Réguas para o analógico

Ir em baixo

Réguas para o analógico

Mensagem  fm&stereo em 8/2/2009, 02:26

Depois de algumas esperiências e estudo chegei a algumas conclusões. Uma delas é que realmente existem formas melhores do que outras de montar e calibrar estes acessórios. A régua fornecida pela Rega, por exemplo, não é das melhores. Pessoalmente, experimentei com esta fácil disturção, ou se preferirem, maior dificuldade em conseguir uma boa afinação.
Na procura de uma boa solução para a montagem de braços e cabeças no GD a solução ideal era a do Dr. Feickert. O problema era o €... Como já tinha gasto dinheiro na Pro-Ject (que pretendo vender), não queria ainda gastar tanto dinheiro. A solução foi fazer um régua. E o resultado aqui fica exposto.

A de Feickert: http://www.feickert.com/engl/aligment_tool.html ; http://store.acousticsounds.com/browse_detail.cfm?Title_ID=28626

A minha versão, não pretendendo comparar com nada, ainda mais que se trata de algo bastante artesanal, devo dizer que, pelo menos à primeira experiência fiquei muito satisfeito.

Assim aqui vai:
Posição de montagem de braço sem a cabeça...
[img][/img]
Montar braço com cabêça
[img][/img]
Réguas de alinhamento
[img][/img]
Estas com o pontos x de 66.39mm/114.22mm; 66.08mm/120.9mm e a fazer outras de 70.29mm/116.6mm e 66.00mm/120.89mm.

Espero que gostem, porque eu fiquei muito satisfeito. Very Happy

Boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Re: Réguas para o analógico

Mensagem  Convidad em 9/2/2009, 06:33

Bom dia Fernando

Então não é que isso ficou mesmo à maneira! Very Happy Muito bem executado e muito parecido com o original. A minha ficou um pouco diferente, mas ambas fazem o serviço Laughing Pelas fotos, parece-me que que o teu braço ficou montado com o eixo um pouco recuado em relação ao ideal, não permitindo o overhang necessário. Se houver algum protractor para o tamanho especifico do teu braço, podes confirmar (ou não) se o braço está realmente bem montado. Eu uso o protractor da Thorens para o meu SME, que tem o mesmo tamanho,(215.6 o Sme 215.4) e ajustei a montagem. Agora basta-me seguir a linha (curva) e em ambos os pontos (e sempre seguindo a linha) a célula tem que estar paralela com a linha e na ultima grelha, para além de paralelo, tem que bater no ponto para confirmar o paralelismo e o overhang correcto. Notei uma melhoria depois de bem afinado. Se conseguires arranjar um protractor especifico (com curva desenhada) para o teu Schröder seria bom. Claro que o overhang até pode estar bem e a foto ser um pouco enganadora.
Como é que confirmas o resultado da medição? Tens algum aparelho de medição com a necessária precisão?
Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 10/2/2009, 02:54

Olá António,
Isto foi feito seguindo rigorosamente os estudos feitos por vários peritos, inclusivamente o Dr. Feickert, Schroeder e outros. Procurei respeitar as medidas ideiais muito criteriosamente. Nada falha Exclamation Laughing Aliás, a própria régua de alinhamento da cabêça exige a devida overhang, caso contrário não era possível o devido alinhamento. Tal é o rigor que, como disse, a régua fornecida pela Rega não satizfas.

Abraço.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 10/2/2009, 06:26

Foi o que eu pensei, por isso disse logo que devia de ser ilusão de óptica. Como está tudo certo só há que por uma fatia de ouro negro em cima do mesmo, e recostar no sofá com um puro malte na mão (no teu caso, um copo de agua Laughing ) fechar os olhos e com a sensação do dever cumprido, ouvir a bela da musica que a velhinha (mas boa DL 103)) célula retira das entranhas mais escondidas.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 11/2/2009, 02:12

António José da Silva escreveu:Foi o que eu pensei, por isso disse logo que devia de ser ilusão de óptica. Como está tudo certo só há que por uma fatia de ouro negro em cima do mesmo, e recostar no sofá com um puro malte na mão (no teu caso, um copo de agua Laughing ) fechar os olhos e com a sensação do dever cumprido, ouvir a bela da musica que a velhinha (mas boa DL 103)) célula retira das entranhas mais escondidas.

Abraço

Ora bem! A deliciosa ventura do audio. drunken

Mas já agora vou colocar aqui mais alguma observação desta matéria.
Como podem ver, se procurarem na net, existem vários estudos sobre a matéria. E foi através destes que cheguei a esta conclusão. Nem Clearaudio nem nada, somente a oferta do Dr. Feickert me seduziu. Mas é um bocado de € e como eu gosto de me enterter com o DIY, sendo este um desafio que por vesez aceito, resolvi por mãos à obra.
Assim vejam.

[img][/img]
[img][/img]
[img][/img]

Portanto, consoante a distância e ou comprimento do braço, assim o arco e o «overhang», sendo o pomto marcado para a agulha o ideal para o LP. Esta é a parte mais importante para se encontrar a afinação da cabeça que, por sua vez, encontra a optimização num sitema de pontos nulos.

Boas audições.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 11/2/2009, 08:15

Felicito o prezado companheiro FM&Stereo pela concepção das réguas apresentadas que, em vez da classificação de cinco estrelas que a revista What Hi-fi? costuma dar, a nota em concordância seria uma dezena de estrelas. Parabéns!

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 11/2/2009, 17:12

Ghost4u escreveu:
Felicito o prezado companheiro FM&Stereo pela concepção das réguas apresentadas que, em vez da classificação de cinco estrelas que a revista What Hi-fi? costuma dar, a nota em concordância seria uma dezena de estrelas. Parabéns!

Obrigado Ghost4u, muita amabilidade a tua.

Hoje tive também o prazer de te conhecer e de confraternizar com um bo peixinho. Very Happy Espero repetir isto. Wink

Abraço.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: