Uma maneira diferente para "rodar" as colunas

Ir em baixo

Uma maneira diferente para "rodar" as colunas Empty Uma maneira diferente para "rodar" as colunas

Mensagem  SOUND em 15/1/2009, 20:46

Finalmente chegaram as colunas na cor que eu queria, em cherry, sao ainda mais bonitas Very Happy. tive entao de devolver as RS6 rosenut ao meu dealer.

Confrontado com uma nova "rodagem" a fazer as novas colunas, tenho de confessar que estava ja sem paciencia. Perguntei entao ao meu dealer como e que costumam fazer isso na loja. Foi entao que ele me disse que costumam faze-lo da seguinte maneira: Ligam-se as duas colunas ao amplificador, colocam-se estas face com face. Uma delas tem de ser ligada ao contrario daquilo que e normal. Ou seja, os cabos desta devem devem ser ligados, preto do cabo com o vermelho da coluna e vermelho do cabo com preto da coluna. Espero que percebam a explicacao porque penso que esta um pouco confusa What a Face Depois e so deixar tocar musica, 4 ou 5 dias seguidos e ja esta o material rodado. Fazendo o processo de "rodagem" desta maneira vao notar durante o mesmo que o som e estranho (parece que se ouvem apenas os tweeters) e ao mesmo tempo tambem vao notar que desta maneira o som se ouve com muito menos intensidade, por essa mesma razao sera possivel deixa-las a tocar durante a noite.

Nota: neste periodo de rodagem, nao convem "puxar" pelas colunas.

De qualquer forma deixo aqui o link das faqs da Monitor Audio, onde todo o processo e devidamente explicado.

http://www.monitoraudiousa.com/page.php?page=41#q8

.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Uma maneira diferente para "rodar" as colunas Empty Re: Uma maneira diferente para "rodar" as colunas

Mensagem  Luke Skywalker em 18/1/2009, 14:02

Além do já dito, pode-se também cobrir as caixas com um cobertor para abafar mais ainda o som e incomodar menos.

Outra dica, seria usar uma fonte FM para não gastar os leitores de CD ou DVD players nesta função.

Porém, eu não sou adepto deste tipo de amaciamento. Tenho prazer em evoluir com as caixas Wink

Luke Skywalker
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Uma maneira diferente para "rodar" as colunas Empty Re: Uma maneira diferente para "rodar" as colunas

Mensagem  tiagottx em 18/1/2009, 14:33

O facto de uma coluna estar ligada invertida, não lhe trará uma rodagem diferente??? Não será melhor a meio da rodagem trocar a ligação invertida para a outra coluna, e corrigir a "mal" ligada?
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  SOUND em 18/1/2009, 15:24

Luke Skywalker escreveu:Além do já dito, pode-se também cobrir as caixas com um cobertor para abafar mais ainda o som e incomodar menos.

Outra dica, seria usar uma fonte FM para não gastar os leitores de CD ou DVD players nesta função.

Porém, eu não sou adepto deste tipo de amaciamento. Tenho prazer em evoluir com as caixas Wink

Caro Luke Skywalker, obrigado pela dicas Very Happy na verdade eu tive as colunas a "rodar" sempre com o som na posicao das 9 horas. Para dar som a "queima" utilizei a Sky box.

Ao fim de 4 dias posso dizer que o som esta muito natural. Nao consegui chegar ao quinto dia, a "fome" de musica era muita lol!

Comparando este sistema de "queima" de colunas, com o sistema tradicional cheguei a conclusao que o primeiro e muito mais rapido, em apenas 4 dias o som esta optimo, nada mau.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 18/1/2009, 15:27

tiagottx escreveu:O facto de uma coluna estar ligada invertida, não lhe trará uma rodagem diferente??? Não será melhor a meio da rodagem trocar a ligação invertida para a outra coluna, e corrigir a "mal" ligada?

Caro tiagottx, tambem pensei nisso que estas a sugerir e no segundo dia inverti as ligacoes das duas colunas. Smile
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  nmtavares em 20/1/2009, 16:30

Isso de inverter à vez, acho que tanto faz, pois não vai alterar a maneira como tocam, o que interessa nessa fase(rodagem) é fazer os cones moverem-se se trocar as fases das colunas(uma 1º e depois a outra) fosse importante para o resultado final então a dieta musical devia ser idêntica(mas como disse isso não importa), quanto à razão de inverter as polaridades numa coluna, tem a ver com o cancelamento das ondas, por isso se estivessem em mono em vez de stereo acho que não se ouviria quase nada ou mesmo nada(mas isto já sou em a especular) com a polaridade de uma coluna invertida.
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  tiagottx em 20/1/2009, 21:56

nmtavares escreveu:(...)se estivessem em mono em vez de stereo acho que não se ouviria quase nada ou mesmo nada(mas isto já sou em a especular) com a polaridade de uma coluna invertida.

Quem tiver dois pares de saídas (A+B) pode facilmente confirmar isso, ligando as duas colunas no mesmo canal(esquerdo ou direito) mas nos pares separados...

Isso dava-me jeito, pois quando receber as colunas de que estou à espera, vou colocá-las já na minha futura casa(que está quase vazia) e assim podia deixá-las uns dias a "queimar", mas por a casa estar vazia ainda vai fazer muito barulho(eco) para o vizinho Sad
tiagottx
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  Convidad em 20/1/2009, 22:37

tiagottx escreveu: (...) quando receber as colunas de que estou à espera, vou colocá-las já na minha futura casa(que está quase vazia) e assim podia deixá-las uns dias a "queimar", mas por a casa estar vazia ainda vai fazer muito barulho(eco) para o vizinho Sad
É uma forma de habituar o vizinho ao ambiente futuro, porque, ao ir a casa bater à porta com intuito de conseguir que a pressão sonora seja reduzida no volume, ao deparar que ninguém atende, acabará por desistir Smile .

Convidad
Convidado

Mensagem  Blink em 20/1/2009, 23:01

Já conhecia esse processo á alguns anos, mas eu particularmente e muito embora a MA o aconselhe, acho um método um pouco desgastante e perigoso para as colunas.

O que se passa é que mecânicamente os cones estão desfasados, ou seja enquanto um avança o outro recua, e sendo colocados face to face a pressão ainda aumenta mais.

Daí poderá surgir um deslocamento da borda do cone ou da suspensão devido á não uniformização do meio volume dos amplificadores, alguns ampl. a meio volume dão uma potência baixa e aceitável mas existem muitos que a meio já poderão causar danos com esse processo.

Não há nada como nós próprios ouvirmos as diferênças e amaciarem com a cura do tempo e não com uma terapia de choque.
Blink
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4711
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1998

Mensagem  SOUND em 21/1/2009, 00:45

blink escreveu:Já conhecia esse processo á alguns anos, mas eu particularmente e muito embora a MA o aconselhe, acho um método um pouco desgastante e perigoso para as colunas.

O que se passa é que mecânicamente os cones estão desfasados, ou seja enquanto um avança o outro recua, e sendo colocados face to face a pressão ainda aumenta mais.

Daí poderá surgir um deslocamento da borda do cone ou da suspensão devido á não uniformização do meio volume dos amplificadores, alguns ampl. a meio volume dão uma potência baixa e aceitável mas existem muitos que a meio já poderão causar danos com esse processo.

Não há nada como nós próprios ouvirmos as diferênças e amaciarem com a cura do tempo e não com uma terapia de choque.

blink, o volume de som utilizado na "rodagem" nunca ultrpassou as 9 horas, penso que desta forma nunca sera perigoso para as colunas.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Uma maneira diferente para "rodar" as colunas Empty Run in

Mensagem  SOUND em 9/2/2009, 23:40

Boas pessoal

Gostaria de dar a conhecer, que o processo inicialmente falado no inicio deste topico apesar de ter dado alguns resultados praticos, nao chegou para concluir a "rodagem" das colunas. Estas, tem continuado a melhorar as suas prestacoes sonoras dia a dia e estao a ficar um mimo Very Happy

De facto a qualidade sonica das RS6 continuou a evoluir com o uso normal e agora tocam ainda melhor. As vozes e os instrumentos musicais soam agora muito naturais, em termos de timing (a tal coisa tao importante, que faz a musica ser tao deliciosa lol! ) tambem aqui ouve uma grande evolucao, as notas musicais, agora arrancam e param com uma precisao notavel, ao nivel das dinamicas, nao poderia desejar mais, estou extasiado, estas sao reproduzidas com grande realismo. As vozes e os instrumentos musicais ocupam o seu proprio espaco acustico, tambem devido a isso e muito facil escutar cada um deles em toda a sua execucao. Em termos do "acontecimento musical" ha agora uma grande nocao de este ser muito real. Very Happy

Bom, o objectivo do meu post e para partilhar informacao, nao fosse alguem pensar que o run in das colunas pudesse ser feito em apenas 4 ou 5 dias, tal como referido por mim proprio no inicio do topico e depois ficar desiludido. Embora elas tenham beneficiado com o dito, nao ficaram por ai e agora o que tocam, nada tem a ver com o antes.

Outra das razoes que me levou a sentir de alguma forma necessidade de postar este post, e a seguinte: tenho encontrado na internet (mais concretamente em alguns forums Portugueses), muita informacao contraria aos factos sentidos por mim e por outras pessoas, a nivel auditivo. Isto faz-me pensar que os seres humanos nao foram todos "bafejados" com as mesmas capacidades auditivas. A "queima" ou run in existe, e nao e na cabeca das pessoas, se esta consegue ou nao ser medida isso e ja outro assunto, no entanto o prazer auditivo esse pode ser sentido com os sentidos e proporcionar grandes momentos de felicidade a quem o sente Cool

Abraco

SOUND
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Mpcgomes em 18/2/2009, 23:07

Sou mesmo um leigo nesta matéria de som...mas foi por isso que me registei, sabia lá eu que era necessário fazer a rodagem às colunas !!!! se calhar foi por isso que as minhas Royd Squire deram o berro, eram estreitas e tinham uma musicalidade extraordinária mas não aguentavam muito bem os graves... Cool
Mpcgomes
Mpcgomes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Ocupação : Empresário
Interesses : Krav Maga
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  nmtavares em 19/2/2009, 00:20

Mpcgomes escreveu:Sou mesmo um leigo nesta matéria de som...mas foi por isso que me registei, sabia lá eu que era necessário fazer a rodagem às colunas !!!! se calhar foi por isso que as minhas Royd Squire deram o berro, eram estreitas e tinham uma musicalidade extraordinária mas não aguentavam muito bem os graves... Cool

Se calhar foi mais o abusar do potênciometro... e a rodagem é só para "soltar" os drivers das colunas.
nmtavares
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  SOUND em 19/2/2009, 00:43

Mpcgomes escreveu:Sou mesmo um leigo nesta matéria de som...mas foi por isso que me registei, sabia lá eu que era necessário fazer a rodagem às colunas !!!! se calhar foi por isso que as minhas Royd Squire deram o berro, eram estreitas e tinham uma musicalidade extraordinária mas não aguentavam muito bem os graves... Cool

Viva Mpcgomes

Penso que cada caso e um caso. Vou apenas citar os dois ultimos casos dos ultimos pares de colunas que tive: as primeiras, MA B2 antes da rodagem apresentavam mais graves do que depois da rodagem feita. No segundo caso, quando rodei as MA RS6, estas foram ganhando mais forca nos graves e alterando para melhor tambem nos outros aspectos sonoros.
SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: