"Geração MP3"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"Geração MP3"

Mensagem  bluemonday em 20/6/2007, 23:33

O que me irrita hoje em dia no mundo da música/audio é a "geração mp3"... a grande parte dos meus amigos com idades compreendidas entre os 18-28 não compram cds , sacam da net, têm ipod , vêm concertos no youtube e dizem que conhecem música. Esta geração mp3 esta mal habituada... é raro eles ouvirem um album todo do inicio ao fim... estao constantemente a trocar de musica de album para outro e depois ainda têm o descaramento de dizer que o album X não presta e daqui a 5 meses ja são capazes de dizer "É pa o album X afinal até é brutal". É a tecnologia que permite este facto. Enquanto quem usa fontes como o Vinyl ou o CD acaba sempre por ouvir o album inteiro não ha aquele tentação de escolher outra musica no meio de gigas de mp3.
Admito que "saco" muita musica da net por um motivo : descubro novas bandas e se gosto compro preferencialmente em vinyl e depois se não existir CD... Acho que uso a "tecnologia" para um bom proposito. Pode ser ilegal ... mas tenho a certeza que os artistas que gosto não se importam Smile
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Re: "Geração MP3"

Mensagem  Convidad em 20/6/2007, 23:41

Na verdade foi a tecnologia que se adaptou aos gostos e necessidades das pessoas...

Não podemos esquecer que a grande maioria das pessoas (e já nem falo daqueles para quem ouvir música é a mesma coisa que lavar roupa ou pintar a casa), a música não é encarada como arte, mas sim como mais uma de muitas formas de entretenimento... não existe propriamente respeito pelo autor e pelo que o autor pretende, nem pelo conceito, pela obra, nem... nada... é apenas uma melodia que serve para entreter.

Assim sendo, não faz sentido pensar em "album"... mas sim em músicas isoladas (lá se foi o conceito)...

Sobre qualidade de som, a parte técnica da questão, nem vale a pena falar... anda 99% da população bem a c*g*r para isso.

E isto, como sabemos, não é de agora... a geração MP3 já existia antes do MP3 hehehehe só que agora é mais fácil consumir música, enquanto que ouvir música é tão difícil hoje como era há 50 anos.

(verdade seja dita que a culpa disto é não só das editoras e dos variados fenómenos do marketing, mas também dos próprios artistas que muitas vezes, mesmo muitas, não são mais do que meros entertainers)

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 20/6/2007, 23:47

Já agora acrescento... que se temos isso de um lado do extremo, temos também o outro extremo, daquela minoria que realmente ouve música e aprecia a arte, em que se criam mitos e teorias infindáveis sobre como e em que condições se deve e se pode realmente ouvir música, caindo quase sempre em exageros e ridículos.

Porque, na verdade... com um molho de MP3... e com um IPOD ou qq coisa desse tipo, já ninguém fica privado de música, da arte da música.

A música está cá dentro... como a reproduzimos "lá fora" é um detalhe, um pormenor, que certamente tem influência, mas não é de forma alguma determinante, porque mesmo o melhor sistema e condições acústicas do planeta de nada servem se o ouvinte for apenas mais um consumidor.

Portanto, nem 8 nem 80... e o que conta é de facto a atitude perante a música, saber compreender o que é a música, e respeitar a música (acho que é disso que falas bluemonday, certo?)

afro

Convidad
Convidado

Mensagem  Jazz em 21/6/2007, 02:20

A propósito disso, vou-vos contar um episódio que se passou comigo na semana passada num casamento de uns amigos.
Estava eu e mais dois amigos na conversa, até que um pergunta: "É verdade, de onde é que vocês agora têm sacado música?" O outro responde invariavelmente "Emule" e eu digo "Eu não saco música, só compro cds." Dito isto ficaram os outros dois a olhar para mim e não se acreditaram!!. Desde o "Deixa-te de tangas" até ao "Vai-te lixar, não acredito", não os consegui convencer que não sacava música da net, só de cds comprados ou emprestados! Tive de chamar a minha namorada e dizer-lhes para lhe fazerem a mesma pergunta para ela confirmar que o que eu tinha dito era verdade. Aí já acreditaram, mas mesmo assim com relutância.

É isto, meus amigos. Se eu dissesse que roubava livros das livrarias estava lixado, caíam-me todos em cima.

Jazz
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 49
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  bluemonday em 21/6/2007, 02:24

Claro... O que me irrita é que ha muitas pessoas auto intituladas conhecedoras de música que admiram e dizem maravilhas do artistas XPTO mas nunca compraram nada deles, sacaram da net. Depois vem com a conversa para os amigos : Ja tens o último album dos Nouvelle Vague ? Se quiseres eu arranjo te , passas la em casa e eu gravo te uns DVDs com 300 albuns em mp3. Acho isto assassinar a música.

É como uma pessoa que diz que sabe de pintura e nunca leu nada sobre este tema.
bluemonday

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  jaserrano em 21/6/2007, 07:34

Eu uso MP3 para ouvir enquanto corro, senão era uma seca... Assim, sempre vou ouvindo a música que tenho em CDs legítimos, e que transformo em MP3 para este efeito!!! Wink

Também não descarrego nada da NET, nem música nem filmes, e é por isso que não preciso de ter um contrato de serviços de internet com grandes quantidades de GB de uploads e downloads.
jaserrano
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Interesses : Som, Imagem, Motas, Livros e NET
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  sonuz em 21/6/2007, 07:55

Quem gosta de conhecer outras músicas está um pouco limitado à oferta das "discarias". Era o que se passava no tempo dos LPs, em que ouvia o que o dono da loja gostava de ter na loja. Agora é bem diferente.
Não censuro quem saca cds da net, mas também não cencuro quem dá 10, 15, ou 20euros por um cd. Embora eu ache que a música continua cara e haja muito intermediário a "comer" pelo meio, mas é assim...
Uma coisa me perece inegável, a net é a maior "discaria" do universo... tanto para comprar, como para "roubar".
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 354

Mensagem  Conan em 21/6/2007, 08:39

Na prepectiva de um DJ a coisa passa-se assim:

Comecei a por música com vinil.
Os 12" 45rpm tinham um som bem melhor que os albuns a 33rpm e cada vez que eu ia comprar discos tentava sempre ter as grandes "malhas" em maxi 12 polegadas. bounce

Ter um vinil com grandes faixas era sempre um motivo de grande orgulho entre os DJs.

Depois veio o cd e marcas como a Denon começaram a criar leitores de cd duplos com pitch para se poder acertar batidas e misturar.
O cd tinha a vantagem de, gravado, ter +/- 10 faixas à nossa escolha, em termos de arrumação e transporte é mais pequeno e leve sendo um formato bem mais prático.

Mas o som ainda não igualava um vinil maxi de 12".

Com a internet e a banda larga começaram a aparecer os Napsters e emules e com eles e com eles os downloads massivos.
Na maioria dos casos o pessoal descarrega mais musica do que aquela que consegue ouvir e o que é que acontece?

Deixa-se de ouvir um album do principio até ao fim.

Ouvem-se 30 segundos de uma faixa, 30 segundos de outra e por ai adiante...

Os albums deixam de ter aquele "valor" pois são sacados de graça da net, porque se fossem comprados, talvéz fossem escutados com mais atenção.

O MP3 é nada mais, nada menos a adaptação da maneira de ouvir música às necessidades das pessoas;
+prático
+rápido
+barato
+fácil
mas a maneira como o utilizamos está, no meu ponto de vista a "matar" o formato de album, pois é tão fácil de sacar e a oferta é tanta, que as pessoas deixam-se de se concentrar num só trabalho.

Mas voltando ao DJ

Com o advento do MP3 chegaram os leitores de cd com MP3, ou seja: podemos gravar 150 músicas num cd e tocá-las num leitor que, no seu mostrador indica o nome do artista e faixa (temos a papinha toda feita, né?)

E o som?

Semelhate ao CD (não se esqueçam, os sistemas profissionais de discotecas ou bares não têm a qualidade dos nossos sistemas audiofilos), mas nunca chega aos calcanhares de um vinil de 12".

Cada vez que toco um cd ou MP3 é aquele som frio, detalhado, seco, mas sem alma...
depois toco um vinil e aquele grave... ui ui enche a casa de uma forma...

"Calor humano" sunny é unica definição que tenho para o vinil.
Existe ali uma sinergia fantastica entre o som e as pessoas.

Viva o VINIL cheers
Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 574
Ocupação : DJ
Interesses : Curtir
Pontos/Reputação : 63

Mensagem  Convidad em 21/6/2007, 08:58

Eu não gosto de mp3.
Admito que dá "jeito" para ouvir no carro, pois um cd toca durante 10 horas.

Também fui à loja da mula para conhecer as musicas, e quando gostava comprava em cd. Mas desde que a Fnac adoptou o sistema de ouvir os cds com código de barras sem ter que pedir aos funcionários deixei de ir à loja da mula e ouço directamente na Fnac, não digo que compre tudo na Fnac. Por exemplo ouvi o Claude Challe "Je nous Aime" e estava a 50 euros e consegui comprar o mesmo cd novo por metade do preço sem ser na Fnac.

Convidad
Convidado

Mensagem  Gorogoro em 21/6/2007, 09:12

Conan escreveu:Na prepectiva de um DJ a coisa passa-se assim:

Comecei a por música com vinil.
Os 12" 45rpm tinham um som bem melhor que os albuns a 33rpm e cada vez que eu ia comprar discos tentava sempre ter as grandes "malhas" em maxi 12 polegadas. bounce

Ter um vinil com grandes faixas era sempre um motivo de grande orgulho entre os DJs.

Depois veio o cd e marcas como a Denon começaram a criar leitores de cd duplos com pitch para se poder acertar batidas e misturar.
O cd tinha a vantagem de, gravado, ter +/- 10 faixas à nossa escolha, em termos de arrumação e transporte é mais pequeno e leve sendo um formato bem mais prático.

Mas o som ainda não igualava um vinil maxi de 12".

Com a internet e a banda larga começaram a aparecer os Napsters e emules e com eles e com eles os downloads massivos.
Na maioria dos casos o pessoal descarrega mais musica do que aquela que consegue ouvir e o que é que acontece?

Deixa-se de ouvir um album do principio até ao fim.

Ouvem-se 30 segundos de uma faixa, 30 segundos de outra e por ai adiante...

Os albums deixam de ter aquele "valor" pois são sacados de graça da net, porque se fossem comprados, talvéz fossem escutados com mais atenção.

O MP3 é nada mais, nada menos a adaptação da maneira de ouvir música às necessidades das pessoas;
+prático
+rápido
+barato
+fácil
mas a maneira como o utilizamos está, no meu ponto de vista a "matar" o formato de album, pois é tão fácil de sacar e a oferta é tanta, que as pessoas deixam-se de se concentrar num só trabalho.

Mas voltando ao DJ

Com o advento do MP3 chegaram os leitores de cd com MP3, ou seja: podemos gravar 150 músicas num cd e tocá-las num leitor que, no seu mostrador indica o nome do artista e faixa (temos a papinha toda feita, né?)

E o som?

Semelhate ao CD (não se esqueçam, os sistemas profissionais de discotecas ou bares não têm a qualidade dos nossos sistemas audiofilos), mas nunca chega aos calcanhares de um vinil de 12".

Cada vez que toco um cd ou MP3 é aquele som frio, detalhado, seco, mas sem alma...
depois toco um vinil e aquele grave... ui ui enche a casa de uma forma...

"Calor humano" sunny é unica definição que tenho para o vinil.
Existe ali uma sinergia fantastica entre o som e as pessoas.

Viva o VINIL cheers

nao sabia q se sentia a diferença de som num sistema de disco ou bar.. Nice..
Mas será que os djs q preferem vinil é apens pelo som ou devido ao fácil manuasemento do gajo? Acho q é sempre mais fácil encontrares uma musica num vinil, ou um trecho da musica em vinil do q em cd, pois no vinil manipulas directamente a bolacha enquanto q cd, nao ves nada! Só numeros :S... Estarei errado? :S....

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 325
Ocupação : Programador
Interesses : fotografia, desporto, concertos, etc..
Pontos/Reputação : 52

http://zicazica.blogspot.com

Mensagem  Morningrise em 21/6/2007, 09:30

A generalização do mp3, para mim teve o efeito contrário ao da maioria do pessoal ...
Passei a gastar mais dinheiro em música, porque acabo por ouvir mais coisas !
E depois é a "Quest for the Holy Grail", que é verificar se o álbum saiu em vinil em algum lado.
O pior é que por vezes acabo por comprar o vinil e o CD, porque a edição em CD tem um DVD bónus com concerto ou coisa assim, aconteceu-me isso por exemplo com as Seeger Sessions do Bruce !

Com o nascimento da pirralha é que passei a comprar menos, não tenho tempo para ouvir Laughing
Morningrise
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 30

Mensagem  Conan em 21/6/2007, 09:33

Em tudo na vida existe um equilibrio
o certo e o errado
o bom e o mal
a dor e o prazer
o homem e a mulher I love you

Quando as coisas são muito fáceis, perdem a graça, não é?

O formato MP3 é muito fácil... não tem graça

Nem um cd consegue despertar em mim a paixão que um vinil dá.

Mas o vinil exige sacrificios...

os cuidados com os discos, com a agulha, com a vibração, etc...
e quando nós cuidamos de algo com tamanha dedicação, disfrutamos melhor o fruto do nosso trabalho. É o tal equilibrio

O vinil é isso... o MP3 não

Quanto às misturas, é realmente mais facil aceder a uma determinada passagem de uma faixa no vinil, e se olharmos atentamente para um disco, conseguimos "ver" a música, onde estão as quebras, atravéz da mudança do padrão da prensagem.

Mas, os leitores de CD que utilizo no bar já têm um botão "Vynil" e ao carregarmos nele podemos, atravéz da roda, fazer scratch sem o disco saltar

Conan
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 574
Ocupação : DJ
Interesses : Curtir
Pontos/Reputação : 63

Mensagem  xcj em 21/6/2007, 13:24

Aínda sobre este tópico, mas olhando para o ponto de vista técnico, é estranho começar a ver marcas de audio não-consumo, ou mesmo high-end a começarem a ter aparelhos (docking stations e afins) para integrar ipods em sistemas high end, o som do MP3 já é por definição um formato que compromete a qualidade da gravação, as marcas high-end ao venderem docking stations não estão a comprometer a sua propria imagem!? scratch

Penso que se entitulam como marcas high-end deviam ter uma posição firme sobre o MP3, mas isto é só o meu ponto de vista...
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 86
Pontos/Reputação : 4

Mensagem  New Challenger em 21/6/2007, 19:23

Antes do MP3 ja via os minidiscs ( e sua tecnologia Atrac)como algo estupendo embora nos idos de 1993 aquilo ainda era mt "fatela". Lembro-me de estar na Sony quando ainda estava sediada nas torres e estar lá um MD do Rodrigo Leão ( acho que o "Ave Mundi Luminar") em demonstração....blargh, na altura não achei nada de jeito.

No entanto, pela versatilidade, tamanho e facilidade de gravação rendi-me ao formato alguns anos a seguir, e neste momento possuo dois de bolso e um de mesa sendo que o último modelo NetMd me tem servido também para as viagens, para a correria, para os tempos livres etc e tal. De facto o tamanho e a quantidade de inmformação que lá se mete é um espanto. O novo modelo Mz Rh1 grava em PCM, e portanto com uma qualidade virtualmente igual à do CD.

Tenho reparado nos miudos é que não têm qualquer educação musical e sonora. Para eles ouvir uma BUMP BUMP em mono....nuns ascultadores completamente fatelas é algo perfeitamente normal, o que se irá repercutir num futuro próximo. Qual será o miudo que, tal como 2 ou 3 gerações atrás, ainda estará deliciado a ouvir um cd que ouve hoje daqui a 20 anos?
Lembro-me de ouvir num dos 1º walkmans que sairam lá para 1981 uma cassete dos Supertramp, que ouço hoje ainda como se fosse (quase) a primeira vez:"Famous Last Words".

Mas o problema mesmo....é esta educação musical e auditiva...ou a falta dela. Para mim, Ed. Musical nas escolas devia ir até ao 9º ano, mas com currículos como deve ser! A ignorância a este nível dos miudos ( e muitos graúdos) é abismal! IMHO
New Challenger

Número de Mensagens : 1741
Ocupação : Mandar políticos à fava
Interesses : Dedicar-me aos hobbies
Pontos/Reputação : 734

Mensagem  xcj em 21/6/2007, 21:19

Não discuto que são práticos, eu gosto de mp3's, repito: são praticos! Very Happy

Antes de na empresa terem apertado nas regras era o que ouvia no work, agora lá só posso ouvir musica em streaming(que pode ser de mp3 ou outros formatos).E mesmo em casa tenho várias coisas em mp3.

Os ipods e outros leitores de mp3 portáteis são aparelhos muito porreiros, MAS qualidade de som não é uma das características deles, o proprio formato MP3 compromete o som, comprime , decide e descarta a informação que o codec precisa para atingir o racio de compressão escolhido.

Expliquem-me estes brinquedos:
http://www.advance-acoustic.com/en-product.php?id=12
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  sonuz em 22/6/2007, 07:54

xcj escreveu:
Expliquem-me estes brinquedos:
http://www.advance-acoustic.com/en-product.php?id=12

Puro marketing... Moderno, atraente, funcional... e jovem! afro
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 354

Mensagem  Gorogoro em 22/6/2007, 08:18

O iPod nao le apenas mp3! Tens formatos lossless..
Penso q o objectivo da advance é q uses o iPod como jukebox de uma data de cd's ripados em lossless e ligados ao stereo. Obtendo um som melhor ou semalhante a um leitor de cd...

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 22/6/2007, 08:34

Hoje na ilha das cores "programa da RTP2", chegou um "jovem" com o mp3 a dizer que era a última tecnologia e o velhinho pegou num vinyl e disse-lhe, isto é que é musica.
lol!

Convidad
Convidado

Mensagem  Gorogoro em 22/6/2007, 08:37

KRELL escreveu:Hoje na ilha das cores "programa da RTP2", chegou um "jovem" com o mp3 a dizer que era a última tecnologia e o velhinho pegou num vinyl e disse-lhe, isto é que é musica.
lol!

AHAHAH!!! Mt bom!

É isso e um programa sobre CD's que deu há uns anos. Acaba da seguinte forma (ao fim de uma hora a falar sobre cd's):
- Entao que recomendações faz aos colecionadores de música?
- Comprem vinil.

Ah! Pois é! afro

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  xcj em 22/6/2007, 13:02

Qual o bitrate dos codecs lossless? fará sentido teres musica nesse formato num cartão de 1 a 4GB ?

Não conheço codecs lossless para além deste:
http://www.monkeysaudio.com/

E este não é para reprodução em tempo real, é só para transportares audio a ocupar menos espaço, tipo zip ou rar em vez do ISO ou WAV, um search no google mostrou-me outro chamado FLAC, que nunca experimentei.
xcj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  falp em 26/6/2007, 17:23

Eu aderi relutantemente ao MP3 e agora adoro... sim... saco coisas da modas e tb o que gosto antes de comprar o CD. pirat

E no iPOD e no carro tb agora aderi ao MP3... mas nada substitui o CD original... alien

E tb falam comigo espantados por eu dizer que música mesmo é ter o álbum original... que tb não acharia piada a ter e ler livros em fotocópia... affraid

E como um colega meu que jurava não haver diferenças mesmo com colunas de 700 ctos... Evil or Very Mad

Última edição por em 26/6/2007, 17:30, editado 2 vez(es)
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  falp em 26/6/2007, 17:26

xcj escreveu:Qual o bitrate dos codecs lossless? fará sentido teres musica nesse formato num cartão de 1 a 4GB ?

Não conheço codecs lossless para além deste:
http://www.monkeysaudio.com/

E este não é para reprodução em tempo real, é só para transportares audio a ocupar menos espaço, tipo zip ou rar em vez do ISO ou WAV, um search no google mostrou-me outro chamado FLAC, que nunca experimentei.
Há vários... Apple tb tem um... os que experimentei usam cerca de metade do espaço de um CD... o que é incomportável num leitor de baixa capacidade... e tb convenhamos... nem faz sentido.
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: