Válvulas vs transístores
Página 1 de 5 • Compartilhe •
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5 
Válvulas vs transístores
Olá,
que é que vos parece? em que é que difere? E as válvulas não se fundem com facilidade?
e os híbridos?
aliás, devo dizer que vocês são uns caraças, porque eu estava sossegadito com o meu CD e agora liguei o gira-discos e aquilo toca bestialmente (desde que o liguei à terra :p). Eu é que não percebo mesmo nada disto, até já penso em válvulas, éc!
fiquem bem
enxuto
que é que vos parece? em que é que difere? E as válvulas não se fundem com facilidade?
e os híbridos?
aliás, devo dizer que vocês são uns caraças, porque eu estava sossegadito com o meu CD e agora liguei o gira-discos e aquilo toca bestialmente (desde que o liguei à terra :p). Eu é que não percebo mesmo nada disto, até já penso em válvulas, éc!
fiquem bem
enxuto
Última edição por enxuto em 2009-02-02, 14:10, editado 1 vez(es)
Re: Válvulas vs transístores
enxuto escreveu:Olá,
fiquem bem
enxuto
Não se fundem com facilidade, duram alguns milhares de horas de funcionamento, e são fáceis de substituir, o problema por vezes é o custo.
boas audições
Henriques Ferrão

Henriques Ferrão- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 1184
Ocupação: Arquitecto
Interesses: VINTAGE HI-FI
Pontos/Reputação: 175
"aliás, devo dizer que vocês são uns caraças, porque eu estava sossegadito com o meu CD e agora liguei o gira-discos e aquilo toca bestialmente (desde que o liguei à terra :p). Eu é que não percebo mesmo nada disto, até já penso em válvulas, éc!"
Sem te conhecer, já gosto de ti
. Falaste em gira discos e válvulas, portanto só podes ser um bom ser humano
As válvulas duram anos, e muitas vezes uma vida, depende de alguns factores que não vale a pena estar agora a mencionar. Neste momento já há coisas bastante boas a preços muito simpáticos, como é o caso dos muito falados dynavox (+ ou - 400 euros)
Em relação a duvidas, nas poucas coisas que poder ajudar, estou ao dispor.
Abraço
Sem te conhecer, já gosto de ti
As válvulas duram anos, e muitas vezes uma vida, depende de alguns factores que não vale a pena estar agora a mencionar. Neste momento já há coisas bastante boas a preços muito simpáticos, como é o caso dos muito falados dynavox (+ ou - 400 euros)
Em relação a duvidas, nas poucas coisas que poder ajudar, estou ao dispor.
Abraço
Convidad- Convidado
caro enxuto
as válvulas têm uma sonoridade muito particular, têm muito mais distorção que os transistores, o som é mais "aveludado" talvez por força disso. ouço válvulas há mais de 40 anos, tive uma curta fase de transistores mas o apelo da memória foi maior e voltei aos tubos. os amplificadores ditos "normais" a válvulas podem soar lentos, com pouco ataque e pouca dinâmica, por isso muita malta não gosta. eu tenho a sorte de ter um com as caracteristicas de ataque e dinâmica "comme il faut" e dele extraio todo o prazer musical que a música me pode proporcionar. há quem associe os amplificadores a válvulas a um certo género de música (jazz, por exemplo) mas é nas vozes que eu acho que é a sua mais valia, sobretudo para quem como eu é "vidrado" em vozes femininas de eleição (para o meu gosto, claro está).
o meu phono também é a válvulas, gosto muito dele e o seu casamento com o Dyna é magnifico.
claro que de vez em quando lá volto aos transistores, sobretudo quando me apetece ouvir aqueles sons do carlos santana, do flaco jimenez e da música mexicana de fronteira, mas é um regresso de curta direcção.
válvulas, ou se ama ou se destesta.
cumps
as válvulas têm uma sonoridade muito particular, têm muito mais distorção que os transistores, o som é mais "aveludado" talvez por força disso. ouço válvulas há mais de 40 anos, tive uma curta fase de transistores mas o apelo da memória foi maior e voltei aos tubos. os amplificadores ditos "normais" a válvulas podem soar lentos, com pouco ataque e pouca dinâmica, por isso muita malta não gosta. eu tenho a sorte de ter um com as caracteristicas de ataque e dinâmica "comme il faut" e dele extraio todo o prazer musical que a música me pode proporcionar. há quem associe os amplificadores a válvulas a um certo género de música (jazz, por exemplo) mas é nas vozes que eu acho que é a sua mais valia, sobretudo para quem como eu é "vidrado" em vozes femininas de eleição (para o meu gosto, claro está).
o meu phono também é a válvulas, gosto muito dele e o seu casamento com o Dyna é magnifico.
claro que de vez em quando lá volto aos transistores, sobretudo quando me apetece ouvir aqueles sons do carlos santana, do flaco jimenez e da música mexicana de fronteira, mas é um regresso de curta direcção.
cumps
cumps
Não é bem assim...eu nem amo...nem detesto...gosto...pura e simples!!!

cumps
Não é bem assim...eu nem amo...nem detesto...gosto...pura e simples!!!
Henri- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 470
Pontos/Reputação: 136
Boas
Válvulas, válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas, e válvulas.
Agora um pouquinho mais a sério... o som das válvulas é realmente diferente dos sólidos, é um som mais quente, mais "humano".
Mas isto é apenas a minha opinião, que sou fã das válvulas e do vinil...
Pelo que percebi, tambem és fã do vinil, "welcome to the dark side".
Cumprimentos
Rui Sousa
Válvulas, válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas, e válvulas.
Agora um pouquinho mais a sério... o som das válvulas é realmente diferente dos sólidos, é um som mais quente, mais "humano".
Pelo que percebi, tambem és fã do vinil, "welcome to the dark side".
Cumprimentos
Rui Sousa

RuiGSousa- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 330
Ocupação: Comissário de Bordo
Interesses: Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação: 277
RuiGSousa escreveu:Boas
Válvulas, válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas,válvulas, e válvulas.![]()
Pelo que percebi, tambem és fã do vinil, "welcome to the dark side".![]()
Cumprimentos
Rui Sousa
Mais distorção/coloração isso sim. lamento amigo. De qualquer forma estou a pensar em adquirir um. Sempre é um som diferente.
Para melhor entendimento aconselho a leitura de
"MEDIDAS E ESPECIFICAÇÕES VS. AVALIAÇÕES SUBJECTIVAS: O CASO DOS AMPLIFICADORES A VÁLVULA “SINGLE ENDED”
por Eduardo B. E. de Lima"
http://www.cpdee.ufmg.br/~semea/anais/artigos/EduardoLima.pdf

nbunuel- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 1431
Ocupação: Bode Expiatório - F. Público
Interesses: Demasiados
Pontos/Reputação: 1339
Se formos só pelas medições, muitos dos aparelhos ingleses de culto não são grande coisa, e os amplificadores japoneses a começar nos bem baratinhos, os melhores do mundo. Só por aqui se vê o quão "subjectivos" são as medições objectivas.
Na minha perspectiva pessoal, o melhor sistema de som não é o que mais linearmente transmite o sinal, mas o que melhor me engana na reprodução, fazendo-me acreditar que o que ouço é real. Para quem gosta de sistemas bastante lineares e com boas prestações nas medições, pode sempre optar por material de estúdio, esses sim com uma linearidade estupenda.
Mas volto a repetir, na minha opinião muito pessoal, as válvulas enganam-me bem enganada
Na minha perspectiva pessoal, o melhor sistema de som não é o que mais linearmente transmite o sinal, mas o que melhor me engana na reprodução, fazendo-me acreditar que o que ouço é real. Para quem gosta de sistemas bastante lineares e com boas prestações nas medições, pode sempre optar por material de estúdio, esses sim com uma linearidade estupenda.
Mas volto a repetir, na minha opinião muito pessoal, as válvulas enganam-me bem enganada
Convidad- Convidado
António José da Silva escreveu:Se formos só pelas medições, muitos dos aparelhos ingleses de culto não são grande coisa:
E são???
Pois são, para a revistas de hi-fi, curiosamente inglesas. Hum antónio cheira-me a esturro

nbunuel- Membro Audiopt

Medições á parte, o som da válvulas agrada-me mais... e o certo é que, quando me sento no sofá a ouvir musica, oiço mesmo é a musica e não as medições... independentemente das colorações ou não, é realmente o som que mais me agrada.
Obviamente que temos que ter em atenção as sinergias entre os equipamentos e respectivas compatibilidades, que é para isso que (minha opinião) servem as medições, mas como ponto de partida... depois á que experimentar, na pratica, se determinado equipamento "se dá bem" com outro, ou não... por vezes, á equipamentos que tem tudo para tocar bem em conjunto, mas quando se vai a ouvir, a coisa não é bem assim.
Não seria a primeira vez que ouvia sistemas, carissimos , que de acordo com as suas caracteristicas tinham obrigação de ser fabulosos, com um sonsinho que deixava muito a desejar
Quanto ao som dos sólidos, também já tive... foi por aí que comecei... acho mais frio, mais agressivo (uma vez mais, minha opinião).
Mas, lá diz o outro: se todos gostássemos do azul, coitado do amarelo...
Obviamente que temos que ter em atenção as sinergias entre os equipamentos e respectivas compatibilidades, que é para isso que (minha opinião) servem as medições, mas como ponto de partida... depois á que experimentar, na pratica, se determinado equipamento "se dá bem" com outro, ou não... por vezes, á equipamentos que tem tudo para tocar bem em conjunto, mas quando se vai a ouvir, a coisa não é bem assim.
Não seria a primeira vez que ouvia sistemas, carissimos , que de acordo com as suas caracteristicas tinham obrigação de ser fabulosos, com um sonsinho que deixava muito a desejar
Quanto ao som dos sólidos, também já tive... foi por aí que comecei... acho mais frio, mais agressivo (uma vez mais, minha opinião).
Mas, lá diz o outro: se todos gostássemos do azul, coitado do amarelo...

RuiGSousa- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 330
Ocupação: Comissário de Bordo
Interesses: Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação: 277
"Pois são, para a revistas de hi-fi, curiosamente inglesas. Hum antónio cheira-me a esturro"
Assim como é estranho que a maioria dos amplificadores classe D tenham muito melhores valores nas medições do que os amplificadores classe A, e no entanto o som (da grande maioria e segundo todas as revistas, não só Uk) seja bastante mausinho.
Hum, também não cheira bem.
Mas como em tudo, não há como ouvir para comparar, que foi o que eu fiz, e para o meu gosto pessoal, as válvulas ganharam com grande margem.
Abraço
Assim como é estranho que a maioria dos amplificadores classe D tenham muito melhores valores nas medições do que os amplificadores classe A, e no entanto o som (da grande maioria e segundo todas as revistas, não só Uk) seja bastante mausinho.
Mas como em tudo, não há como ouvir para comparar, que foi o que eu fiz, e para o meu gosto pessoal, as válvulas ganharam com grande margem.
Abraço
Convidad- Convidado
~António José da Silva escreveu:"Pois são, para a revistas de hi-fi, curiosamente inglesas. Hum antónio cheira-me a esturro"
Abraço
Casse D
António leste o artigo??
O problema é quando a distorção põe em causa o timbre dos instrumentos. ou seja estamos a criar nuances artificiais...A isto se pode chamar colorações.

nbunuel- Membro Audiopt

Ainda não o li, vou ler amanhã. Só estou a comentar que os testes têm o seu valor, mas que a audição é o juiz final. Portanto o que eu fiz foi ouvir e comparar, e a minha conclusão é de que a amplificação a válvulas é a que aos meus ouvidos, me transmite a musica da forma mais bela e com vozes quentes e suaves, enfim tudo o que eu gosto. 
Mas cada um tem as suas preferências.
Em relação aos testes só me apraz dizer; eu tenho a minha opinião, não me confundam com factos.
Mas cada um tem as suas preferências.
Em relação aos testes só me apraz dizer; eu tenho a minha opinião, não me confundam com factos.
Convidad- Convidado
Página 1 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5 
Tópicos similares» Válvulas vs transístores
» Transístores vs Válvulas
» Pontiac Trans Am 1977 - YEAR ONE
» Pontiac Trans Am
» Construção de amplificador a válvulas
» Transístores vs Válvulas
» Pontiac Trans Am 1977 - YEAR ONE
» Pontiac Trans Am
» Construção de amplificador a válvulas
Página 1 de 5