braço 12 " ou 9"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

braço 12 " ou 9"

Mensagem  lore em 3/12/2008, 10:58

boas , venho pedir um esclarecimento a uma duvida que tenho . qual e a diferença em termos praticos entre ter um braço de 12 ou de 9 ? saudaçoes audiofilas . rui

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 839
Ocupação: http://www.laso.pt/04solucoes/05galeria.php
Interesses: cabrios ,motos , muitos kw , tatoos, adrenalina
Pontos/Reputação: 1036

Re: braço 12 " ou 9"

Mensagem  mpc em 4/12/2008, 09:12

Boas,

A grande vantagem de um 12" sobre um 9" é a maior eliminação do erro de leitura lateral, graças às 3" adicionais: como sabe, a matriz do vinil é cortada, da periferia ao centro do disco, numa linha recta, sendo que a leitura com um braço de pivot é feita, da periferia ao centro do disco, num arco. 12" fazem melhor trabalho que 9", apesar de alguma acréscimo de massa.

Cumprimentos.

mpc
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 15
Ocupação: Escritório, colarinho de várias cores
Interesses: AlFi, cultura visual e pop, tribos (Mod, Gótico, NRomance, Tecno, RBilly) etc., etc., ...
Pontos/Reputação: 0

braço 12 " ou 9"

Mensagem  fm&stereo em 8/12/2008, 01:48

Dependendo naturalmente do braço em questão, regra geral é mesmo preferivel o de 12" ao de9". Muitas vezes a escolha depende de circunstâncias como a comodidade, ou mesmo o €. Eu no momento estou com o de 9", mas vou mudar para o de 12".
Saudações audiófilas. :cool:

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140

Mensagem  lore em 8/12/2008, 07:29

se bem percebi entao os de 12 ao serem maiores descrevem em arco menos pronunciado e como tal a velocidade de passagem da agulha sobre o vinil e mais constante , baixando entao o erro da parabola descrita sobre a linha recta da impressao ?pois o ideal entao era o braço acompanhar essa linha recta entre o ponto de partida e o centro do disco modificando o seu comprimento ,certo?

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

braço 12 " ou 9"

Mensagem  fm&stereo em 9/12/2008, 00:50

Olá lore,
A velocidade é sempre a mesma. A curva que o arco faz é que diminui à medida que o cumprimento aumenta. Naturalmente que o ideal seria o linear, mas parece-me já um tanto demasiado para tal preocupação, pois a determinada altura já não é tão importante assim... Digamos que a própria impressão não de todo direita e como tal mesmo o linear pode não estar completamente paralelo à mesma.
O mesmo se poderia dizer de um disco que estando um pouco empenado, leva a agulha a uma leitura onde se pode compreender uma oscilação, na medida em que vai subindo e descendo, sendo este processo responsável por uma constante variação entre uma leitura de mais ou menos grave/agudo, em que a média varia, a bem dizer. Portanto, com 12" apenas se ganha um pouco mais de estabilidade geral.
Agora, o grande problema está no braço em si. Um braço, só por ser de 12" não quer dizer que é melhor que outro. A qualidade tem um preço...
Boas audições. :cool:

fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 2448
Pontos/Reputação: 3140

Mensagem  Convidad em 13/12/2008, 10:05

Boas.

O preço na realidade é um problema e também não esquecer de que nem todo o prato aceita com facilidade um braço de 12" devido à distancia de montagem que necessita. Depois, também tem que ter em conta o espaço no rack, pois a maquina cresce substancialmente.
O outro problema é a rigidez do mesmo. Não é fácil fazer um bom braço de 12", e daí uma das razões dos muitos eurones Very Happy que costuma custar. Eu não sinto grande necessidade em ter um, mas lá curiosidade tenho eu Laughing

Abraço

Antonio

Convidad
Convidado

Mensagem  lore em 13/12/2008, 18:41

pois ja estou mais esclarecido . e que estava com receio pois o transrotor turntables que esta para chegar tem os dois e queria saber o porque . muito obrigado pelo esclarecimento .rui

lore
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 13/12/2008, 19:20

Que grande sortudo.... Laughing
Trata bem do menino, e tenta ser merecedor dele.

Boa noite

António

Convidad
Convidado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: