Substituição de fusíveis.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Substituição de fusíveis.

Mensagem  pbarata em 18/10/2008, 09:15

Já alguém experimentou substituir os fusíveis do equipamento, por outros com materiais mais nobres? Experimentaram só no fusível de entrada de sector, ou no caso do amplificador, nos 2 fusíveis que protegem a saída para as colunas?

Sabem quem comercializa este equipamento em Portugal?

Um solução que me recomendaram foi a seguinte:

HiFi-Tuning Ultimate Silver-Keramik-Feinsicherung / HiFi Tuning Fuses:
http://www.hifi-tuning.com/index_de.html
http://www.thecableco.com/product.php?id=3496

Reviews:
http://www.positive-feedback.com/Issue32/fuses.htm
http://stereotimes.com/acces122807.shtml
http://ultrasystem.com/usfeaturedprodstestimonial.html

pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1113
Interesses : Jazz & Clássica
Pontos/Reputação : 450

Re: Substituição de fusíveis.

Mensagem  Brás em 18/10/2008, 09:37

Pedro fala com o Tui ou o Paulo da Soundeclipse. Eu já mudei alguns e resultou sempre para melhor, sendo o ultimo no Isotek por um de prata Cool .O som ficou mais rápido e com isso controlei melhor o grave
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  Brás em 18/10/2008, 10:23

Peço desculpa mas não é "Tui" é Rui. Eles como ninguem sabem bem como funcionam, mas a maior mudança foi com a substituição do dijuntor das tomadas da sala por um porta fusiveis e respectivo fusivel.Experimenta e depois diz Wink
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Astra em 18/10/2008, 10:30

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Pontos/Reputação : 84

Mensagem  pbarata em 18/10/2008, 15:10

Última edição por pbarata em 19/10/2008, 17:02, editado 1 vez(es)
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pbarata em 19/10/2008, 14:11

Obrigado Brás ! cheers

Última edição por pbarata em 19/10/2008, 17:02, editado 2 vez(es)
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Brás em 19/10/2008, 15:15

Olá Pedro
Eu como tinha dito comecei com a substituição do disjuntor do quadro electrico por um porta fusiveis e repectivo fusivel tendo provocado uma melhoria em termos de silencio entre os instrumentos um aumento realismo bem como uma maior consitencia em termos de vozes,tornando-as mais reais, mantendo no entanto o mesmo plano do palco sonoro.Depois mudei então os fusiveis de entrada do sector do Transporte e do Dac da North star por uns de cobre com o intuito de reduzir o extremo dos agudos que o berilio das colunas revelava, tendo-se notado uma ligeira melhoria não tão notória como o do quadro da sala. Como achava o som ainda um pouco áspero mudei a tomada da sala onde tenho o sistema da sala tendo colocado uma da HMS de cobre e consegui reduzir mais um pouco a sibilância que teimava a desaparecer. Tive problemas com a rede eléctrica e muitas variações de tensão,tendo adquirido um Isotek Minisub,no qual foi colocado um fusivel de cobre.Quando o liguei no meu sistema, o som como que disparou em termos de projecção do palco sonoro ficando o grave de tal modo forte que empastelava em certas alturas com determinados discos, finalmente tinha conseguido acabar com a "aspereza" do berilio, tinha no entanto o som com muitos graves. Reajustei as colunas, coloquei umas pedras de granito por baixo e troquei o fusivel de cobre do Isotek por um de prata pois assim o som ficaria mais rápido e dessa forma poderia controlar melhor o grave, o que assim foi.Depois com a vinda do cabo RJ45 de prata da Soulcable eu estava com receio que as sibilâncias voltassem,mas não e com este cabo o som ficou muito neutro com uma gama média controlada e com uma extensão de graves QB. Eu ños Bel canto não mexi pois eles não tinham fusiveis fast blow e teria que se abrir o aparelho pelo que talvez noutra ocasiaõ isso aconteça.Eu estava um pouco céptico com isto tudo mas que há diferenças há, agora é uma questão de experimentar e ver.Um abraço Brás
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Prof em 19/10/2008, 16:52

Meus amigos há necessidade disto?!Não é possivel uma partilha de informação sem picardias?!

Prof
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Pontos/Reputação : 78

Mensagem  pbarata em 20/10/2008, 18:29

Olá Brás,

Sabes que também tenho um Isotek mas depois de muitas experimentações, não ligo lá o amplificador, uma vez que noto perda de dinâmica, de tal modo evidente, mesmo na suposta tomada de elevada corrente só com filtragem paralela.

Apesar de já ter trocado algumas impressões sobre a tendência para o brilho e sibilância de condutores de prata, sejam cabo de interligação, sejam de colunas, posso-te também garantir que a regra tem por certo excepções. Actualmente estou a usar um cabo de interligação de prata com ouro (liga que é uma mistura destes metais), e foi uma surpresa total para mim obter um som muito neutro, nada, mas mesmo nada analítico, extremamente suave na gama alta, mas muito rápido e detalhado, diria mesmo muito musical.

Logo que tenha oportunidade de experimentar os fusíveis, faço um relatório aqui. Há partida não tenho grandes espectativas, mas nada como experimentar. Também não tinha grandes espectativas na utilização de coisas como os SuperSpikes da Sound Care, mas nas minha colunas de chão, em solho de madeira fizeram maravilhas, desacoplando definitivamente a coluna da caixa de ressonância em que se tinha tornado o próprio soalho.
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Brás em 20/10/2008, 21:16

Lá isso é verdade amigo Barata existem coisas que de facto mudam o som do sistema e os spikes são mais uma dessas coisas.Eu na altura tinha lido ,escrito por alguém noutro forum, que essas coisas da mudança dos fusiveis tinha a ver com o limpar dos contactos, mas não é só isso, pois quando veio o fusivel de prata eu experimentei os dois e notei sempre diferença especialmente na rapidez do som,quanto aos powers ligados no Isotek, e fora, não notei diferença alguma, talvez por serem classe D???.Os Spikes ajudaram a apurar o som pois as minhas colunas "sopram para o chão" e assim ficaram um pouco mais altas dando uma maior projecção ao palco sonoro.Os cabos de corrente foi um corropio de mete e tira para tentar arranjar a melhor solução, marcas diferentes, apenas iguais nos powers, mas lá consegui uma configuração que é a actual e que de alguma maneira agora me satisfaz mais do que antes, por isso a procura de melhorar sempre o som que temos está sempre presente.Um dia temos que tomar um café .Um abraço Brás Cool
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 23/10/2008, 14:44

já falei com varias pessoas que são contra a troca de fusiveis mas estas mesmas pessoas depois gastam milhares para trocar os cabos de alimentação.
no final são todos condutores de electricidade pelo que acho que tambem os fusiveis sejam importantes.
outra questão e´quanto uma pessoa seja disposta a pagar para os mesmos.
eu tambem( depois do meu aconselhador de confiança) troquei os fusiveis nos aparelhos e na linha de alimentação tirei o disjuntor e foi por uma caixa com fusivel
aldo

Convidad
Convidado

Mensagem  touraj em 23/10/2008, 20:51

tenho um colega que substituiu o do rega saturn por um da hifi tuning e as melhorias foram bem audiveis
não sabiamos que cá tb era possivel arranjar desses fusiveis
touraj
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 124
Ocupação : emp. comercio
Interesses : musica /hifi
Pontos/Reputação : 1

Mensagem  pbarata em 23/10/2008, 21:19

touraj escreveu:tenho um colega que substituiu o do rega saturn por um da hifi tuning e as melhorias foram bem audiveis
não sabiamos que cá tb era possivel arranjar desses fusiveis
Não existe distribuidor em Portugal da HiFi-Tuning, tanto quanto sei. Já pedi cotação e eles confirmaram que enviam por correio, mediante pagamento por transferência bancária, que com IBAN em euros, é gratuíta em vários bancos no canal on-line.
pbarata
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  pbarata em 11/11/2008, 23:33

Em testes no amplificador...

Fusíveis HiFi-Tuning:

Fusível de sector (entrada 220V, 4A, T - Slow Blow, 5x20mm):

Fusível de coluna (saída para coluna x 2, 8A, F - Fast Blow, 6,3x32mm):