Como são feitos os vinis

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como são feitos os vinis

Mensagem  Convidad em 10/1/2009, 06:37

Bom dia caros colegas

Aqui vai um pequeno vídeo, aonde se pode ver em resumo, a produção do por muitos de nós tanto amado vinil. É por ver coisas destas que as pessoas "normais", (incluindo a mulher e o filho) me acham maluco.
Very Happy (o que não está muito longe da verdade)

http://www.vimeo.com/1662489

Espero que gostem.

Abraço

Antonio

Convidad
Convidado

Como são feitos os vinis

Mensagem  fm&stereo em 11/1/2009, 03:04

Olá António,
Muito interessante! Obrigado pela partilha desta mostra. Cool
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Re: Como são feitos os vinis

Mensagem  Convidad em 11/1/2009, 03:12

...

Última edição por HERALD em 17/12/2009, 21:14, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 12/1/2009, 05:30

Presumo que o nosso colega HERALD queira comparar uma fita magnética de 3 ou 4mm com uma de 10 ou 15mm... como se a capacidade de armazenagem de informação fosse a mesma. A fita utilizada para a impressão do vinilo não se compara com qualquer uma! Exclamation Se assim fosse o vinilo deixaria muito a desejar.

Boas audições, que isso é que interessa! 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 12/1/2009, 09:32

Bom dia Fernando

Eu penso que o colega HERALD se está a referir a Reel to Reel e não a convencional cassete. Mas ele poderá esclarecer essa duvida.
Em relação ao Reel to Reel, não é só a largura da fita, como tu mencionastes e bem, mas também (e mais importante para a qualidade de som) a velocidade da mesma. Em contraste com a cassete que é lida a uma velocidade de 4.76 cm/s (1 7/8 in/s) O Reel to Reel é lido a
9.5 cm/s ou a 19 cm/s. ou ainda melhor 38 cm/s. Claro que para ser prático e pequeno foi escolhida uma velocidade e largura reduzida em detrimento do som. Mas mesmo assim é espantoso o que os os fabricantes de topo, tais como a Tandberg (fina flor, http://www.vintagecassette.com/Tandberg/TCD_3004) Revox/Stauder, Nakamichi, conseguiram alcançar com a simples cassete. Claro que não só as marcas acima mencionadas tinham bons leitores, os outros grandes fabricantes também tinham bons aparelho. No caso do meu Nakamichi, ainda há a possibilidade de fazer gravações a Half speed duplicand assim o tempo da fita. Escusado será dizer que nunca uso essa opção. Neste momento as bobines voltaram a ser vendidas, mas os preços são um tanto ou quanto proibitivo. (para mim) Vão deste os 150 euros/álbum a qualquer coisa como 300 euros/álbum no caso de ser cópia de um Master Tape. No caso de algum colega de fórum ter comprado, faço-me desde já convidado a dar um pulo para ouvir essas maravilhas do som. cheers

Grande abraço

António

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 12/1/2009, 16:07

...

Última edição por HERALD em 17/12/2009, 21:14, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 12/1/2009, 17:31

Boa tarde António e Fernando

Isto que vou escrever é um pouco off topic, mas mesmo assim cá vai. Não conhecendo eu os antecedentes por ser novo aqui, venho armado em Nicolas Sarkozy (também ele mete o bedelho em tudo e é mediador de pelo menos 70% dos problemas mundiais Laughing ) pedir a ambos que moderem o tom da vossa conversação. Como membro novo que por aqui anda, (sem grande voto na matéria) ficaria satisfeito que nos tratasse-mos todos com cortesia, apesar de saber que as vezes os temas em discussão nos levam a trocas apaixonadas. (já estive por uma ou outra vez nessa situação sem o querer) Se ambos dessem um bacalhau Very Happy (e não estou a falar daquele da Noruega) e começassem do zero, isso seria algo que me deixaria muito feliz.
Eu que nunca fui muito destas andanças de falar pelo computador, (sempre privilegiei o relacionamento humano directo) encontrei aqui uma forma de falar com outras pessoas sobre uma paixão comum e de aprender mais sobre este tema complexo e muitas vezes até subjectivo que é o Hifi. Tenho tido muitas conversas interessantes com ambos. O Fernando deixou-me muito interessado com o seu gira discos DIY e com a execução daquele braço que, sem duvida, ficou muito bonito. O António é com quase toda a certeza, um dos mais conhecedores membros que anda neste fórum, bastando para chegar a esta conclusão ver tanto o seu back round, como a sua formação académica toda ela dedicada ao som e à musica. Portanto todos nós temos, uns mais outros menos, algo de positivo para contribuir.
Portanto, vamos fazer este ano de 2009 o ano zero. Gostaria muito que fizessem a vontade a este novo membro.
Como já disse, isso deixar-me-ia muito feliz.

Abraço a ambos.

António

Convidad
Convidado

Mensagem  mn61 em 12/1/2009, 17:38

António José da Silva escreveu:Boa tarde António e Fernando

Isto que vou escrever é um pouco off topic, mas mesmo assim cá vai. Não conhecendo eu os antecedentes por ser novo aqui, venho armado em Nicolas Sarkozy (também ele mete o bedelho em tudo e é mediador de pelo menos 70% dos problemas mundiais Laughing ) pedir a ambos que moderem o tom da vossa conversação. Como membro novo que por aqui anda, (sem grande voto na matéria) ficaria satisfeito que nos tratasse-mos todos com cortesia, apesar de saber que as vezes os temas em discussão nos levam a trocas apaixonadas. (já estive por uma ou outra vez nessa situação sem o querer) Se ambos dessem um bacalhau Very Happy (e não estou a falar daquele da Noruega) e começassem do zero, isso seria algo que me deixaria muito feliz.
Eu que nunca fui muito destas andanças de falar pelo computador, (sempre privilegiei o relacionamento humano directo) encontrei aqui uma forma de falar com outras pessoas sobre uma paixão comum e de aprender mais sobre este tema complexo e muitas vezes até subjectivo que é o Hifi. Tenho tido muitas conversas interessantes com ambos. O Fernando deixou-me muito interessado com o seu gira discos DIY e com a execução daquele braço que, sem duvida, ficou muito bonito. O António é com quase toda a certeza, um dos mais conhecedores membros que anda neste fórum, bastando para chegar a esta conclusão ver tanto o seu back round, como a sua formação académica toda ela dedicada ao som e à musica. Portanto todos nós temos, uns mais outros menos, algo de positivo para contribuir.
Portanto, vamos fazer este ano de 2009 o ano zero. Gostaria muito que fizessem a vontade a este novo membro.

Abraço a ambos.

António

Of Topic: Sobre o tópico em questão, não me pronuncio, pois não me considero ninguem ao pé de tão altas figuras Embarassed

Sobre a tua opinião, António....assino por baixo Wink

Tem que ser esse o espírito que norteia este forum!!!!
um grande abraço e até Domingo (não te perdoo se não apareceres)
mn61
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 3047
Ocupação : Funcionário Autarquico
Interesses : Hi-Fi-Desporto
Pontos/Reputação : 2090

Mensagem  Convidad em 12/1/2009, 19:25

Prezados!

No vídeo disponibilizado pelo companheiro António José da Silva, é notório que um dos acessórios utilizado no gira-bolachas da Technics, é tão somente uma das melhores células de MM - Stanton 681EEE.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 13/1/2009, 01:55

"No vídeo disponibilizado pelo companheiro António José da Silva, é notório que um dos acessórios utilizado no gira-bolachas da Technics, é tão somente uma das melhores células de MM - Stanton 681EEE."

E a escovinha é uma graça Very Happy
A Shure V15III também não é de se jogar fora Very Happy . claro que só falo bem dela, por ter uma, senão menosprezava-a.

Abraço

António

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 13/1/2009, 03:08

António José da Silva escreveu:Boa tarde António e Fernando

Abraço a ambos.

António

Olá António e todos os foristas,
Não há qualquer crise, apenas uma necessidade de esclarecimento, que é precisamente o objectivo deste forum. Não pensem que há qualquer problema da minha parte. Está tudo fino! Laughing

Um abraço.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 20/1/2009, 20:19

António José da Silva escreveu:" (...) uma das melhores células de MM - Stanton 681EEE."

A Shure V15III também não é de se jogar fora Very Happy . claro que só falo bem dela, por ter uma, senão menosprezava-a.
Subscrevo esse parecer, pois possuo uma V15 Type IV.

Convidad
Convidado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: