Novo gira discos - Iniciante no vinil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  jmoutinho em 14/11/2008, 11:27

Boas a todos...

Sou amante de música e vou agora iniciar-me no mundo do vinil.
Adquiri um gira-discos Dual 505-3 por um preço bastante razoável, e estou agora a pensar em colocá-lo em condições aceitáveis. O gira discos ainda não chegou (estou em pulgas...) mas pelas fotos que vi está em condições bastante boas para a idade.
Tem duas faltas: a correia de pitch partida e não traz agulha.

É aqui que pretendia a vossa ajuda. Onde comprar a correia, e que agulha (ou talvez cabeça completa) comprar.

Nas pesquisas que fiz com o conhecimento que me foi possível adquirir numa semana de estudo, consigui arranjar um local onde vendem a correia por cerca de 15€ (vinda da Alemanha). Quanto à agulha/cabeça, fiquei inclinado para a Audio Technica AT95.

Também irei precisar de um pré de phono, e aqui pensei no NAD PP2 ou no Cambridge 640P (sendo que só irei para o cambridge se a diferença de qualidade sonora for 50% superior à do NAD, dado que é essa diferença de preço; a não ser que me digam que o NAD não irá satisfazer um iniciante...)

Muito obrigado desde já, e espero continuar a passar por aqui para aprender algumas coisas...

jmoutinho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Pontos/Reputação : 0

Re: Novo gira discos - Iniciante no vinil

Mensagem  joevalve em 14/11/2008, 11:44

caro jmoutinho

pois sejas bem vindo ao forum e ainda por cima és um gajo do norte, carago.

eu também gosto de vinil, mas da parte técnica de reparação e afinação sou um zero á esquerda.

quanto à célula, a Audio technica tem uma excelente e que é a AT 440 ML que custa à volta de 135 euros online, só não sei se se enquadrará bem no braço do teu Dual. a AT95 é por assim dizer fraquita fraquita e por isso é muito barata, mas como em tudo há que fazer opções e a decisão é tua.

um dos vários sites onde as podes comprar:

http://www.mrstylus.com/en/index.html

http://www.sound-light-company.co.uk/stylus-audio-technica-at-440-ml-p-9517.html?cPath=30_36

há um site americano com grandes descontos e tudo:

http://www.lpgear.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=CTGY&Store_Code=LG&Category_Code=A3

não sei depois é com os portes de alfândega se a coisa vale a pena.

o audio não é matemática e nem sempre os equipamentos mais caros tocam melhores que os mais baratos e um 50% mais caro que outro até pode ser igual ou inferior. o que tu tens, depois de o gira discos estar devidamente recuperado e afinado é testar 2 ou 3 unidades phono, em tua casa, com o teu set-up instalado que já agora seria conveniente saber qual é.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1162
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1325

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  jmoutinho em 14/11/2008, 12:13

Pois, eu já percebi que a célula é fraquita, mas para começar, não queria gastar já muito dinheiro. Se ganhar o gosto pela coisa, sou gajo para evoluir, tanto no gira-discos como nos acessórios. Queria era começar devagar...

A questão é a seguinte: o que me lembro do vinil, era escutar os discos tocados por aqueles aparelhos integrados com tuner, gira-discos, cassetes e amp da Grundig, Sanyo, Crown e afins... Acho que o que vou ter já será uma evolução, mas não queria gastar mais que 40-50€ numa célula...

Quanto ao sistema onde o vou ligar, é o seguinte (depois de ver os sistemas que por aqui andam até tenho vergonha de dizer...):

• Denon UD-M31
  • Colunas Heybrook HB0.5

jmoutinho
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  joevalve em 14/11/2008, 12:53

jmoutinho

não tenhas vergonha do sistema que tens, era o que faltava. as necessidades de um individuo são próprias e não têm obrigatoriamente de ter a exigência de muitos audiófilos. lembra-te que o homem é fruto das suas circunstâncias e que há vida para além do hi-fi.

há muita gente que investe uma pipa de massa em equipamentos e cabos xpto e têm sistemas de verdadeira caca na relação qualidade/preço, podes crer.

por isso vai com calma que o caminho a percorrer é longo se um dia aspiras a ter um sistema de som porreiraço e que te agrade plenamente, mas isso vai depender do teu grau de exigência pois o teu gosto é pessoal e intransmissivel.

cumps

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fm&stereo em 16/11/2008, 03:46

Olá jmoutinho,

Como se costuma dizer: devagar se vai ao longe.
Quanto ao nad pp2 é uma opção, mas não a única. O Cambridge Audio 640p é uma boa opção.
Agora, quanto à célula, aconselho um pouco de mais prodência. Se puderes compra a Denon DL103 que é sempre uma referência e a um preço!... Smile
Boas audições
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  joevalve em 16/11/2008, 12:09

só uma consideração: a célula DL103 é uma MC.

para um gira discos dito "normal" como é o Dual, não sei até que ponto uma MC será o ideal. é que uma MC depois vai exigir, para dar o seu melhor, um previo phono à altura.

eu nestas situações iria para uma MM.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 16/11/2008, 14:34

podes sempre comprar uma MC de alto ganho tipo denon dl110,mas com esse denon não dispensas um pré de phono dedicado.
http://www.supersonido.es/productos/productos-ver-pt.asp?id=4814&idCategoria=11

Convidad
Convidado

Mensagem  JOSE ANTONIO MORAIS em 16/11/2008, 17:52

Caro moutinho

Não resisti a meter uma "colherada" pois as duvidas que tens eram as minhas á dois anos atrás quando me reiniciei.
Como bem disse o colega (que daqui saúdo) não é necessário cometer loucuras para se conseguir uma qualidade boa .
Acredita que o vinyl é uma excelente terapeutica tendo-se sensibilidade para tal.
Para que tenhas uma ideia, digo-te a minha curta experiencia pessoal neste dominio de que não me arrependo:

2ºsistema-Para discos novos e antigos
Dual golden one com denon dl103 e nad pp2.
1ºsistema-para discos de prensagem superior de importação.
Oracle Paris com Dyna Vector agulha e pré
Conselho.Importante não esquecer os acessórios de limpeza e protecção.

Abraço e boas audições

Jose António

JOSE ANTONIO MORAIS
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 40
Ocupação : engº
Interesses : desporto,arte,viagens
Pontos/Reputação : -8

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado