Projecto – “Som de qualidade... na horizontal"

Ir em baixo

Projecto – “Som de qualidade... na horizontal"

Mensagem  Horsound em 27/2/2009, 23:17

Viva,

Não sei muito bem onde colocar este tópico, mas como pretendo ir actualizando este projecto à medida que vá o construindo, faço-o aqui. Por favor movam-no para outra secção se considerarem adequado.

Projecto “Som de qualidade... na horizontal"

Devido a problemas de índole física estou limitado na minha locomoção, e necessito estar deitado cerca de 90% do tempo. Como em quase tudo, conseguimos adaptar-nos aos percalços, e é o que tenho feito. Com o avanço da tecnologia pude nestes últimos anos colocar um monitor LCD por cima da cama, e desse modo ir-me dedicando aos meus interesses, estando deitado. É surpreendentemente cómodo, apesar de a maioria das pessoas achar estranho fazê-lo na horizontal. Falta-me no entanto ter um audio satisfatório, e é isso que me traz aqui.

Objectivo

O meu objectivo é dotar este meu espaço (cama) do melhor sistema de audio possível, que espero poder venha a rivalizar em qualidade sonora com um bom sistema hi-fi, para poder usufruir finalmente do que a maioria pode ter de pé/sentado.

PC > ??? > Paraíso sonoro

Dadas as minhas dificuldades de movimentação as sources têm necessariamente de serem digitais pars serem de fácil acesso – tenho-as já no meu PC – CDs rippados para FLAC, formato lossless para garantir qualidade total – para eventualmente ser ligado a um bom amp (talvez um DAC?), e deste a umas colunas de qualidade. Tenho de encontrar a maneira de conseguir fazer isto de modo a ter qualidade superior.

Prazo e orçamento

Julgo que nestas coisas não é aconselhável impormo-nos prazos, mas gostaria de ter pelo menos a base do sistema a funcionar antes do final de 2009. Também não tenho um orçamento fixo, até porque não sei se poderei ir fazendo isto por etapas, mas penso que com algum esforço possa ir talvez até um tecto máximo de 800 euros. Depende também da qualidade dos componentes, e a qualidade que seja possível atingir neste ambiente pouco usual. Naturalmente, um setup que satisfaça verdadeiramente e possa durar muitos e bons anos permitir-me-á esticar um pouco o orçamento.

-------------------------------------------------------------------------------

Agradeço imenso todos os comentários, e que me possam ajudar a fazer deste plano uma realidade. Não sei até que ponto é inédito alguém querer este género de setup, mas com a vossa ajuda espero consegui-lo.

Todas as opiniões são bem-vindas, até porque apesar de apreciar bom audio, a minha experiência a ouvir muitos setups diferentes é nula, por razões óbvias. Pretendo deslocar-me a uma ou mais lojas quando tiver planos mais concretos, mas terei de guiar-me em boa parte pelos ouvidos experientes de quem realmente conheçe e sabe do assunto.

Horsound
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Ocupação : Pensador
Pontos/Reputação : 44

Re: Projecto – “Som de qualidade... na horizontal"

Mensagem  Horsound em 27/2/2009, 23:20

Irei começar pelas colunas, que me pareçe ser algo de dificil escolha tendo em conta a especificidade do que pretendo.

Stereo vs 5.1

Quando começei a pesquisar sobre o assunto estava inclinado a tentar colocar aqui um sistema 5.1, porque sou um apreciador de bom cinema (e numa próxim etapa pretendo trocar de LCD para um de maior qualidade), mas neste momento estou apreensivo quanto ao posicionamento de tantos speakers em meu redor. Teria de de ter 3 por cima de mim, e colocar os rears ao meu lado no colchão, o que seria muito pouco prático.

Sendo asim, e sabendo que com o mesmo gasto se pode obter mais qualidade num sistema stereo, julgo que a opção acertada é esta última, e fico esperançoso em conseguir um soundstage tridimensional com duas colunas apenas.

Posicionamento das colunas

Depois de muito ler e estudar as condições que tenho aqui, fui elaborando vários esquemas para tentar encontrar a solução ideal. Não é particularmente fácil porque para além de ter de colocar as colunas sobre a cama, tenho de fazer o mesmo ao LCD. Por coincidência estou a planear fazer um novo suporte pra o monitor, o que permite desenhar de raiz os suportes para as colunas. Decerto terei de ter atenção a eles, e conto com a vossa ajuda para evitar fazer algo pouco adequado e que afecte negativamente a qualidade final do som.

Eis um esboço da divisão e mobiliário, com o novo suporte para o LCD, e as colunas colocadas onde julgo ser o melhor (e provavelmente único) sitio possivel.

Neste posicionamento a distância entre os cones e os meus ouvidos seria de cerca de 100cm, algo pouco usual no hi-fi, já que as colunas normais têem uma distância ideal de audição de 2 a 4m. Pelo que tenho lido, distâncias curtas como as que eu teria aqui são comuns nos estúdios de gravação, e aí usam-se near field speakers, colunas feitas para essas condições.

Escolha de colunas

A minha grande dúvida existencial do momento é saber que tipo de colunas escolher, para poder finalmente começar pesquisar e comparar num universo mais reduzido. Até há uma semana estava quase convicto que a minha escolha iria recair em normais bookshelf speakers, tipo Monitor Audio, B&W, Wharfedale, ou semelhantes, mas entretanto o constatar que não poderei estar a uma distância usual fez-me pensar nas near field.

Logo, a minha pergunta aos conhecedores é se estarei a ser realista ao querer ter um som hi-fi, recorrendo a colunas deste género. Não tenho nem planeio ter aspirações a fazer músca, e quero apenas usufruir dum som o mais melodioso possível, ouvindo de tudo um pouco, desde Beethoven a Metallica, com Jazz sendo a única excepção.

Horsound
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 27/2/2009, 23:51

Caro amigo, o seu projecto é deveras ambicioso. É possível que uma integração dessa natureza, que poderá inclusivamente ser complicada, exceda o orçamento estipulado.

Permita-me uma sugestão: canalizar todo o orçamento disponível para um excelente amplificador de auscultadores e uns auscultadores topo de gama, com possibilidades de som surround. Pode ser que o satisfaça e consiga por seu turno contornar as limitações porventura existentes.

De qualquer forma, desejo-lhe toda a sorte possível na concretização do seu projecto.

Um abraço e boas audições,
Francisgr

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 28/2/2009, 00:05

...

Última edição por HERALD em 17/12/2009, 21:47, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  Horsound em 28/2/2009, 02:41

Obrigado pelos comentários.

Headphones - Obrigado pela sugestão, Francisgr. Pensamos de forma semelhnte, porque há menos de um ano comprei uns Sennheiser 595, que não sendo de topo já são muitíssimo razoáveis, e estou muito satisfeito com eles. Recomendo-os vivamente. Dá vontade até de investir noutros ainda melhores, mas o ganho provavelmentenão não justificaria a despesa, porque descobri que apesar de serem muito confortáveis, torna-se cansativo usá-los diariamente (devido à posição). Daí o meu desejo de algo que que não tolha os movimentos. Pretendo no entanto usufruir deles ligados ao eventual futuro amp que adqura. Há situações que headphones são ideais.

5.1
- O HERALD está a tentar-me. Very Happy
Os 5.1 são muito apelativos (apesar de nunca ter ouvido uns minimamente decentes), e primeiramente pensei que uma solução podia ser a opção que o Herald mencionou, com um receiver 5.1. Poderia começar apenas com 2.0 ou 2.1, e evoluir para os 5.1 mais tarde. Tinha em vista algo da gama de um Onkyo 606 ou similar, e colunas de valor semelhante.

Porque só recentemente é que percebi o problema da distância ideal, e da existência das near-field (que no entanto ainda me fazem desconfiar muito da sua relação qualidade/preço relativamente às colunas comuns).

Mas sendo assim, e vendo toda essa convicção, não ponho de parte o 5.1 então. Smile Mesmo que numa primeira fase só tivesse 2.0 é bom ter pelo menos a opção de ir adicionando speakers. PM enviada. Smile

Horsound
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Manuel Duarte em 24/10/2009, 14:42

Só hoje reparei neste topic.

Eu aproveitaria o tecto como suporte, tanto do LCD, como das colunas, o que teria várias vantagens, aproveitar mais distância às colunas e maior distância entre elas e maior rigidez da fixação com vantagens para a qualidade ao nível das baixas frequências.

As colunas se forem bass reflex deverão ter a abertura para a frente e poderão ser suspenas por cabos de aço com extensores que permitam regular a sua direccionalidade. Note-se que a distância ao tecto deverá ser ligeiramente diferente nas duas colunas.

Quanto às traseiras poderão ficar integradas nas mesas de cabeceira e o subwoofer debaixo da cama.

Uma solução mais imediata seriam colunas de tecto (ceiling speakers) muito usuais em sistemas de distribuição sonora, mas aí é difícil arranjar com qualidade audiófila.

A Xavian tem colunas de parede que poderiam ser montadas directamente no tecto.

Fica aqui a minha contribuição, tenho alguma pena de não ser vizinho que o ajudaria na prática.

Cumprimentos
Manuel Duarte
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 259
Pontos/Reputação : 471

Mensagem  ginjas em 24/10/2009, 19:41

para esse orçamento tambem sou da opiniao de uns bons auscultadores/amplificador, já ouvi auscultadores muito bons que deixam a km muitos sistemas mais caros, embora admita que a sensação de profundidade seja algo comprometida.
ginjas
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 953
Ocupação : artes gráficas
Interesses : btt, tenis de mesa, squash, musica, fotografia
Pontos/Reputação : 550

Mensagem  Manuel Duarte em 25/10/2009, 11:40

Eu propunha algo como isto

Cortou a zona da janela mas também não será importante

Cumprimentos