O «clamp»

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O «clamp»

Mensagem  fm&stereo em 23/11/2008, 04:59

O «clamp» é um acessório que pode ajudar numa melhor prestação. Ainda que pouca melhoria possa trazer, esta é sempre bem vinda. Mas em quê, hão-de perguntar muitos.
Este acessório tem como fim a redução das vibrações que a própria agulha ao passar no vinílo provoca. Existem vários tipos, uns mais eficazes que outros. Uns optaram por roscados, outros reajustáveis ou aqueles mais práticos, os que utilizam apenas o peso. Estes podem ser ainda maciços ou de enchimento.
Infelismente para alguns, o uso deste acessório não é muito praticável. É o caso dos gira-discos que usam suspensão.
Um outro tipo de «clamp», é um anel (ring) que se usa completando o serviço neste efeito. Este ainda não experimentei, pois é um acessório bastante caro.

Saudações audiófilas. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Re: O «clamp»

Mensagem  fm&stereo em 23/11/2008, 05:11

fm&stereo escreveu:O «clamp» é um acessório que pode ajudar numa melhor prestação. Ainda que pouca melhoria possa trazer, esta é sempre bem vinda. Mas em quê, hão-de perguntar muitos.
Este acessório tem como fim a redução das vibrações que a própria agulha ao passar no vinílo provoca. Existem vários tipos, uns mais eficazes que outros. Uns optaram por roscados, outros reajustáveis ou aqueles mais práticos, os que utilizam apenas o peso. Estes podem ser ainda maciços ou de enchimento.
Infelismente para alguns, o uso deste acessório não é muito praticável. É o caso dos gira-discos que usam suspensão.
Um outro tipo de «clamp», é um anel (ring) que se usa completando o serviço neste efeito. Este ainda não experimentei, pois é um acessório bastante caro.

Saudações audiófilas. 🆒

Aqui vai uma amostra: http://www.needledoctor.com/Online-Store/Record-Clamps

Tenho a Clearaudio Twister e resulta, a JA Michell nem por isso.

Boas audições. :partyguitar:
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 23/11/2008, 10:03

fm&stereo disse:
"Este acessório tem como fim a redução das vibrações que a própria agulha ao passar no vinílo provoca"

annh?
é suposto a agulha vibrar o mais possivel em contacto com as espiras do disco, a não ser que uses o clamp em cima da própria agulha,aí sim acabas com as vibrações .:confused1:
o clamp armoniza o disco com o prato e reduz algum empeno que o disco possa ter,se for dos pesadotes pode ainda ,por via da inercia,dar alguma estabilidade na rotação do prato.
penso eu de que...

"Infelismente para alguns, o uso deste acessório não é muito praticável. É o caso dos gira-discos que usam suspensão"

tambem não vejo aqui motivo para que um gira com suspensão não possa usar clamp,se me falares naqueles "puck's" de meio kilo como é o caso do thorens stabilizer ainda vá que não vá( ou até provávelmente aquele que aparece na foto do teu giradiscos)

Última edição por milton em 23/11/2008, 16:12, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 23/11/2008, 10:59

Very Happy Very Happy eh,eh,agora percebi Very Happy
tavas só a ver se pessoal estava com atencão,eh,eh
abraço
Milton

Convidad
Convidado

O «clamp»

Mensagem  fm&stereo em 24/11/2008, 01:40

Alô milton,
A questão do disco estar empenado relaciona-se mais com o «ring». Este sim tende a superar este problema.
A questão da «clamp» é um tanto complexa. Peso a menos não resulta, peso a mais, pode dizer-se o meso; igualmente dos materiais usados. A ideia de que prender o disco com a «clamp» de rosca não é senão um ajuste de pressão para obter o mesmo efeito.
Este acessório é utilizado para todos discos e é realmente para atenuar o efeito de vibração que a própria agulha faz quando ao passar no disco. Este efeito também é conseguido com o tipo de prato e ou «map» (tapete do prato).
Existem igualmente vários tipos de tapete. Uns em borracha ou cortiça, outros feitos em massas compostas, tipo acrílico, vinílo, carbono, etc, outros de felpo... Eu experimentei alguns. O que vinha com o gira-discos arrumei-o logo. Até à pouco usei um que eu fiz de cortiça co pele, mas agora uso um de pele - a minha última traquitana. Funciona muito bem. Very Happy

Abraço audiófilo. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 24/11/2008, 09:05

aqui prós meus lados diz-se assim:leva lá a bicicleta.....mas deixa cá os pedais Rolling Eyes

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve em 24/11/2008, 09:12

há alguns anos atrás fui o proprietário de um pro-ject 9.1 que trazia de origem um desses "clamps" de enroscar.

as diversas audições com e sem clamp demonstraram que o clamp "fechava" o som, tornava-o algo mortiço, por isso deixei de o utilizar e até o perdi de vista.

actualmente, para o bem ou para o mal, não utilizo clamp. é uma opção como outra qualquer.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

O «clamp»

Mensagem  fm&stereo em 25/11/2008, 02:40

Tal e qual, Vinylsuporter.
Isto no vinilo é uma ciência complexa, e normalmente a única coisa a fazer é experimentar. Como podes ver não pretendo presumir nada, a experiência é que me leva a considerare afirmar algo que então extraí. No vinilo, a mais insignificante coisa pode, por vezes, trazer grandes alterações. Nada como experimentar.
Saudações audiófilas. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

O «clamp»

Mensagem  fm&stereo em 25/11/2008, 02:45

milton escreveu:aqui prós meus lados diz-se assim:leva lá a bicicleta.....mas deixa cá os pedais Rolling Eyes

milton, na minha terra diz-se «mas deixa a campainha». He, he, he!... Laughing
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 25/11/2008, 21:20

mas é a primeira vez que vejo esse assunto abordado por esse prisma,por isso é que na minha ingenuidade e falta de conhecimento prático(não uso clamp) quiz corrigir a tua explicação que me parecia errada ou pelo menos pouco precisa,porque dizer que é para atenuar o efeito de vibração que a própria agulha faz,pode confundir as coisas.eu estava a partir de uma presunção,sempre me foi dito que o clamp servia para armonizar o disco com o prato e eventualmente estabilizar a rotação do mesmo,e daí se estrairía mais e melhor informação dos amados discos.ainda bem que estou a ser advertido para o facto de poder tambem trazer colorações indesejáveis ao som,mas essa é uma experiencia que cada um terá que fazer.
abraço
Milton

Convidad
Convidado

O «clamp»

Mensagem  fm&stereo em 26/11/2008, 02:26

Saudações milton,
É, como já disse, isto do vinilo é complicado. Ora, o motor que pode indozir ruidos, pode estar com uma rotação... Depois é as vibrações externas... Ou então a questão da pre-amplificação do gira-discos; da cablagem; das interferências em geral. Enfim, há uma quantidade de questões que merecem a devida atenção. No entanto, nada de entrar em paranoia... Há que procurar «saborear o petisco», tentar tirar o melhor partido do animal, este é que é o propósito. Very Happy

Boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: