A Odisseia do meu Rega P3 / RB300
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico
Página 1 de 2 • Compartilhe •
Página 1 de 2 • 1, 2 
A Odisseia do meu Rega P3 / RB300
Tal como deixei expresso aquando da minha apresentação, sou um “apanhado” do aúdio e em particular do analógico. E tal como referiu o Milton na mensagem de boas vindas que me endereçou, desde sempre gostei de “meter as mãos nas entranhas dos animais”. O meu interesse para o tweaking esteve sempre mais orientada para os “gira-discos”, possivelmente pelo aspecto nostálgico, e certamente pela admiração que sempre me provocou ( e ainda provoca) a qualidade extraordinária de som que é possível extrair de um equipamento, cujo principio de funcionamento é, extraordinariamente, simples.
Como tal, o meu velhinho Rega P3, que paira por estas bandas vai fazer uns 17 anos, não tem tido descanso. O desgraçado, volta meia volta, lá vai para a mesa de operações e pode-se gabar de, decorridos que foram aqueles 17 anos, estar cada vez mais rejuvenescido e capaz de fazer frente a muitas máquinas bastante mais dispendiosas e pretensamente sónicamente superiores.
A lista das modificações efectuadas bem como algumas fotos que são apresentadas, têm como intuito cativar eventuais vinilófilos para este apaixonante sector do Hi-Fi. O resultado dessas modificações só auditivamente poderá ser apreciado pelo que, me coloco à disposição de eventuais apaixonados de “bolachas pretas”, para poderem apreciar os resultados.
Tenho alguma dificuldade em recordar-me da sequência cronológica dessas modificações, embora não seja relevante para o objectivo em questão.
Os “mods” constaram de:
- Substituição do motor original, por outro upgraded, da Rega, com mais torque e com melhor isolamento (mecânico) do plinto.
- Colocação de um spacer / mount plate em alumínio escovado de 6mm, desenvolvido para adaptação dos braços Rega aos Garrard 301 / 401, mas que se adaptou na perfeição. A rigidez do braço relativamente ao plinto é muito mais sólida, uma vez que originalmente o mesmo é fixado directamente ao MDF do plinto.
- Colocação de anilhas em aço inox na base do pilar do RB300 de modo a garantir-se um VTA adequado.
- Recablagem integral do RB300, desde a cabeça até às RCA de ligação ao pré – acreditem que é preciso paciência de chinês – por cabo INCOGNITO especifico para os braços da Rega.
- Substituição do prato original Rega (em vidro) por um de acrílico de 20 mm de espesura.
- Colocação de colar em nitrilo, na periferia do prato, para ajudar ao amortecimento de quaisquer vibrações indesejadas.
- Substituição do contrapeso original do RB300 pelo Michell Tecnoweight.
- Substituição do tapete do prato (em feltro) por outro construído à base de silicone.
- Colocação de uma pequena “pastilha” de PTFE, entre o eixo do subprato (spindle) e a esfera de apoio (main bearing), após limpeza cuidada do veio do subprato, do poço do mesmo e da esfera, e aplicação de lubrificante adequado.
- Instalação de um sub-plinto (SRM / Tech Silent Base), com a deslocação do motor para este. O braço e o motor ficam assim desacoplados uma vez que o primeiro fica fixado ao plinto original, enquanto o motor fica fixo ao sub-plinto. O plinto é apoiado no subplinto através de 3 apoios em sorbutano, reduzindo-se ao mínimo a transmissão de qualquer vibração do motor ao braço e consequentemente à célula. O apoio do subplinto é efectuado, também em três pontos, através de spikes.
- Instalação de braço provida de escova de fibras de carbono, cuja incumbência é “ir abrindo caminho” para a agulha, em termos de limpeza, proporcionando também a descarga de quaisquer potenciais estáticos do disco para a terra.
- Transformação de uma prateleira de um Design3 Audio Rack, da Standesign, em mesa com a colocação de 4 pernas (em perfis metálicos de 1”) com altura de 40 cm, provida cada uma de spikes reguláveis para permitir o nivelamento da mesma.
- A base desta mesa é constituída por uma “laje” de granito polido com 12 cm de altura…qualquer coisita como 52 Kg, e que requereu algum engenho e arte para a colocar na mesa sem ter que recorrer aos serviços de ortopedia da urgência hospitalar .
- Depois de cada uma destas intervenções lá vem a obrigatória “afinação da guitarra”, e para a qual se torna imprescindível a régua de alinhamento (protractor), o nível , a balança, um disco de teste e…os ouvidos…. Mas isto é outra guerra que dá um gozo incrível.
Perguntar-se-á : - Valeu a pena ?? Para mim sem sombra de dúvida, a resposta é SIM, para além de me ter proporcionado longas horas de gozo nas “cirurgias” mencionadas, e me ter proporcionado e continuar a proporcionar longas horas de deleite auditivo.

As minhas sudações a todos.
Artur Santos
Como tal, o meu velhinho Rega P3, que paira por estas bandas vai fazer uns 17 anos, não tem tido descanso. O desgraçado, volta meia volta, lá vai para a mesa de operações e pode-se gabar de, decorridos que foram aqueles 17 anos, estar cada vez mais rejuvenescido e capaz de fazer frente a muitas máquinas bastante mais dispendiosas e pretensamente sónicamente superiores.
A lista das modificações efectuadas bem como algumas fotos que são apresentadas, têm como intuito cativar eventuais vinilófilos para este apaixonante sector do Hi-Fi. O resultado dessas modificações só auditivamente poderá ser apreciado pelo que, me coloco à disposição de eventuais apaixonados de “bolachas pretas”, para poderem apreciar os resultados.
Tenho alguma dificuldade em recordar-me da sequência cronológica dessas modificações, embora não seja relevante para o objectivo em questão.
Os “mods” constaram de:
- Substituição do motor original, por outro upgraded, da Rega, com mais torque e com melhor isolamento (mecânico) do plinto.
- Colocação de um spacer / mount plate em alumínio escovado de 6mm, desenvolvido para adaptação dos braços Rega aos Garrard 301 / 401, mas que se adaptou na perfeição. A rigidez do braço relativamente ao plinto é muito mais sólida, uma vez que originalmente o mesmo é fixado directamente ao MDF do plinto.
- Colocação de anilhas em aço inox na base do pilar do RB300 de modo a garantir-se um VTA adequado.
- Recablagem integral do RB300, desde a cabeça até às RCA de ligação ao pré – acreditem que é preciso paciência de chinês – por cabo INCOGNITO especifico para os braços da Rega.
- Substituição do prato original Rega (em vidro) por um de acrílico de 20 mm de espesura.
- Colocação de colar em nitrilo, na periferia do prato, para ajudar ao amortecimento de quaisquer vibrações indesejadas.
- Substituição do contrapeso original do RB300 pelo Michell Tecnoweight.
- Substituição do tapete do prato (em feltro) por outro construído à base de silicone.
- Colocação de uma pequena “pastilha” de PTFE, entre o eixo do subprato (spindle) e a esfera de apoio (main bearing), após limpeza cuidada do veio do subprato, do poço do mesmo e da esfera, e aplicação de lubrificante adequado.
- Instalação de um sub-plinto (SRM / Tech Silent Base), com a deslocação do motor para este. O braço e o motor ficam assim desacoplados uma vez que o primeiro fica fixado ao plinto original, enquanto o motor fica fixo ao sub-plinto. O plinto é apoiado no subplinto através de 3 apoios em sorbutano, reduzindo-se ao mínimo a transmissão de qualquer vibração do motor ao braço e consequentemente à célula. O apoio do subplinto é efectuado, também em três pontos, através de spikes.
- Instalação de braço provida de escova de fibras de carbono, cuja incumbência é “ir abrindo caminho” para a agulha, em termos de limpeza, proporcionando também a descarga de quaisquer potenciais estáticos do disco para a terra.
- Transformação de uma prateleira de um Design3 Audio Rack, da Standesign, em mesa com a colocação de 4 pernas (em perfis metálicos de 1”) com altura de 40 cm, provida cada uma de spikes reguláveis para permitir o nivelamento da mesma.
- A base desta mesa é constituída por uma “laje” de granito polido com 12 cm de altura…qualquer coisita como 52 Kg, e que requereu algum engenho e arte para a colocar na mesa sem ter que recorrer aos serviços de ortopedia da urgência hospitalar .
- Depois de cada uma destas intervenções lá vem a obrigatória “afinação da guitarra”, e para a qual se torna imprescindível a régua de alinhamento (protractor), o nível , a balança, um disco de teste e…os ouvidos…. Mas isto é outra guerra que dá um gozo incrível.
Perguntar-se-á : - Valeu a pena ?? Para mim sem sombra de dúvida, a resposta é SIM, para além de me ter proporcionado longas horas de gozo nas “cirurgias” mencionadas, e me ter proporcionado e continuar a proporcionar longas horas de deleite auditivo.

As minhas sudações a todos.
Artur Santos
Última edição por vinyl33 em Sab 1 Nov - 23:39, editado 1 vez(es)

vinyl33- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 429
Interesses: Hi-Fi, Radioamadorismo e Fotografia
Pontos/Reputação: 695
Re: A Odisseia do meu Rega P3 / RB300
parabens vinyl33
, es um verdadeiro "cirurgiao"
de gira bolachas.
Esse gira deve tocar muito bem, isso esta muito bonito
E caso para se dizer vinil forever :cool: :cool: :cool:
Esse gira deve tocar muito bem, isso esta muito bonito
E caso para se dizer vinil forever :cool: :cool: :cool:

SOUND- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 2249
Interesses: Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação: 1084
Excelente tópico e grandes "tweaks" Artur!
Post movido para o portal.
Post movido para o portal.

bluemonday- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2336
Interesses: audio
Pontos/Reputação: 545
Parabéns gostei mesmo. Isto realmente é feito com amor e engenho. De certeza que tens muitas horas de gozo.
Só falta agora uma report sobre as deiferenças no som.
:partyman:
Só falta agora uma report sobre as deiferenças no som.
:partyman:
Convidad- Convidado

SOUND- utilizador dedicado

- Número de Mensagens: 2249
Interesses: Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação: 1084
Parabéns pelo upgrade !
Vejo que substituíste os pés originais do Rega Planar 3 por outros. Quais são?
Eu estou a usar uns blocos de Soborthane da Ixos, substituindo os 3 pés originais, por 4 de Soborthane.

Vejo que substituíste os pés originais do Rega Planar 3 por outros. Quais são?
Eu estou a usar uns blocos de Soborthane da Ixos, substituindo os 3 pés originais, por 4 de Soborthane.

Os apaixonados pelo analógico como nós, só podem ser pessoas boas.
Parabéns pelos teus upgrades. Não há duvida de que dá muito gozo tudo o que tem a ver com a afinação e melhorias de um prato.
Parabéns pelos teus upgrades. Não há duvida de que dá muito gozo tudo o que tem a ver com a afinação e melhorias de um prato.
Convidad- Convidado
Xiiiii....já nem me lembrava deste tópico !!!
É isso...os pés originais foram substituidos por uns em sorbutano (Foculpods da Spectra Dynamics). Foram colocados 4 entre o plinto original e o subplinto para onde o motor "desceu". Todo este conjunto é que está desacoplado através de 3 spikes que apoiam naquela "pedrita" ...
E obrigado pelas palavras simpáticas e encorajadoras.
É isso...os pés originais foram substituidos por uns em sorbutano (Foculpods da Spectra Dynamics). Foram colocados 4 entre o plinto original e o subplinto para onde o motor "desceu". Todo este conjunto é que está desacoplado através de 3 spikes que apoiam naquela "pedrita" ...

vinyl33- Membro Audiopt

vinyl33 escreveu:Xiiiii....já nem me lembrava deste tópico !!!
É isso...os pés originais foram substituidos por uns em sorbutano (Foculpods da Spectra Dynamics). Foram colocados 4 entre o plinto original e o subplinto para onde o motor "desceu". Todo este conjunto é que está desacoplado através de 3 spikes que apoiam naquela "pedrita" ...![]()
Se a pedrita fosse minha,

Convidad- Convidado

vinyl33- Membro Audiopt

vinyl33 escreveu:RIP ???
Como disse, daqui a muitos, muitos anos.....

Convidad- Convidado
Ahhhhhhhhhhhh....Obrigado.

vinyl33- Membro Audiopt

vinyl33 escreveu:Ahhhhhhhhhhhh....Obrigado.
Doidos apaixonados do vinil como nós, vivemos muitos e bons anos.
Convidad- Convidado
vinyl33 escreveu:
Artur Santos
Ola Artur,
Por acaso ja me tinha deparado com uma dessas escovas no Ebay, mas fica a pergunta de perfeito neewbie
Abraço

Antas- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 977
Ocupação: Banca
Interesses: Os meus filhos, a musica e a minha moto...
Pontos/Reputação: 595
Antas escreveu:vinyl33 escreveu:
Artur Santos
Ola Artur,
Por acaso ja me tinha deparado com uma dessas escovas no Ebay, mas fica a pergunta de perfeito neewbie: como é que a escova acompanha a leitura?
Abraço
Tal como a própria agulha, a escova vai limpando e acompanhando os grooves.
Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2 
Tópicos similares» Braços de gira discos
» A Odisseia do meu Rega P3 / RB300
» Novo Rega DAC
» Review Rega DAC - Made in PT
» Rega Brio 3 vs Audiolab 8000A
» A Odisseia do meu Rega P3 / RB300
» Novo Rega DAC
» Review Rega DAC - Made in PT
» Rega Brio 3 vs Audiolab 8000A
Fórum audiopt.net :: audio :: Analógico