Top 10 - Colunas

Ir em baixo

Top 10 - Colunas

Mensagem  JMP em 9/1/2009, 21:51

Boas,

Gostaria de saber a vossa opinião e que partilhem as vossas experiências sobre o seguinte assunto:

Andei a ver uns foruns 'estrangeiros' e pareceu-me estranho que o pessoal não coloque entre as colunas favoritas as Monitor Audio.

Eu tenho umas MA BR2 e já ouvi umas RS1 e comparando com outras que ouvi, gosto mais das MA... eu sei que as MA que ouvi são de entrada, mas mesmo assim já falei com pessoas com BR6 e estão contentes com as mesmas...

A lista que vi foi:

1. B&W
2. Paradigm
3. Dali
4. Martin Logan
5. Wilson
6. Avalon
7. Von Schweikert
8. JM Lab
9. Sonus Faber
10. Usher

e

1. Tyler Acoustics

2. Salk Sound

3. Opera Audio Consonance

4. Von Schweikert

5. Sonus Faber

6. McIntosh

7. Spendor

8. Green Mountain Audio

9. Ayon

10. Dali

Obrigado
JMP
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 399
Ocupação : Consultor Informático
Interesses : Musica, Filmes, Informatica
Pontos/Reputação : 49

Re: Top 10 - Colunas

Mensagem  SOUND em 11/1/2009, 00:10

JMP escreveu:

Gostaria de saber a vossa opinião e que partilhem as vossas experiências sobre o seguinte assunto:

Andei a ver uns foruns 'estrangeiros' e pareceu-me estranho que o pessoal não coloque entre as colunas favoritas as Monitor Audio.

Eu tenho umas MA BR2 e já ouvi umas RS1 e comparando com outras que ouvi, gosto mais das MA... eu sei que as MA que ouvi são de entrada, mas mesmo assim já falei com pessoas com BR6 e estão contentes com as mesmas...

Viva JMP,

De facto, as colunas de som nao tem todas o mesmo tipo de som, e nem todas as pessoas tem gostos identicos neste aspecto. Alguns defendem, que a unica referencia na aquisicao de um sistema de som, devera ser a fidelidade com que este e os seus componentes reproduzem a musica, no entanto ha muitas variaveis pelo caminho da alta fidelidade, onde se incluem os outros componentes, que tambem fazem parte dos sistemas de som. Muito provalvelmente, a sensibilidade auditiva para as frequencias de som de cada um de nos, tera tambem um grande papel nas preferencias individuais por determinadas sonoridades que existem em cada marca de colunas.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  fm&stereo em 11/1/2009, 02:40

É corioso que a tendência daquilo que mostraste é de que as colunas mais apreciadas não utilizarem, regra geral, unidades metálicas...
No entanto, ainda que também não seja uma marca de eleição para mim, eu acho que a MA tem algumas peças jeitosas, nomeadamente a de topo e a RS1.
De qualquer modo, o gosto é algo de pessoal e nada tem que ver com as opiniões ou gostos dos outros. O ouvido, assim como a visão ou olfacto são algo de pessoal e únicos. Há quem tenha os sentidos mais desenvolvidos que outros, ou simplesmente tenha uma orientação dos mesmos diferente. Portanto, não há porque preocupar com coisas de tipo estatístico. Apenas usufrui daquilo que gostes.

Boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Convidad em 11/1/2009, 12:11

Já agora, e se permitem das duas listas referenciadas de colunas, apenas duas em minha opinião serão consideradas e referenciadas como colunas com toma....:

SPENDOR, E AVALON.

Duas construções e timbres opostos, com uma sonoridade muito própria, mas num(s) ponto(s) são iguais:
A ''maciez'' e o ''aveludado'' espectro e palco sonoro as tornam de certa forma ímpares.

Toadas as outras referenciadas, não faço comentários.

Já houve amigos destas andanças que me disseram e concordo e eles também que o som que eu gosto, é para um ouvido diferente, e não pra uma garnde maioria, e passo a dar algums exemplos muito sucintos, óbviamente este tópico não é para avaliar os meus gostos pessoais em termos de colunas, mas aqui vão:

AVALON; JOSEPH AUDIO, TOTEM; e as minhas referências ''actuais'' de sempre: SPENDOR, LIVING VOICE, e PMC. Outras haverão óbviamente que pertencem ao passado, mas estão sempre vivas, pelo menos para mim.

Por estes exemplos se poderão avaliar com as minha tendências e escolhas sónicas.

Abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve em 11/1/2009, 15:39

a sinergia das colunas com o resto do set-up é que vai ser decisiva na escolha individual. o comum dos mortais não tem possibilidades de ouvir hoje em dia, em portugal (mais exactamente no porto, que é o meu caso) tantas marcas e modelos de colunas diferentes para poder sequer ter uma ideia de qual se encaixaria melhor no seu set-up, quanto mais opinar sobre uma lista teórica por marcas.

já fui dono de umas Paradigm 60 canadianas (versão 1) e não me deixaram saudades.

sobre o facto de não colocarem na lista as Monitor Audio (antigas ou modernas, tanto faz) só prova que se todos tivessemos os mesmos gostos o mundo seria uma chatice.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  tiagottx em 11/1/2009, 19:52

Por vezes certos produtos começam a ganhar uma fama/status tão grandes, que alguns consumidores se sentem quase obrigados a comprar essas marcas para que estejam de consciência tranquila com a compra que fizeram, e até se estranha quando alguém não gosta do produto.

Pessoalmente sempre gostei das MA RS6 e gostava do resultado com vários tipos de amplificadores(Onkyo, Advance Acoustic, Pathos, etc...), mas depois de ter ouvido umas Heco Aleva 400 a funcionarem com um 7.1 THX da Onkyo(semelhante ao meu), nunca mais consegui ouvir as RS6 e dizer "gosto do que estou a ouvir"! Agora oiço as RS6 e digo "há aqui algo que me cansa o ouvido". Por isso é que estou à espera que cheguem as minhas Heco Aleva 400 Very Happy

São gostos Wink

EDIT - Também não esquecer que para algumas pessoas, o melhor som é aquele que mais se assemelha com a realidade, e para outras o melhor som é aquele que mais lhes agrada ouvir Smile
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 394
Ocupação : Comercial
Interesses : Hi-Fi vintage, Hotwheels, música, etc...
Pontos/Reputação : 411

Mensagem  SOUND em 12/1/2009, 18:19

tiagottx escreveu:Por vezes certos produtos começam a ganhar uma fama/status tão grandes, que alguns consumidores se sentem quase obrigados a comprar essas marcas para que estejam de consciência tranquila com a compra que fizeram, e até se estranha quando alguém não gosta do produto.

Pessoalmente sempre gostei das MA RS6 e gostava do resultado com vários tipos de amplificadores(Onkyo, Advance Acoustic, Pathos, etc...), mas depois de ter ouvido umas Heco Aleva 400 a funcionarem com um 7.1 THX da Onkyo(semelhante ao meu), nunca mais consegui ouvir as RS6 e dizer "gosto do que estou a ouvir"! Agora oiço as RS6 e digo "há aqui algo que me cansa o ouvido". Por isso é que estou à espera que cheguem as minhas Heco Aleva 400 Very Happy

São gostos Wink

EDIT - Também não esquecer que para algumas pessoas, o melhor som é aquele que mais se assemelha com a realidade, e para outras o melhor som é aquele que mais lhes agrada ouvir Smile

tiagottx, eu estou a "adorar" as MA RS6, e nao me deixam nada cansado, antes pelo contrario deixam-me excitado e com vontade de ouvir ainda mais musica Very Happy
Nao se pode dizer que nao ouvi a concorrencia, antes de as comprar ouvi alguns pares de colunas, umas eram mais baratas, outras mais caras. As RS6 foram as que me agradaram mais pela sua musicalidade, capacidade dinamica e competencia a reproduzir os mais variados tipos de musica. Cool

As colunas que ouvi foram as seguintes:

Epos M5

Epos M16i

Quad 21L2

Totem Arro

Monitor Audio BR5

Monitor Audio Silver RS1

Monitor Audio Silver RS5

Monitor Audio Silver RS6
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo em 13/1/2009, 02:56

Eu não vou atrás daquilo que os outros dizem, pelo contrário, sou uma pessoa crítica, que prefere avaliar por si as «coisas». É por isso que por vezes nem preciso provar um produto para perceber a sua qualidade.
Mas devo lembrar que nem tudo o que é dito sobre qualquer coisa é mentira (ou verdade). Por isso também tenho o devido respeito pelas estatisticas. Apenas, como já disse, valem o que valem. O nosso ouvido é que deve ter a última «palavra a dizer».
Portanto, boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 13/1/2009, 17:40

"Apenas, como já disse, valem o que valem. O nosso ouvido é que deve ter a última «palavra a dizer»."

Uma boa tarde a todos. Para alem de concordar, ainda gostaria de acrescentar que o que seria mesmo muito bom mas nem sempre possível, era ser o nosso ouvido a ter a última palavra com equipamento testado na nossa casa com o nosso sistema. Uma certa Coluna que num equipamento mais agressivo, pode ajudar a suavizar o som noutro pode torna-lo demasiado suave com uma total perda de dinamismo, isto só como exemplo. Vejamos a minha cadeia: Gira discos+Agulha+pré activo+pré de phono+amplificador+colunas e toda a cablagem interligante. Qualquer dos componentes que mude, pode ter (e provavelmente vai) influencia no som final. Ouvir umas colunas, (ou outro equipamento) num sistema diferente, pode não ser garante de sucesso no nosso. Muitas vezes é este facto que provoca discórdia neste nosso Hobby. O que a uns soa muito bem a outros nem por isso. (isto sem falar dos diversos gostos sonoros). Numa revista dos anos oitenta (Audio Basics) é abordado este aspecto. Se lerem a lei de Van Alstin (Van Alstine’s
Law of Compensating Non-linearities) que diz, que dois componentes "errados" num sistema de áudio não fazem um "bem", mas pode ser menor mal que cada um têm individualmente. (Para quem quiser ler:http://www.avahifi.com/root/audio_basics/ab_pdf/ab1982.pdf logo nas primeiras paginas do volume um (mais precisamente pagina 3, mas convém ler de trás) Janeiro de 1982)
Deixo esta leitura e pensamento à consideração dos meus colegas de fórum. Esta leitura e reflexão da mesma, podem ajudar a uma maior compreensão e entendimento mutuo sem termos que penssar logo à prior que estamos certos ou errados.

Abraço

António

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 14/1/2009, 03:19

Bem dito, António! Obrigado por essas palavras. Eu não poria melhor a questão.
Por vezes é possível a audição de produtos em nossa casa, mas a maioria dos casos não o é. Enfim, temos que viver com essa realidade. Quem sabe, de futuro as coisas melhorem.
Entretanto, boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Lima em 22/1/2009, 21:47

Boas,

Quanto a listagem, gostos não se discutem, por exemplo as colunas mais votadas são as B&W mas tambem da alta gama (aquela que todos ambicionam) são as mais publicitadas e comerciais, quem não conhecer casas da especialidade e só forem a Fnac provavelmente o melhor que lá vêem é a B&W e muitos dizem ser as melhores e nem as ouviram...

Depois tudo tem a sua sinergia, por exemplo, para tocar com amplificadores a Valvulas eu gosto muito das Proac ou das Sonus Faber, para tocar com amplificadores a transístores já dou preferencia as Martin Logan e as Wilson que para mim, até a data foram as melhores colunas que ouvi, as Wilson Alexandria com a minha amplificação.

Resumindo, é tudo uma questao de gosto....

O que importa é que gostes do que tens Smile

Boas audições
Lima
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 70
Ocupação : Director Comercial
Interesses : Musica, Desporto motorizado, viajar...
Pontos/Reputação : 24

Mensagem  lofos em 1/2/2009, 20:49

Nem consigo comentar, tal a subjectividade do assunto
lofos
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 134
Ocupação : Investigação
Interesses : Alguns
Pontos/Reputação : 73

Mensagem  Henri em 1/2/2009, 21:44

É isso mesmo, é tudo tão subjectivo, que é uma pura perda de tempo estar a catologar de melhor ou pior.

Eu não sou apreciador de monitor audio (gosto do som das rs1) é para mim muito insípido, se é que me é permitido a expressão!... mas tambem depende do que está por tràs!...

Gosto de B&W, mas apenas as de topo, 805s, 803d, e as "rainhas" (caracois), estas foi as que ouvi, as outras...são isso mesmo, são as outras!!!...

Gosto tambem de sonus faber, dizem que são o oposto das B&W, são diferentes, isso sim!... mas gosto de ambas sonoridades, pois a sonus faber tem colunas de que gosto, mas tem outras que...tambem são isso mesmo!!!... como vêm é tudo muito subjectivo, pois aquilo que dita e ditará sempre o que nos agrada, é a informação de prazer/desprazer que o nosso cerebro nos fornece!

Isto é tão simples quanto isso, dizem-nos/está convencionado que determinada côr é amarelo, ou que o chocolate tem determinado sabor...mas será que ele é todo igual para nós?!...

Por isso...meus amigos, aquilo que realmente vos der mais prazer...sigam-no, pois nimguem vive por nós!...

Boas audições

P.S. o dinheiro, ou a falta dele tambem condiciona...e muito :damn:

Henri
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 529
Pontos/Reputação : 200

Mensagem  Convidad em 1/2/2009, 22:21

Para já não falar das muitas coisas boas que desconhecemos. Ouvimos sempre o mainstream, aquelas coisas melhor representadas e melhor publicitadas, o que não quer dizer que não possa haver mais e melhor. Posso só dizer como exemplo que aquando da visita que fiz ao Rui Borges, ouvi pela primeira vez as Morel pelas quais fiquei completamente apaixonado, (e não vou descansar enquanto não as tiver Very Happy ) e são umas colunas das quais eu nunca tinha ouvido falar. E como esta haverá muitas outras. Na Alemanha uma das marcas de culto e a Klipsch, que são adoradas por muitos audiófilos, mas que não têm grande expressão em Portugal.
Tudo isto só para dizer, que o Top ten das colunas é algo muito difícil de estabelecer por estas e muitas outras razões. Todavia não deixa de ser um tópico engraçado para uma saudável troca de ideias Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 1/2/2009, 22:53

Este tópico é sem dúvida muito interessante, poderá ser algo ''polémico'' mas sempre óbviamnte no bom sentido, no da convergência e partilha de gostos e timbres sónicos de cada um.

Recordo que referenciei num dos primeiros posts deste mesmo tópico alguns exemplos de colunas que nutro substancial e particular simpatia sónica, algumas delas a comunidade ''audiófila'' nacional não comunga nem comungará da mesma opinião, pois cada um é livre de gostar daquilo que quer naturalmente.

Eu sendo de certo forma um outsider em termos audiófilos, que não valerá a pena estar com mais discursos de semântica sobre certos e determinados gostos pessoais em termos audiófilos, não quero deixar de relembrar o que muito curiosamente vem na última edição da revista HiFi + sobre algumas referências quase absolutas em termos de colunas, que Roy Gregory explana e muito bem como é seu hábito, embora nem tudo o que escreve segue por ''linhas direitas'', mas lá que é um critico á séria e um connoisseur é indiscutível.

Dizia eu então que reforça de derta forma o que venho a dizer há já alguns anos, no que respeita a certos timbres e palcos sonoros de certas colunas, entre elas as que próprio exemplifiquei como sendo de quase referência total e absoluta, e que muitos por cá por várias razões que pouco me interessa saber, não gosta, nem nunca gostará bem como nunca ouviu nem ouvirá infelizmente.

Spendor e PMC, levavam-me ao céu embalado em colcheias, ou em semi. As primeiras já se fizeram representar por cá nos anos 90. Na altura ponderei, entre a Castle e as Spendor.A balança estva em constante equilibrio, se pudesse teria optado por ambas, mas o Castelo foi mais forte. São as colunas que morrerão comigo como muitos já sabem,mas isso pouco importa, são as do meu sistema de audio principal e único, são as minhas ''queridas filhas'', estas não chateam nem fazem birras e dão música quando quero. lol!

Substitutas existem três, e repito SPENDOR, PMC, e claro está LIVING VOICE, para nenhuma delas, não há dinheiro lol! nem representante em Portugal.

Lá dizia um velho amigo há uns tempos e destas andanças do audio, que eram colunas não para o ouvido da maioria do Português, e com isto está tudo dito. Ele há gostos para tudo.

Um grande abraço e saudações audiófilas.

Última edição por Mozarteano em 1/2/2009, 23:49, editado 1 vez(es) (Razão : Algumas correções ortográficas.)

Convidad
Convidado

Mensagem  tiagottx em 1/2/2009, 23:00

Off-topic: Isto lembra-me os LCDs, em que a samsung é a marca que mais vende e pela imagem dos quais os consumidores mais se "apaixonam" à 1ª vista, mas no entanto têm pouquíssima naturalidade nas cores(muito vivas).

Mas regressando ao tópico...

A Heco é uma marca que me foi dada a conhecer por um amigo e ex-colega que actualmente está a trabalhar na Klipsch em Portugal (representado pela Edecine), e é também uma das marcas que nunca tinha ouvido falar, mas depois de conhecer a marca e especialmente as Aleva 400, fez-me "esquecer" outras de nome bem mais divulgado em Portugal.

Portugal é infelizmente um país de fracos de espírito, e que vive muito de aparências, por isso é fácil vender marcas para que os "nossos amigos" possam ir lá a casa e possamos mostrar o brinquedo novo de que toda a gente fala. Por isso é fácil tender logo para uma Monitor Audio, B&W, KEF, não querendo eu dizer com isto que são más marcas, mas simplesmente o poder do nome que possuem não permite que a nossa escolha pondere sequer ouvir uma marca que "ninguém conhece" :damn:

Pessoalmente escolhi umas Heco, mas como alternativas directas ponderei apenas a Acoustic Energy, a Mordaunt-Short e a Jamo, deixando logo à partida de parte a B&W, Monitor Audio, Tannoy, JBL, KEF, entre outras bem conhecidas...

São coisas(gostos) que acontecem Wink
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 1/2/2009, 23:22

Também existe a questão que se prende com o facto de muitas colunas de "topo" por muito boas que sejam, poderem não ser o indicado para as casas dos chamados "comuns mortais" em que vivemos. Muitas das colunas desenhadas por marcas inglesas, são desenvolvidas para as casas deles e quem as conhece sabe do que estou a falar. Em contrapartida, para um americano é normal (e tem lógica) comprar umas monstruosas JBL com graves para dar e vender. Para mim uma coluna que se enquadre na minha casa, que possa ser alimentado por um amplificador que eu possa comprar e que com todas as limitações que eu lhe jogue para cima, tenha a capacidade de fazer musica de forma bela, esse será a coluna que para mim está no top.

Abraço

PS: Caro Mozarteano. Foi com mais uma vez com prazer que li o teu comentário. cheers

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 1/2/2009, 23:28

tiagottx escreveu:Off-topic: Isto lembra-me os LCDs, em que a samsung é a marca que mais vende e pela imagem dos quais os consumidores mais se "apaixonam" à 1ª vista, mas no entanto têm pouquíssima naturalidade nas cores(muito vivas).

Mas regressando ao tópico...

A Heco é uma marca que me foi dada a conhecer por um amigo e ex-colega que actualmente está a trabalhar na Klipsch em Portugal (representado pela Edecine), e é também uma das marcas que nunca tinha ouvido falar, mas depois de conhecer a marca e especialmente as Aleva 400, fez-me "esquecer" outras de nome bem mais divulgado em Portugal.

Portugal é infelizmente um país de fracos de espírito, e que vive muito de aparências, por isso é fácil vender marcas para que os "nossos amigos" possam ir lá a casa e possamos mostrar o brinquedo novo de que toda a gente fala. Por isso é fácil tender logo para uma Monitor Audio, B&W, KEF, não querendo eu dizer com isto que são más marcas, mas simplesmente o poder do nome que possuem não permite que a nossa escolha pondere sequer ouvir uma marca que "ninguém conhece" :damn:

Pessoalmente escolhi umas Heco, mas como alternativas directas ponderei apenas a Acoustic Energy, a Mordaunt-Short e a Jamo, deixando logo à partida de parte a B&W, Monitor Audio, Tannoy, JBL, KEF, entre outras bem conhecidas...

São coisas(gostos) que acontecem Wink

E eu a pensar que o nosso caro tiagottx tinha (ou teve em casa as MA RS6), ou pelo menos que as tinha comparado com as outras colunas lol!

Bom depois destes off-topics e on-topics penso que o importante mesmo e que cada um se sinta feliz com aquilo que adquiriu e que nao se tenha sentido pressionado por o ter feito. :partyman: lol!
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  tiagottx em 1/2/2009, 23:49

Também ouvi as RS6 na altura em começei a limitar as opções finais para escolher as colunas a comprar.

Antes de seleccionar as finalistas, ouvi as M.Audio RS6, KEF iQ7, JBL ES80(e até as TL260), Infinity Classia, Tannoy DC6T, Jamo C807, Canton Vento 870, e mais uma ou outra Laughing
tiagottx
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  TAVARES em 2/2/2009, 00:35

Mozarteano escreveu:Já agora, e se permitem das duas listas referenciadas de colunas, apenas duas em minha opinião serão consideradas e referenciadas como colunas com toma....:

SPENDOR, E AVALON.

Duas construções e timbres opostos, com uma sonoridade muito própria, mas num(s) ponto(s) são iguais:
A ''maciez'' e o ''aveludado'' espectro e palco sonoro as tornam de certa forma ímpares.

Toadas as outras referenciadas, não faço comentários.

Já houve amigos destas andanças que me disseram e concordo e eles também que o som que eu gosto, é para um ouvido diferente, e não pra uma garnde maioria, e passo a dar algums exemplos muito sucintos, óbviamente este tópico não é para avaliar os meus gostos pessoais em termos de colunas, mas aqui vão:

AVALON; JOSEPH AUDIO, TOTEM; e as minhas referências ''actuais'' de sempre: SPENDOR, LIVING VOICE, e PMC. Outras haverão óbviamente que pertencem ao passado, mas estão sempre vivas, pelo menos para mim.

Eheheheh também sou fã incontestavel das avalon Mozarteano,serviu-me de referencia durante estes anos todos

Por estes exemplos se poderão avaliar com as minha tendências e escolhas sónicas.

Abraço
TAVARES
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 545
Ocupação : Trabalhar
Interesses : Aprender
Pontos/Reputação : 474

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: