Schema do Classic 16.0

Ir em baixo

Schema do Classic 16.0

Mensagem  Anonymou em 19/6/2007, 10:09

O que é que os engenheiros acham disto, quais os "erros" óbvios... Question

Não arranjei com mais resolução... No

Anonymou
Convidado

Re: Schema do Classic 16.0

Mensagem  Palmas em 19/6/2007, 10:54

Desculpa mas é dificil ler o esquema. Tens um link?
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 143
Ocupação : Sim
Interesses : Também
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  Anonymou em 19/6/2007, 11:05

Só consegui arranjar isto... Crying or Very sad

Mas se fizeres zoom, não dá para ler os valores, mas dá para ver o circuito, acho eu... Rolling Eyes

Anonymou
Convidado

Mensagem  Anonymou em 19/6/2007, 11:07

Os desenhos em baixo devem ser os "acessórios" que desliguei...

Anonymou
Convidado

Mensagem  Palmas em 19/6/2007, 13:36

Pois sem os valores é dificil fazer uma análise detalhada (é muito diferente ter p.e. uma resistencia de 1k ou 1M, ou um cap de 100pF ou 100uF.
Assim posso apenas analisar a topologia usada:

trata-se de um "totem-pole" simetrico à entrada (presumo que o valor da resistencia de cátodo do triodo de cima é igual ao do triodo de baixo), seguido de um "long-tailed pair" para fazer o desfasamento. O push-pull de saida é do tipo "ground cathode with transformer" e bias variável. A ligação ao andar de saida é feita por condensadores. Tem ainda a possibilidade de trabalhar em "ultralinear" ou em modo triodo.
Tem também realimentação global (quanta, só com os valores e referencias dos tubos).

Assim trata-se de um velho classico, que normalmente dá bons resultados. É porém essencial verificar a amplitude do sinal após o "long-tailed pair", pois os dois ramos não tÊm o mesmo ganho, devendo mesmo ter valores diferentes para as resistencias de placa. Na verdade o melhor é usar uma resistencia variável para afinar e depois de tudo correcto, medir a RV e substituir por uma resistencia fixa. Dito isto, continuo a achar que o LTP é o melhor "spliter" a seguir a um interstage!

A alimentação e a aprte digital, nada posso comentar, pois apenas distingo o que me parece ser uma estabilização de tensão, o selector por relés (a tal placa que eliminaste) e o resto....nada.

Se tiveres mais dados dos valores e referencias, poderei simular ao três andares...
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Anonymou em 19/6/2007, 14:00

Obrigado... cheers

Isso é um bocado Chinês para mim, mas amanhã, ou depois, que amanhã tenho reuniões quase todo o dia, já vou procurar na net esses termos todos... study

Li em qualquer lado que tem 6db de alimentação global, um Francês mudou umas resistências para o aumentar e gosta mais do som assim... Exclamation

A alimentação parece bastante "trabalhada" com transistores de regulação e tudo...

Qual parte digital, será o "contador" de horas de funcionamento que desliguei... Question

Anonymou
Convidado

Mensagem  Palmas em 19/6/2007, 16:39

lowrider escreveu:Obrigado... cheers

Isso é um bocado Chinês para mim, mas amanhã, ou depois, que amanhã tenho reuniões quase todo o dia, já vou procurar na net esses termos todos... study

Basta ver o esquema que vês os termos todos!

Li em qualquer lado que tem 6db de alimentação global, um Francês mudou umas resistências para o aumentar e gosta mais do som
assim... Exclamation

Mudar a quanrtidade de feedback (realimentação) é fácil, desde que o amp se mantenha estável. No entanto em geral o feedback é um mal necessário: só se deve usar quando é mesmo necessário.

A alimentação parece bastante "trabalhada" com transistores de regulação e tudo...

Sim, mais complexa do que é habitual, mas mesmo assim bastante simples. Os puristas pendurariam pelos dedos dos pés quem cometeu tamanha heresia (eu também costumo estabilizar as alimentações dos andares de pequeno sinal, mas costumo usar fet's).

Qual parte digital, será o "contador" de horas de funcionamento que desliguei... Question

é possivel que seja um contador, daqui não dá para ver. Porque desligaste o dito? dá jeito para perceber a relação entre o estado dos tubos e as horas.
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Anonymou em 20/6/2007, 05:10

Não gostava do contador digital à vista, podia desligar o mostrador, mas sempre que ligava o amplificador, lá estavam de novo os grandes numeros verdes, podia não fazer mal, mas bem também não fazia... Rolling Eyes

Desliguei para simplificar, o cabo de alimentação estava agarrado aos cabos do selector...

Anonymou
Convidado

Mensagem  Anonymou em 20/6/2007, 13:01

Palmas escreveu:É porém essencial verificar a amplitude do sinal após o "long-tailed pair", pois os dois ramos não tÊm o mesmo ganho, devendo mesmo ter valores diferentes para as resistencias de placa. Na verdade o melhor é usar uma resistencia variável para afinar e depois de tudo correcto, medir a RV e substituir por uma resistencia fixa.

Parece simétrico no esquema, explica lá... Question

Só tenho as caracteristicas dos transformadores de saída:

Anonymou
Convidado

Mensagem  Palmas em 20/6/2007, 13:03

Descobri um link com um texto muito interessante sobre o esquema do tipo do classic 16.0:

http://www.lundahl.se/pdfs/claus_byrith/amplifier_30wpp.pdf
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Anonymou em 20/6/2007, 13:26

Obrigado, mas pouco percebo... Embarassed

Anonymou
Convidado

Mensagem  Anonymou em 24/6/2007, 09:19

lowrider escreveu:
Palmas escreveu:É porém essencial verificar a amplitude do sinal após o "long-tailed pair", pois os dois ramos não tÊm o mesmo ganho, devendo mesmo ter valores diferentes para as resistencias de placa. Na verdade o melhor é usar uma resistencia variável para afinar e depois de tudo correcto, medir a RV e substituir por uma resistencia fixa.

Parece simétrico no esquema, explica lá... Question

Question Question Question

Anonymou
Convidado

Mensagem  Convidad em 24/6/2007, 09:38

Por exemplo, na figura 5.4 do link, deve medir a tensão nos pontos out1 e out2.
http://sound.westhost.com/amp-basics5.htm

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 24/6/2007, 09:52

Atenção: se pretender efectuar estas medições tome todas as medidas de segurança!

Convidad
Convidado

Mensagem  Anonymou em 24/6/2007, 09:56

Obrigado, é pouco provável que eu me aventure a mexer nos circuitos a esse nível, mas continuo sem perceber o objectivo... Question

Anonymou
Convidado

Mensagem  Convidad em 24/6/2007, 10:28

Palmas escreveu:

seguido de um "long-tailed pair" para fazer o desfasamento.
....

É porém essencial verificar a amplitude do sinal após o "long-tailed pair", pois os dois ramos não tÊm o mesmo ganho, ...

Convidad
Convidado

Mensagem  Anonymou em 24/6/2007, 11:39

Isso eu percebo, teóricamente, mas achava que o fabricante devia ter tido isso em consideração, ou não é normal... cyclops

Anonymou
Convidado

Mensagem  Convidad em 24/6/2007, 12:03

Teoricamente devia mas .... também não custa muito verificar.

Convidad
Convidado

Mensagem  Anonymou em 24/6/2007, 12:10

Agora percebi... Wink

O problema, entre outros, é que não tenho aparelho de medida, além do amperimetro que vem embutido no amplificador... Rolling Eyes

Anonymou
Convidado

Mensagem  Convidad em 24/6/2007, 13:10

Convidad
Convidado

Mensagem  Anonymou em 24/6/2007, 13:22

Pois, não reparaste que estou a vender um Cayin A-88T porque tinha de abrir, e medir com um multimetro, para afinar o bias... Rolling Eyes

O meu novo amplificador dá para medir sem abrir, nem precisa de aparelhos de medida externos... Idea

Anonymou
Convidado

Mensagem  Convidad em 24/6/2007, 13:54

lowrider escreveu:Pois, não reparaste que estou a vender um Cayin A-88T porque tinha de abrir, e medir com um multimetro, para afinar o bias... Rolling Eyes

Se não pretende abrir o amplificador ... porque estou eu a desperdiçar o meu tempo com este assunto?

lowrider escreveu:
O meu novo amplificador dá para medir sem abrir, nem precisa de aparelhos de medida externos... Idea

Só uma pequena questão: dá para medir sem abrir exactamente o quê? study

Convidad
Convidado

Mensagem  Anonymou em 24/6/2007, 14:14

Katapum,

Não está a desperdiçar o seu tempo, mesmo que eu não pretenda fazê-lo, queria perceber qual o problema e qual a solução, se fôr importante, posso levar a máquina a um pro... Idea

Dá para medir e afinar o bias... Exclamation

Anonymou
Convidado

Mensagem  Convidad em 24/6/2007, 14:21

Não era necessário colocar a imagem eu já sabia o que me iria responder. Só lhe queria demonstrar que amperímetro do seu amplificador não mede o ponto que o Sr. Palmas referiu!

Convidad
Convidado

Mensagem  Anonymou em 24/6/2007, 15:09

Eu sei, por isso disse que não tenho instrumento adequado... Embarassed

Anonymou
Convidado

Mensagem  margarid em 5/11/2007, 23:30

Tambem tenho uns classic 16 e teem uma gama media fabulosa

margarid
Convidado