Fui buscar um gira-discos velho e...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  enxuto em 10/1/2009, 10:54

... pu-lo a tocar.

Um misto de desilusão e espanto.

Um som muito aberto com umas gamas médias formidáveis, mas às vezes parecia sardinha a assar.
Um dos (poucos) discos estava riscado e era o único que tinha temas que podia comparar com CD. Mas também não era preciso comparar, as diferenças são grandes.
Inicialmente não gostei, mas à medida que ia ouvindo, a coisa melhorava.

Depois voltei ao CD.
Desilusão. O som parecia sem chama, pãozinho sem sal, etc...

Mas à medida que fui ouvindo lá me fui habituando outra vez.

Há que dizer que o pré amplificador de phono para o gira-discos deve ser do mais reles que há, e o próprio gira-discos embora me pareça de boa qualidade tem muito poucas horas de uso, mas tem 20 anos de idade e a agulha é a de origem...

Os aparelhos para CD, leitor e DAC dão recentes e acho que de boa qualidade.

Parece-me que para o vinil se aplica o mesmo que para as motas:
"Para quem não gosta, nenhuma explicação é possível, para quem gosta nenhuma explicação é necessária".

enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Re: Fui buscar um gira-discos velho e...

Mensagem  bluemonday em 10/1/2009, 16:02

Qual é o modelo em questão/célula e que pré de phono utiliza ?
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

gira-discos velho.

Mensagem  enxuto em 10/1/2009, 19:12

So sei que o gira-discos é um Pioneer PL-X240 e o pré-amp. de phono nem sequer é um ready-sound (acho que é mais para microfones)...

O facto de a agulha ter 20 anos não deve ajudar...

mesmo assim tem algo que falta ao CD não tem... sem ser o ruído de sardinha a assar.

enxuto

enxuto
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 672
Pontos/Reputação : 588

http://anos80.abportal.net

Mensagem  Convidad em 10/1/2009, 20:14

Bem vindo ao clube. (vinil)

A sardinha assada muitas vezes têm mais a ver com a sujidade do que outra coisa qualquer. Claro que se o vinil é daqueles que fez todas as party's entre 1982-1987, aí não há nada a fazer. Mas como disse, muitos é só uma questão de limpeza, e como sempre, aconselho uma maquineta barata e muito eficaz para quem se quer iniciar no mundo do vinil, sem gastar uma fortuna. Aqui vai um link
http://www.audiodestination.co.uk/index.php?main_page=product_info&products_id=49 também à venda em Portugal.
A outra coisa que não ajuda é a agulha ter 20 anos, dos quais provavelmente muitos deles sem tocar. A borrachinha que serve de suspensão ao cantilever, fica ressequida e deixa de fazer aquilo para o qual foi feita. Mas também aí há soluções a bom preço para revitalizares o teu gira, gira.
http://www.mrstylus.com/de/systeme/Audio_Technica_AT110.html

Claro que com mais uns eurosinhos, consegue-se ir mais longe, mas com estas duas pequenas e relativamente económicas medidas, já podes fazer concorrência a bastantes leitores de CD.
Sempre que precises, eu (e outros) posso, dentro dos meus humildes conhecimento, dar-te uma pequena ajuda para por isso a bombar
Laughing outra vez.

Abraço

António

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 10/1/2009, 22:23

enxuto escreveu:So sei que o gira-discos é um Pioneer PL-X240 e o pré-amp. de phono nem sequer é um ready-sound (acho que é mais para microfones)...

O facto de a agulha ter 20 anos não deve ajudar...

mesmo assim tem algo que falta ao CD não tem... sem ser o ruído de sardinha a assar.

enxuto

Amigo enxuto chamasse a esse ruido na giría Batata Frita Very Happy , devido á longa exposição a innersleeves sem saco anti estático por dentro, os vinis acabam por contrair essa doença Razz , que infelizmente não se resolve com a limpeza normal (essa maquina é muito jeitosa, cá em casa mora uma), pode de facto um spray anti estático e posteriormente guardar num inner adequado como nesta foto pode vêr, mas não resolverá a situação na totalidade.

Quanto ao vinil e a sua essência, bem não pararia de escrever, dou apenas o exemplo das capas, letras e informações que por vezes no cd passa ao lado, uma das maiores vantagens é a de num vinil não saltarmos para a musica que mais gostamos, limitando a audição completa do album Wink

No que puder ajudar na parte da bolacha mágica disponha

Um abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 10/1/2009, 23:03

enxuto,
O GD poderá precisar de alguma manutenção. No entanto, o mais evidente será, como disse o nosso camarada António, uma questão de maior atenção ao vinilo em si e à cêlula... Não devemos ainda assim esquecer o resto, como por exemplo, o pre-phono.
Não será razão para grandes preocupações, no entanto, na medida em que não te faltará quem ajudar por aqui. Na parte que me toca, dispõe.
Boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  RuiGSousa em 10/1/2009, 23:30

Caro Enxuto

Antes de mais nada, bem vindo ao mundo do vinil.
O que chama de "som sem chama, pãozinho sem sal...", eu costumo dizer que lhe falta "humanismo"...
Tambem ouço CD, mas sou, sem duvida, fan do vinil, pois tem um som muito mais Humano, contrariamente ao CD, sem duvida prático, mas falta-lhe o resto...
Mal comparando, o CD está para o Vinil, Como o cigarro para o charuto... passo a explicar... o cigarro é o vicio, puro e simples, o charuto é o prazer o ritual... e com o vinil é isso mesmo que acontece, pois o prazer de ouvir musica, passa por todo um ritual que começa com a lavagem do disco quando ele chega a casa, seja novo ou usado (sim, os discos novos também se lavam), quando se coloca no Gira, passa a escova coloca o clamp (par quem usa), baixa o braço, e que termina com o sentar no sofá e usufruir do prazer que só o belo do vinil dá.
Sem duvida que dá mais trabalho... mas o resultado é compensador.
Para já, está no bom caminho (welcome to the "dark side" Very Happy )... com tempo a "coisa" tende a melhorar.
Outra parte interessante do vinil tem a ver com: as afinações do braço e o porquê de cada uma delas;
os vários tipos de gravações; de agulhas, etc... é sem dúvida um mundo fascinante.
No que poder ajudar, é só dizer.
Boas audições

PS: a história do cigarro e do charuto é mesmo só para ilustrar... não quero com isto fomentar qualquer tipo de vícios, para alem da musica. Very Happy
RuiGSousa
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 329
Ocupação : Comissário de Bordo
Interesses : Audio, BTT, Modelismo, Fotografia, etc...
Pontos/Reputação : 272

Mensagem  vlopes em 4/11/2009, 13:38

RuiGSousa escreveu:...........
Mal comparando, o CD está para o Vinil, Como o cigarro para o charuto... passo a explicar... o cigarro é o vicio, puro e simples, o charuto é o prazer o ritual... e com o vinil é isso mesmo que acontece, pois o prazer de ouvir musica, passa por todo um ritual que começa com a lavagem do disco quando ele chega a casa, seja novo ou usado (sim, os discos novos também se lavam), quando se coloca no Gira, passa a escova coloca o clamp (par quem usa), baixa o braço, e que termina com o sentar no sofá e usufruir do prazer que só o belo do vinil dá.
Sem duvida que dá mais trabalho... mas o resultado é compensador.

Rui, boa analogia sem duvida!!!
Já fui fumador, e posso testemunhar a favor, lol.
é mesmo um ritual compensador, quer para os charutos quer para o Vinyl.

1 abr.
vlopes
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 510
Ocupação : Gestor
Pontos/Reputação : 673

Mensagem  Doug em 4/11/2009, 15:04

Boas, ja agora deixo aqui uma duvida, que tipos de afinaçoes de braços existem? nao e simplesmente por como deve ser e ja esta? ou ha muitos como deve ser?

Cumps
Doug
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 250
Pontos/Reputação : 258

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: