very Mad) MHC-RG40 (daquelas plásticas com analisadores de espectro, efeitos groove e v-groove, e um subwoofer em cada coluna, ou seja, o sonho de qualquer puto de 13 anos - a idade que tinha quando a comprei lol! )

Cumprimentos
Luís Cardoso

Ola luis, parabens e um sistema jeitoso, para comecar nao esta nada mal Very Happy

Se e que me permites sugiro-te que em vez de cabos para o sistema comeces por adquirir uns suportes para as colunas, estes ajudarao a focar o palco sonoro e a manter as frequencias de som mais equilibradas Wink

Um abraco

Carlos
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  LuísMiguel em 4/3/2009, 11:35

SOUND escreveu:Ola luis, parabens e um sistema jeitoso, para comecar nao esta nada mal Very Happy

Se e que me permites sugiro-te que em vez de cabos para o sistema comeces por adquirir uns suportes para as colunas, estes ajudarao a focar o palco sonoro e a manter as frequencias de som mais equilibradas Wink

Um abraco

Carlos

Obrigado!

Eu agradeço a tua sugestão, concordo plenamente com ela. Até quando comprei as colunas (que eram do António Silva), elas estavam em cima de suportes e tinham um palco sonoro excelente. O problema é que no meu quarto tenho imensa mobília, o que acaba por me deixar com as paredes quase todas tapadas com os móveis e, logo, fico sem espaço nenhum para os suportes. Foi essa a principal razão que me levou a comprar as colunas sem os suportes.
E é um "desgosto" que tenho, tê-las assim, a pouco mais de um metro uma da outra, com a da esquerda encaixada numa estante e outra em cima de uma cómoda, que tem logo ao lado a "parede" do guarda-fatos. O som é bom, mas o palco sonoro e os graves poderiam ser ainda melhores.
Infelizmente não vejo uma solução a curto/médio prazo para isso. Seria necessário expulsar a escrivaninha do quarto, coisa que a minha mãe não me vai deixar fazer...
Tenho imensa pena Crying or Very sad

Um abraço!

P.S. Quando puder, ponho uma foto da disposição do sistema no quarto.

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  maverick em 5/3/2009, 15:17

Caro Luís, depois de ler a tua descrição, o que me ficou de facto como problema imediato a resolver é o da localização das colunas...independentemente da qualidade delas.
É que há um aspecto inatacável: o posicionamento de umas colunas, consideradas como último elo da cadeia, se assim lhes posso chamar, comprometem seriamente o resultado final em termos sónicos.
Tenho por experiência que, tanto a altura a que se encontram (devem estar mais ou menos à altura do ouvido) como a posição de mais fechadas ou mais abertas , como ainda a forma como/onde assentam (no chão, em suportes, em prateleiras) determinam em absoluto o resultado final na audição.

Permite-me que conte um episódio curioso: tenho uma amiga que possui um daqueles sistemas "tudo em um" de um conhecido fabricante japonês, (não o mais conhecido... Laughing) comprado nos finais dos anos 80. Um dia, disse-lhe que, sem gastar um tostão, lhe melhorava o som.
As colunas, de origem e da mesma marca do equipamento, estavam nas prateleiras de um móvel, mas junto ao chão. Consegui convencê-la a trocar de localização, sem as retirar do móvel por razões de espaço (ou falta dele...) para uma prateleira que ficava ao nível do ouvido. Colei uns pedaços de feltro nos quatro cantos de cada coluna, mais para não arranharem a prateleira aquando de limpezas, que por outra coisa. Liguei o "sistema" e dispuz-me a "focar" o som, fechando ou abrindo as colunas, por forma a conseguir palco sonoro...

Para grande surpresa minha, aquelas "coisas" começaram a debitar som com uma qualidade que eu jamais pensei que se conseguisse.
Claro que acabei por substituir os cabos de "fio de candeeiro eléctrico" por uns mais decentes, mas a grande diferença, essa, notei-a no momento em que as coloquei ao nível do ouvido, e correctamente posicionadas face ao local de audição.

E fico-me por aqui, que isto já vai longo.
Abraço
Alberto "mav"
maverick
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 43
Ocupação : FAP
Interesses : audio, motos, livros, cinema
Pontos/Reputação : 17

Mensagem  LuísMiguel em 5/3/2009, 20:16

maverick escreveu:Caro Luís, depois de ler a tua descrição, o que me ficou de facto como problema imediato a resolver é o da localização das colunas...independentemente da qualidade delas.
É que há um aspecto inatacável: o posicionamento de umas colunas, consideradas como último elo da cadeia, se assim lhes posso chamar, comprometem seriamente o resultado final em termos sónicos.
Tenho por experiência que, tanto a altura a que se encontram (devem estar mais ou menos à altura do ouvido) como a posição de mais fechadas ou mais abertas , como ainda a forma como/onde assentam (no chão, em suportes, em prateleiras) determinam em absoluto o resultado final na audição.

Permite-me que conte um episódio curioso: tenho uma amiga que possui um daqueles sistemas "tudo em um" de um conhecido fabricante japonês, (não o mais conhecido... Laughing) comprado nos finais dos anos 80. Um dia, disse-lhe que, sem gastar um tostão, lhe melhorava o som.
As colunas, de origem e da mesma marca do equipamento, estavam nas prateleiras de um móvel, mas junto ao chão. Consegui convencê-la a trocar de localização, sem as retirar do móvel por razões de espaço (ou falta dele...) para uma prateleira que ficava ao nível do ouvido. Colei uns pedaços de feltro nos quatro cantos de cada coluna, mais para não arranharem a prateleira aquando de limpezas, que por outra coisa. Liguei o "sistema" e dispuz-me a "focar" o som, fechando ou abrindo as colunas, por forma a conseguir palco sonoro...

Para grande surpresa minha, aquelas "coisas" começaram a debitar som com uma qualidade que eu jamais pensei que se conseguisse.
Claro que acabei por substituir os cabos de "fio de candeeiro eléctrico" por uns mais decentes, mas a grande diferença, essa, notei-a no momento em que as coloquei ao nível do ouvido, e correctamente posicionadas face ao local de audição.

Abraço
Alberto "mav"

Eu, apesar de não ter as colunas numa posição ideal, tenho-as na melhor posição que é possível. Estão praticamente ao mesmo nível entre si, e estão com o tweeter à altura dos ouvidos. Também estão ligeiramente viradas para dentro, para focar o melhor possível o palco sonoro. Por fim, estão as duas sobre 4 bolachas de feltro cada uma para reduzir as vibrações e melhorar o som.
É o melhor que consigo neste momento... No futuro espero poder te-las sobre suportes, com mais distância entre si e mais distantes das paredes..

Abraço

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 5/3/2009, 20:42

LuísMiguel escreveu:
maverick escreveu:Caro Luís, depois de ler a tua descrição, o que me ficou de facto como problema imediato a resolver é o da localização das colunas...independentemente da qualidade delas.

Abraço
Alberto "mav"

Eu, apesar de não ter as colunas numa posição ideal, tenho-as na melhor posição que é possível. Estão praticamente ao mesmo nível entre si, e estão com o tweeter à altura dos ouvidos. Também estão ligeiramente viradas para dentro, para focar o melhor possível o palco sonoro. Por fim, estão as duas sobre 4 bolachas de feltro cada uma para reduzir as vibrações e melhorar o som.
É o melhor que consigo neste momento... No futuro espero poder te-las sobre suportes, com mais distância entre si e mais distantes das paredes..

Abraço

Caro Luís Miguel, se me permite uma opinião, há-de experimentar retirar as bolachas de feltro e substituí-las por spikes em cones (por exemplo da Perfect Sound, ou mesmo da Atacama). Claro que há que ter o cuidado de assentar estes spikes em pratinhos, para não riscar o móvel onde as suas colunas assentam. Trata-se apenas de uma sugestão, não sabendo ao certo o resultado prático que irá ter. Mas pode ser melhore alguma coisinha eheh.

Um abraço e boas audições,
Francisgr

Convidad
Convidado

Mensagem  LuísMiguel em 5/3/2009, 22:15

Francisgr escreveu:Caro Luís Miguel, se me permite uma opinião, há-de experimentar retirar as bolachas de feltro e substituí-las por spikes em cones (por exemplo da Perfect Sound, ou mesmo da Atacama). Claro que há que ter o cuidado de assentar estes spikes em pratinhos, para não riscar o móvel onde as suas colunas assentam. Trata-se apenas de uma sugestão, não sabendo ao certo o resultado prático que irá ter. Mas pode ser melhore alguma coisinha eheh.

Um abraço e boas audições,
Francisgr

Boa noite!

Agradeço a sua cordialidade, mas por favor trate-me por tu, ainda sou um puto de 20 anos lol!

É uma sugestão que vou ter conta, obrigado Wink

Um abraço!

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  LuísMiguel em 8/3/2009, 02:53

Boa noite!

Como descrevi noutro tópico, fiquei muito satisfeito com o som debitado pelo sistema quando experimentei o "bi-wiring". Mas depois de ler mais umas coisas sobre esse procedimento, tenho medo que o mesmo não seja saudável para o meu amplificador. Passo a explicar:

O amplificador suporta impedâncias entre os 4 e os 16 ohm's. As colunas são de 6 ohm's. E no manual do amplificador, que suporta 2 pares de colunas, está indicado que, para o caso de se usarem os 2 pares, se devem usar colunas entre 8 e 16 ohm's . Ora, apesar de eu estar a usar apenas os terminais correspondentes a 1 único par de altifalantes (Speaker 1) , o facto de eu estar a usar bi-wiring não significará para o amplificador, em termos de carga, o mesmo que usar 2 pares de colunas?
É que se assim for, os 6 ohm's das colunas já estão abaixo dos 8 ohm's que o amplificador exige...

Por outro lado, no manual de instruções diz que é possível bi-cablar os 2 pares de colunas ao mesmo tempo (o que deitaria a minha teoria acima por terra...)

O que vos parece?

Desde já o meu muito obrigado!

Cumprimentos,
Luís Cardoso

EDIT: Anexei 2 excertos do manual de instruções do amplificador:

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 8/3/2009, 04:22

Olá Luis,
Conforme diz aí, o SP1 ou 2 é para ligar num ou noutro ou ainda nos dois. No entanto, o biwire nada tem que ver com isso. Os dois sets são para ligar colunas separadamente, agora para ligar um par de colunas usas um só. Por exemplo o SP1. Neste caso tiras é do mesmo sítio dois cabos, para que o sinal saia logo separado. O sínal será igual no SP 1 ou 2. Imagina que só tinha um. Assim não haveria essa confusão.

Boas audições.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Convidad em 8/3/2009, 07:38

Luís escreveu:
...tenho medo que o mesmo não seja saudável para o meu amplificador.

Luís, não tem qualquer importância para o amplificador que uses biwier ou não. Podes dormir descansado. Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  LuísMiguel em 8/3/2009, 12:23

LuísMiguel escreveu:
fm&stereo escreveu:Olá Luis,
Conforme diz aí, o SP1 ou 2 é para ligar num ou noutro ou ainda nos dois. No entanto, o biwire nada tem que ver com isso. Os dois sets são para ligar colunas separadamente, agora para ligar um par de colunas usas um só. Por exemplo o SP1. Neste caso tiras é do mesmo sítio dois cabos, para que o sinal saia logo separado. O sínal será igual no SP 1 ou 2. Imagina que só tinha um. Assim não haveria essa confusão.

Boas audições.

António José da Silva escreveu:Luís, não tem qualquer importância para o amplificador que uses biwier ou não. Podes dormir descansado. Very Happy

Olá!

O meu medo era que, pelo facto de estar a usar dois cabos, estava a aumentar a condutividade, e logo, a baixar a resistência para valores abaixo dos suportados pelo amplificador. Eu até devia saber isso, porque falei nisto ainda não há muito tempo em física, mas pronto...

Mas se me dizes, bem como o António, que não me devo preocupar, acho que vou deixar estar as coisas como estão.

Obrigado!

Um abraço

Última edição por LuísMiguel em 8/3/2009, 12:25, editado 2 vez(es)

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  LuísMiguel em 8/3/2009, 15:27

Acabei por fazer também umas pesquisas pela net e encontrei quase sempre a mesma informação (e que faz todo o sentido), que é:

com o bi-wiring, o sinal é dividido pelos 2 cabos logo nos terminais do amplificador, em vez de ser dividido pelos "switches" ou "jumpers" nos terminais dos altifalantes, pelo que a impedância será a mesma nos 2 casos.

O que só vem corroborar aquilo que me disseram. Wink

Obrigado pela vossa ajuda!

Um abraço e boas audições!
Luís Cardoso

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  RuiGSousa em 8/3/2009, 20:27

Olá Luis

A grande vantagem/utilidade do Bi-wiring é quando utilizas cabos de diferentes caracteristicas...

Imagina que, um determinado cabo, não interessa a marca, conduz muito bem os graves, mas não é grande coisa com as gamas media e alta... se o utilizares em Bi... o resultado final vai ser, uns bons graves mas gama meia e alta nem por isso...
Agora imagina outro cabo, com boas caracteristicas para gamas media e alta, mas fraquinho nos graves... o resultado vai ser o inverso do caso anterior.
Em minha opinião, é aqui que se vai buscar a vantagem do Bi-wiring... utilizar nos graves, o que é bom em graves, e para as gamas media e alta o outro...
Não é á toa que algumas marcas utilizam para o Bi-wiring cabos que ja trazem de origem condutores de diferentes caracteristicas.
Um exemplo disso é (não estou a fazer nenhuma publicidade, falo apenas de um cabo que testei) o audioquest rockect... que tem na sua construção, 6 condutores, 3 red 3 black, e que quando utilizado em bi... se liga 2 red 1 black para uma gama de frequencias e 2 black 1 red para a outra. Isto porque os condutores que tem na sua construção são de diferentes caracteristicas e até mesmo de diametros diferentes. Claro que esta ligação não é de qualquer forma, mas sim de acordo com as especificações do fabricante. Fazendo com que uma ligação priveligie uma gama de frequencias e a outra ligação a outra gama.

Cumprimentos

Rui Sousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Mensagem  Convidad em 8/3/2009, 21:02

Mesmo fixe sao colunas tipo sonus faber e outras que so tem duas ligacoes. Assim a malta nao fica tao confusa. Duas ligacoes, e mais nao faz falta.

Convidad
Convidado

Mensagem  LuísMiguel em 8/3/2009, 23:55

RuiGSousa escreveu:Olá Luis

A grande vantagem/utilidade do Bi-wiring é quando utilizas cabos de diferentes caracteristicas...

Imagina que, um determinado cabo, não interessa a marca, conduz muito bem os graves, mas não é grande coisa com as gamas media e alta... se o utilizares em Bi... o resultado final vai ser, uns bons graves mas gama meia e alta nem por isso...
Agora imagina outro cabo, com boas caracteristicas para gamas media e alta, mas fraquinho nos graves... o resultado vai ser o inverso do caso anterior.
Em minha opinião, é aqui que se vai buscar a vantagem do Bi-wiring... utilizar nos graves, o que é bom em graves, e para as gamas media e alta o outro...
Não é á toa que algumas marcas utilizam para o Bi-wiring cabos que ja trazem de origem condutores de diferentes caracteristicas.
Um exemplo disso é (não estou a fazer nenhuma publicidade, falo apenas de um cabo que testei) o audioquest rockect... que tem na sua construção, 6 condutores, 3 red 3 black, e que quando utilizado em bi... se liga 2 red 1 black para uma gama de frequencias e 2 black 1 red para a outra. Isto porque os condutores que tem na sua construção são de diferentes caracteristicas e até mesmo de diametros diferentes. Claro que esta ligação não é de qualquer forma, mas sim de acordo com as especificações do fabricante. Fazendo com que uma ligação priveligie uma gama de frequencias e a outra ligação a outra gama.

Cumprimentos

Rui Sousa

Olá!

Eu sei que já tinha tocado neste assunto quando fui a tua casa, e na altura disseste-me que com os cabos "normais" (não especialmente apropriados para bi-cablar), não deveria notar diferenças. E de qualquer forma, a forma de bi-cablar que referes é que faz mais sentido, sem dúvida! Wink
Mas como estava a usar dois cabos com 4,5m cada um, e sendo que metade me chegava perfeitamente, decidi cortar os 2 ao meio e experimentar bi-cablar as colunas. Eu acho que fez diferença, apesar de não poder afirmar com toda a certeza, porque passou cerca de 1hora entre a audição sem e a audição com bi-wiring, e pode ter sido apenas efeito placebo. De qualquer forma, acredito que as diferenças (que me pareceram existir) não se tenham ficado a dever ao bi-wiring em si, mas ao facto de a corrente eléctrica já não estar a ser conduzida aos tweeters pelo switch banhado a ouro, mas antes por cabo de cobre, que é um melhor condutor eléctrico.

Entretanto lembrei-me de outra coisa: aquilo que eu (acho que) poderia fazer era, em vez de bi-cablar, usar apenas um cabo, mas descarnando uma secção suficientemente grande para poder alimentar tanto o terminal dos graves, como o terminal dos agudos, evitando assim usar o jumper ou o switch. O que achas?

Um abraço!
Luís Cardoso

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 9/3/2009, 01:16

António José da Silva escreveu:Mesmo fixe sao colunas tipo sonus faber e outras que so tem duas ligacoes. Assim a malta nao fica tao confusa. Duas ligacoes, e mais nao faz falta.

Ora aí está! Eu tenho a Sonus Faber da gama home, que tem a possibilidade de bi-cablar e não utilizo tal coisa. Naturalmente que tende a haver uma separação mais evidente das gamas, mas será isso realmente importante? Imaginem uma coluna de uma só via, que «reproduz toda a gama sonora»...
É claro que existem marcas a oferecer toda a divisão de resposta das drives, mas a sua importância é discutível e a Sonus Faber mostra-nos isso mesmo com as novas versões.
O importante mesmo são as colunas e os cabos.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 9/3/2009, 07:45

Luís escreveu:
Eu acho que fez diferença...

Essa é uma das frases mais usadas nesse tipo de testes, eu acho que fez diferença. Proponho-te um desafio. Pões uma venda nos olhos e pedes a um amigo que mude ao acaso cinco ou ses vezes o tipo de ligações. Se acertares quatro vezes, pago-te o almoço incluindo a gasosa para vires ter comigo. Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 9/3/2009, 07:49

fm&stereo escreveu:

Ora aí está! Eu tenho a Sonus Faber da gama home, que tem a possibilidade de bi-cablar e não utilizo tal coisa.

As topo de gama nem dão para bi-cablar, só têm duas ligações tál é a importância que eles dão à coisa.... Laughing Laughing

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 9/3/2009, 08:16

Bom dia Luís

Quanto tiveres tempo lê estes dois artigos.

http://www.verber.com/mark/ce/cables.html

http://www.vxm.com/21R.64.html

Bons estudos, muito tempo para ouvir musica, e não percas muito tempo (nem dinheiro) com cabos.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  RuiGSousa em 10/3/2009, 00:58

LuísMiguel escreveu:em vez de bi-cablar, usar apenas um cabo, mas descarnando uma secção suficientemente grande para poder alimentar tanto o terminal dos graves, como o terminal dos agudos, evitando assim usar o jumper ou o switch. O que achas?

Um abraço!
Luís Cardoso

Boas Luis

Em vez disso, experimenta antes fazer uns jumper's com um pedaço de fio de colunas...
nas minhas B&W M603 foi o que fiz... e gostei mais do resultado do que com os jumper's banhados a ouro (???) de origem.

Abraço

Rui Sousa
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Mensagem  Convidad em 10/3/2009, 01:19

acabo de aumentar a minha proposta de um para dois almocos, no caso de, num teste cego, alguem conseguir acertar se sao jumpers ou os liks dourados. aproveitem a minha generosidade. claro que quem falhar, tambem paga :-)

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 10/3/2009, 02:32

António José da Silva escreveu:acabo de aumentar a minha proposta de um para dois almocos, no caso de, num teste cego, alguem conseguir acertar se sao jumpers ou os liks dourados. aproveitem a minha generosidade. claro que quem falhar, tambem paga :-)

Eu arriscaria, se conhecesse o que está em causa, pois depende muito disso. Existem sistemas mais reveladores que outros e daí que a causa efeito pode variar muito.
Eu já experimentei a bicablagem e deu algum resultado, não quer isto dizer que me interesse. De qualquer maneira, nem sempre os meus sentidos então confiantes... Laughing Há dias, a experimentar o meu cabo de corrente, que fazia uma diferença enorme daquele que lá estava, eu às tantas já não sabia a quantas andava, pois nesse dia eram os cafés que me aguentavam. Laughing

Abraço.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 10/3/2009, 04:28

António José da Silva escreveu:Bom dia Luís

Quanto tiveres tempo lê estes dois artigos.

http://www.verber.com/mark/ce/cables.html

http://www.vxm.com/21R.64.html

Bons estudos, muito tempo para ouvir musica, e não percas muito tempo (nem dinheiro) com cabos.

Abraço

Isto é realmente interessante, na medida em que se observa algo que eu muito procuro combater. Falo da especulação em torno das coisas.
Uma das questões que merece consideração é a questão dos limites... outra é a responsabilidade ética. Mas para que isto não caia em vão, veja-se que não é por um indivíduo ter as credenciais que é dono da verdade. http://www.verber.com/mark/ce/cables.html Ele fala e bem que existe muita especulação e aproveitamento da «inocência» do consumidor, mas não deixa de ser ceptico em relação ao verdadeiro potêncial de certos produtos e do ouvido humano. É certo que em termos de luxos, tais consumidores merecem os «barretes», mas que normalmente há uma potencial qualidade associada aos produtos, lá isso não pode ser negado. O problema é o real valor em termos de propósito.
O DIY é normalmente o meio mais gratificante de alcançar os objectivos. O problema é que não é para todos...
De qualquer maneira, existem realmente cabos que nem se põe a questão de comparação, pois estão a uma distância que só mesmo OUVINDO!
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  LuísMiguel em 10/3/2009, 18:25

RuiGSousa escreveu:Boas Luis

Em vez disso, experimenta antes fazer uns jumper's com um pedaço de fio de colunas...
nas minhas B&W M603 foi o que fiz... e gostei mais do resultado do que com os jumper's banhados a ouro (???) de origem.

Abraço

Rui Sousa

Olá Rui,

Também já me lembrei dessa ideia e é aquilo que fazer um dia destes, quando tiver tempo... Não vai ser é para já, que o bi-wiring não me está a chatear nada e todo o tempo que tenho disponível para o sistema é para o ouvir Laughing
Mas vou fazer isso, mais tarde ou mais cedo.

acabo de aumentar a minha proposta de um para dois almocos, no caso de, num teste cego, alguem conseguir acertar se sao jumpers ou os liks dourados. aproveitem a minha generosidade. claro que quem falhar, tambem paga :-)

Só não aceito a oferta porque não tenho nenhum amigo na minha zona que queira perder tempo com isso. Sou o único "audiófilo" da minha terrinha. lol!

Já li os artigos, e vão de encontro a outros do género que já tinha lido. A nossa mente é facilmente toldada pelo efeito placebo silent

Por isso que no meu outro post escrevi "acho"... Não tinha maneira de ter a certeza Rolling Eyes

Um abraço!

P.S. Reparei que no manual das colunas vem fortemente aconselhada a utilização de bi-wiring. Num site de análises independente dizia que era para não esforçar tanto os cross-overs.. (esforçar? What a Face )
Secalhar devia era arranjar umas bananas (daquelas de aparafusar) para não ter os dois cabos ligados ao amplificador assim "ao molho" (bare wire)..

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  LuísMiguel em 14/4/2009, 15:46

Boa tarde,

No fim de semana passado, o meu amplificador teve uns "vaips" Suspect ..

Já não bastava o problema de que o antigo dono se queixava, que era o selector da fonte marado e que cortava o som até ser rodado uma série de vezes (e que foi solucionado com a limpeza do selector, e espero que funcione durante muito tempo, já que só tenho uma fonte e por isso nunca o rodo), agora apareceu outra "chatissezita"..
Estava a ouvir musica e decidi aumentar um pouco volume. Quando carreguei no comando para aumentar o volume (e o "botão" começou a rodar, pois é motorizado), houve um corte total no som que durou talvez menos de meio segundo, em que se ouviram aqueles 2 estalos típicos dos relés (julgo eu), primeiro a cortar e depois a restabelecer o som. Cortou os 2 canais e foi, como disse, muito rápido.
Na altura parei o leitor de CD e rodei o volume para um lado e para o outro até ao fim e não voltou a acontecer.
Aconteceu apenas 2 vezes (da primeira vez ainda pensei que tivesse carregado no botão do mute), bem espaçadas entre si, mas como nunca tinha acontecido, fiquei com a pulga atrás da orelha..

Será possível serem só os contactos sujos, ou será que a peça (potenciómetro ?) tem que ser substituída?

Obrigado.

Cumprimentos,
Luís Cardoso

P.S. Tivesse eu os 400€ e vinham logo umas lâmpadas Dynavox Twisted Evil

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 14/4/2009, 20:14

LuísMiguel escreveu:Boa tarde,

P.S. Tivesse eu os 400€ e vinham logo umas lâmpadas Dynavox Twisted Evil

Sábia decisão.

Convidad
Convidado

Mensagem  LuísMiguel em 21/4/2009, 00:09

Este fim de semana (sim, só ouço música como deve ser ao fim de semana Crying or Very sad ) tive a ouvir umas músicas no meu sistema e o amplificador não voltou a falhar. Para agora vai andando assim e quando tiver tempo levo-o a um reparador para que ele limpe o potenciómetro.

Tive a trocar a disposição da mobília no quarto e consegui que o altifalante da esquerda ficasse em cima da cómoda, a 30cm da parede atrás e com algum espaço livre à volta para "respirar" melhor. A coluna da direita continua encastrada numa estante, mas está bem chegada à frente, de forma a prejudicar o menos possível a projecção do som.
O resultado foi mais audível que o esperado: o som ficou mais espaçoso e tridimensional, mais realista cheers

Apesar das melhorias evidentes, sei que poderia estar bem melhor: a coluna da esquerda está uns 6 ou 7cm mais elevada do que a da direita, e esta encontra-se uns centímetros mais chegada à frente do que a sua congénere da esquerda, para além de estar na estante (o que torna os graves provenientes dessa coluna algo indefinidos e ressonantes). Também estão separadas por apenas 1,2m. Já nem vou para a questão dos spikes...

Infelizmente vai ser impossível fazer melhor com tanta mobília no quarto. É um desgosto enorme que tenho, saber que o sistema poderia tocar muito melhor, e só por causa do espaço não conseguir tirar total partido dele Neutral

Na próxima semana coloco aqui umas fotos desta heresia que acabei de descrever... E talvez no tópico dos atentados e crimes hi-fi! Embarassed

Melhores cumprimentos,
Luís Cardoso

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 21/4/2009, 02:33

LuísMiguel escreveu:

Infelizmente vai ser impossível fazer melhor com tanta mobília no quarto. É um desgosto enorme que tenho, saber que o sistema poderia tocar muito melhor, e só por causa do espaço não conseguir tirar total partido dele Neutral

Na próxima semana coloco aqui umas fotos desta heresia que acabei de descrever... E talvez no tópico dos atentados e crimes hi-fi! Embarassed

Melhores cumprimentos,
Luís Cardoso

À procura do ideal andamos todos!... Mas não se pode ter tudo... por isso o importante é procurar a melhor forma de tirar o máximo partido possível. Very Happy
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Fotos

Mensagem  LuísMiguel em 26/4/2009, 22:00

Olá!

Tal como tinha prometido na semana passada, tenho umas fotos para colocar. O único senão é que me tinha esquecido da máquina em Lisboa e então tive que tirar com o telemóvel, e estão realmente más.
Ficam desde já prometidas umas com qualidade decente.. lol!

Sistema principal:

António, como podes ver, as Quad estão a ser bem tratadinhas. cheers

2º Sistema (este estou a ponderar vende-lo pirat )

Mais uma vez peço desculpa pela péssima qualidade das fotografias.

Cumprimentos!

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  LuísMiguel em 29/4/2009, 00:48

As fotos devem estar mesmo más... Suspect

Nem um comentário mereceram, pá! Nem uma crítica ao posicionamento dos componentes ou das colunas! Evil or Very Mad

lol! lol!

LuísMiguel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 4 1, 2, 3, 4  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: