Não pesco nada disto

Página 1 de 19 1, 2, 3 ... 10 ... 19  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Não pesco nada disto

Mensagem  mn61 em 27/1/2009, 20:39

Boas

Resolvi dar uma oportunidade ao vinil, para não dizerem que tenho ideias pre concebidas!!!!
Vou começar por baixo até saber se me entusiasmo com isto...

Preciso da ajuda dos entendidos...
Comprei ao Ricardo (profmat) um Project Debut III (ainda nem o vi Laughing ) e a partir de agora começam as minhas dúvidas.

Para pôr o giradiscos a funcionar com a minha amplificação, o que é que preciso de comprar mais???
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Re: Não pesco nada disto

Mensagem  Pierre em 27/1/2009, 20:42

Binil,binil... ir à Carbono e disfrutar!
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Mensagem  Convidad em 27/1/2009, 21:28

Prezado Mn61!

Em conformidade com a tipologia de célula a utilizar (MM ou MC), para anexar o gira-bolachas ao pré-amplificador Audiolab 8000Q, necessita de adicionar uma phono stage. Depois, verificar se a célula está bem posicionada no braço e com o peso recomendado. Além disso, uma escova de fibras de carbono para retirar o pó das bolachas...

Mas, subitamente, eis duas questões que surgem na minha Caixa Idiota Instruída, ao recordar a seguinte citação que transcrevo:
mn61 escreveu:
Paulo André escreveu:Eu não quero ser linguarudo, mas pareçe-me que há por aqui que se vai converter ao vinil Twisted Evil
Não é assim Ma****?

Embarassed :damn:

Não é para ouvir discos...é para fazer uma máquina de tiro aos pratos, mas a lançar discos de vinil.... pois é... Wink
Valerá a pena continuar com mais dicas Exclamation Question

V. Ex.ª é um assumido terrorista de bolachas, o qual usufrui comissão por cada leitor de CD Question

Respeitosamente,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 27/1/2009, 21:37

Agradecido pela ajuda Wink

A phono stage, o Antonio vai emprestar-me uma...
Quando falas em celula referes-te a agulha? Embarassed

Cabeça e agulha são a mesma coisa? Embarassed

PS: Não estou a brincar (não pesco mesmo nada disto)
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 27/1/2009, 21:45

mn61 escreveu: (...) Quando falas em celula referes-te a agulha? Embarassed (...)
(...) Cabeça e agulha são a mesma coisa? Embarassed (...)
Célula é o conjunto do corpo com a agulha.

Geralmente, nas células de tipologia MM a agulha é descartável. Significa que, quando a agulha perde propriedades, basta extrair a agulha do corpo para proceder à substituição.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 27/1/2009, 22:10

mn61 escreveu:Boas

Resolvi dar uma oportunidade ao vinil, para não dizerem que tenho ideias pre concebidas!!!!

Comprei ao Ricardo (profmat) um Project Debut III (ainda nem o vi Laughing ) e a partir de agora começam as minhas dúvidas.

Para pôr o giradiscos a funcionar com a minha amplificação, o que é que preciso de comprar mais???

Há sempre uns pre-eliminares que são inerentes ao analógico e que convém saber. O ajuste do VTA é um começo, bem como as performances da célula que tem de estar em sintonia com o pré de phono, caso contrário e aconytece alguams vezes a muitos que agora se iniciam no analógico, a incompatibilidade entre os equipamentos, pois muitos queixa-se de chegar a casa com uma unidade de phono totalmnente incompativel com a célula, e que dizem só conseguir ouvir vinilo, pondo o potenciometro a mais de metade do volume. Isto é anormalmente vulgar nos iniciados no vinilo, por razões várias que não me compete ajuízar.

O equilibrio de células de alto e baixo ganho tem que estar em sintonia com a unidade de pré-phono. Bem como o RIAA, etc, etc.

Como tal sugiro, que ao comprar um Gira-Discos usado, o vendedor faça uma audição e explique se o souber óbviamente como funciona o equipamento.

Neste caso de ser um Project, confesso não ter um contacto muito íntimo com este construtor de GD. De qualquer forma os ajustes do VTA de uma forma geral fazem-se de acordo com o tipo de braço e célula que está acolitada a este.

Sugiro ainda que este processo seja feito por um profissional, ou alguém que tenha muita experiência nesta matéria, pois trata-se de um Gira-Discos, o analógico é muito bonito mas requer certos parâmetros que muitas vezes não estão ao alcance de muitos de nós.

Eu toda a minha sempre tive gira-discos, ouvi e continuo até que deus quizer que ouça vinilo, é o que gosto de fazer entre outras coisas óbviamente, e confesso que ainda hoje tenho alguma dificuldade em afinar Gira-Discos a 100%, tenho porém que recorrer quando preciso a ajuda de um profissional á séria na matéria, e não me envergonho de o dizer.

Está dada a dica.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 27/1/2009, 22:36

Manuel, o teu problema de desconhecimento são infundados. Eu moro perto de ti Very Happy
Olha o nosso amigo Rui. Há pouco mais de um ano não fazia a mínima ideia do que era o VTA ou a curva RIAA ou .....e agora fala de vinil pelos cotovelos. Very Happy Por isso, não te preocupes. Muitas das coisas do vinil são relativamente simples e rápidas de acumular. Outras, são mesmo muito complicadas, mas felizmente podemos viver sem as entender. Eu quando comecei há uns anos atrás, não tive ninguém por perto para me ajudar. Foi tudo a custa de muita leitura na net, foi muita pestana queimada. Tu tens a vantagem de haver pessoas no fórum com conhecimentos, e pessoas que moram perto de ti com todo o equipamento (o que faz falta e o que não faz Very Happy ) para te ajudar, e para por isso a tocar o melhor possível ao mais baixo preço possível.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  RuiGSousa em 28/1/2009, 01:47

Olá Manuel

Welcome to the dark side cheers

Eu bem te dizia que ainda ias a tempo de ver a luz... mais vale tarde que nunca. Twisted Evil

Agora mais a sério... bem vindo ao mundo da musica. Very Happy

Muitas das coisas que agora te parecem chinês, tipo: VTA, Anti skating, Azimute, Célula, etc... não são assim tão complicadas, em meu ver a melhor forma de te familiarizares com tudo isso é com uma explicação in-loco.
Como sabes, a malta até que mora perto, portanto, se quizeres, é só dar um toque e combinamos um cafésinho e explico-te esses promenores (dentro do meu modesto conhecimento, claro está).

Um abraço

Rui Sousa

PS: ainda te vou ver a carregar pedrinhas... Laughing
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 10:25

Ora aí está, os fóruns também têm o seu carácter pedagógico, aliás deveria ser sempre assim, mas sigamos em frente, de qualquer forma, qualquer dúvida que vá surgindo, e dentro do pouco que sei, estarei na medida do possivel sempre ao dipôr, pois também gosto que me ajudem e esclareçam quando tenho dúvidas.

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 28/1/2009, 13:17

Não se vão ver livres de mim tão cedo Laughing

Será que agora tambem tenho que mudar de amplificação (para valvulas) para tirar partido do vinil??? scratch

Parece que já os estou a ouvir....ah, agora o que ficava bem aí, era um Dinavox.... silent
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 20:58

Boa noite Manuel

Imagino que nem andes a dormir bem, com a excitação de finalmente poderes ouvir musica com qualidade de som superior. Nem pregastes a pestana hem... Very Happy . Quanto ás válvulas, não és obrigado a mudar, mas lá que tem uma sonoridade melhor, não tenhas duvidas. Não tem forçosamente que ser um Dynavox, há outros muito bons no mercado.
A única vantagem do dito cujo é ser bastante mais barato. (novo por novo) Mas tenho visto aí em Portugal coisas muito boas em segunda mão que valem a pena.
Portanto, fica descansado, que daqui a algum tempo, já podes ouvir as tuas musiquinhas horas a fio sem sentires aquela irritação do CD.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 21:27

Não sei se o mn61 leu o que escrevi, feedback é cada vez menos, mas sigamos para bingo.

Eu cá para mim , não há nada nelhor do que um bom integrado integralmente lol!

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 28/1/2009, 21:36

Mozarteano escreveu:Não sei se o mn61 leu o que escrevi, feedback é cada vez menos, mas sigamos para bingo.

Eu cá para mim , não há nada nelhor do que um bom integrado integralmente lol!

Peço desculpa caro Mozarteano de não ter respondido e agradecido como devia... Embarassed
Li com atenção e vou levar em linha de conta a tua ajuda....simplesmente ainda não tenho cá nem o girabolachas, nem pré de phono!!!

Apenas no Domingo o vou buscar e para já não vou poder pô-lo a tocar, pois não tenho pré de phono, nem tão-pouco, discos Embarassed

No Domingo vou só colocá-lo na rack, onde irá ficar, e admirá-lo... Laughing
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 21:45

Não te esqueças da indispensável maquineta para lavar os discos. É proibido no carrossel andar sem o banhinho tomar Very Happy
As boas maneiras ensinam-se logo de inicio, senão a audição do vinil é uma desgraça. É claro que não me importo de te lavar uns quantos. Mas para começares, a maquineta que eu aconselho a todos, é barata e faz um bom trabalho.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 28/1/2009, 21:49

António José da Silva escreveu:Não te esqueças da indispensável maquineta para lavar os discos. É proibido no carrossel andar sem o banhinho tomar Very Happy
As boas maneiras ensinam-se logo de inicio, senão a audição do vinil é uma desgraça. É claro que não me importo de te lavar uns quantos. Mas para começares, a maquineta que eu aconselho a todos, é barata e faz um bom trabalho.

Abraço

Queres ver que ainda tenho que comprar tambem uma máquina de secar scratch
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 21:54

"Queres ver que ainda tenho que comprar também uma máquina de secar"[b]

Pois olha que a minha lava e seca. Very Happy cheers lol!

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 28/1/2009, 21:57

Antonio, se o Ricardo não tiver lá nenhum pré de phono, se calhar espero que tu venhas para experimentar o teu...no regresso, trago logo uns disquinhos Rolling Eyes
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 22:02

Combinamos e levo discos e dois ou três pré de phonos, e duas cabeças e todo o material para a afinação. Isso vai ser um fininho. Depois vendes algum material obsoleto que por aí tenhas (por exemplo, leitor de cd Very Happy ) e compras uma cabeça mesmo fixe, depois falamos sobre isso)

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 22:03

O.K, não tem problema. :partyman:

Não te esqueças mn61, no Domingo faz se puderes o report do teu encontro imediato do 3º Grau.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 28/1/2009, 22:09

António José da Silva escreveu:Combinamos e levo discos e dois ou três pré de phonos, e duas cabeças e todo o material para a afinação. Isso vai ser um fininho. Depois vendes algum material obsoleto que por aí tenhas (por exemplo, leitor de cd Very Happy ) e compras uma cabeça mesmo fixe, depois falamos sobre isso)

OK cheers

Outra coisa...como se processa a ligação????
O giradiscos é ligado ao pré de phono por ICs e este por sua vez ao amplificador, no meu caso o pré Audiolab 8000Q???

Desculpem "a ignorancia do macaco" Embarassed
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 22:11

"Não te esqueças mn61, no Domingo faz se puderes o report do teu encontro imediato do 3º Grau."

Vai logo à procura do botão para abrir a gaveta Very Happy , qualquer coisa que diga eject. :damn:

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 28/1/2009, 22:13

"O giradiscos é ligado ao pré de phono por ICs e este por sua vez ao amplificador, no meu caso o pré Audiolab 8000Q???"

Estás no caminho certo. Mas têm que ser os Odin que te recomendei no outro dia. Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  Orion em 29/1/2009, 03:14

mn61 escreveu:Boas

Manuel, fico contente por esta nova fase que estás a viver, é sem dúvida um mundo novo e estou certo que, te sairás muito bem, pois tens o apoio de pessoas sapientes que já são uma referência nessa área. Desejo-te a maior sorte, pois servirás de inspiração para a minha pessoa quando também eu, resolver seguir os teus passos. Portanto amigo, vai com força e determinação, mas sempre acompanhadas pela prudência e o bom senso nas escolhas. Ouve muito e acima de tudo, diverte-te com todo o processo.

Abraço

Luís Carvalho
Orion
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4580
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2541

Mensagem  mn61 em 29/1/2009, 12:08

Boas

Luís, ainda nem sei bem no que me estou a meter...eu que estava tão sossegadinho com os meus audiolab!!!

Mas estas duas aves raras Laughing(RuiGSousa e António José da Silva) não me davam um minuto de sossego!!!
Vou experimentar...por agora vou apenas investir o suficiente para adquirir experiencia, mais tarde logo se vê Wink

Se puderes aparece aí logo, o Joaocoito vem cá, quando eu saír do trabalho.
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 13:57

"Mas estas duas aves raras (RuiGSousa e António José da Silva) não me davam um minuto de sossego!!!"

Quem te avisa, teu amigo é. Só queremos o teu bem. Ainda vais agradecer quando descobrires a diferença ente ouvir musica, e a paixão de ouvir musica.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 14:07

A tal personagem que impede a revelação do nickname, considerado um Moderador ateu, ainda está a tempo de se converter...

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 29/1/2009, 17:52

António José da Silva escreveu:"Mas estas duas aves raras (RuiGSousa e António José da Silva) não me davam um minuto de sossego!!!"

Quem te avisa, teu amigo é. Só queremos o teu bem. Ainda vais agradecer quando descobrires a diferença ente ouvir musica, e a paixão de ouvir musica.

Parece que não sou só eu a descobrir as diferenças...há mais alguem, só que não se manifesta Embarassed

Estou bastante curioso para ver....mas vou ter que esperar que o grande guru chegue ao "contnente" Razz
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 29/1/2009, 19:08

António José da Silva escreveu:

Eu ia até mais longe, a diferença entre ouvir música e a paixão de ESCUTAR música

Abraço e saudações audiófilas

Convidad
Convidado

Mensagem  nbunuel em 29/1/2009, 19:35

Mozarteano escreveu:
António José da Silva escreveu:

Eu ia até mais longe, a diferença entre ouvir música e a paixão de ESCUTAR música

Abraço e saudações audiófilas
Num certo sentido a questão das presumíveis "dores de cabeça" faz todo o sentido. O vinil não é para toda gente.Mas força manel. hehe Arrow
nbunuel
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1446
Ocupação : Bode Expiatório - F. Público
Interesses : Demasiados
Pontos/Reputação : 1344

Mensagem  mn61 em 29/1/2009, 20:04

Nuno
Depois conto contigo para me venderes uns disquinhos a preço de amigo... Wink Laughing
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 19 1, 2, 3 ... 10 ... 19  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo