Bi-cablagem (curiosidade) noutro forum (sondagem)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Bi-cablagem (curiosidade) noutro forum (sondagem)

Mensagem  Pierre em 2/7/2008, 10:42

Só por curiosidade de um tema já muito bla, bla, bla e não tendo conclusões definitivas...

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=3218&page=15
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1195
Interesses : Música, cinema, futebol e petisco.
Pontos/Reputação : 1079

Re: Bi-cablagem (curiosidade) noutro forum (sondagem)

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 13:22

Pierre escreveu:Só por curiosidade de um tema já muito bla, bla, bla e não tendo conclusões definitivas...

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=3218&page=15

Viva Pierre,

Durante cerca 3 anos usei Bi-cablagem no meu sistema (antes usei cablagem normal), actualmente uso cablagem normal outra vez. A principal conclusao a que cheguei e que o sistema bi-wire adiciona uma assinatura ao som, este aparentemente torna-se mais arejado em todas as gravacoes mas duma forma artificial.

Os cabos normais (com 2 fios) na minha opiniao e experiencia preservam o som das gravacoes mais original, reproduzem-no de uma forma mais coesa, ritmica, dinamica e apresentam a gama media do som mais "lucida".

Experimenta e ve se gostas ( eu gostei 3 anos Smile ) agora estou a divertir -me ouvindo o som de outra maneira king

P.S. Pessoalmente acho que o som e mais "real" com cabos de 2 fios, convem tambem nao esquecer que o modo bi-wire obriga o amplificador a um esforco maior porque aumenta a carga a conduzir.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 13:39

No entanto penso que a bicablagem e capaz de apresentar maiores vantagens quando se usa a biamplificacao.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  peper em 2/7/2008, 14:02

A mim faz-me impressão mas espero que o Sound tenha razão.
É que eu estou a montar o meu sistema, e as colunas "aceitam" a bi-cablagem - e como tenho de utilizar 10 metros de cabo, estava à espera que alguém me confirmasse que não vale a pena gastar o dobro em fio - bastando utilizar uma ligação entre as "entradas das colunas (shunt!?).
Já agora, há algum truque para essa ligação - é melhor com um fio ou com uns aparelhos metálicos que costumo ver em algumas colunas?
E se for com fio (cabo), convém ser o mesmo que se utiliza para ligar ao amplificador?
Desculpem a ignorância!

peper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 84
Pontos/Reputação : 16

Mensagem  Pierre em 2/7/2008, 14:44

Neste momento estou novamente em bi... pois os Quartet são bi.wire e usava-os em configuração simples. O que notei logo de imediato foi uma maior condução do Audiolab às Usher, com mais abertura na gama média e controlo do grave bem mais tonal. Agora tenho a certeza que a bi nem sempre funciona da mesma maneira em todos os setup. Já tive desilusões com os qed silver por exemplo.

Não sei o que dizer mas talvez a boa construção dos Quartet serem uma mais valia para a bi-cablagem, não deixa de ser um factor em conta. Cabos iguais ou diferentes em paralelo a bicablar é que me parece estar fora de questão! No

Tenho estado atento a possíveis artificialidades que costumam referir na configuração bi, mas até agora os discos que mais ouço têm tido agradáveis surpresas e correções. Exclamation

Claro está que isto no meu setup. Como já referi não ha nada como experimentar sem compromisso! Cool
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  nmtavares em 2/7/2008, 14:47

peper escreveu:A mim faz-me impressão mas espero que o Sound tenha razão.
É que eu estou a montar o meu sistema, e as colunas "aceitam" a bi-cablagem - e como tenho de utilizar 10 metros de cabo, estava à espera que alguém me confirmasse que não vale a pena gastar o dobro em fio - bastando utilizar uma ligação entre as "entradas das colunas (shunt!?).
Já agora, há algum truque para essa ligação - é melhor com um fio ou com uns aparelhos metálicos que costumo ver em algumas colunas?
E se for com fio (cabo), convém ser o mesmo que se utiliza para ligar ao amplificador?
Desculpem a ignorância!

OFF TOPIC: 10 metros de cabo de coluna Shocked ... tanto.
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  japm em 2/7/2008, 15:19

Boas,
A verdade é que os resultados da bi-cablagem dependem muito das colunas / cabos utilizados.
Nem todas as colunas, mesmo que tenham terminais para isso, reagem bem à bi-cablagem, nem todos os cabos devem ser utilizados em duplicado (não esquecer que a resistência do cabo desce para metade mas a capacidade aumenta para o dobro...).
Agora, numa situação "normal" (= cabos que possam ser duplicados + colunas minimamente decentes), os efeitos da bi-cablagem serão SEMPRE de tornar mais fiel o som reproduzido; isso pode ser bom ou mau dependendo da fonte...
Cumps,
JAPM

japm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 76
Ocupação : IT
Pontos/Reputação : 65

Mensagem  peper em 2/7/2008, 15:25

10 metros sim - é que tenho o sistema não está no centro das colunas - espero que não faça mal ter um cabo de 7 metros para uma coluna e outro de 3 para outra!?

peper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  peper em 2/7/2008, 15:32

já agora uma curiosidade:
Estive a ver uma sonus faber cremona - que não aceitam a bi-cablagem.
As minhas são as minima amator, que aceitam.
Partindo do princípio (indiscutível) que as cremona são bastante superiores às minhas, à parte de bastante mais modernas, porque raio têm essa limitação de não poder utilizar a bi-cablagem!?

peper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Pierre em 2/7/2008, 15:46

peper escreveu:já agora uma curiosidade:
Estive a ver uma sonus faber cremona - que não aceitam a bi-cablagem.
As minhas são as minima amator, que aceitam.
Partindo do princípio (indiscutível) que as cremona são bastante superiores às minhas, à parte de bastante mais modernas, porque raio têm essa limitação de não poder utilizar a bi-cablagem!?

É! Alguns fabricantes optam por não incluirem 4 terminais nas colunas alegando serem defensores da "não bi-cablagem". Nesse caso trata-se de um modelo com outras pretensões audiófilas "cremona", alegando esse fundamento Idea . E como o próprio nome indica do modelo anterior "amator" serão para todos os conceitos e entusiastas da bi ou não! jocolor
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  peper em 2/7/2008, 15:53

Mas quando eu vejo um fabricante de colunas como a sonus faber a vender peças de 8.000 euros, que não têm essa possibilidade, pergunto-me se ela será mesmo importante!

peper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Pierre em 2/7/2008, 16:09

peper escreveu:Mas quando eu vejo um fabricante de colunas como a sonus faber a vender peças de 8.000 euros, que não têm essa possibilidade, pergunto-me se ela será mesmo importante!

Pois ... E quando se vê fabricantes que vendem colunas de 10.000 e mais euros com terminais para bi-cab Question (B&W, Kef...)

Importante ou não? Só o consumidor poderá fazer a experiência e tirar suas próprias conclusões. Com ouvidos de ouvir e sentir!
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 16:19

peper escreveu:Mas quando eu vejo um fabricante de colunas como a sonus faber a vender peças de 8.000 euros, que não têm essa possibilidade, pergunto-me se ela será mesmo importante!

E ha mais construtores que defendem o uso de cablagem em modo normal.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  peper em 2/7/2008, 16:27

Pois é, no mundo da audiofilia é sempre tudo tão relativo!
Mas esta questão não devia ser objectiva?
Eu sou um ignorante na matéria, e acabo por funcionar pelo senso-comum (o que aqui não resulta, já reparei!).
Mas esta história dos sinais, da sua divisão, etc; não devia ter uma resposta objectiva - melhor ou pior...
É sempre um DEPENDE!

E continuando a laborar no meu erro (o senso-comum) - se umas aconselham e outras não, concluo que isto não passa de um pormenor! affraid

peper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 16:49

peper tambem acho que e um pormenor, a diferenca que senti entre os dois modos de uso de cablagem nao foi abismal.

Em relacao ao uso dos comprimento nos cabos recomendo que uses tamanhos iguais porque o sinal (som) ira percorrer estes em tempos diferentes penso eu, o resultado podera ser desagradavel. Desta forma (cabos com comprimentos diferentes) o amp tera de suportar cargas diferentes nos 2 canais de som e possivelmente isso vai notar-se Neutral
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 16:56

SOUND escreveu:peper tambem acho que e um pormenor, a diferenca que senti entre os dois modos de uso de cablagem nao foi abismal.

Em relacao ao uso dos comprimento nos cabos recomendo que uses tamanhos iguais porque o sinal (som) ira percorrer estes em tempos diferentes penso eu, o resultado podera ser desagradavel. Desta forma (cabos com comprimentos diferentes) o amp tera de suportar cargas diferentes nos 2 canais de som e possivelmente isso vai notar-se no som Neutral
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 2/7/2008, 17:04

o meu problema em fazer experiencias com as "bi" e as "straight"( Wink ),é o dinheiro que possa gastar com elas e não ser correspondido.é que um bom "par" não é barato,quanto mais a quatro...vai lá, vai...
continuo por isso com esta "ménage" que (penso eu Rolling Eyes )me tem sido fiel.

Convidad
Convidado

Mensagem  peper em 2/7/2008, 17:07

Sound,

Obrigado pela informação, apesar de me trazeres um problema adicional - agora tenho de comprar 14 metros de cabo.
O que me fizeste poupar no facto de abandonar a bi-cablagem acabas de me tirar no comprimento do cabo! Very Happy

Só mais uma coisa - cabo ou peça metálica no shunt(?) - e se cabo, igual ao dos 14 metros?

peper
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 19:04

peper escreveu:Sound,

Obrigado pela informação, apesar de me trazeres um problema adicional - agora tenho de comprar 14 metros de cabo.
O que me fizeste poupar no facto de abandonar a bi-cablagem acabas de me tirar no comprimento do cabo! Very Happy

Só mais uma coisa - cabo ou peça metálica no shunt(?) - e se cabo, igual ao dos 14 metros?

Tenho usado sempre o shunt de origem mas ja tenho visto nos forums comentar que o uso de cabo para efectuar a mesma funcao e benefico para o som, experimenta nao perdes nada Very Happy
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 19:10

Acredito que faca diferenca pois ate o som difere quando se usam bananas diferentes alem disso o material de que e feito o cabo penso que tera melhor condutividade do que os shunts originais.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 2/7/2008, 19:16

SOUND escreveu:
peper escreveu:Sound,

Tenho usado sempre o shunts de origem mas ja tenho visto nos forums comentar que o uso de cabo para efectuar a mesma funcao e benefico para o som, experimenta nao perdes nada Very Happy
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  japm em 3/7/2008, 07:13

Boas,
Sim, é de evitar ao máximo a utilização dos shunts que as maioria das colunas traz. O ideal era um pouco do cabo de coluna que estamos a utilizar, para fazer essa função, embora isso nem sempre seja possível (o cabo já vem terminado de fábrica, tem uma secção muito grande, etc); nesses casos, uns centimetros de bom cabo multifilar de secção generosa, não terminado, é o melhor.
Já agora, uma pergunta/sondagem: nestes casos (4 terminais sem bi-cablagem) onde se deve ligar o cabo que vem do amplificador? Nos terminais do(s) woofer(s) ou nos terminais do tweeter? É que já vi um pouco de tudo...
Cumps,
JAPM

japm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 76
Ocupação : IT
Pontos/Reputação : 65

Mensagem  Pierre em 3/7/2008, 08:32

japm escreveu:Boas,
Sim, é de evitar ao máximo a utilização dos shunts que as maioria das colunas traz. O ideal era um pouco do cabo de coluna que estamos a utilizar, para fazer essa função, embora isso nem sempre seja possível (o cabo já vem terminado de fábrica, tem uma secção muito grande, etc); nesses casos, uns centimetros de bom cabo multifilar de secção generosa, não terminado, é o melhor.
Já agora, uma pergunta/sondagem: nestes casos (4 terminais sem bi-cablagem) onde se deve ligar o cabo que vem do amplificador? Nos terminais do(s) woofer(s) ou nos terminais do tweeter? É que já vi um pouco de tudo...
Cumps,
JAPM

Por experiência própria, de facto tem resultados bastante bons e audíveis (especialmente nas altas frequências) a colocação do próprio cabo a shuntar os bornes de coluna.

Por sistema, normalmente vejo mais a ligação aos bornes inferiores mas aí penso, ser precisamente a mesma coisa! Cool
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  prmourap em 3/7/2008, 09:18

Boas pessoal. Também estou a usar o shunt de origem das colunas... mas sendo assim, por cabo, será melhor fazê.lo directamente ou com terminais? (bananas forquilhas) os terminais que tenho são banhados a ouro, o ouro è um dos metais com maior condutibilidade termoeléctrica.
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 253
Ocupação : som pra cabeça
Interesses : auto e som
Pontos/Reputação : 135

Mensagem  SOUND em 3/7/2008, 09:47

prmourap escreveu:Boas pessoal. Também estou a usar o shunt de origem das colunas... mas sendo assim, por cabo, será melhor fazê.lo directamente ou com terminais? (bananas forquilhas) os terminais que tenho são banhados a ouro, o ouro è um dos metais com maior condutibilidade termoeléctrica.

Directamente so com cabo, porque o material com que sao feitas as forquilhas, bananas ou shunts nao tem a mesma condutividade que os cabos de coluna tem. Os cabos de coluna sao alguns dos melhores condutores eletricos que existem.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Astra em 3/7/2008, 10:06

prmourap escreveu:Boas pessoal. Também estou a usar o shunt de origem das colunas... mas sendo assim, por cabo, será melhor fazê.lo directamente ou com terminais? (bananas forquilhas) os terminais que tenho são banhados a ouro, o ouro è um dos metais com maior condutibilidade termoeléctrica.

Como se pode ver pela tabela da resistividade de alguns materias, o ouro esta longe de ser o melhor condutor (pouco melhor é que o alumínio). As vantagens da sua utilização têm a ver com a sua estabilidade química e não por ser o melhor condutor…

Prata - 1.59 x 10e-8
Cobre - 1.72 x 10e-8
Ouro - 2.44 x 10e-8
Aluminio - 2.82 x 10e-8
Níquel - 6.90 x 10e-8
Ferro - 8.90 x 10e-8
Latão - 3.9 x 10e-8

(quanto menor, melhor)

Astra
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 207
Pontos/Reputação : 84

Mensagem  SOUND em 3/7/2008, 13:07

Viva Astra, ja agora aproveitando o teu conhecimento nesta materia gostaria de saber quais sao os valores para o material gold-Plated e 24K gold plated.

Isto pode parecer absurdo mas tenho notado diferencas sonicas com diferentes tipos de bananas. Penso que o resultado destas diferencas estara directamente ligado a condutividade destas nao ser identica em todas elas.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  nmtavares em 3/7/2008, 13:43

O Ouro, tem a vantagem de ter pouca oxidação, daí, a utilização dele nos terminais, e banho de ouro, a condutividade, se não me engano tem a ver com os Electrões de Valência, quanto menor o numero melhor condutor termoelectrico será( agora pergunto eu, será verdade o que escrevi??)
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  Pierre em 3/7/2008, 14:49

A propósito... estou a precisar de uns bons terminais (banana) ou inventar a maneira de poder apertar uma secção que não cabe no borne do amp...! scratch
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Pierre em 3/7/2008, 14:50

Pierre escreveu:A propósito... estou a precisar de uns bons terminais (banana) ou inventar a maneira de poder apertar uma secção que não cabe no borne do amp...! scratch

...de momento uso umas Profigold baratuxas que não expiram muita confiança! Suspect
Pierre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: