Que valvulas para Project Tube Box Se

Ir em baixo

Mensagem  StereoBlues em 27/10/2008, 19:45

Boas...
Antes do mais, gostaria de informar que é a 1ª vez que utilizo um forúm, pelo que peço desde já desculpa se alguma coisa não fôr correcta.
Neste momento, estou com uma dúvida e gostaria de ter alguns conselhos/opiniões sobre a mesma.
Tenho um Pro-ject RPM 9 c/ Denon DL 103 ligado a um Pro-ject Tube Box SE (Versão antiga), e o que acontece é o seguinte: Desde que instalei a Denon (antes tinha uma Goldring 1022) que o pré faz um "Hummmm" que se torna, como poderão imaginar irritante. Num teste que li, diziam que mudando as válvulas (2x ECC 83 da própria marca) por outras de melhor qualidade, o ruído decresce significativamente.
Falaram-me numas "EAT 12AX7" mas custam uma fortuna. Alguém me poderá dar alguma dica sobre o que comprar e onde??
Muito obrigado
Abraço
StereoBlues
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 8
Interesses : Hi-fi, Djing, Fotografia
Pontos/Reputação : 0

http://www.myspace.com/cordovox

Re: Que valvulas para Project Tube Box Se

Mensagem  joevalve em 27/10/2008, 20:41

já experimentaste outra unidade phono no lugar dessa que tens só para ver se o ruído se mantém ?

eu uso uma Denon DL-103 e o ruído é ZERO com a unidade phono que uso, igualmente a válvulas.

e passaste de uma célula MM para uma célula MC, o problema pode estar na própria unidade phono que possa ter algum defeito quando amplifica células MC.

fora isso, os problemas de ruído podem ter outras causas, nomeadamente más ligações, problemas de massa mas confesso que não sou entendido nessa matéria.

espero ter ajudado

cumps

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  StereoBlues em 28/10/2008, 21:10

vinilsuporter escreveu:já experimentaste outra unidade phono no lugar dessa que tens só para ver se o ruído se mantém ?

eu uso uma Denon DL-103 e o ruído é ZERO com a unidade phono que uso, igualmente a válvulas.

e passaste de uma célula MM para uma célula MC, o problema pode estar na própria unidade phono que possa ter algum defeito quando amplifica células MC.

fora isso, os problemas de ruído podem ter outras causas, nomeadamente más ligações, problemas de massa mas confesso que não sou entendido nessa matéria.

espero ter ajudado

cumps

Boas e obrigado.
De facto, consegui que a loja onde comprei o meu pré me emprestasse outro Tube Box, na versão mais fraca.
E o "Hummm" existe, embora mais baixo. E começa-se a notar mais, ao fim de estar ligado umas horas.
o que é curioso é que o meu Tube Box tem alturas em que começa logo a fazer "barulho" quando o ligo, outras só ao fim de algum tempo.
Realmente não sei se trocando as válvulas resolvo o problema.
Nevertheless, andei ainda ontem a pesquisar válvulas e deparei com umas Golden Dragon e umas Electro-Harmonix entre os 25 e os 30 € no site da Imacústica.
Alguma dica???
Obrigado
Abraço
David
:damn: :damn:
StereoBlues
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 29/10/2008, 09:05

stereoblues

se o hum continua, dá que pensar. a célula está bem montada, as ligações bem feitas, os cabos de ligação estão ok ?

se puderes, pede a alguém que tenha uma "analizador de válvulas" e mede as válvulas instaladas no phono. podem estar "gastas" mas se assim fosse também davam problemas com a célula MM que tinhas antes goldring.

eu sinceramente nunca ouvi em minha casa essa unidade phono, mas em teoria não devia fazer barulho (a não ser que seja muitissimo fraca). como há aqui outros proprietários de uma unidade igual, quem sabe te possam ajudar. ou ires à casa onde compraste o RPM9 e pedir ajuda, nomeadamente se te emprestam uma outra célula MC com um "output level" diferente de modo a fazeres a experiência no pro-ject substituindo-a para um teste.

a maioria das phonos do mercado que conheço (e não são muitos) trabalham bem com células MM e já têm mais dificuldades com MC de baixo ganho como é a tua Denon. por isso quando se usa uma célula MC é sempre aconselhável usar uma muito boa unidade phono, caso contrário é preferivel usar células MM que também as há de excelente qualidade, nomeadamente as Audio technica 520 por exemplo.

uso válvulas desde os 8 anos de idade quando meu pai tinha uns macIntosh, há muito que deixei de acreditar em marcas de válvulas. se mudares de válvulas, mudas de som, às vezes para um som mais apelativo, outras vezes não. eu sei que esta opinião é criticável, mas é a minha. uso válvulas chinesas EL34 no meu dynavox modificado e tocam lindamente, se o amplificador fosse mau podia lá meter as melhores "lâmpadas" do mundo que não era por isso que ele ia tocar bem.

no teu caso o hum pode ter várias origens, algumas das quais já te apontei, é uma questão de investigares.

depois do que disseste eu inclino-me mais para uma "incompatibilidade" entre os valores da DL-103 e a unidade phono que usas (é apenas um palpite). as unidades phono não são universais, no teu caso não dá para ajustar o ganho de saída com esta:

http://www.gspaudio.co.uk/

lamento não saber mais para te apoder ajudar.

se fosses aqui do grande porto, emprestava-te o meu Audio Innovations P2MC tube dude edition e tiravas todas as dúvidas a limpo.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  StereoBlues em 29/10/2008, 11:45

vinilsuporter escreveu:stereoblues

se o hum continua, dá que pensar. a célula está bem montada, as ligações bem feitas, os cabos de ligação estão ok ?

se puderes, pede a alguém que tenha uma "analizador de válvulas" e mede as válvulas instaladas no phono. podem estar "gastas" mas se assim fosse também davam problemas com a célula MM que tinhas antes goldring.

eu sinceramente nunca ouvi em minha casa essa unidade phono, mas em teoria não devia fazer barulho (a não ser que seja muitissimo fraca). como há aqui outros proprietários de uma unidade igual, quem sabe te possam ajudar. ou ires à casa onde compraste o RPM9 e pedir ajuda, nomeadamente se te emprestam uma outra célula MC com um "output level" diferente de modo a fazeres a experiência no pro-ject substituindo-a para um teste.

a maioria das phonos do mercado que conheço (e não são muitos) trabalham bem com células MM e já têm mais dificuldades com MC de baixo ganho como é a tua Denon. por isso quando se usa uma célula MC é sempre aconselhável usar uma muito boa unidade phono, caso contrário é preferivel usar células MM que também as há de excelente qualidade, nomeadamente as Audio technica 520 por exemplo.

uso válvulas desde os 8 anos de idade quando meu pai tinha uns macIntosh, há muito que deixei de acreditar em marcas de válvulas. se mudares de válvulas, mudas de som, às vezes para um som mais apelativo, outras vezes não. eu sei que esta opinião é criticável, mas é a minha. uso válvulas chinesas EL34 no meu dynavox modificado e tocam lindamente, se o amplificador fosse mau podia lá meter as melhores "lâmpadas" do mundo que não era por isso que ele ia tocar bem.

no teu caso o hum pode ter várias origens, algumas das quais já te apontei, é uma questão de investigares.

depois do que disseste eu inclino-me mais para uma "incompatibilidade" entre os valores da DL-103 e a unidade phono que usas (é apenas um palpite). as unidades phono não são universais, no teu caso não dá para ajustar o ganho de saída com esta:

http://www.gspaudio.co.uk/

lamento não saber mais para te apoder ajudar.

se fosses aqui do grande porto, emprestava-te o meu Audio Innovations P2MC tube dude edition e tiravas todas as dúvidas a limpo.

cumps

jose mario
Obrigado pelo apoio, José Mario.

Hoje vou dar umas voltas por aí, inclusive à loja onde comprei o RPM 9 e a Tube box e vou vêr o que resolvo.
Esta Tube Box é a topo de gama da Pro-ject e tem recebido muito boas criticas. E tem ajuste de ganhos para vários tipos de MC.
O aparelho tem cerca de 2 anos, pelo que também não deve ter as válvulas gastas.
Realmente, não consigo entender, já troquei cabos, entradas no prévio, desinstalei e voltei a instalar a Denon...enfim.
Já me passou pela cabeça que possa ser defeito da Denon...
Confesso que o meu contacto com as válvulas é recente, talvez de 8 ou 9 anos, mas nada de significativo. Mas que me agrada, agrada.
Mais logo dou-te noticias.
Mais uma vez, muito obrigado
Abraço
David
StereoBlues
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 29/10/2008, 12:02

stereoblues

se fosse a Denon estragada era mesmo azar, já tive em diversos gira discos 2 ou 3 DL-103 sempre a bombar de modo soberbo tendo em conta a relação qualidade/preço. tenho amigos meus que não usam outro modelo, estão satisfeitissimos.

assim sendo, olha pede outra emprestada e instala, tiras logo as dúvidas daí.

cumps

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  StereoBlues em 30/10/2008, 17:45

vinilsuporter escreveu:stereoblues

se fosse a Denon estragada era mesmo azar, já tive em diversos gira discos 2 ou 3 DL-103 sempre a bombar de modo soberbo tendo em conta a relação qualidade/preço. tenho amigos meus que não usam outro modelo, estão satisfeitissimos.

assim sendo, olha pede outra emprestada e instala, tiras logo as dúvidas daí.

cumps

Olá José Mário.

Antes do mais, obrigado pelo apoio.
Entretanto, o problema está resolvido.
Voltei a instalar a Denon e reparei que um dos "bornes" de ligação (por sinal, o da massa) estava meio frouxo, não estava a fazer bem o contacto e alás... Fez-se luz.
:damn:
Entretanto, passei pela Delmax e comprei o par de 12AX7 EHG da Electro Harmonix... e... o Tube box agora canta tão bem que até encanta.
Mais uma vez, muito abrigado pelas dicas e apoio.
Grande abraço e até breve.
David
StereoBlues
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 30/10/2008, 18:29

stereoblues

e como diz o povo "tudo está bem quando acaba bem".

boas audições

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  lofos em 1/2/2009, 23:54

Sad Razz
lofos
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 134
Ocupação : Investigação
Interesses : Alguns
Pontos/Reputação : 73

Mensagem  fm&stereo em 2/2/2009, 02:56

Pena eu não ter chegado mais cedo a este tópico. É que pelo que reza a crítica em relação às 12AX7 Electro Harmonix e Golden Dragon, a preferência recai sobre as últimas - precisamente as que eu espero. Mas sem dúvida que as EH são uma boa opção. Nas de potência KT88 a preferência é já a HE.

Agora é só bombar...
Laughing
Boas audições. 🆒
fm&stereo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2443
Pontos/Reputação : 3118

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares