Agulha nova, mas som "rouco"?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Agulha nova, mas som "rouco"?

Mensagem  tiagottx em 29/1/2009, 17:12

Pois é!

Já tenho o GD a funcionar com a correia e a agulha nova. Também fui comprar um LP (usado, mas como novo).

Ao usar os LPs antigos que encontrei, nos quais apenas ainda passei uma escova de veludo(do GD antigo), nalguns LPs e também só em certas partes de alguns outros noto que o som sai como que rouco(ou rounfenho) principalmente nas vozes. Noutros discos começa a tocar +- bem, e passado 1 ou 2 minutos começa a "enrouquecer" e a agulha fica cheia de pó!

A minha questão é: para além do pó superficial que retiro com a escova de veludo, mas que mesmo assim mantém um constante crepitar no som, penso que o problema esteja em sujidade mais profunda nos sulcos, que provavelmente só sairá após uma limpeza com liquido próprio ou água morna para amolecer essa sujidade, será isso?

Digo isto porque o LP que comprei agora e está em óptimo estado praticamente não causa qualquer "rouquidão", e discos em estado razoável apenas após tocarem alguns minutos é que começam a ficar ruídosos. Discos mais sujos praticamente não tem som limpo.

Sendo assim, de qualquer maneira vou limpar os discos com água morna e sabão(?). Qual aconselham? E que escova para os limpar após molhados?

Obrigado desde já mais uma vez Smile

Cumprimentos.
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Re: Agulha nova, mas som "rouco"?

Mensagem  SOUND em 29/1/2009, 17:28

viva tiagottx

Estou fortemente inclinado a pensar que esses problemas se devem a sujidade profunda. Quando tinha gira discos e comprava discos muito velhos nas lojas de usados acontecia-me isso que descreves com frequencia. Ate mesmo quando os discos tinham aspecto de novos. Penso que o melhor e dares uma limpeza profunda a esses discos. Penso que e melhor evitares a agua quente, esta podera depositar algum calcario nos sulcos dos discos.

No link em baixo encontras muita informacao acerca da limpeza do vinyl. La sao explicadas varias maneiras de limpar os discos de vinyl.

http://www.audiopt.net/analogico-f17/manutensao-do-vinil-t3922.htm
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 17:39

olá tiago
há algumas coisas que podem causar isso que descreves,e a sujidade é uma.o mau alinhamento da cabeça é outra.
Milton

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 18:03

Boas

Se queres investir a serio, compra uma maquina de lavar discos com aspiração. Se queres gastar pouco, compra a Knosti que faz um serviço excelente. Ou vai ao tópico do DIY e vê: maquina de lavar discos que eu ai coloquei. Pode ser que te inspires Very Happy
Mas volto a dizer que a Knosti pelo preço que custa faz maravilhas. Nunca mais tens problemas.
http://www.tnt-audio.com/accessories/knosti_e.html

http://cgi.ebay.co.uk/KNOSTI-DISCO-ANTISTAT-LP-RECORD-CLEANERS-KIT-NEW_W0QQitemZ330299193929QQcmdZViewItemQQptZTurntables?hash=item330299193929&_trksid=p3286.m63.l1177

Convidad
Convidado

Mensagem  tiagottx em 29/1/2009, 19:00

milton escreveu:olá tiago
há algumas coisas que podem causar isso que descreves,e a sujidade é uma.o mau alinhamento da cabeça é outra.
Milton

Não sei se vou dizer alguma asneira pois percebo pouco de GD, mas não me parece que seja do alinhamento da cabeça, até porque o GD é automático e básico a nível de configurações(Pioneer PL-330), e apenas tem ajuste de anti-skating(3 posições) e do contra-peso na traseira do braço...
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 22:02

tiagottx,

Fazer um diagnóstico acertivo e correcto assim será um pouco difícil e um tiro ou tiros no escuro. Foram dadas aqui e bem algumas possiveis causas. Se me permitem acrescentarei mais uma hipótese, ou uma causa, poderá ser ou não, eu não sou técnico á séria, sou um curioso que tem aprendido ao longo de alguns anos, e poderá estar relaccionado com o seu amplificador.

Não sei se é antigo ou não. Se fôr dos antigos, tente ver no painel traseiro se este tem alguma comutação de phono para respectiva célula MM/MC, e aí se tiver, tente experimentar deslocar ou pressionar se fosse caso disso algum botão ou patilha, e tire as conclusões.

Como já aqui se disse poderá ser também alguma sujidade, o que duvido, poderá também estar na causa desse ruído uma qualquer deficiente gravação, o que também honestamente não me parece.
Esse abafado terá muitas causas, ou até nenhuma, mas para ter certezas e se isso persistir, dê corda aos sapatos em direcção a um técnico á séria.

Saudações Audiófilas

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 23:10

terás posto uma agulha nova na velha cabeça do pioneer?o anti skating estará a fazer bem o seu trabalho?tens o contrapeso com o ajuste adequado?,etc,etc
já agora mete aqui uma foto do "animal"
Milton

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 23:19

Boa noite Tiago

A mim parece-me que provavelmente se trata só de sujidade. Se dizes que começa a tocar bem e passado um ou dois minutos está um som rouco e a agulha cheia de contaminações...
Se tiveres oportunidade, manda lavar alguns LP's numa loja, e vê a diferença. Se o som se mantiver estranho, então o problema é outro.

Convidad
Convidado

Mensagem  tiagottx em 29/1/2009, 23:29

O prato é parecido a este aqui, mas o braço é rigorosamente igual a este AQUI.

É só MM. Está ligado numa entrada phono e com o GND ligado no parafuso(se bem que desligando o GND, não afecta o som). A agulha é nova, mas o resto é antigo. Não sei ajustar nem sei para que serve o anti-skate nem o contra-peso(já agora para que servem?), mas coloquei o contra-peso de modo a não deixar a agulha(EDIT - aliás, a cabeça!) praticamente a raspar o disco. Não vejo mais ajustes nenhuns possíveis no GD.

Mesmo assim vou insistir primáriamente na limpeza dos discos, pois parece-me que o problema aparece praticamente em discos antigos ou com pior aspecto a nível de sujidade.
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbunuel em 29/1/2009, 23:47

tiagottx escreveu:O prato é parecido a este aqui, mas o braço é rigorosamente igual a este AQUI.

É só MM. Está ligado numa entrada phono e com o GND ligado no parafuso(se bem que desligando o GND, não afecta o som). A agulha é nova, mas o resto é antigo. Não sei ajustar nem sei para que serve o anti-skate nem o contra-peso(já agora para que servem?), mas coloquei o contra-peso de modo a não deixar a agulha(EDIT - aliás, a cabeça!) praticamente a raspar o disco. Não vejo mais ajustes nenhuns possíveis no GD.

Mesmo assim vou insistir primáriamente na limpeza dos discos, pois parece-me que o problema aparece praticamente em discos antigos ou com pior aspecto a nível de sujidade.
Tens de pôr o peso correcto da agulha (tracking force). Faz o seguinte põe o braço suspenso com o anti skating em 0 (suspenso significa em perfeito equilibrio) põe o grafico do peso nos 00 e anda até cerca de 1,5 grm. Põe o anti skating á volta 1,4 gr.
abraço
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  Convidad em 30/1/2009, 07:22

Como descrito em alguns vinis apenas ao fim de um ou dois minutos aparece o ruido, inclino-me para alinhamento da agulha, tambem tive problema semelhante.
Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  tiagottx em 30/1/2009, 18:42

Acham que a cabeça dá para alinhar este modelo? Agora à noite vou tirar umas fotos ao GD.

Quanto à limpeza, vou optar pelo 1/2 de alcool isopropilico e 1/2 de ILFOTOL, usando o disco para maquilhagem Smile

Só tenho uma dúvida quanto ao ILFOTOL. O produto de que estamos a falar é um "weting agent"(para humedecer)??? É que o tipo da fnac também não me soube dizer se com o nome ILFOTOL havia mais algum quimico, ou se só existia o agente humedecedor.

Onde compro o alcool isopropilico? Farmácia? Drograria? Hipermercado?

E quanto ao disco de maquilhagem, é daqueles descartáveis de algodão(deixa pêlos) ou daqueles de esponja aborrachada?

Desculpem tanta pergunta, mas com o tempo assim chuvoso não dá jeito andar ás voltas por aí Sad

Obrigado mais uma vez Smile
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nbunuel em 30/1/2009, 19:10

tiagottx escreveu:Acham que a cabeça dá para alinhar este modelo? Agora à noite vou tirar umas fotos ao GD.

Eu compro na farmácia Azevedo, na praça do Rossio. Tb compro noutra farmacia, que tem um farmaceutico audiófilo, muito simpático, em frente ao edifício da PJ. Isto porque a generalidade das farmacias não se quer dar o trabalho de mandar encomendar.
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  Convidad em 30/1/2009, 19:38

[quote="tiagottx"]Acham que a cabeça dá para alinhar este modelo? Agora à noite vou tirar umas fotos ao GD.

Quanto à limpeza, vou optar pelo 1/2 de alcool isopropilico e 1/2 de ILFOTOL, usando o disco para maquilhagem Smile

Só tenho uma dúvida quanto ao ILFOTOL. O produto de que estamos a falar é um "weting agent"(para humedecer)??? É que o tipo da fnac também não me soube dizer se com o nome ILFOTOL havia mais algum quimico, ou se só existia o agente humedecedor.
quote]

essa cabeça deve estar apertada á "concha"(shell)com dois parafusos de porca,esses parafusos entram na concha em duas ranhuras rasgadas,precisamente para permitir o ajuste fino da dita.nestes sites tens toda informação,e tambem reguas(protactors) para alinhamento:http://www.audiopt.net/analogico-f17/alinhem-essas-cabecas-t3325.htm?highlight=alinhem
o ILFORD ilfotol é mesmo esse wetting agent,e na fnac do colombo ainda há bastantes na secção de foto

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 30/1/2009, 19:52

Boa noite

Eu comprei o álcool numa farmácia. Ficou encomendado e no dia seguinte já lá estava. Convém ter perto dos 100% de pureza. Depois basta adicionares um litro de álcool a quatro litros de agua destilada. O agente para tirar densidade à agua normalmente usado são entre 6 a 10 gotas de detergente da loiça. E está feira a mistela.
Quando fazia o meu liquido (antes de começar a usar o Lads) era assim que procedia. Esta receita está bastante divolgada na net. Se preferires o outro método que falastes, não deves usar o agente de fotografia da Kodak, porque tem agentes nocivos para o vinil.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 30/1/2009, 19:57

tiagottx escreveu:Acham que a cabeça dá para alinhar este modelo? Agora à noite vou tirar umas fotos ao GD.

E quanto ao disco de maquilhagem, é daqueles descartáveis de algodão(deixa pêlos) ou daqueles de esponja aborrachada?

Desculpem tanta pergunta, mas com o tempo assim chuvoso não dá jeito andar ás voltas por aí Sad

Muito boa opção, rapida e eficaz, quando não tenho muito tempo para usar a máquina uso exactamente isso.

Convidad
Convidado

Mensagem  tiagottx em 1/2/2009, 02:09

Hoje andei ás compras e só não encontrei o alcool isopropilico, mas cheguei a casa e limpei alguns daqueles LPs que estavam com mau som simplesmente com o disco de maquilhagem embebido em água destilada(e depois sequei). E não é que para meu espanto a diferença na qualidade já foi MUITO AUDÍVEL!?!?!? Faço ideia depois de uma limpeza a sério Shocked

Portanto, de momento as vozes já saem QUASE nada roucas, e o crepitar do pó foi drásticamente reduzido. Falta-me fazer a receita especial para a limpeza com o alcool e o Ilfotol, e comprar uma escova anti-estática Smile

Só tenho a agradecer toda a ajuda que me deram até aqui, e que se tem revelado bastante proveitosa Cool

Última edição por tiagottx em 1/2/2009, 02:28, editado 1 vez(es)
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 1/2/2009, 02:26

Caro tiagottx,

nao sei re ja referido aqui, mas tambem sera conveniente limpar a agulha com o producto e a escovinha proprios para essa finalidade. Esta acao convem ser feita gentilmente de tras para a frente (na agulha). O gira discos, o amplificador de som e o phono convem estarem desligados para efectuar esta operacao.

Última edição por SOUND em 1/2/2009, 09:50, editado 2 vez(es)
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 1/2/2009, 09:35

SOUND escreveu:Caro tiagottx,

nao sei re ja referido aqui, mas tambem sera conveniente limpar a agulha com o producto e a escovinha proprios para essa finalidade. Esta acao convem ser feita gentilmente de frente para tras (na agulha). O gira discos, o amplificador de som e o phono convem estarem desligados para efectuar esta operacao.
amigo SOUND
há alguma razão para ser feito da frente para trás?é que de trás para a frente oferece menos riscos e é o sentido em que o diamante trilha o sulco...
Milton

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 1/2/2009, 09:43

milton escreveu:
SOUND escreveu:Caro tiagottx,

nao sei re ja referido aqui, mas tambem sera conveniente limpar a agulha com o producto e a escovinha proprios para essa finalidade. Esta acao convem ser feita gentilmente de frente para tras (na agulha). O gira discos, o amplificador de som e o phono convem estarem desligados para efectuar esta operacao.
amigo SOUND
há alguma razão para ser feito da frente para trás?é que de trás para a frente oferece menos riscos e é o sentido em que o diamante trilha o sulco...
Milton

O milton, tens toda a razao Smile de facto enganei-me, a maneira que dizes esta certa. EH EH ja estou a ficar esquecido, ja la vai quase um ano deixei o gira bolachas. Obrigado pela correcao.

Vou emendar o post. Smile
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares