JADIS ORCHESTRA

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Re: JADIS ORCHESTRA

Mensagem  imfos54 em 5/8/2013, 20:44

vinyl33 escreveu:
Este seu post passou-me completamente ao lado Sad
Pela análise da foto e pela forma como as g2 se encontram ligadas, vejo que manteve as EL34 em modo ultra-linear.
Já experimentou pôr as EL34 em modo triodo ??

Olá!

Nunca experimentei essa configuração, embora já tenha sido desafiado a fazê-lo há uns tempos atrás pelo Rui V. (quem mais podia ser?).

Fiquei-me pela tentativa de tirar o melhor do Jadis em modo ultra-linear, sem a PCB do pré e com o "step attenuator" ligado directamente às ECC83.

Como tenho andado afastado deste hobby há bastante tempo, nunca mais pensei em modificações. Além disso considero que o projecto das OB é prioritário e esse está ainda na fase inicial e precisa de mais investimento.

Mas... a sua pergunta faz-me crer que o seu Jadis está (ou esteve) a funcionar em modo tríodo!? A ser verdade, não posso deixar de perguntar qual é a sua opinião sobre as diferenças principais em termos sónicos. Será que se justifica essa modificação ou é apenas curiosidade?

Abraço.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Interesses : Hi-FI, Fotografia, Leitura
Pontos/Reputação : 47

Mensagem  vinyl33 em 6/8/2013, 07:55

imfos54 escreveu:
vinyl33 escreveu:
Este seu post passou-me completamente ao lado Sad
Pela análise da foto e pela forma como as g2 se encontram ligadas, vejo que manteve as EL34 em modo ultra-linear.
Já experimentou pôr as EL34 em modo triodo ??

Olá!

Nunca experimentei essa configuração, embora já tenha sido desafiado a fazê-lo há uns tempos atrás pelo Rui V. (quem mais podia ser?).

Fiquei-me pela tentativa de tirar o melhor do Jadis em modo ultra-linear, sem a PCB do pré e com o "step attenuator" ligado directamente às ECC83.

Como tenho andado afastado deste hobby há bastante tempo, nunca mais pensei em modificações. Além disso considero que o projecto das OB é prioritário e esse está ainda na fase inicial e precisa de mais investimento.

Mas... a sua pergunta faz-me crer que o seu Jadis está (ou esteve) a funcionar em modo tríodo!? A ser verdade, não posso deixar de perguntar qual é a sua opinião sobre as diferenças principais em termos sónicos. Será que se justifica essa modificação ou é apenas curiosidade?

Abraço.

Olá Imfos,

Não, nunca experimentei no modo triodo. Coloquei a questão na tentativa de colher a sua opinião, caso já tivesse tentado essa configuração....estamos empatados Sad
No entanto como a "intervenção cirúrgica" per si é menos demorada do que o tempo requerido para expôr as visceras do animal, um dia destes vou experimentar.

Abraço
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 667
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  vinyl33 em 6/8/2013, 20:52

vinyl33 escreveu:
imfos54 escreveu:

Abraço.

Olá Imfos,

Não, nunca experimentei no modo triodo. Coloquei a questão na tentativa de colher a sua opinião, caso já tivesse tentado essa configuração....estamos empatados Sad
No entanto como a "intervenção cirúrgica" per si é menos demorada do que o tempo requerido para expôr as visceras do animal, um dia destes vou experimentar.

Abraço

The day has come.....
Hoje lá fui buscar o Jadis à prateleira .... anestesia .... cirurgia .... et voilà...
Não demorou meia hora. G3 ligada ao cátodo (já estava), G2 ligada à placa através de uma resistência de 100 R (Philips way) e corrente de repouso de 100 mA.
O amp transformou-se em todos os aspectos ... para melhor Smile
Mais espacial, tridimensionalidade (textura) muuuuiiiiiiitooo melhorada, agudos cristalinos e, contráriamente ao que tenho lido sobre as EL34 em modo triodo, um baixo mais extenso e muito bem controlado.
Meu caro Imfos, ligue o "maçarico" e mãos à obra....
Em pouco mais de meia hora vai ter uma muito agradável surpresa Very Happy 

PS1 - Com os OB's toca lindamente. Razão tinha o RV ....
PS2 - As minhas EL34 são as Svetelana Winged "C".

Cheers
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  imfos54 em 6/8/2013, 21:50

vinyl33 escreveu:
The day has come.....
Hoje lá fui buscar o Jadis à prateleira .... anestesia .... cirurgia .... et voilà...
Não demorou meia hora. G3 ligada ao cátodo (já estava), G2 ligada à placa através de uma resistência de 100 R (Philips way) e corrente de repouso de 100 mA.
Mais espacial, tridimensionalidade (textura) muuuuiiiiiiitooo melhorada, agudos cristalinos e, contráriamente ao que tenho lido sobre as EL34 em modo triodo, um baixo mais extenso e muito bem controlado.

Isso é que é iniciativa!!!
E agora fico eu com esse seu desafio em mãos, à espera de voltar a ter disponibilidade para regressar a essas actividades, das quais tenho andado bastante afastado. Pode ser que seja este o incentivo que me faltava...
Devido aos meus parcos conhecimentos na matéria, vou necessitar de relembrar o que li sobre o assunto para perceber o que escreveu no post. Para quem sabe é fácil e faz-se "em pouco mais de meia hora". Pois!
E aqui vai, para já, uma pergunta fundamental demonstrativa da minha ignorância: essa modificação implica alguma mexida nas ligações relacionadas com a afinação do bias? Refiro-me à configuração original, porque daí posso inferir se o módulo de auto-bias que instalei também precisa de ser alterado.

Abraço.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  vinyl33 em 6/8/2013, 22:44

imfos54 escreveu:

E aqui vai, para já, uma pergunta fundamental demonstrativa da minha ignorância: essa modificação implica alguma mexida nas ligações relacionadas com a afinação do bias? Refiro-me à configuração original, porque daí posso inferir se o módulo de auto-bias que instalei também precisa de ser alterado.

Abraço.

Viva Imfos

Em principio não necessita de alterar nada no módulo de auto-bias. O "esparguete" de fio envolvido a teflon visivel na foto não dá para entender de que forma o dito cujo está implementado no circuito. Precisará sim de reajustá-lo para os 100 mA de polarização.
Pela foto percebe-se que a G3 já está ligada ao cátodo, como é habitual. So far so good....
Terá que retirar os fios laranja e as resistências de 470K que vão dos pinos 4 das EL34 (G2) aos taps do trafo de saída.
Coloque uma resistência de 100 Ohm / 1W entre o pino 4 (G2) e o pino 3 (placa).
Finalmente reajuste o módulo de auto-bias para uma corrente de repouso de 100 mA.
That´s all.

Abraço

Última edição por vinyl33 em 7/8/2013, 14:44, editado 2 vez(es)
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  ricardo onga-ku em 7/8/2013, 09:52

vinyl33 escreveu:
vinyl33 escreveu:
imfos54 escreveu:

Abraço.

Olá Imfos,

Abraço

The day has come.....

Cheers

Caro Artur,

É possível medir a impedância de saída em ultralinear e em tríodo?
A THD+N imagino que seja difícil...

R
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2980
Pontos/Reputação : 4662

Mensagem  imfos54 em 7/8/2013, 19:46

vinyl33 escreveu:
Em principio não necessita de alterar nada no módulo de auto-bias. O "esparguete" de fio envolvido a teflon visivel na foto não dá para entender de que forma o dito cujo está implementado no circuito. Precisará sim de reajustá-lo para os 100 mA de polarização.
Pela foto percebe-se que a G3 já está ligada ao cátodo, como é habitual. So far so good....
Terá que retirar os fios laranja e as resistências de 470K que vão dos pinos 4 das EL34 (G2) aos taps do trafo de saída.
Finalmente reajuste o módulo de auto-bias para uma corrente de repouso de 100 mA.
That´s all.

Olá A.

Com estas instruções e o meu jeito com o "maçarico", esta mod is a piece of cake!
Depois de reler as instruções do módulo de auto-bias, acho que não é necessário alterar as ligações existentes, apenas tenho que ajustar a polarização para os 100 mA.
Do que me lembro, parece-me que em modo tríodo a potência desce para metade, i.e. fica-se pelos 20 W. Para as OB isto não deve ser problema, como já verificou.
Vou tratar de comprar as resistências.
Obrigado pela dica.

Abraço.
I.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  vinyl33 em 8/8/2013, 11:06

imfos54 escreveu:
vinyl33 escreveu:
That´s all.

Olá A.

Com estas instruções e o meu jeito com o "maçarico", esta mod is a piece of cake!
Depois de reler as instruções do módulo de auto-bias, acho que não é necessário alterar as ligações existentes, apenas tenho que ajustar a polarização para os 100 mA.
Do que me lembro, parece-me que em modo tríodo a potência desce para metade, i.e. fica-se pelos 20 W. Para as OB isto não deve ser problema, como já verificou.
Vou tratar de comprar as resistências.
Obrigado pela dica.

Abraço.
I.

Olá Imfos,
É como disse: - "a piece of cake" ... só que, raios partam aqueles 23 parafusos para aceder ao interior do chassis ....  
Quanto à potência descer para quase metade, estamos a falar de cerca de 3 dB .... no big deal, especialmente para as OB's.
Se precisar de resistências de 100R, tenho por cá de filme metálico (1%) de 3 e 2W (as que apliquei, porque de 1W só tinha de carbon film).
Por onde andará o RV ??? Tá muito caladinho.......

Abraço
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  rjbv17 em 8/8/2013, 13:23

vinyl33 escreveu:
......

Abraço
Caladinho mas MUITO atento ao que se passa. E estou a gostar do rumo que as coisas estão a tomar ...

Continuem, p.f.

RV
rjbv17
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Interesses : Hi-Fi, carros, música, selos, astronomia, desporto
Pontos/Reputação : 378

Mensagem  imfos54 em 8/8/2013, 14:33

rjbv17 escreveu:Caladinho mas MUITO atento ao que se passa. E estou a gostar do rumo que as coisas estão a tomar ...
Continuem, p.f.
RV
E é bom que estejas MESMO atento, porque és o ÚNICO responsável por eu me ter aventurado por caminhos que desconheço!

Como já percebeste, agora já há mais alguém que me desafiou a voltar a pegar no "maçarico"...

E como as dúvidas já começaram a surgir, preparem-se para me explicar como se mede a corrente de repouso de 100 mA no meu Jadis, com o módulo de auto-bias instalado.

Abraço.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  imfos54 em 8/8/2013, 15:28

vinyl33 escreveu:É como disse: - "a piece of cake" ... só que, raios partam aqueles 23 parafusos para aceder ao interior do chassis ....  
Quanto à potência descer para quase metade, estamos a falar de cerca de 3 dB .... no big deal, especialmente para as OB's.
Se precisar de resistências de 100R, tenho por cá de filme metálico (1%) de 3 e 2W (as que apliquei, porque de 1W só tinha de carbon film).
Olá A.

Por causa da chatice dos parafusos, a tampa inferior do meu Jadis foi retirada há muito tempo, desde a época em que comecei com as modificações. Quando não estou a mexer nele, uso uma grelha metálica de malha larga a substituir a tampa original que, para além de garantir as condições mínimas de segurança, me permitia ter acesso aos pontos de medição e aos pots de afinação do bias, antes da instalação do módulo de auto-bias actualmente residente.

Receio ter de aceitar a sua oferta para me disponibilizar as 4 resistências de que preciso. Não consigo contactar telefonicamente com o meu fornecedor habitual para esse tipo de material (o nº de telef. da Dimofel indicado no site já não existe), o que me deixa na dúvida se estarão de férias ou se já fecharam as portas devido à crise (nos tempos que correm há sempre essa possibilidade).

Relativamente à mod para funcionamento em modo tríodo, deparei com a questão da necessidade do ajuste da corrente de repouso, que me levanta algumas dúvidas, que passo a expor:

- Na situação actual em modo pentodo, o bias é afinado medindo uma tensão de 110 mV na resistência do ânodo. Mas em que pontos é que se mede a corrente de repouso? Qual é o valor dessa corrente nesta configuração?

- Em modo tríodo quais são os pontos para medição dos 100 mA da corrente de repouso? Continua a ser válida a condição dos 110 mV na resistência do ânodo?

(Pelos vistos o RV continua atento!)

Abraço.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  vinyl33 em 8/8/2013, 15:59

imfos54 escreveu:

Receio ter de aceitar a sua oferta para me disponibilizar as 4 resistências de que preciso. Não consigo contactar telefonicamente com o meu fornecedor habitual para esse tipo de material (o nº de telef. da Dimofel indicado no site já não existe), o que me deixa na dúvida se estarão de férias ou se já fecharam as portas devido à crise (nos tempos que correm há sempre essa possibilidade).
No problem.... Pf mande-me MP com a indicação do seu endereço.

imfos54 escreveu:Relativamente à mod para funcionamento em modo tríodo, deparei com a questão da necessidade do ajuste da corrente de repouso, que me levanta algumas dúvidas, que passo a expor:

- Na situação actual em modo pentodo, o bias é afinado medindo uma tensão de 110 mV na resistência do ânodo. Mas em que pontos é que se mede a corrente de repouso? Qual é o valor dessa corrente nesta configuração?
Vai medir a corrente de repouso utilizando exactamente o mesmo modus operandi. Na situação actual, o pêntodo está a trabalhar em classe A/B com uma corrente de repouso de 20 mA. De facto os seus 110 mV medidos através da resistência do ânodo de 5,62 Ohm, correspondem àqueles 20 mA (R=E/I  =>  I=E/R    =>    I= 110 mV/5,62 Ohm ~ 20 mA

imfos54 escreveu:- Em modo tríodo quais são os pontos para medição dos 100 mA da corrente de repouso? Continua a ser válida a condição dos 110 mV na resistência do ânodo?
Nop. Para ter uma corrente de repouso de 100 mA, a queda de tensão entre os extremos da resistência de 5,62 Ohm deverá ser agora de 560 mV. (100 mA * 5,62 Ohm ~ 560 mV).

Depois de lêr as application notes do seu módulo da Tent Labs, a "coisa" parece-me bastante fácil.....

Se ajustar o trimmer R14 do módulo até que a leitura na resistência dos ânodos sejam os tais 560 mV, o servo encarrega-se do resto.
Penso eu de que....

imfos54 escreveu:(Pelos vistos o RV continua atento!)
É..... "está na recoca" ....Very Happy 

Abraço
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  imfos54 em 8/8/2013, 16:30

A.

Obrigado pela preciosa ajuda.
Mais logo volto ao contacto.

Abraço.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  vinyl33 em 8/8/2013, 21:53

You've got mail, Sir
Abraço
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  PICO11041968 em 26/12/2015, 21:23

Jadis mesmo afinado é fraco, e afinar é treta, qualquer audion que não precisa de nada bate isso é outros modelos,de olhos fechados, sempre achei jadis sejam qual forem os modelos sem recorte , palco definição então desde que li alguém que comprou uns já300b e estava tudo quase,queimado devido ao mau projecto nada há mais,a dizer sobre esta marca.
PICO11041968
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Ocupação : PROJETISTA
Interesses : AUDIO/FOTOGRAFIA
Pontos/Reputação : 70

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: