Alguma polémica...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 21/11/2008, 15:05

O meu fóssilfer/schrofer é algo de impressionante - modestia à parte.
[img][/img]
Era um Project 1Xpression. Outra altura poderei falar mais sobre isto.

[img][/img]
Este é um Goldmund Reference II
Gira-discos de 300 000 USD

Aqui põe-se a seguinte questão: a imaginação é algo de belo que a natureza tem, mas a estupidez é já outra conversa e, sendo ambas as realidades de feição infinita, será que a razão não tem uma palavra a dizer?
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Re: Alguma polémica...

Mensagem  Convidad em 21/11/2008, 15:54

estupido não é quem produz( este é inteligente).
estupido é quem compra
aldo

Convidad
Convidado

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 21/11/2008, 18:39

Amen!... Very Happy
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Mr.Spock em 21/11/2008, 19:43

Querem uma estupidez muito maior ?????
Que me dizem de alguem que paga 180.000 € - foi isso ?, para ter as iniciais na matrícula do carro :damn: :damn: .

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Pontos/Reputação : 161

Mensagem  nmtavares em 21/11/2008, 22:52

Mr.Spock escreveu:Querem uma estupidez muito maior ?????
Que me dizem de alguem que paga 180.000 € - foi isso ?, para ter as iniciais na matrícula do carro :damn: :damn: .

Caro Spock, Mr Spock, alguém que tenha muito dinheiro, e não lhe sabe dar o devido valor, exactamente por ter muito, e não conhecer a miséria que anda pelo mundo fora, mas, cada burro sua albarda.
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 22/11/2008, 14:52

Num outro tópico disse: O gira discos mais caro do mundo
por fm&stereo Ontem à 19:52

Há coisas que realmente impressionam qualquer um. O problema, que geralmente não se põe é se negativamente ou positivamente. Neste caso, diria que é um pouco como o adulto a roubar a criança. Não que que quem compre uma coisa destas não mereça este ROUBO, mas o significado que é sustentar barbaridades como esta.
Alguns dirão: se tivesse dinheiro, porque não? No entanto não se perguntam de onde vem o dinheiro. Não é com certeza do Euromilhões. Do trabalho?!...~

Abraço audiófilo.

Sem querer entrar em grande desenvolvimento da matéria, diria antes que a minha satifação em relação a estas pessoas é que e sabendo que são seres frustrados, nem sequer sabem apreciar nada daquilo que possoem. No entanto, deixo aqui o seguinte recado: para os devidos responsáveis, o mal que daqui recai sobre quem não se pode defender, pode muito bem cair sobre eles. Por isso cuidado, aconselho estes a pensar melhor, pois poderão não se encontrar tão seguros quanto pensam. Não falo do terrorismo, mas de possibilidades como o caso do PBN. Very Happy

Saudações audiófilas.
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Alguma polémica

Mensagem  Convidad em 22/11/2008, 16:13

Em tempos que já vão a perder de vista, emiti também um modesto parecer sobre o assunto mencionado bem das formas pouco claras de os €€€€€€ nascerem muito fácilmente, de forma igualmente pouco suada, enfim saberá deus como, mas é assim mesmo, o que importa é que no dia seguinte se acorde tranquilo com o nosso ego.

Sem dúvida, há gira-discos que custam mais do que o meu modesto apartamento, muito honestamente terei muitas dúvidas no seu desempenho. O Goldmund Reference não será caso para se duvidar, ou pôr em questão as suas performances sónicas, tanto é que não poderei opinar sobre o que não vi e tão pouco sobre o que não ouvi, mas de uma certeza tenho eu, e modéstia á parte, o meu Rega P5, com célula Benz não precisa de se pôr em bicos de pés para fazer frente a muitos pratos de nomeada e de alguns milhares.
Afinado q.b, equilibrado igualmente q.b, só ouvindo, e visto também, pois aquela moldura em cerejeira é muito cativante para os nossos olhos.

Lembra-me alguns croquetes que se comem por aí, logo á primeira dentada é ''morte certa'' salvo seja, pois não se sabe o que é que se está a comer, um recheio pastoso, diz o comerciante que são caseiros e de carne, diz ele, mas que sabe a tudo menos ao verdadeiro croquete é uma garnde verdade. Enfim foi só um paralelo simples, ou seja nem tudo o que parace é.

Saudações audiófilas

Convidad
Convidado

Mensagem  westernelectric em 22/11/2008, 19:02

Esse Goldmund é de certeza feito para uma clientela muito particular, aquela que gosta de comprar os produtos mais caros, apenas porque são os mais caros. Ou então aqueles que pensam que a qualidade de um produto é sempre proporcional ao seu preço.

westernelectric
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 308
Ocupação : Professor
Interesses : hi-fi
Pontos/Reputação : 109

Mensagem  joevalve em 22/11/2008, 19:32

eu tenho uma opinião muito própria sobre gira discos e que penso até já aqui a expressei:

estou plenamente convencido que a partir de determinado nível de preços (um exemplo 5000 euros - a célula é à parte) um gira discos passa a ser mais uma obra de arte e como tal dever ser pago por quem queira ser o feliz proprietário de uma coisa assim.

tenho sérias dúvidas que a partir desse nivel de preços referido haja uma notória melhoria no som, mas como eu numca ouvi um bicho desses tais exotéricos, fico-me pela dúvida. mas basta ver que alguns deles pesam mais de 200 kgs para se perceber que o peso pelo menos esse alguém o tem de pagar.

os alemães cultivam muito esse tipo de gira discos e basta dar aqui uma vista de olhos:

http://www.bornrich.org/entry/top-10-most-expensive-turntables/

e penso que apenas 2 deles usam braço tangencial e nem são dos mais caros.

estou mesmo a ver um portuga endinheirado a encomendar um bicharoco desses e depois vir o técnico da alemanha instalar o aparelho, trazer um intérprete de português consigo para poder dar um mini curso de manutenção do equipamento, tudo já incluido.

já agora aquele que despertaria a minha curiosidade seria o Continuum Caliburn pois o prato está magneticamente suspenso no vácuo, o que elimina as vibrações totalmente (segundo a publicidade).

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1162
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1325

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  A Pauca Sed Bona em 22/11/2008, 21:34

vinilsuporter escreveu:

já agora aquele que despertaria a minha curiosidade seria o Continuum Caliburn pois o prato está magneticamente suspenso no vácuo, o que elimina as vibrações totalmente (segundo a publicidade).

Olá Mário

o novo Pro-ject 6perspex tem o sub-chassis literalmente suspenso no ar por via magnética e custa pouco mais de 1000 euros. Máquina muito interessante do ponto de vista sónico ( esteve em demonstração no Hi-fi show e só não ouviu e viu, quem não quis. Dos que lá foram, como é óbvio ) e efectivamente batendo no acrílico da base não se ouve rigorosamente nada nas colunas. Olhando de perto para o bicho não tenho qualquer dificuldade em aceitar o preço pedido por ele, ao contrário de muita máquina que para aí anda no mercado.

Caro que, esta e outras máquinas apenas provocam um ahhhhhh! quando ouvidas e não quando constam do rol de equipamentos em roda-pé. Para isso existem nomes mais sonantes. Nos gira-discos e não só.

Lembrei-me de o mencionar pois talvez seja mais provável de ser visto por aí pelo pessoal, do que o outro que referiste.

Um Abraço

João Gouveia

PAUCA SED BONA,Lda Importador oficial exclusivo para Portugal, das marcas PURE SOUND, AVID HIFI e BENZ-MICRO. Reparação e restauro de gira-discos e colunas de som. Home Cinema, amplificação a válvulas e solid state.
www.paucasedbona.pt
Sala de Audições: Rua João das Regras Nº 5 GR6 2605-792 Casal de Cambra
Nota: a 5 minutos do Dolce Vita Tejo
Tlm:91 231 5200 contacto:João Gouveia
email: paucasedbona2004@gmail.com
A Pauca Sed Bona
Profissional
Profissional

Número de Mensagens : 658
Localização : Casal da Cambra: a 5 min do Dolce Vita Tejo ou: Saír da CREL no nó de Belas
Pontos/Reputação : 287

Mensagem  Convidad em 22/11/2008, 23:23

Mozarteano escreveu:(...) o meu Rega P5, com célula Benz não precisa de se pôr em bicos de pés para fazer frente a muitos pratos de nomeada e de alguns milhares.
Afinado q.b, equilibrado igualmente q.b, só ouvindo, e visto também, pois aquela moldura em cerejeira é muito cativante para os nossos olhos.
Quanto ao modelo referenciado, a meu ver, após muitas e prolongadas audições efectuadas com a mesma phono e a mesma célula, concorre com o mais dispendioso P7, cortando a meta em posição superior.

Convidad
Convidado

Mensagem  Mayday em 22/11/2008, 23:35

Esse Pro-ject é bem bonito, mas mesmo assim é puxado para a minha carteira. Vou escrever ao Pai Natal(leia-se 13º mês), pode ser que se arranje um lá para os lados da Laponia, por um preço mais simpático. Very Happy

Mayday
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 53
Pontos/Reputação : 0

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 23/11/2008, 02:20

A qualidade está muitas vezes assossiada ao preço, principalmente quando interessa fazê-lo. Que qualidade se pode esperar por um gira-discos que, por ter materiais fora de comum associados, possa assim justificar o preço? Ou é uma obra de arte ou um gira-discos. Ainda por cima não associaram - quanto a mim - ao dito cujo o melhor em termos de braços.
O mesmo já não digo daquele que penso comprar logo que possível (o Scheu Premier MK II), que se vê associado ao melhor e no entanto ronda os 2000€.
É de notar que, como já disse o meu modesto e alterado não me deixa mal de forma alguma e não tenho problema nenhum em colocar-lhe um cabeça do mais caro que possa pagar. Aliás, o Pro-Ject 1-Xpression foi comparado ao tão aclamado Lin LP12, sem qualquer perda. Mais: eu já ouvi vários, tais como, Regas, VPIs e, entre outros, recentemente um SME 20 e deixem-me dizer-vos que eu não sinto qualquer perda em relação aos outros.
Devem estar a perguntar, então, porquê outro gira-disco? Simples: eu gosto de ter alternativas.
Aquilo que não posso é deixar de criticar este esquema, que é o sustentar da conspiração do poder, sendo que, ainda que haja um mercado a explorar, não quer dizer que haja legitinidade em sustentat tal paradigma. Quem estuda esta matéria deveria perceber, pois o fruto do trabalho é simplesmente enterrado assim em porcarias - criando assim condições para a estagnação económica e consquente crise.
É impressionante, uns sem saberem o que fazer à vida com tantas dificuldades, outros a sem saber o que fazer ao dinheiro. Isto é, por assim dizer, brincarem com o dinheiro dos outros. Sim, porque como sabem, sem trabalho nada feito e não é a oportunidade que que constroi coisa nenhuma, mas sim a imaginação e o trabalho. Portanto, valorize-se aquilo que deve ser valorizado - não alimentar-se especulação e destruir aquilo que realmente tem valor.
Pum! Para a merda a luxúria! Viva a qualidade de vida!
Resta-me agora desejar-vos as melhores audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 23/11/2008, 14:28

fm&stereo escreveu:
O mesmo já não digo daquele que penso comprar logo que possível (o Scheu Premier MK II), que se vê associado ao melhor e no entanto ronda os 2000€.

fmstereo,

Cumpre-me chamar a atenção para o seguinte, pois vivi um inferno na pele in loco. Vais comprar um Scheu, mas nota o problema que poderás vir a enfrentar com a falta de seriedade e honestidade de uma alemã que conduz o negócios da empresa, falo da víuva mulher do Thomas Scheu, Ulla Scheu.

Eu próprio nem queria acreditar o quanto eu fui enganado pelos alemães, povo que a minha pessoa admira. Pois eu cheguei a comprar um Scheu, o Schello, comprei com tampa em acrílico separadamente, e o inferno foi só este, além de a tampa vir toda partida, o seu acondicionamento foi de tal forma tão pouco profissional, pois apenas um bocados de papel enrolados ne dita, e uma embalagem exterior que já tinha servido de outro eventos de Hifi. Isto para não falar do gira discos, neste caso muito bem acondicionado, só que já usado, ou seja, a base em acrílico com riscos profundos, bem como a polyie do motor batia na estrutura da base, além de vir empenada, o ruído do motor era infernal, e isto num gira discos :damn: .

Pois após isto vivi momentos de inferno, respostas ao sucedido muito poucas, pedidos de desculpa por parte da Ulla Scheu, nenhum, não me respondia aos meus apelos, e ao meu desagrado total, pois a soução foi telefonar para a dita e devolver o equipamento, alegando ela que aquele gira discos era único e que já não tinha mais. óbviamente quendo eu lhe disse que ira apresentar queixa no Instituto Europeu do Consumidor, e lá na alemanha queixas destas, implicam o encerramento do estaminé, a alemã apos esta ameaça, disse-me logo que o meu dinheiro era devolvido, pois assim foi, devolvi igualmente o equipamento, e se não se resolvesse a bem, já estava na disposição de eu próprio ir a Solingen.

Gastei tempo, desgate psicológico, alguns dias de férias perdidos a tratar deste problema e privado de ouvir analógico.

Pois alerto o meu caro amigo para este facto, óbviamente a decisão será sua.

Atenção que a tradição germânica já não é o que era,pelo facto de nestas empresas, não será o caso desta penso eu, mais existem pessoas oriundas de outros paízes que cunduzem menos bem os destinos de certas empresas alemãs.

A alemanha tem uma forte tradição no analógico como todos nós sabemos, existem outras empresas que se dedicam ao analógico também com probelmas em relacção á sua reputação e idoneiedade, outras haverão claro está que é percisamente o contrário. Não querndo fazer publicidade de nada, mas como vai compar um prato alemão, a Clearaudio é uma grande aposta e uma grande opção, ali´s tem por cá um grande Agente com um belíssimo serviço durante pós venda.

A minha decisão após o inferno que vivi voltou ao inicial, pois o analógico britênico é uma mais valia, e sempre bem cotado, pois a decisão caíu na Rega, P5 em cerejeira, um prato de qualidade sónica soberbo, bonito, sem apetrechos supérfulos e uma célula Benz a ajudar a festa.

Tem aqui o meu relato vivido na pele, se quiser avançar para a Scheu, só desejo boa sorte.

Saudações Audiófilas e Melómanas

Convidad
Convidado

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 24/11/2008, 01:05

Mozarteano escreveu:
fm&stereo escreveu:

fmstereo,

Cumpre-me chamar a atenção para o seguinte, pois vivi um inferno na pele in loco. Vais comprar um Scheu, mas nota o problema que poderás vir a enfrentar com a falta de seriedade e honestidade de uma alemã que conduz o negócios da empresa, falo da víuva mulher do Thomas Scheu, Ulla Scheu.

Eu próprio nem queria acreditar o quanto eu fui enganado pelos alemães, povo que a minha pessoa admira. Pois eu cheguei a comprar um Scheu, o Schello, comprei com tampa em acrílico separadamente, e o inferno foi só este, além de a tampa vir toda partida, o seu acondicionamento foi de tal forma tão pouco profissional, pois apenas um bocados de papel enrolados ne dita, e uma embalagem exterior que já tinha servido de outro eventos de Hifi. Isto para não falar do gira discos, neste caso muito bem acondicionado, só que já usado, ou seja, a base em acrílico com riscos profundos, bem como a polyie do motor batia na estrutura da base, além de vir empenada, o ruído do motor era infernal, e isto num gira discos :damn: .

Pois após isto vivi momentos de inferno, respostas ao sucedido muito poucas, pedidos de desculpa por parte da Ulla Scheu, nenhum, não me respondia aos meus apelos, e ao meu desagrado total, pois a soução foi telefonar para a dita e devolver o equipamento, alegando ela que aquele gira discos era único e que já não tinha mais. óbviamente quendo eu lhe disse que ira apresentar queixa no Instituto Europeu do Consumidor, e lá na alemanha queixas destas, implicam o encerramento do estaminé, a alemã apos esta ameaça, disse-me logo que o meu dinheiro era devolvido, pois assim foi, devolvi igualmente o equipamento, e se não se resolvesse a bem, já estava na disposição de eu próprio ir a Solingen.

Gastei tempo, desgate psicológico, alguns dias de férias perdidos a tratar deste problema e privado de ouvir analógico.

Pois alerto o meu caro amigo para este facto, óbviamente a decisão será sua.

Atenção que a tradição germânica já não é o que era,pelo facto de nestas empresas, não será o caso desta penso eu, mais existem pessoas oriundas de outros paízes que cunduzem menos bem os destinos de certas empresas alemãs.

A alemanha tem uma forte tradição no analógico como todos nós sabemos, existem outras empresas que se dedicam ao analógico também com probelmas em relacção á sua reputação e idoneiedade, outras haverão claro está que é percisamente o contrário. Não querndo fazer publicidade de nada, mas como vai compar um prato alemão, a Clearaudio é uma grande aposta e uma grande opção, ali´s tem por cá um grande Agente com um belíssimo serviço durante pós venda.

A minha decisão após o inferno que vivi voltou ao inicial, pois o analógico britênico é uma mais valia, e sempre bem cotado, pois a decisão caíu na Rega, P5 em cerejeira, um prato de qualidade sónica soberbo, bonito, sem apetrechos supérfulos e uma célula Benz a ajudar a festa.

Tem aqui o meu relato vivido na pele, se quiser avançar para a Scheu, só desejo boa sorte.

Saudações Audiófilas e Melómanas

Caro Mozarteano,
Para que saibas eu também sou um «Mozarteano». Quanto ao Scheu agradeço-te muito o comentário.
Não transformar este tópico noutro tipo de coisa; por isso, não vou comentar a questão da mulher na sociedade. Mas devo argumentar que existem fenómenos a estudar.
Quanto à questão do «dito cujo», irei com certeza ter em conta este teu testemunho. Os meus agradecimentos por isso. flower

Saudações Audiófilas. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  joevalve em 24/11/2008, 08:25

caro joao gouveia

obrigado pela informação, de facto não conheço esse pro-ject que em função dessa caracteristica deve ser bem interessante (não fui ao audioshow).

o meu velhinho thorens vai dando conta das encomendas pois o meu grau de exigência não é elevado e o dinheiro muito pouco (sou um dos mais de 500.000 desempregados deste país), mas quem sabe um dia se as coisas melhorarem não seja uma hipótese a considerar.

cumps

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Alguma polémica

Mensagem  Convidad em 24/11/2008, 09:11

fm&stereo escreveu:

Não transformar este tópico noutro tipo de coisa; por isso, não vou comentar a questão da mulher na sociedade. Mas devo argumentar que existem fenómenos a estudar.

Saudações Audiófilas. 🆒

Caro fm&stereo, não há problema se te pedir para expecificares um pouco mais. Mulher? qual mulher? scratch Na sociedade? scratch Talvez por ser já quase de meia idade, não percebi.

A mulher que falo é sómente a que dá ou devia dar a cara quando as coisas correm e dão para o torto e assumir toda a responsabilidade sob pena de lhe serem aplicadas pesadas multas, porque o visado fui eu, e o meu dinheiro esteve sempre em primeiro lugar na conta bancária da Manager, pois eu paguei i prato na altura de um forma faseada como tal o €€€€ estava sempre do lado de lá. Mas agora para o caso já não interessa para o tópico, eu apenas alertei para a situação.

Fazer transacções comerciais com incógnitas, tendo ainda como pano de fundo uma não representação oficial por cá é um risco demasiado grande, mas cada um saberá óbviamente que fazer e agir como quiser. O alerta está dado.

Abraço e Saudações audiófilas

Convidad
Convidado

Alguma polémica

Mensagem  Convidad em 24/11/2008, 09:18

vinilsuporter escreveu:caro joao gouveia

obrigado pela informação, de facto não conheço esse pro-ject que em função dessa caracteristica deve ser bem interessante (não fui ao audioshow).

o meu velhinho thorens vai dando conta das encomendas pois o meu grau de exigência não é elevado e o dinheiro muito pouco (sou um dos mais de 500.000 desempregados deste país), mas quem sabe um dia se as coisas melhorarem não seja uma hipótese a considerar.

cumps

Pois caro vinilsuporter, faço votos no sentido de a vida profissional começar a sorrir para ti com a maior brevidade possivel. Vivemos dias conturbados neste Portugal, o dia seguinte é mais dificil do que o anterior, por vezes torna-se insustentável, e o que nos rodeia é uma realidade dura e crua. Qui ça se num próximo post o nosso amigo Vinilsuporter já não terá uma boa noticia pra dar aqui á comunidade audiófila, vamos todos fazer uma forcinha.

Desculpem lá Moderadores e Administradores de isto já ir um pouco off-tópic.

Abraço e saudações audiófilas

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve em 24/11/2008, 09:36

caro Mozarteano

obrigado pelas palavras de estímulo, mas a vida é mesmo assim. Quando temos trabalho somos os maiores, ficamos sem trabalho aos 50 anos e somos os maiores incompetentes do mundo para os nossos empresários.

ainda sobre os gira discos, como eu costumo dizer há vida para além do hi-fi e temos de dar sempre um passo do tamanho da nossa perna. mas há gd bem bons e baratos, nós é que temos a mania do caro e criamos na nossa mente essa ilusão e elevamos o nosso grau de exigência a limites depois incomportáveis com a carteira. como diz o povo "cabeça de rico e bolsa de pobre" na maioria dos casos.

a chatice é que testar gira discos não é a mesma coisa que testar amp ou leitores de cds por todas as condicionantes e variáveis implicitas, o que dificulta enormemente a tarefa.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 25/11/2008, 02:28

Caro Mozarteano,
Vamos esquecer a questão de ser homem ou mulher que dirige a empresa Scheu Annalogue.
Quanto à representação, já existe cá, a cargo da da Imaginária. Precisamente, estou a pensar brevemente ir ao Algarve ouvir o Premier MK II. Só depois de estudar bem o assunto me decido...
Cumprimentos audiófilos. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 25/11/2008, 08:43

Oh fm&stereo, acho que não consegui fazer-me explicar, mas passemos a frente.

Desconhecia ainda o facto da Scheu se fazer representar em Portugal, pois deve ter sido á relativamente pouco tempo, pois o que relatei passou-se no inicio do ano, mas melhor para si, só desejo boa compra, boas audições e boa sorte.

Saudações Audiófilas santa

Convidad
Convidado

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 26/11/2008, 02:42

Olá Mozarteano,
É verdade, a representação em Portugal é mesmo recente. A Imaginária ainda está a trabalhar o sit.
Porque não experimentas ir lá baixo e ouvir um gira-discos?
Cumprimentos. :partyman:
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Alguma polémica...

Mensagem  fm&stereo em 8/11/2009, 03:42

É curioso que ouvindo o SME 10, ou seja, o de entrada, pareceu-me - e não sou o único a dizê-lo - que este toca melhor que os seus «irmãos mais velhos».
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: