braço 12 " ou 9"
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico
Página 1 de 1 • Compartilhe •
braço 12 " ou 9"
boas , venho pedir um esclarecimento a uma duvida que tenho . qual e a diferença em termos praticos entre ter um braço de 12 ou de 9 ? saudaçoes audiofilas . rui

lore- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 839
Ocupação: http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses: cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação: 1036
Re: braço 12 " ou 9"
Boas,
A grande vantagem de um 12" sobre um 9" é a maior eliminação do erro de leitura lateral, graças às 3" adicionais: como sabe, a matriz do vinil é cortada, da periferia ao centro do disco, numa linha recta, sendo que a leitura com um braço de pivot é feita, da periferia ao centro do disco, num arco. 12" fazem melhor trabalho que 9", apesar de alguma acréscimo de massa.
Cumprimentos.
A grande vantagem de um 12" sobre um 9" é a maior eliminação do erro de leitura lateral, graças às 3" adicionais: como sabe, a matriz do vinil é cortada, da periferia ao centro do disco, numa linha recta, sendo que a leitura com um braço de pivot é feita, da periferia ao centro do disco, num arco. 12" fazem melhor trabalho que 9", apesar de alguma acréscimo de massa.
Cumprimentos.
mpc- utilizador iniciado
- Número de Mensagens: 15
Ocupação: Escritório, colarinho de várias cores
Interesses: AlFi, cultura visual e pop, tribos (Mod, Gótico, NRomance, Tecno, RBilly) etc., etc., ...
Pontos/Reputação: 0
braço 12 " ou 9"
Dependendo naturalmente do braço em questão, regra geral é mesmo preferivel o de 12" ao de9". Muitas vezes a escolha depende de circunstâncias como a comodidade, ou mesmo o €. Eu no momento estou com o de 9", mas vou mudar para o de 12".
Saudações audiófilas. :cool:
Saudações audiófilas. :cool:

fm&stereo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140
se bem percebi entao os de 12 ao serem maiores descrevem em arco menos pronunciado e como tal a velocidade de passagem da agulha sobre o vinil e mais constante , baixando entao o erro da parabola descrita sobre a linha recta da impressao ?pois o ideal entao era o braço acompanhar essa linha recta entre o ponto de partida e o centro do disco modificando o seu comprimento ,certo?

braço 12 " ou 9"
Olá lore,
A velocidade é sempre a mesma. A curva que o arco faz é que diminui à medida que o cumprimento aumenta. Naturalmente que o ideal seria o linear, mas parece-me já um tanto demasiado para tal preocupação, pois a determinada altura já não é tão importante assim... Digamos que a própria impressão não de todo direita e como tal mesmo o linear pode não estar completamente paralelo à mesma.
O mesmo se poderia dizer de um disco que estando um pouco empenado, leva a agulha a uma leitura onde se pode compreender uma oscilação, na medida em que vai subindo e descendo, sendo este processo responsável por uma constante variação entre uma leitura de mais ou menos grave/agudo, em que a média varia, a bem dizer. Portanto, com 12" apenas se ganha um pouco mais de estabilidade geral.
Agora, o grande problema está no braço em si. Um braço, só por ser de 12" não quer dizer que é melhor que outro. A qualidade tem um preço...
Boas audições. :cool:
A velocidade é sempre a mesma. A curva que o arco faz é que diminui à medida que o cumprimento aumenta. Naturalmente que o ideal seria o linear, mas parece-me já um tanto demasiado para tal preocupação, pois a determinada altura já não é tão importante assim... Digamos que a própria impressão não de todo direita e como tal mesmo o linear pode não estar completamente paralelo à mesma.
O mesmo se poderia dizer de um disco que estando um pouco empenado, leva a agulha a uma leitura onde se pode compreender uma oscilação, na medida em que vai subindo e descendo, sendo este processo responsável por uma constante variação entre uma leitura de mais ou menos grave/agudo, em que a média varia, a bem dizer. Portanto, com 12" apenas se ganha um pouco mais de estabilidade geral.
Agora, o grande problema está no braço em si. Um braço, só por ser de 12" não quer dizer que é melhor que outro. A qualidade tem um preço...
Boas audições. :cool:

fm&stereo- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140
Boas.
O preço na realidade é um problema e também não esquecer de que nem todo o prato aceita com facilidade um braço de 12" devido à distancia de montagem que necessita. Depois, também tem que ter em conta o espaço no rack, pois a maquina cresce substancialmente.
O outro problema é a rigidez do mesmo. Não é fácil fazer um bom braço de 12", e daí uma das razões dos muitos eurones
que costuma custar. Eu não sinto grande necessidade em ter um, mas lá curiosidade tenho eu
Abraço
Antonio
O preço na realidade é um problema e também não esquecer de que nem todo o prato aceita com facilidade um braço de 12" devido à distancia de montagem que necessita. Depois, também tem que ter em conta o espaço no rack, pois a maquina cresce substancialmente.
O outro problema é a rigidez do mesmo. Não é fácil fazer um bom braço de 12", e daí uma das razões dos muitos eurones
Abraço
Antonio
Convidad- Convidado
pois ja estou mais esclarecido . e que estava com receio pois o transrotor turntables que esta para chegar tem os dois e queria saber o porque . muito obrigado pelo esclarecimento .rui

Que grande sortudo....
Trata bem do menino, e tenta ser merecedor dele.
Boa noite
António
Trata bem do menino, e tenta ser merecedor dele.
Boa noite
António
Convidad- Convidado
Tópicos similares» Fanzine "A Saga dos Deuses - Cap.1: Os Lendários Anjos Solares"
» Tarte de Legumes - Revista "Momentos de partilha"
» A mota "patina" um bocado em altas cbr600f 98
» Jantares das 5.ªs Feiras * Gaia "Fatita" [CRÓNICAS]
» Ponto "G"...
» Tarte de Legumes - Revista "Momentos de partilha"
» A mota "patina" um bocado em altas cbr600f 98
» Jantares das 5.ªs Feiras * Gaia "Fatita" [CRÓNICAS]
» Ponto "G"...
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: