Construção de cabos XLR-XLR

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  Blink em 7/11/2008, 13:05

Construí 2 pares de cabos com fichas XLR para ligar o CA 840C ao 840A, é mais uma experiência que para já e em relação á ligação RCA que tinha melhorou no sentido de maior limpidez no som, embora a diferênça não seja assim tão abismal mas ainda estou a habituar-me a ouvir um som de um patamar diferente daquele que estava habituado a ouvir (em casa).

O cabo é fácil de fazer, usei fio de microfone Klotz, neste caso fiz comparação com 2 cabos diferentes, o MC2000 e o MY206, têm a mesma capacitância de +-60pf e a mesma resistência, o MC2000 é mais robusto no isolamento externo, não notei diferênças entre ambos.

Usei fichas Neutrik, e retráctil para marcação, e é só soldar, não tem muitos segredos, é só seguir as ligações, no pino 1 liga a malha, no 2 liga o (+) e no 3 o (-). No 2 e no 3 para não haver confusões fixa a côr do fio Red no 2 e no 3 liga o Blue.

Pode fazer um acabamento com uma manga de nylon que não vai afectar os valores do cabo.

Os preços dos cabos XLR nalgumas marcas são proibitivos, neste caso pouco mais gasta que 25 euros em tudo, o material mais caro são as Neutrik que ficam á volta de 4 a 5 Euros cada.

Cumpts,

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 4216
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1629

Re: Construção de cabos XLR-XLR

Mensagem  carlos pina em 31/12/2008, 14:56

ola blink e em termos de qualidade de som?

carlos pina
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 155
Pontos/Reputação: 39

Mensagem  Blink em 31/12/2008, 16:06

Olá, o som sai limpo, transparente e com detalhe, é sempre um pouco melhor que um cabo RCA, mas não é uma diferênça abismal, é melhor.

Cumpts, e um Bom Ano

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  Sweet Mastering Studio em 24/1/2011, 13:37

Bons Dias Blink;

Podes me indicar o sitio onde compraste a manga de nylon?

Cumprimentos

Sweet Mastering Studio
Profissional

Número de Mensagens: 110
Interesses: Som & Música
Pontos/Reputação: 171

Mensagem  Blink em 24/1/2011, 14:47

madrugador escreveu:Bons Dias Blink;

Podes me indicar o sitio onde compraste a manga de nylon?

Cumprimentos

Boas, são cabos que depois é retirada a alma, comprei alguns em casas que vendem acessórios para barcos, e na secção de montanhismo ou alpinismo da SportZon.

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Mensagem  luis lopes em 24/1/2011, 17:47

ficaram ai uns belos cabitos cheers
qualidade a baixo custo, tal como eu gosto

luis lopes
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens: 1496
Ocupação: vigilante
Interesses: AUDIO VINTAGE-series tv-cromos futebol
Pontos/Reputação: 1529

Mensagem  jccarreira em 23/4/2011, 02:17

Blink escreveu:Usei fichas Neutrik, e retráctil para marcação, e é só soldar, não tem muitos segredos, é só seguir as ligações, no pino 1 liga a malha, no 2 liga o (+) e no 3 o (-). No 2 e no 3 para não haver confusões fixa a côr do fio Red no 2 e no 3 liga o Blue.

Está um trabalho muito bem feito. Igual a muitos outros que custam centenas de euros.

Caro Blink, já agora podes esclarecer melhor:

1 - Como defines os pinos 1, 2 e 3?
2 - Como identificas qual o (+) e o (-)?
3 - Que fio se deve usar para soldar?
4 - Porquê ligar a malha do cabo?

Desculpa as perguntas básicas mas gostava de tentar fazer algo parecido.

João Carreira

jccarreira
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 12
Ocupação: Indigente
Interesses: Tudo o que estimule positivamente as emoções, os sentimentos e o intelecto
Pontos/Reputação: 35

Mensagem  Blink em 23/4/2011, 08:58

Caro João Carreira se está á vontade para pegar no ferro de soldar é só seguir a ementa em cima e comprar os componentes.

As suas perguntas estão todas esclarecidas no tópico, como se diz na gíria a papinha está toda feita.

Todas as fichas XLR devem têr os números impressos, pelos menos as Neutrik têm, depois é só seguir a numeração e soldar os fios correspondentes.

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

cabos XLR Klotz com fichas Neutrik

Mensagem  sharetor em 21/6/2011, 19:12

Boas

Há uns dias, ao ler este "post", fiquei com a pulga atrás da orelha. Já andava a pesquisar e, uma vez mais, encontrei aqui, no audiopt.net, aquilo que procurava.
Penso que também não fica mal explicar que não escrevi nada neste "post" mas pedi ajuda ao sr. Blink. O mesmo foi muito prestável. Obrigado! Smile

A ideia era comprar o cabo e as fichas e fazer o cabo, mas como encontrei os cabos já feitos e a um preço acessível, optei por não complicar.

Bem. Passando ao que interessa.

Comprei os ditos cabos, já feitos. A 15 euros cada.
Montei-os e gostei.
Usava uns cabos RCA "Black Rhodium Prelude RCA".
Relativamente à minha experiência (a ideia era falar só desta parte).
Não sei adjectivar o que oiço/sinto, não da maneira como as pessoas mais entendidas o fazem.
Resumindo:
- Tenho um som mais forte.
- Com o volume muito baixo tenho os médios e agudos mas os graves têm mais força.
- Com o som mais alto a barraca abana mais um pouco.
- Penso que mantenho a qualidade que tinha mas o som está mais...forte. Não sei explicar de outra maneira.
Ou seja, na minha experiência, os cabos XLR (par) 30 euros não me parecem inferiores aos RCA que foram bastante mais caros.

Ouvi muita coisa, mas dediquei-me a partes que considero especiais nas bandas sonoras "Lost highway" e "Twin Peaks" (destaco estes dois porque os conheço muito bem, só isso).

Uma vez mais, grato por tudo.

cumprimentos

sharetor
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 16
Pontos/Reputação: 40

Mensagem  Brás em 21/6/2011, 21:46

E se fossem de prata? Talvez o som ficasse mais limpo e rápido. Esses cabos da klotz até que não são maus de todo. Eu tenho uns a ligar os pre de auscultadores xlr na saida do dac e rca no pré. Eu sei que só experimentando é que se consegue chegar lá mas utilizando metais mais nobres or resultados poderiam ainda ser melhores e claro que o custo aumenta mas se calhar vale a pena Wink

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 1356
Pontos/Reputação: 547

Mensagem  sharetor em 23/6/2011, 18:29

Brás escreveu:E se fossem de prata? Talvez o som ficasse mais limpo e rápido. Esses cabos da klotz até que não são maus de todo. Eu tenho uns a ligar os pre de auscultadores xlr na saida do dac e rca no pré. Eu sei que só experimentando é que se consegue chegar lá mas utilizando metais mais nobres or resultados poderiam ainda ser melhores e claro que o custo aumenta mas se calhar vale a pena Wink

Boas

Com base no modelo gravado nas fichas (no macho e na fêmea) e o que dizem site da marca (Neutrik) e noutros sites que vendem aquelas fichas, é possível verificar que os pinos foram banhados em prata. Se é verdade ou não, não sei.

De qualquer maneira, gosto do som deles.

cumps

sharetor
utilizador iniciado

Mensagem  Brás em 23/6/2011, 22:56

Eu sei que muitas marcas de renome recorrem depois a conectores de qualidade de outras marcas. Eu referia-me ao cabo condutor propriamente dito pois sei que o nosso blink é um mestre que sabe o que faz, mas tem feito coisas apenas tendo qualidade a baixo custo e será que poderiamos evoluir nessa qualidade aumentando o valor dos componentes Question

Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 1356
Pontos/Reputação: 547

Mensagem  onga-ku em 23/6/2011, 23:08

sharetor escreveu:Boas

Há uns dias, ao ler este "post", fiquei com a pulga atrás da orelha. Já andava a pesquisar e, uma vez mais, encontrei aqui, no audiopt.net, aquilo que procurava.
Penso que também não fica mal explicar que não escrevi nada neste "post" mas pedi ajuda ao sr. Blink. O mesmo foi muito prestável. Obrigado! Smile

A ideia era comprar o cabo e as fichas e fazer o cabo, mas como encontrei os cabos já feitos e a um preço acessível, optei por não complicar.

Bem. Passando ao que interessa.

Comprei os ditos cabos, já feitos. A 15 euros cada.
Montei-os e gostei.
Usava uns cabos RCA "Black Rhodium Prelude RCA".
Relativamente à minha experiência (a ideia era falar só desta parte).
Não sei adjectivar o que oiço/sinto, não da maneira como as pessoas mais entendidas o fazem.
Resumindo:
- Tenho um som mais forte.
- Com o volume muito baixo tenho os médios e agudos mas os graves têm mais força.
- Com o som mais alto a barraca abana mais um pouco.
- Penso que mantenho a qualidade que tinha mas o som está mais...forte. Não sei explicar de outra maneira.
Ou seja, na minha experiência, os cabos XLR (par) 30 euros não me parecem inferiores aos RCA que foram bastante mais caros.

Ouvi muita coisa, mas dediquei-me a partes que considero especiais nas bandas sonoras "Lost highway" e "Twin Peaks" (destaco estes dois porque os conheço muito bem, só isso).

Em Audio, e especialmente no que se refere aos cabos, o preço não tem uma relação directa com o desempenho.
No seu caso específico é possível (e mesmo provável) que as diferenças se devam mais às diferentes topologias de ligação do que aos cabos, fichas e afins, sendo que o balanceado permite uma maior rejeição de ruído de onde poderá resultar a impressão de um som subjectivamente mais "forte".

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2615
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4073

Mensagem  sharetor em 24/6/2011, 22:54

onga-ku escreveu:

Em Audio, e especialmente no que se refere aos cabos, o preço não tem uma relação directa com o desempenho.
No seu caso específico é possível (e mesmo provável) que as diferenças se devam mais às diferentes topologias de ligação do que aos cabos, fichas e afins, sendo que o balanceado permite uma maior rejeição de ruído de onde poderá resultar a impressão de um som subjectivamente mais "forte".

Boas

Também pensei nisso, que as referidas diferenças se devem à "tecnologia" por trás da ligação balanceada XLR.
Já agora, valerá a pena comprar uns cabos XLR por 200 € (o dono da loja, onde comprei a maioria do que tenho, diz que tem uns muito bons, que estão em casa arrumados...)?
Se calhar quando tiver o DAC novo (Ayre Q9 ou outro semelhante que,entretanto, apareça).

Cumprimentos e agradecimentos

sharetor
utilizador iniciado

Mensagem  Sweet Mastering Studio em 25/6/2011, 08:50

sharetor escreveu:
onga-ku escreveu:

Boas

Também pensei nisso, que as referidas diferenças se devem à "tecnologia" por trás da ligação balanceada XLR.
Já agora, valerá a pena comprar uns cabos XLR por 200 € (o dono da loja, onde comprei a maioria do que tenho, diz que tem uns muito bons, que estão em casa arrumados...)?
Se calhar quando tiver o DAC novo (Ayre Q9 ou outro semelhante que,entretanto, apareça).

Cumprimentos e agradecimentos

Sem querer entrar em grandes cabos "fantásticómilionários", depende da situação; mas para a audiófilia penso que uns bons cabos, ( independentemente da tipologia usada ) são um must have e falando de XLR's os mesmos não devem ser blindados... mas sim terem um dielétrico muito bom, uma tipologia que torne o cabo fiel e com boas fichas ( entendo boas fichas aquelas que duram dezenas e dezenas de "ligas e desligas" ).

Adoro a pequena empresa Suíça Vovox. Preços justos por bons cabos. A diferença nos agudos mais agudos é bem audível.

Agora só tu poderás dizer se 200€ é um preço justo ou não para o teu cabo.

Cumps.

Sweet Mastering Studio
Profissional

Número de Mensagens: 110
Interesses: Som & Música
Pontos/Reputação: 171

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: