IC's ?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: IC's ?

Mensagem  sonuz em 20/6/2007, 00:08

SergioRZ escreveu:
... usar cabo simples, com pouca "matéria", ou seja condutores normais, nada de coisas muito grossas, revestimentos simples e pouco espessos, basicamente, tudo "no mínimo", porque o sinal é fraquito, e a natureza da ligação balanceada dispensa grandes protecções do condutor.

Coitadinho do sinal balanceado.. tão fraquinho que ele é... lol!

SergioRZ escreveu:
Nos RCA, a conversa é outra, e tudo se complica Felizmente deixei-me disso hehehehehe Vale a pena comprar componentes balanceados
As rca são como a droga... até viciam.... lol! felizmente há quem se tenha libertado delas . lol!

Em todo o caso, estou com a tua opinião Sérgio, é que nos RCA quando mais complicarem, pior... e afinal nas balanceadas também ...
E isto não se aplicará ao audio em geral?
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 354
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  RS em 20/6/2007, 09:17

sonuz escreveu:Omar, algo assim deste género...

Sonuz,

Explica lá, como se eu tivesse 6 anos, como é que se fazem uns cabos destes (que cabo utilizar, que fichas, como se liga, como se mantêm os cabos afastados ... ou seja tudo. Gostaria de experimentar

Espero que não seja preciso ferro de soldar affraid

Obrigado.

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 241
Pontos/Reputação : 3

Mensagem  Convidad em 20/6/2007, 09:23

SergioRZ escreveu:Também desde que passei a usar XLR praticamente esqueci-me que existem IC's... Os que tenham custaram 25 euros (mão-de-obra incluída), e usam cabo de microfone Klotz MY206 com fichas XLR Neutrik... ou seja é o mesmo tipo de cabo usado por profissionais em tudo o que é estúdio etc...

Sérgio, se não é indiscrição, onde os compraste?
Não percebo mesmo nada disto, eu que pensava que o sinal das ligações balanceadas era mais forte Exclamation

Prof, afinal quem esse "Matias" ?

Convidad
Convidado

Mensagem  Mfigueiredo em 20/6/2007, 09:31

Boas,

Alguém que me esclareça por favor.

As fichas XLR não são para entradas balanceadas? Penso que sim.

Eu não tenho disso (equipamentos modestos...). Vamos subindo e um dia destes lá chegarei eheheh.
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Interesses : Música e o resto
Pontos/Reputação : 607

Mensagem  Mfigueiredo em 20/6/2007, 09:34

Ah, lembrei-me.

Já vi um site DIY onde preconizam a construção de cabos IC recorrendo a cabo de microfone. Pareceu-me da maior sensatez, visto os sinais de microfone exigirem condições óptimas para transmissão de sinais.

É mais um ovo de Colombo?...
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 21/6/2007, 00:13

FReis escreveu:
SergioRZ escreveu:Também desde que passei a usar XLR praticamente esqueci-me que existem IC's... Os que tenham custaram 25 euros (mão-de-obra incluída), e usam cabo de microfone Klotz MY206 com fichas XLR Neutrik... ou seja é o mesmo tipo de cabo usado por profissionais em tudo o que é estúdio etc...

Sérgio, se não é indiscrição, onde os compraste?
Não percebo mesmo nada disto, eu que pensava que o sinal das ligações balanceadas era mais forte Exclamation

Prof, afinal quem esse "Matias" ?

Boas,

não me referia ao sinal balanceado, mas sim ao sinal que sai das fontes em geral Wink

Ou seja, ao contrário do sinal que sai de um amplificador... numa fonte o sinal é fraquinho, praticamente qualquer fiozito de cobre chega e sobra hehehehehe Tudo o que estiver a mais do que o estritamente necessário, só lá está para estragar e acrescentar... especialmente numa ligação balanceada XLR em que os eventuais benefícios de maior protecção ou secção não são necessários (como poderão eventualmente ser numa ligação RCA).

Sim, o sinal que sai por XLR é, normalmente, mais forte do que aquele que sai pelas RCA... mas continua a ser um sinal fraco comparado com o sinal que vai, por exemplo, para as colunas a partir do amp.

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 21/6/2007, 00:19

Comprei os meus cabos (e mandei fazer) aqui:

http://www.musifex.pt/

Também há aqui:

http://www.alrica.pt/

mfigueiredo, a utilização deste tipo de cabos para IC's de vários tipos (balanceados) é bastante comum no sector profissional, portanto não é propriamente uma novidade Wink

Convidad
Convidado

Mensagem  sonuz em 21/6/2007, 00:51

SergioRZ escreveu:
mfigueiredo, a utilização deste tipo de cabos para IC's de vários tipos (balanceados) é bastante comum no sector profissional, portanto não é propriamente uma novidade Wink

E creio que foi "inventado" para melhor isolar o sinal dos ruídos e não pela sua melhor qualidade. E no sector profissional os cabos podem ter dezenas de metros e estar sujeitos a muita interferência pelo caminho...
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  sonuz em 21/6/2007, 00:53

RS escreveu:
Sonuz,
Explica lá, como se eu tivesse 6 anos, como é que se fazem uns cabos destes (que cabo utilizar, que fichas, como se liga, como se mantêm os cabos afastados ... ou seja tudo. Gostaria de experimentar

Espero que não seja preciso ferro de soldar affraid

Obrigado.
Cumps

RS, primeiro pões o ferro de soldar a aquecer... Laughing
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  RS em 21/6/2007, 08:12

Ora bolas ... lá se vai a minha incursão pelo DIY ... Embarassed

Bem, foi fixe enquanto durou Laughing

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Mfigueiredo em 21/6/2007, 09:33

SergioRZ e sonuz,

Pelo menos vocês deverão ter ICs feitos a partir de cabo de microfone. Posso deduzir isso?

Em caso afirmativo, qual é a vossa opinião no confronto com cabos de marca estratosférica?
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  sonuz em 21/6/2007, 10:08

Mfigueiredo escreveu:SergioRZ e sonuz,

Pelo menos vocês deverão ter ICs feitos a partir de cabo de microfone. Posso deduzir isso?

Em caso afirmativo, qual é a vossa opinião no confronto com cabos de marca estratosférica?

Eu nunca fiz cabos a partir de cabo de microfone.... actualmente para IC só uso CATx .
Quanto aos cabos de marca estratosférica, sabes que aqui em Braga não havia nenhuma loja com coisas dessas. Agora ao que parece há uma mais ou menos, mas como estou bem servido...
A minha primeira comparação foi entre um cabo de antena de rádio (tipo DNM) por sugestão do Jorge (Tube Dude), e na altura os meus "adorados" Kimber PBJ... passado uns dias vendi os Kimber e nunca mais pensei em cabos de marcas... muito menos estratosféricas. O mito morreu ali, percebes? Eu até passei horas a tentar argumentar que os Kimber é que eram bons, mas o que saía das colunas não enganava muito...
Mas cada um é livre de acreditar no que quiser e comprar o que lhe apetecer. Para esse peditório dos cabos, felizmente nunca cheguei a dar porque conheci as pessoas certas na altura certa... cheers
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  sonuz em 21/6/2007, 10:25

Repara numa coisa, se os cabos se limitarem a transportar o sinal entre equipamentos, tu só vais ouvir os aparelhos. Se o amplificador for um "fio com ganho" o que ouves nas colunas é o que sai da fonte. Se as colunas tiverem, de uma forma muito genérica, uma resposta de frequência linear e extensa, tu só estás s ouvir a fonte. Se a fonte reproduzir os sinais gravados sem os distorcer ou alterar a fase... ouves o que foi gravado no cd e tens um sistema perfeito lol!
Como diz a teoria, tu ouves sempre o pior elemento do sistema...
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 21/6/2007, 10:34

sonuz escreveu:
SergioRZ escreveu:

E creio que foi "inventado" para melhor isolar o sinal dos ruídos e não pela sua melhor qualidade. E no sector profissional os cabos podem ter dezenas de metros e estar sujeitos a muita interferência pelo caminho...

Acho que funciona ao contrário... as ligações balanceadas servem precisamente para não haver preocupações com os isolamentos e interferências etc Wink

Um cabo XLR de microfone, fininho e simples, transmite sinal com excelente qualidade e sem degradação relevante por distâncias enormes e passando por dezenas de outros cabos, fontes de alimentação, amps, etc etc etc...

Por isso é que se torna desnecessário, e eventualmente nocivo, aplicar numa ligação balanceada os "hábitos e costumes" normalmente aplicados em ligações RCA.

Convidad
Convidado

Mensagem  sonuz em 21/6/2007, 10:37

SergioRZ escreveu:
Acho que funciona ao contrário... as ligações balanceadas servem precisamente para não haver preocupações com os isolamentos e interferências etc Wink

Foi o que eu quis dizer... scratch
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 21/6/2007, 10:39

Sonuz, sim, percebi que disseste "isolamento" como sendo o mecanismo de balanceamento, e não o ísolamento físico Smile

Mas como não somos só os dois a ler/escrever, achei que devia esclarecer Wink

Convidad
Convidado

Mensagem  RS em 21/6/2007, 11:33

Mfigueiredo escreveu:SergioRZ e sonuz,

Mfigueiredo,

Eu já tive um IC (balanceado) feito com cabo de microfone (marca ... não me recordo, mas posso ver logo, fichas canon, que comprei na maquinsom por 14€), para ligar pré e power.

Comparei-o na altura com um cabo de marca (Audioquest Lapis x 3) e não havia dúvida nenhuma: o audioquest era um cabo neutro, enquanto que o de microfine tinha tendência para a estridência nos médios altos / agudos e baixos muito pouco presentes.

Actualmente já não utilizo a ligação XLR entre esses dois componentes (mas isso é outra história).

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 21/6/2007, 11:42

mfigueiredo, se puderes depois diz qual era o cabo e fichas usados... esse cabo foi feito lá ou já vinha montado?

O problema na comparação de cabos é definir, e saber, qual a referência que pauta as comparações, e se esta é ou não mais válida do que outra qualquer...

Qual seria o som mais correcto? O estridente do cabo de Mic, ou o som do Audioquest? E correcto relativamente ao quê? E esses efeitos sonoros, serão provocados por algo que o(s) cabo(s) mostra, ou algo que esconde?

hehehehe isto é sempre complicado.

No meu caso, e nos casos que conheço, os cabos de mic nunca tiveram consequências ou resultados desagradáveis ao ouvido, antes pelo contrário.

Mas como isso depende do sistema usado e dos ouvidos de quem aprecia... quem pode dizer se é melhor ou pior? afro

Convidad
Convidado

Mensagem  sonuz em 21/6/2007, 12:10

SergioRZ escreveu:mfigueiredo, se puderes depois diz qual era o cabo e fichas usados... esse cabo foi feito lá ou já vinha montado?

O problema na comparação de cabos é definir, e saber, qual a referência que pauta as comparações, e se esta é ou não mais válida do que outra qualquer...

Qual seria o som mais correcto? O estridente do cabo de Mic, ou o som do Audioquest? E correcto relativamente ao quê? E esses efeitos sonoros, serão provocados por algo que o(s) cabo(s) mostra, ou algo que esconde?

Mas como isso depende do sistema usado e dos ouvidos de quem aprecia... quem pode dizer se é melhor ou pior? afro

Eu não teria dito melhor... cheers
sonuz
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  RS em 21/6/2007, 12:15

SergioRZ escreveu:O problema na comparação de cabos é definir, e saber, qual a referência que pauta as comparações, e se esta é ou não mais válida do que outra qualquer...

Bom, acho que tudo aquilo que vamos ouvindo ao longo da nossa vida (seja ao vivo, seja reproduzido em diferentes sistemas) nos vai ajudando sempre a definir o que é o som mais correcto de, por exemplo, uma determinada voz, de um determinado instrumento, etc, e permite-nos igualmente identificar cada vez mais fácilmente as alterações introduzidas pela alteração de um componente e dentro dessas quais são as que não são desejáveis. Para mim é um processo intuitivo. Não o sei explicar. Mas sei ouvir.

Obviamente que na equação entra sempre o nosso gosto pessoal por um determinado som, mas penso que neste caso tal não se aplica, dado que o som final eram demasiado "mau" para ser do gosto do alguém. Laughing

Mas sei dizer que já notei esse tipo de alterações no som (estridência que aumentando o volume rapidamente se transforma em alguma distorção) em diversos cabos, nomeadamente (além do já citado): Profigold (modelo não me recordo mas é aquele IC que parece o cabo de um ferro de engomar) e Transparent Link 200, por exemplo. Maus cabos, no meu sistema, pelo menos.

Curiosamente, o Transparent Link 200 ligado a um pioneer 575 transforma o som "balofo" do leitor num som até +/- "agradável", pelo menos mais equilibrado. Mas esse cabo, transparente só o é de nome.

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  RuiRocha em 21/6/2007, 13:43

[quote="RS"]
SergioRZ escreveu: o Transparent Link 200 ligado a um pioneer 575 transforma o som "balofo" do leitor num som até +/- "agradável", pelo menos mais equilibrado. Mas esse cabo, transparente só o é de nome.

Cumps

O problema reside exactamente aqui, se tens consciencia que a fonte deposita a sua assinatura na musica, não pode ser uma boa fonte, porque deveria ser inocua o que entra é o que sai, à partida ja se começou mal, e depois queremos mais uma coloração nos cabos para corrigir a primeira, e assim sucessivamente, quando tudo isto deve ser evitado, depois vem um cabo de 3 tostoes e poe tudo a nu e ficamos espantados porque o som esta balofo.........

Cumps
RR
RuiRocha
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 324
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  RS em 21/6/2007, 14:17

Caro RR,

Foi apenas uma experiência affraid , a propósito do tema, à qual fiz referência.

A minha fonte para CDs é um leitor dedicado (Cambridge Audio 640C) e os ICs que utilizo actualmente são os Nordost Blue Heaven.

Não me queixo de quase nada. Cool

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  RuiRocha em 21/6/2007, 14:21

RS escreveu:Caro RR,

Não me queixo de quase nada. Cool

Cumps

Isto é o mais importante

Cumps
RR

Claro tudo depende do gosto pessoal
RuiRocha
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 324
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  Mfigueiredo em 21/6/2007, 17:14

SergioRZ,

mfigueiredo, se puderes depois diz qual era o cabo e fichas usados... esse cabo foi feito lá ou já vinha montado?

Eu não tenho nenhum IC com cabo de microfone, mas li algures que funciona bem. Antes de me meter a fazer um, pedi a vossa experiência.

Para quê reinventar a roda?...
Mfigueiredo
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 21/6/2007, 18:16

Desculpa, a pergunta não era para ti, era para o RS.. na altura vi mal e pensava que tinhas sido tu a falar no assunto ... sorry Very Happy

Convidad
Convidado

Mensagem  RS em 21/6/2007, 18:22

SergioRZ escreveu:Desculpa, a pergunta não era para ti, era para o RS.. na altura vi mal e pensava que tinhas sido tu a falar no assunto ... sorry Very Happy

Bem me parecia que era para mim, eu é que me estava a fazer de esquecido Laughing clown

Cabo: não sei a marca de cor, sei que é conhecida e não é Klotz (penso que esta era a marca dos teus). Logo à noite confirmo e amanhã digo.

Fichas: Canon XLR.

O cabo já vinha montado.

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Anonymou em 22/6/2007, 14:31

RuiRocha escreveu:O problema reside exactamente aqui, se tens consciencia que a fonte deposita a sua assinatura na musica, não pode ser uma boa fonte, porque deveria ser inocua o que entra é o que sai, à partida ja se começou mal, e depois queremos mais uma coloração nos cabos para corrigir a primeira, e assim sucessivamente, quando tudo isto deve ser evitado, depois vem um cabo de 3 tostoes e poe tudo a nu e ficamos espantados porque o som esta balofo.........

Cumps
RR

Hás-de me mostrar equipamento hifi que não deposita assinatura na musica, um qualquer, só um... scratch

Anonymou
Convidado

Mensagem  RS em 25/6/2007, 15:35

RS escreveu:
Cabo: não sei a marca de cor, sei que é conhecida e não é Klotz (penso que esta era a marca dos teus). Logo à noite confirmo e amanhã digo.

SergioRZ,

Já vi a marca e esqueci-me outra vez Embarassed

Diz lá algumas marcas que se eu a vir consigo dizer qual é.

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 25/6/2007, 15:39

Cabo de microfone, além da Klotz, já vi da Schultz, e da Proel, serão equivalentes?

Convidad
Convidado

Mensagem  peabreu2 em 27/6/2007, 11:10

Gotham?
Van der Hull?
Monster?
peabreu2
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 184
Pontos/Reputação : 27