Frequência de resposta das colunas

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Frequência de resposta das colunas

Mensagem  felichella em 10/10/2008, 17:02

Como posso perceber melhor através da frequência de resposta de umas colunas quais as que tem maior poder de graves ou frequências baixas?
Sei que akeles valores o da esquerda em Hertz (40 Hz) por exemplo e na direita (45 Khz) para frequências altas é muito relativo até porque existem valores para cada índice por decibeis e gostaria que me explicassem melhor isso para perceber quais as que tem mais incidência em graves.
Sei que nos Headphones o valor na esquerda quanto mais perto do 0 estiver mais os graves se sobressaem, e nas colunas a situação é a mesma ou é assim que se interpreta?
Quais os limites para colunas monitoras em termos de frequências de resposta e quais os limites para colunas de chao?
O meu obrigada.
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Re: Frequência de resposta das colunas

Mensagem  pbarata em 13/10/2008, 16:13

Se tiveres acesso ao gráfico com a resposta das colunas em frequência (normalmente de 20Hz a 20 KHz), podes verificar que em geral, o ganho não é linear, ou seja, igual para todas as frequências.

Assim, se observares o que se passa nas baixas frequências, pe. a partir de -3dB (a chamada frequência de corte) de 50Hz até 100Hz, quanto mais próxima a curva de resposta tiver da linha horizontal de 0dB, maior o ganho, logo maior a pressão sonora atingida (som mais alto). Se por acaso a escala vertical for em função da pressão sonora medida (SPL), quanto maior o valor, mais alto o som.

Em geral, as colunas comportam-se de um modo semelhante aos auscultadores, uma vez que o principio é essencialmente o mesmo. Os auscultadores, como têm que produzir volumes relativamente baixos, apresentam a vantagem de terem altifalantes que podem descer até aos, inaudíveis, 10Hz. Os auscultadores in-ear podem ser limitados nas altas frequências, tipo máximo de 16 kHz, enquanto que os auscultadores exteriores podem ir até aos 30kHz. No entanto se ouvires mais de 16 KHz podes-te dar por feliz, porque a partir daqui e com a idade, até a voz da Maria, fica mais doce, em especial naqueles dias em que ela descobre que compras-te mais equipamento audio. Razz

Em geral, uma coluna monitora desce até aos 40Hz, uma de chão pode descer até aos 25Hz, e se usares um subwoofer poder descer até 23 Hz.

Como as colunas de chão usam mais altifalantes para conseguir descer no espectro de frequências, a interacção desses altifalantes e respectivos filtros de crossover (que efectuam a separação das frequências que cada altifalante vai reproduizr: Graves, médios e agudos) acaba por dar uma resposta que é menos linear, em geral, do que uma coluna monitora. No entanto com uma coluna de chão consegues reproduzir melhor instrumentos que desçam até aos 25Hz. A sua escolha depente do tipo de música que ouves. Em geral, a música Pop e Rock, é gravada com a limitação dos 50Hz/60 Hz para tocar no maior número de equipamentos e os Engenheiros de som muitas vezes, dão um ganho nessa gama, para o som parecer mais encorpado (portanto com mais grave).

HT Labs Measures: Sonus faber Domus Series Speaker System



L/R Sensitivity: 90 dB from 500 Hz to 2 kHz
Center Sensitivity: 88.5 dB from 500 Hz to 2 kHz
Surround Sensitivity: 88 dB from 500 Hz to 2 kHz
Wall Surround Sensitivity: 88 dB from 500 Hz to 2 kHz

(Fonte: http://www.hometheatermag.com/floorloudspeakers/106sonus/index2.html )
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Frequência de resposta das colunas

Mensagem  felichella em 13/10/2008, 18:49

pbarata muitissimo obrigada pela tua excepcional explicação e serviu perfeitamente para me tirares as duvidas que tinha em relção a esse bichinho maravilhoso chamado speaker :p
O gráfico é muito claro e simples de interpretar...
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Re: Frequência de resposta das colunas

Mensagem  pbarata em 13/10/2008, 18:57

pbarata escreveu:(...)Engenheiros de som muitas vezes, dão um ganho nessa gama, para o som parecer mais encorpado (portanto com mais grave).

De nada, espero sinceramente que tenha ajudado, se bem que seja uma explicação muito simplificada. O desempenho final de uma coluna depende muito da acústica da sala, dos ajustes que a mesma permite (bi-cablagem, utilização esponjas nos pórticos, Spikes, remoção de grelhas, etc.) e da sua boa colocação, do sumo que é o sinal que lhe dado, e do condutor desse sumo, a cablagem. De todos os componentes de um sistema, as colunas são as que de uma forma mais imediata influênciam o som, porque todas as colunas têm uma característica diferente, mesmo as colunas do mesmo fabricante e modelo, quando se compara, monitoras com chão, chão de 2,5 vias e chão de 3 vias (esta classificação tem a ver com a complexidade do filtro de crossover e com o número de separações que o mesmo faz, para enviar o sinal para os altifalantes especializados, p.e., podes ter um coluna com um altifalante de agudos, outro de médios médios e 2 de graves, e o filtro estar a separar o sinal em 3 gamas, com os 2 altifalantes de graves a funcionarem em paralelo).

Só queria corrigir uma coisa, não são só os Engenheiros de som, na mesa de mistura dos estudios que fazem ajustes. Existem muitos fabricantes de colunas, que nas colunas monitoras permitem que o ganho seja ligeiramente maior nas baixas frequências, perto da frequência de corte das colunas, de modo a impressionarem também.

Esse truque numa primeira audição dá a ideia que a coluna tem um grave pujante, mas não é a mesma coisa do que um grave extenso. Este permite distinguir melhor a assinatura individual de cada instrumento e completa de um forma mais rica a gama média.


Última edição por pbarata em 13/10/2008, 19:10, editado 1 vez(es)
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Mensagem  felichella em 13/10/2008, 19:10

Sim o que falas é numa comparação durante a produção de som em estúdio e o fabrico da propria coluna que é 1 situação comum ás 2 partes envolvidas (o eng. de som e o fabricante) de modo a tornar a coisa mais engraçada e audível, sim porque 1 grave muito extenso poderá levar ao "abafar" digamos assim de outros intrumentos e por sua vez torna-los menos perceptíveis.
Isso por vezes pode-se notar ao vivo se por exemplo 1 baixo dá 1 nota muito grave e prolongada ha logo a preocupação de nivelar na mesa essa mesma nota para que nao causa aquele vibrar e destoar de modo exagerado para com o resto dos instrumentos.
Não sei se poderá ser comparada a situação mas creio nao andar muto longe dessa tua ultima explicação.
Talvez seja uma questão física do material ou até científica que nos dias de hoje facilmente se corrige.
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