JADIS ORCHESTRA

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

JADIS ORCHESTRA

Mensagem  Henriques Ferrão em 26/2/2009, 10:14

Bom dia
Pergunto se alguém tem informação de como afinar o bias do Jadis Orchestra? O manual nada refere, diz que deve ser feito por um técnico especializado (IMACÚSTICA), mas penso que será uma operação simples, desde que se conheçam os pontos e formas de medida.
O manual também refere que o ajuste é automático(?) e só é necessário com a instalação de válvulas novas.

Agradeço desde já qualquer ajuda.

boas audições
Henriques Ferrão
Henriques Ferrão
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Ocupação : Arquitecto
Interesses : VINTAGE HI-FI
Pontos/Reputação : 181

Re: JADIS ORCHESTRA

Mensagem  pbarata em 28/2/2009, 13:14

Conseguis-te esclarecer as tuas dúvidas? Tenho curiosidade em saber como fizes-te... bounce
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1113
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 450

Mensagem  Henriques Ferrão em 28/2/2009, 14:26

pbarata escreveu:Conseguis-te esclarecer as tuas dúvidas? Tenho curiosidade em saber como fizes-te... bounce

Bom dia
Ainda não consegui. Mandei um mail para o representante em França, mas ainda não obtive resposta. Posso tentar a Imacústica, mas tenho dúvidas, porque o manual do aparelho (em português é feito por eles e refere que o ajuste do bias tem que ser feito por pessoal técnico especializado).
Continuo a tentar, se conseguir, informo.

boas audições
Henriques Ferrão
Henriques Ferrão
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henri em 28/2/2009, 16:01

É simples...tens que ter os aparelhometros para poderes medir e afinar, eu por acaso tenho um, e já o levei ao "médico" hehehe... e é um processo simples, mas como disse tens que ter o tal medidor...se não nada feito.

Se fosses do norte, podia recomendar-te, assim tens que encontrar alguem que faça isso aí...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  Henri em 28/2/2009, 16:03

Quando digo que por acaso tenho um...é um jadis orchestra...entenda-se!...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Henriques Ferrão em 28/2/2009, 16:38

Henri escreveu:Quando digo que por acaso tenho um...é um jadis orchestra...entenda-se!...

Bom dia
Eu tenho um multimetro que penso é o que é necessário para medir o bias, não sei é como e onde faço as medições, nem quais os valores que tenho que ter porque o manual nada refere. Tenha mais amplificadores a válvulas Antique Sound Lab e Golden Tube Audio em que o manual refer como se faz o ajuste do bias e quiais os valores recomendados e é muito fácil de fazer, o problema é que o manual do Jadis nada refere.

boas audições
Henriques Ferrão
Henriques Ferrão
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henri em 2/3/2009, 15:35

Hei-de dizer que é igual, sem contudo referir que não tenho a certeza.

O que eu vi, aquando da afinação do meu, foi que ele o colocou a 9,5/10, não sei se isto te serve para alguma coisa, pois não sei explicar melhor...não entendo muito disto!...

Alguem que saiba mais que dê a seu conselho!!...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 5/3/2009, 17:06

Bom dia

Depois de investigar um pouco, cheguei a conclusão (que nada sei Very Happy ) que a tensão de alimentação dos anodos é de (+-) 90 a 110 mv.
O problema é que não sei qual os pontos de leitura nesse aparelho e só descobri que não é simples. No meu anterior amplificador, existiam pontos de leitura e potenciómetros de ajuste na parte exterior do aparelho.
Outra coisa que descobri na tentativa de ajudar, foi que tens ai um aparelho de grande qualidade e que para melhorar, é preciso investir em grande, o que me leva a concluir que se calhar a melhor opção será levares o aparelho a uma loja, e deixares afinar por quem sabe. Como já referi, eu fazia a afinação no meu e era super simples, mas não se sabendo ao certo e tendo em conta a grande qualidade do aparelho em questão, eu não arriscaria.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Henriques Ferrão em 5/3/2009, 20:35

António José da Silva escreveu:Bom dia

Depois de investigar um pouco, cheguei a conclusão (que nada sei Very Happy ) que a tensão de alimentação dos anodos é de (+-) 90 a 110 mv.
O problema é que não sei qual os pontos de leitura nesse aparelho e só descobri que não é simples. No meu anterior amplificador, existiam pontos de leitura e potenciómetros de ajuste na parte exterior do aparelho.
Outra coisa que descobri na tentativa de ajudar, foi que tens ai um aparelho de grande qualidade e que para melhorar, é preciso investir em grande, o que me leva a concluir que se calhar a melhor opção será levares o aparelho a uma loja, e deixares afinar por quem sabe. Como já referi, eu fazia a afinação no meu e era super simples, mas não se sabendo ao certo e tendo em conta a grande qualidade do aparelho em questão, eu não arriscaria.

Abraço

Boa noite
Obrigado pelos conselhos.
O aparelho está afinado e a tocar a 100%, tem o ajuste de bias automático, o único problema é que o bias tem que ser ajustado quando se mudam as válvulas de potência, o que poderei querer fazer mais tarde, e a ser assim terei que o enviar para a Imacústica (Porto) o qu enão dá jeito nenhum.

boas audições
Henriques Ferrão
Henriques Ferrão
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 5/3/2009, 22:25

Prezado Henriques Ferrão!

Quando alterar as válvulas, não necessita de enviar o amplificador para a Cidade Invicta para proceder à afinação do bias. Para essa finalidade, recomendo uma deslocação ao Atelier Áudio, em Lisboa.

Entretanto, sabia que o Jadis Orchestra é um amplificador híbrido?

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  Henriques Ferrão em 5/3/2009, 23:22

Boa noite.

Já conheço o Eduardo Cruz e recomendo, não me lembrei de lhe perguntar se sabia como afinar o bias do Jadis. Pode ser que me diga como o posso fazer. Já o tramei para consultor da alteração da instalação eléctrica para alimentação dedicada dos meus Cinecittá.
Não sabia que era hibrido, que toca bem, isso toca! O manual nada diz e não tenho o esquema. Também ainda não arranjei "coragem" para o abrir (são n parafusos), mas vou lá chegar.
Obrigado pelo conselho e boas audições.

Henriques Ferrão
Henriques Ferrão
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henri em 6/3/2009, 15:46

Eu confirmo que é hibrido, pois tambem já vi a plca transistor "agarrada" à frente, e não é dificil abrir o dito!...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  td124 em 6/3/2009, 17:13

Henri escreveu:Eu confirmo que é hibrido, pois tambem já vi a plca transistor "agarrada" à frente, e não é dificil abrir o dito!...

Olà,

isso é estranho, nem no site da JADIS nem em parte nehuma aqui em França isso é dito. O transistor que hà é para regular os filamentos das valvulas, nao para o som, por isso tecnicamente nao é um hybrido.

@+
td124
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 585
Ocupação : Audio designer
Interesses : Tudo o que desperta a alma...
Pontos/Reputação : 875

Mensagem  Convidad em 6/3/2009, 17:31

td 124 escreveu:

O transistor que hà é para regular os filamentos das valvulas, nao para o som, por isso tecnicamente nao é um hybrido.

Aqui vai um site aonde se pode ver que é um puro amplificador a válvulas e não um hybrido.

http://www.audiophilia.com/hardware/Tube_Amps/reviews/orchestra.htm

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 6/3/2009, 18:06

António Silva escreveu;

Aqui vai um site aonde se pode ver que é um puro amplificador a válvulas e não um hybrido.

Depois de mais investigação, parece que a pré amplificação afinal é SS, como a própria Jadis diz em resposta a um email.
Dear Sir,
Thank you for your interest in our products.
The Orchestra is a hibrid. The preamp part is solid state.
Cordially,
Jadis
----- Original Message -----
From: Electro PT
To: jadis@jadis-electronics.com
Sent: Tuesday, June 29, 2004 2:49 AM
Subject: Jadis Orchestra

Dear Sirs,

Could you please tell me if the Jadis Orchestra integrated amplifier is a hibrid or all tube?

Thanks in advance.

Kind regards,

Hugo

Claro que não sei se algo mudou desde então. Também é interessante de referir que parece haver quem tire essa parte SS com benefícios sónicos.

www.diyaudio.com/forums/showthread/t-36643.html+JADIS+ORCHESTRA&hl=en&ct=clnk&cd=9&gl=uk" target="_blank" rel="nofollow">http://209.85.229.132/search?q=cache:IuP_wd1gbbIJ:www.diyaudio.com/forums/showthread/t-36643.html+JADIS+ORCHESTRA&hl=en&ct=clnk&cd=9&gl=uk

Para quem queira ler, bastante interessante.

Convidad
Convidado

Mensagem  Henri em 7/3/2009, 01:11

É verdade sim senhor, eu estou em lista de espera...por assim dizer...hehehe... vou tentar que o meu fique a trabalhar a valvulas puras!!!...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 8/3/2009, 08:04

Henri escreveu:
... vou tentar que o meu fique a trabalhar a valvulas puras!!!...

Isto sim, isto é de homem.... lol! Puramente analógico. Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 9/3/2009, 01:46

António José da Silva escreveu:
Henri escreveu:
... vou tentar que o meu fique a trabalhar a valvulas puras!!!...

Isto sim, isto é de homem.... lol! Puramente analógico. Very Happy

Eu também ouvi o Orquestra e gostei muito, mas optei por o PrimaLuna Pro-Two. Além dos vários atributos deste, um dos quais é o autobias, é que quanto a mim ganhou a corrida. Very Happy De qualquer forma o Jadis é realmente um bom amplificador.
Mas o imortante mesmo é o som «tubolar», assim como o analógico! Very Happy
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Henri em 9/3/2009, 02:10

Antes do jadis, eu tinha precisamente o prima luna prologue two!...

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo em 9/3/2009, 02:36

Henri escreveu:Antes do jadis, eu tinha precisamente o prima luna prologue two!...

Então e qual foi a razão da troca? Não gostas-te do Pro-tow?
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henriques Ferrão em 9/3/2009, 09:54

Bom dia
Pelo que li, e é referido no manual o Jadis também tem o ajuste de bias automático.
Só necessita de ajuste manual quando se trocam as 4 válvulas de potência e é esse procedimento que o manual não refere.
O manual é uma tradução da Imacústica não sei se o manual na lingua original não terá mais informação.

boas audições

Henriques Ferrão

Última edição por Henriques Ferrão em 9/3/2009, 23:51, editado 1 vez(es)
Henriques Ferrão
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henri em 9/3/2009, 19:35

fm&stereo escreveu:
Henri escreveu:Antes do jadis, eu tinha precisamente o prima luna prologue two!...

Para te ser sincero...acho ambos fraquitos, mas o jadis tem melhores transformadores, logo!...

Ab

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo em 10/3/2009, 01:20

Henri escreveu:
fm&stereo escreveu:

Para te ser sincero...acho ambos fraquitos, mas o jadis tem melhores transformadores, logo!...

Ab

Fraquitos não é coisa que de todo seja partilhada pelo mundo fora. Mas, pessoalmente escolho o PrimaLuna por entre muitos dos melhores e a qualquer preço. Naturalmente que se podesse compraria outros, mas não venderia o meu com certeza.
Ainda ontem, com um novo interligador e a experimentar um cabo fiquei imediatamente desejoso de fazer uma cabo de colunas novo - e é precisamente o que vou fazer. Ora, se eu já estava satifeitissimo com o cabo de colunas que tenho, querendo melhor, quer dizer apenas que o amplificador tem um potêncial a explorar que ainda não mostrou o limite. Quer dizer que quanto melhor for aquilo que lhe ligo, seja fonte, cabo ou o que quer que seja, melhor prestação obtenho. O mesmo já não se pode dizer de qualquer outro, ou seja, não há assim tantos aparelhos capazes.
A jadis tem coisas boas, mas cuidado com a relatividade das coisas. Não querendo desvalorizar, em pensei muito antes de comprar o PrimaLuna, mesmo depois de ponderar comprar o Orquestra. Mas a coisa é mesmo assim, cada um tem o seu caminho...

Abraço e boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Henri em 10/3/2009, 16:09

Quando digo "fraquitos" é para os valores em causa, mas mudei, porque ainda assim, penso que o jadis é de outra classe, isto para os meus ouvidos...é claro...Hehehehe...

Mas o que interessa é que estejas satisfeito com o prima luna, pois és tu que convives com ele, e não deixas de ter prazer com a sua "audição"...penso eu!!!...

Boas audições

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo em 11/3/2009, 01:39

Eu para comprar um jadis ia já para o DA88S - o que é já um preço muito superior. Mas ainda assim não dispensava o meu PrimaLuna. Laughing
Há coisas que não se explicam facilmente. Eu se podesse compraria outros brinquedos, mas há alguns que para nós são especiais. Eu lembro-me antes de o comprar, de fazer comparações que podem não parecer muito racionais, como comparar com Krel de topo, assim como com Audio Researsh, etc, mas a verdade é que eu fiz isso e ainda que podesse atirar-me para aventuras astronómicas, já pensava que não poderia dispensar o Prologue. Laughing
Espero que disfrutes do teu Jadis como eu disfruto do meu PrimaLuna. Very Happy

Boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  vinyl33 em 6/4/2012, 19:26

Henriques Ferrão escreveu:Bom dia
Pelo que li, e é referido no manual o Jadis também tem o ajuste de bias automático.
Só necessita de ajuste manual quando se trocam as 4 válvulas de potência e é esse procedimento que o manual não refere.
O manual é uma tradução da Imacústica não sei se o manual na lingua original não terá mais informação.

boas audições

Henriques Ferrão

O Jadis Orchestra não tem ajuste automático de bias.
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 667
Interesses : Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação : 1160

Mensagem  rneiva em 6/4/2012, 20:54

Normalmente o manual de serviço diz como é que estas coisas de fazem. É só seguir passo-a-passo as instruções. Não deves ter dificuldade em encontrar esse manual grátis na web ou pagando no ebay.
rneiva
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 392
Interesses : Hifi, Comboios miniatura, Musica
Pontos/Reputação : 397

http://marklinescalaz.blogspot.com/

Mensagem  vinyl33 em 7/4/2012, 00:08

rneiva escreveu:Normalmente o manual de serviço diz como é que estas coisas de fazem. É só seguir passo-a-passo as instruções. Não deves ter dificuldade em encontrar esse manual grátis na web ou pagando no ebay.

Hummmmmmmmmm.... acho que quem conseguir o referido manual de serviço, mesmo disposto a pagar, será merecedor de um prémio.... lol!

Como diria Jack o Estripador, vamos por partes....

O Jadis Orchestra é de facto um hibrido. Discreta e traiçoeiramente, junto do pot de balanço, está lá uma pequena PCB que aloja os transistores (2N1711 - 1 para cada canal), que constituem a etapa de pré amplificação. Passam completamente despercebidos, uma vez que retirando a placa inferior, é visivel apenas a face soldável do PCB.... Os transistores ficam ocultos e só são visiveis com a ajuda de um pequeno espelho que permita observar o "dark side" da PCB, ou através da remoção da mesma.

Olha p'ra ela.... Suspect

Para quem tinha dúvidas sobre a existência dos mesmos, aqui vai um pormenor dos "agentes infiltrados", os 2N1711 que providenciam um ganho de cerca de 8 dB:

E o "dark side" da PCB, já esventrada de alguns componentes, dado que actualmente já não reside no meu Jadis...

Ajuste do bias:

Ao pessoal que não esteja "rodado" com válvulas, muito cuidado. No circuito existem tensões que podem ser letais. Portanto, quem não se sentir à vontade, o melhor é delegar este ajuste em alguém com experiência.

Para este ajuste ser efectuado de forma precisa serão necessários dois multimetros digitais, ambos colocados na posição de leitura de voltagem DC e as respectivas pontas providas de pinças crocodilo. As colunas (load) devem estar ligadas ao amp e este sem nenhum input ligado. Poderá ser utilizado um só multimetro, mas o processo por tentativa e ajuste é muito mais demorado, como adiante se verá.
O amplificador deve ser ligado 15 a 30 minutos antes deste ajuste ser realizado de modo a serem obtidas condições estáveis de funcionamento e consequentemente de leitura.

Após retirada a tampa inferior, são fácilmente identificáveis 4 pots de 22K (2 para cada canal, uma vez que as EL34 trabalham em push-pull). Na foto seguinte são visiveis os 2 pots E e F do canal direito.

Soldadas ao transformador de saída do canal direito existem 2 resistências de 5,62 Ohms - entre A e B e entre G e H.
1 - Ligar as pontas de um dos multimetros (1) entre os pontos A e B da resistência de 5,62 Ohms;
2 - Ligar as pontas do segundo multimetro (2) entre os pontos C=B e D=H (placas das EL34);
3 - Ajustar lentamente o pot E até que o multimetro leia ~110 mV;
4 - Ajustar o pot F até que a leitura do multimetro (2) seja o mais próxima de zero;
5 - Este último ajuste poderá ter alterado o ajuste feito em 3. Reajustar o pot E para que a leitura seja de novo 110 mV;
6 - Reajustar o Pot F para que a leitura seja de ~0 mV.

Se as válvulas estiverem perfeitamente emparelhadas, constarão que a leitura através dos pontos G e H é também de 110 mV e os passos 5 e 6 serão, muito provavelmente, desnecessários.

Este procedimento deverá ser repetido para os pontos equivalentes do canal esquerdo.

Os 110 mV medidos no primeiro multimetro correspondem a uma polarização da grelha de controle que irá gerar uma corrente quiescente nas placas das EL34 de ~20 mA (R=E/I)....
Ao obrigar a que a diferença de potencial entre as placas de ambas as EL34 seja 0 mV, estamos a obrigar a que as amplitudes de sinal positivo e negativo no push pull sejam iguais.

Se as válvulas não estiverem perfeitamente emparelhadas, o mais provável é que a igualização dos sinais positivos e negativos (para que não haja distorção em amplitude) seja obtido com leituras diferentes através dos pontos A-B e G-H, ou seja com polarizações ligeiramente diferentes das duas EL34.

Creio que será agora entendivel o porquê da vantagem de 2 multimetros....

Mais uma vez, quem não estiver habituado aos procedimentos de lidar com válvulas.....por favor não arrisquem.

Se não fosse este post no AudiogoN - http://forum.audiogon.com/cgi-bin/fr.pl?aamps&1162170142&openflup&1&4#1 - também eu, ainda hoje, andaria às aranhas uma vez que da Jadis sobre o ajuste do bias....rien de rien....

Espero ter ajudado.

Saudações

PS - Ná....não andei a abrir o Jadis com o intuito de obter fotos para este post. Já as tinha, faz uns anitos, consequência da minha mania de documentar quase todas as intervenções que vou fazendo nos equipamentos.

vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  imfos54 em 18/4/2012, 22:29

Para evitar todo esse processo de afinação e deixarmos de ficar sempre na dúvida se passado algum tempo os valores ainda se mantêm (o "algum tempo" depende da "paranóia" de cada um...), há uma solução que eu recomendo e que instalei no meu Jadis - um módulo de ajuste automático do bias, que dispensa todo o conjunto do bus e respectivos pots do ajuste manual que, sendo fácil (tendo garantidas todas as condições de segurança, claro!), não deixa de ser uma grande chatice e um bom teste à nossa paciência, uma vez que aqueles malditos pots são difíceis de ajustar-reajustar-ajustar...etc.

Aqui vai uma foto:

Saudações.
imfos54
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 24
Interesses : Hi-FI, Fotografia, Leitura
Pontos/Reputação : 47

Mensagem  vinyl33 em 5/8/2013, 17:03

Olá Imfos,

Este seu post passou-me completamente ao lado Sad
Pela análise da foto e pela forma como as g2 se encontram ligadas, vejo que manteve as EL34 em modo ultra-linear.
Já experimentou pôr as EL34 em modo triodo ??

Abraço
vinyl33
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum: