Vinil musica classica faz as colunas passarem-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vinil musica classica faz as colunas passarem-se

Mensagem  Balthar em 13/11/2008, 19:48

É mesmo assim,

Comprei uma colecção de vinil de musica classica "your 101 favourite songs" em segunda mão, mas praticamente novos, quase todos nunca tocados sequer.

O meu problema ou talvez não é que algumas faixas noto uma especie de "grilar" do som mesmo a niveis baixos, principalmente na faixa "Fur Elise" ao principio.

Será que as minhas colunas não suportam tais frequências? Ou o prato tem a agulha marada? É que com outro tipo de musica não noto isto.

Pode ser também da gravação em si ou da prensagem, prefiro pensar que não é problema de hardware.

Balthar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 79
Ocupação : Administrativo / Tecnico Informatica
Interesses : TT, Audio, Informatica, Futebol, etc
Pontos/Reputação : 29

Re: Vinil musica classica faz as colunas passarem-se

Mensagem  Balthar em 13/11/2008, 19:51

As minhas colunas são umas Kef Q55 ligadas a um Denon PMA1500AE e o prato um Rega planar 3 com o RB300 e uma elys ( das primeiras )

Balthar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Convidad em 13/11/2008, 23:36

amigo, a música clássica tem, geralmente, uma componente dinâmica brutal, sendo um teste muito difícil para qualquer equipamento, seja ele as colunas, a amplificação ou até a fonte.

Os gritos aos quais se refere não são mais do que distorção, sendo este o primeiro elemento a notar-se quando o conjunto não suporta a dinâmica imposta pela música. Este aspecto é tanto mais notável quanto maior for a pressão sonora a que ouve a música.

Eis, pois, porque a maioria de todos nós, audiófilos e melómanos, entra num espiral louca de upgrades e troca de equipamentos, acontecendo não poucas vezes que a mudança é para pior.

Atenção, que pode nãos er o seu caso, já que não detecta essa "gritaria" com outros géneros de música... pode ser muito bem um problema de afinação do sistema. Veja, inclusivamente, se os cabos estão com um bom contacto com as respectivas entradas.

Abraços e boas audições,
Francisgr

Convidad
Convidado

Mensagem  Balthar em 14/11/2008, 10:03

Mas o mais estranho é que acontece também a volumes moderados. Tenho que experimentar com uns phones a ver se acontece o mesmo.

Mencionei a faixa Fur Elise porque nota-se bastante na introdução da mesma, já noutras faixas é menor e noutras nem noto.

Balthar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  SOUND em 14/11/2008, 10:49

Boas Smile

Balthar, na minha opiniao o problema nada tem a ver com a dinamica do som. Penso que o problema podera ser sujidade nos discos, a agulha podera estar muito suja ou ate danificada.

Ja me aconteceu no passado ter comprado discos velhos e passado algumas audicoes com estes o som do gira ficou agressivo, pensei ate que a agulha estivesse danificada. Apos uma conversa sobre o assunto com o meu dealer, este sugeriu-me que limpasse a agulha gira discos com agua morna, de forma muito suave, para avaliar se o problema estaria relacionado com a sujidade. Depois do referida limpeza tudo ficou a tocar bem.

Quando comprar discos usados e sempre conveniente fazer uma limpeza a estes e a agulha tambem deve ser limpa de vez em quando.

Quando efectuar a limpeza da agulha e conveniente desligar o gira discos do amplificador e da corrente eletrica, depois limpar esta no sentido de frente para tras, suavemente com um cotonete embebido em agua morna. O ideal sera comprar um kit de limpeza proprio para o efeito.

Balthar, nao sei se comprou o gira discos ja com a com a cabeca e agulha em segunda mao, se for este o caso e possivel que a cabeca do gira ou a agulha nao estejam em bom estado e gerar o tal "grilar" quando ouve os discos. A cabeca tem um tempo de vida util, a agulha tem limite de horas de utilizacao que varia consuante o cuidado que se teve com esta ao longo da sua "vida".
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Balthar em 14/11/2008, 13:02

A agulha limpo-a com uma escova propria da clearaudio, todos os discos foram limpos com uma maquina knosti.

O mais estranho é que este "fenomeno" só acontece com algumas faixas de musica classica. Metal, Hardrock, Pop, Portuguesa, Blues, Rock, etc, nunca notei nada e costumo ouvir bem alto principalmente Metal.

Tenho para lá uns cd's de musica classica que tenho que ver se lá tem a faixa "Fur Elise" a ver se acontece o mesmo.

Balthar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  SOUND em 14/11/2008, 17:54

Balthar escreveu:É mesmo assim,

Comprei uma colecção de vinil de musica classica "your 101 favourite songs" em segunda mão, mas praticamente novos, quase todos nunca tocados sequer.

O meu problema ou talvez não é que algumas faixas noto uma especie de "grilar" do som mesmo a niveis baixos, principalmente na faixa "Fur Elise" ao principio.

Será que as minhas colunas não suportam tais frequências? Ou o prato tem a agulha marada? É que com outro tipo de musica não noto isto.

Pode ser também da gravação em si ou da prensagem, prefiro pensar que não é problema de hardware.

Balthar, ainda nao percebi bem a que "grilar se refere.

Existem certas gravacoes antigas que apresentam distorcao muito elevada, sera que e isto? Se o problema so acontece com alguns destes "novos" discos ( "your 101 favourite songs" ) podera ate ser a gravacao daqueles tempos. Algumas gravacoes antigas eram boas enquanto que outras deixam muito a desejar.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Balthar em 14/11/2008, 19:31

Talvez grilar não seja a expressão correcta, é mais um arranhar do som em certas notas, notando-se bem nas notas mais altas na Intrudução do "Fur Elise".

Balthar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Balthar em 14/11/2008, 22:18

Experimentei hoje com um cd com a faixa "Fur Elise" e tocou sem problemas.

Ou seja, ou é da gravação o que me parece o mais provavel ou da agulha ou mesmo do proprio gira discos ( parece-me improvavel visto só acontecer com estes discos ).

Resta-me portanto tentar comprar um vinil de musica classica com a mesma musica e ver o que se passa.

Balthar
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares