Sistema de referência

Ir em baixo

Sistema de referência Empty Sistema de referência

Mensagem  fm&stereo em 21/11/2008, 11:46

[deveria constar aqui uma foto, mas não consegui...]
o meu «fóssil-fer»

Sistema de referência
A referência de cada um é, além de uma condição económica, uma condição de gosto. Mas ainda assim uma redescoberta, uma vez que o ser humano procura sempre algo e que neste caso é o compromisso entre a satifação que se possa ter com um sistema e o obectivo que é o ideal. Quer isto dizer que uma referência pretende ser o ideal, mas jamais o irá conseguir. Tanto aquele que projecta e produz um amplificcador, uma fonte ou que quer que seja, é sempre no sentido de ir ao encontro do ideal. O mesmo acontece com aquele que irá usofruir de tal coisa, apenas tem propósitos de benefício diferentes.
O importante nesta matéria é o propósito comum que é a audiofilia. Ora, o ideal da audiofilia é chegar o mais próximo possível do original na reprodução que, como se sabe, a condição é a gravação. Repare-se que, mesmo com auscutadores, a exigência de tal qualidade existe embora aqui conceitos como «palco sonoro» já não se apliquem.
É obvio que o importante é o disfrutar da musica que está em questão, mas isso só por si não diferencia o audiófilo daqueles que simplesmente gostam de musica e ouvem em qualquer lado. Eu mesmo já tenho o gosto por musica desde sempre, e embora há já muito que gosto de ter uma aparelhagem onde ouvir musica, nem por isso levava tão a sério a questão da qualidade do som. Tinha outros interesses; e quanto a prazeres, antes da audiofilia tive, p.e., a fotografia.
No fundo trata-se de um desfio pessoal, onde a escolha é o mais importante. Escolher, no entanto, nem por isso é tarefa fácil. Alguns cairão na tentação de privilegiar a estética, mas arriscam-se a pagar um preço «audiófilo» demasiado alto. Outros tenderão a facilitar diante de alguns comentários relativamente a produtos que procuram, pois nem sempre é possível a sua audição. A estes digo: prodência!
Eu devo dizer que, uma vez empenhado em descubrir este mundo que é a audiofilia, tenho vindo a deparar-me cada vez mais com uma certa relatividade entre qualidade e preço. Mas o mais gritante é quando a questão da qualidade é já uma desculpa. Veja-se o caso do gira-discos Goldemond Reference II. Uma coisa vos digo: isto tem-me dado bastante satifação - e isto é que é importante.
Independentemente do percurso - pois cada um tem o seu - deixo aqui em ton de partilha, uma discriminação daquilo que no momento constitui o meu sistema.

Sistema de referência
PrimaLuna ProLogue two; gira-discos: o meu «fóssil-fer» (caseiro) e respectivo braços «schrofer» (caseiros) de 9" ou 12" com cablagem VDH, (assim como um RB250, com adaptador vta e contra-peso da Michel - que tenciono re-cabelar com VDH); Rotel rcd 951; tuner Denon TU-245; o pre de gira-discos é Trichord R. Dino, Dino+ e cabo opcional; colunas: Sonus Faber Concertino. Cabos de colunas: Ecosse MS 2.3; de interligação: Van Den Hul (D 102 MK III Hybrid...), Ecosse, Kimber; de corrente: Isotek, Audio Agile, Merlin. A cabêça neste gira-discos, de momento, é a Denon DL103 - depois de partir duas Dynavector 10x5 por falta de protecção.
Estou prestes a adquirir a Lyra Dorian e no futuro, além de uns cabos, etc, assim um outro gira-discos - em princípio o Scheu Premier MK II.

Sistema alternativo
Audiolab 8000A ou Nad 314; Sony CDP 797; tuner Denon TU-580RD; colunas Castle Tay ou Tannoy; pre de gira-discos: Cambridge Audio 640P; cabos: Ecosse CS 2.3...

Outros
• Pro-Ject Head Box MKII (modificado); Sennheiser HD 555
• Portátil: Sony MDs com Sennheiser MX100, etc.
• Acessórios vários, incluindo móveis «racks» (targuet...), suportes de colunas, etc.

Espero que gostem!...
Saudações audiófilas

Olá,
Uma vez mais, e agora penso ser de vez, vou tentar colocar aqui a foto do meu fóssilfer.
[img]Sistema de referência Giradiscosfssilferms7.thSistema de referência Thpix[/img]

Saudações audiófilas
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Sistema de referência Empty Re: Sistema de referência

Mensagem  Convidad em 21/11/2008, 13:04

eu já o tinha feito.
agora repetiste o post...

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 21/11/2008, 14:29

Olá,
milton, obrigado!
Eu não vi isso, mas ok! Tens sido espetacular! Very Happy
Abraço audiófilo. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 29/11/2008, 05:08

O meu amplificador.
[img]Sistema de referência Primalunaprologueiigy4.th[/img]
As valvulas: KT88 Harmonix; 12AU7 Golden Dragon - 12AX7 PL, à espera das Golden Dragon.
[img]Sistema de referência P2tpj3.th[/img]
...A sonhar com as EAT... Sleep santa
Saudações audiófilas. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  fm&stereo em 3/12/2008, 02:17

Hoje, uma vez mais, ponho um disco a tocar no meu Fossilfer. Sem palavras...
Jamais ouvi algo que se comparasse. Fico simplesmente completamente rendido por todas as formas com que este meu brinquedo reproduz a música. Jamais ouvi coisa semelhante em qualquer outro, e mesmo que - tal como penso fazer - compre outro, nem que à custa do euromilhões (se me saísse...), não acredito poder experimentar algo semelhante.
É claro que aquilo que é nosso é o «melhor», isto visto em termos afectivos. O problema é que eu sempre procuro avaliar as coisas criticamente e a conclusão é irremediavelmente esta. SOU REALMENTE UM SORTUDO!...
Saudações audiófilas. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 3/12/2008, 18:04

fm&stereo escreveu:(...) uma vez mais, ponho um disco a tocar no meu Fossilfer. Sem palavras... Fico simplesmente completamente rendido por todas as formas com que este meu brinquedo reproduz a música. Jamais ouvi coisa semelhante em qualquer outro, e mesmo que - tal como penso fazer - compre outro, nem que à custa do euromilhões (se me saísse...), não acredito poder experimentar algo semelhante. (...) eu sempre procuro avaliar as coisas criticamente e a conclusão é irremediavelmente esta. SOU REALMENTE UM SORTUDO!
Sendo assim, haverá necessidade de adquirir outra máquina Question

Convidad
Convidado

Mensagem  fm&stereo em 4/12/2008, 22:16

Sou maluco, não? lol!
Não é com certeza na ideia de superar este, mas porque gosto de alternativas, tal como acontece com o facto de possuir mais que um sistema. Manias!... Laughing
Saudações audiófilas. 🆒
fm&stereo
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: