manutensão do vinil

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

manutensão do vinil

Mensagem  soundzen em 23/6/2008, 20:39

boa noite experts da materia - tenho algumas perguntas sobre vinil e manutensão dos discos:

1) o liquido para limpar vinil é identico ao producto para limpar as agulhas? é que pelo que tenho, eles têm cheiros e densidades diferentes mas se calhar vão dar ao mesmo que é tirar o pó (ou é algo a ver com anti-estatica?).

2) existe pasta para por nos vinils e que repara os riscos, tapa os riscos, amacia os riscos no disco?

3) vi um video no youtube de um gajo a mostrar como limpar o vinil e ele usa um genero de spray para vidros e um pano de papel de cozinha - isso é aconcelhado?

obrigada pelas dicas Wink

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1106
Pontos/Reputação : 369

Re: manutensão do vinil

Mensagem  joevalve em 23/6/2008, 21:42

soundzen

aqui vai o meu sistema de limpeza de vinil que uso com relativo sucesso há anos:

1 - lavo os discos na banheira com sabão ph neutro (sabão azul) usando um esfregão normal não abrasivo, deixo escoar e secar.

2 - misturo uma solução de 1/2 alcool isopropilico (ou água desmineralizada)+ 1/2 ilford ilfotol. pego num disco que a patroa usa para tirar a maquilhagem, embebo o liquido nele e passo na superficie do disco, de ambos os lados. reduz imenso a "batata frita" ou estática. no caso de a poluição ser muita, aplico o ilford em estado puro numa 2ª lavagem. há casos em que só a limpeza por ultra sons elimina na íntegra a "contaminação".

o único inconveniente é que depois ao ser "lêr" o disco, há um ligeiro pó que se solta por estar depositado na superficie do disco (o ilford é um pouco gorduroso).

não danifica os discos, posso assegurar. vende-se na Fnac por cerca de 7 euros a embalagem de litro. está em riscos de acabar pois usa-se para lavar as peliculas de fotografia.

não uso máquinas de lavar discos, nem outros acessórios especiais. o único aparelhómetro que uso é uma espécie de caneta que limpa a agulha por ultra sons, comprei no ebay.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Convidad em 23/6/2008, 22:48

Boas cara Soundzen.

A minha abordagem a limpeza do vinil é um pouco mais agressiva mas tenho obtido bons resultados e estragado poucos discos.Quando de longe a longe isso acontece ponho-os a venda a um preço simbólico.( só para não dizer que os dou, sou bué de egoista).

Antes de mais vão necessitar dos seguintes apetrechos, os quais poderão adquirir em qualquer grande superfície( não menciono nomes porque sou contra publicidade a borliu )

1º aspirador doméstico ( o ideal mesmo era um industrial)
2º uma banheira
3º um termómetro daqueles que se usam para verificar a temperatura da água do banho dos bebés
4º um paninho daqueles de flanela ( tem de ser cor de laranja, os outros não dão)
5º um limão bem maduro e sucolento
6º uma bolacha de ferro daquelas do jogo da malha ( difícil de encontrar nos dias de hoje)
7º umas luvas brancas
8º algodão
9º balde com capacidade de 5 litros
10º uma escova de engraxar sapatos
11º martelo
12º alguns pregos de aço

Procedimento:
Antes de começar, por as luvas brancas.

1º estender o pano de flanela no meio do chão da sala
2º colocar o disco a limpar em cima do pano.
3º fixar o disco com a bolacha do jogo da malha em cima da etiqueta
4º ligar o aspirador e aspirar ( COM MUITO CUIDADO ) em movimentos circulares no sentido anti-horário( muito importante) Se o aspirador for muito potente colocar um pé em cima da bolacha para ajudar a fixar.
5º virar o disco e repetir o procedimento para o lado B ( ou 2 nalguns discos)
6º encher a banheira com exactamente 4 baldes de água e regular a temperatura a qual deverá ser de precisamente 24,7º centígrados
se for abaixo a porcaria agarrada ao disco não se dissolve
se for acima o disco pode empenar
7º abrir o limão ao meio e expremer exactamente 33 gotas de suco para a banheira.
o limão destina-se a baixar a tensão superficial da água de modo a que esta penetre melhor nas espiras do disco.Atenção: se for demais poderá causar alguns amargos de boca.
8º retirar as luvas e colocar o disco no banho de imersão, após 3 minutos escovar suavemente com a escova de engraxar sapatos.Primeiro de um lado e depois do outro.( movimentos circulares no sentido horário)
9º pregar meia dúzia de pregos de aço na parede da casa de banho. ( TOMAR ATENÇÃO AO W.A.F )
10º pendurar o disco pelo furo no prego e deixar secar lentamente ao ar ( nada de pressas e secadores de cabelo- enchem os discos de estática)
11º depois do disco estar seco ,calçar novamente as luvas brancas e colocá-lo no prato do giradiscos
12º por o disco a rodar mas antes de o por a tocar ,pegar num pedaço de algodão e fazer o teste da brancura; se o algodão se mantiver branco depois de o encostarem ao disco por uns momentos, a operação foi concluída com sucesso.
13º por o disco a tocar e deixar-se transportar para outra dimensão.

Eu limpo os meus LPs assim.

Aquando da primeira lavagem, pelo sim pelo não, experimentem com um Lp de que gostem menos.

Se resolverem limpar os vossos utilizando este método, é por vossa conta e risco.

boas audições

Última edição por BULAWAYO em 21/9/2008, 18:42, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  bluemonday em 24/6/2008, 00:24

Isto é para o PORTAL.... lol! lol! lol!
bluemonday
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2351
Interesses : audio , vjing
Pontos/Reputação : 571

Mensagem  Convidad em 24/6/2008, 08:47

eu não vou em modas esquisitas e apenas uso o liquido da clearaudio puregroove(ou outro próprio) com a escova de feltro própria, essa escova que compraste parece-me(não se vê bem na foto)que é apenas para tirar algum pó superficial e estatica,julgo que não é para usar humida.
não deves usar o liquido da agulha nos discos,pode danificá-los!!

Convidad
Convidado

Mensagem  soundzen em 24/6/2008, 09:22

wow isso é que sao expert e maniacos da materia... e eu a pensar que com uma escova, um pano e um frasco de liquido chegava para a limpeza. Por acaso já tentei disso da agua com sabao e ficou bem limpo mas nao melhorou o som - por isso pergunto: << existe liquido reparador de riscos?>>

obrigada pelas tecnicas extremas, pessoal Wink

Aqui vai minha versão:

1 - tirar com a apagador, o pó do vinil
2 - tirar a gordura com agua e sabao neutro
3 - enchaguar ao ar livre sem sol directo e temps altas
4 - passar o pano anti-estatico em circulos
5 - por liquido na escova e limpar a agulha de dentro para fora
6 - nivelar a base do gira-discos com nivel de bolha

*voilá*

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 24/6/2008, 10:48

[quote="BULAWAYO"]

Só para revelar um pequeno truque que utilizo para preservar os Lps ( e não só ) após a referida lavagem.

Depois do processo anteriormente descrito, pulverizar levemente os dois lados do disco com insecticida (para insectos rastejantes).O objectivo é o de eliminar quaisquer ácaros que tenham sobrevivido ao processo de lavagem.
Os ácaros são muito perigosos, não só para nós, pois provocam imensas alergias, tanto cutâneas como respiratórias, mas também para os nossos giradiscos.
Isto porque eles trepam pela haste da agulha e introduzem-se na célula.Não é que eles vão roer os delicados fios dos enrolamentos das bobines, mas os seus dejectos oxidam os mesmos, pois são altamente corrosivos.É que quando a célula começa a vibrar ao ler as espiras, para eles (ácaros) parece um tremor de terra e eles coitados borram-se para caramba.As consequências são a perda progressiva de transparência no som e o aumento dos níveis de distorção.

Foi num puro acto de altruísmo que resolvi partilhar connvosco este segredo há muitos anos comigo guardado. Wink

boas audições.

Última edição por BULAWAYO em 13/2/2009, 15:08, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado

Mensagem  soundzen em 24/6/2008, 11:14

what? BANZÉ nos vinils? ...mas isso nao é corrosivo no material? quando ponho o meu insecticida DUM-DUM, até faz espuma e fica um pó branco agarrado aos insecto! Crying or Very sad

*olha só, o meu vinil a dar coices no GD, com os seus "tracks" a espernicar para cima* Laughing

bem, lá vou ter eu que sacrificar um LP que não goste e vai sofrer para burro - vou por à prova essas dicas todas!: twisted:

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  joevalve em 24/6/2008, 13:30

soundzen

use o sistema que eu descrevi e vai ver que tem o seu problema de limpeza de discos resolvido para sempre.
até pode alterar a composição da mistura para 1/3 - 2/3 ou 1/4 - 3/4, é tudo uma questão de ires experimentando e afinando.

se quiser dê aqui uma vista de olhos:

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,6207.0.html

http://forumhifi.com/board/index.php/topic,6284.0.html

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  soundzen em 24/6/2008, 14:22

Obrigada a todos. é Bom aprender com os outros e saber quais as tecnicas de cada um. Wink

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 26/6/2008, 15:45

soundzen escreveu:wow isso é que sao expert e maniacos da materia... e eu a pensar que com uma escova, um pano e um frasco de liquido chegava para a limpeza. Por acaso já tentei disso da agua com sabao e ficou bem limpo mas nao melhorou o som - por isso pergunto: << existe liquido reparador de riscos?>>

Aqui vai minha versão:

*voilá*

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 26/6/2008, 15:46

milton escreveu:
soundzen escreveu:wow isso é que sao expert e maniacos da materia... e eu a pensar que com uma escova, um pano e um frasco de liquido chegava para a limpeza. Por acaso já tentei disso da agua com sabao e ficou bem limpo mas nao melhorou o som - por isso pergunto: << existe liquido reparador de riscos?>>

Aqui vai minha versão:

*voilá*
acho que estás no bom caminho!

Convidad
Convidado

Mensagem  soundzen em 26/6/2008, 16:15

thanks MILTON Wink

<< será que mudar minha agulha a 30€ para uma de 100€ vai alterar muito a qualidade do som

- OU -

tudo depende do estado dos meus vinils (riscos, gordura, ondulação) ??? >>

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 26/6/2008, 16:32

em principio sim,melhora.mas não te podes esquecer que o som obtido é resultado de uma série de particularidades que estão encadeadas,isto é se um disco está mal gravado uma cartridge melhor não faz milagres.o mesmo se aplica para discos riscados/maltratados.
o que é que tens em mente?

Convidad
Convidado

Mensagem  soundzen em 26/6/2008, 16:37

bem nao tenho muita escolha dentro dos stilis da ortofon porque so quero mudar a agulha e nao o cartridge inteiro, por isso pensei que trocaria o meu modelo 3E por um modelo 20 do link abaixo:

http://www.needledoctor.com/Brand-Stores/Ortofon-Stylus

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  soundzen em 26/6/2008, 16:41

e nem sei se o modelo ortofon M2 RED dá para fixar ao resto do cartridge, se mudar só a ponta com a agulha (parece ser um kit completo) Sad

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 26/6/2008, 16:44

não considero isso um upgrade,ou mudas tudo ou deixa ficar como está..
essas agulhas existem para quando a original se gasta ou danifica.

Convidad
Convidado

Mensagem  soundzen em 26/6/2008, 16:45

ahh ok, percebido. thanks Wink

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 26/6/2008, 19:32

BULAWAYO escreveu:
BULAWAYO escreveu:Boas cara Soundzen.

A minha abordagem a limpeza do vinil é um pouco mais agressiva mas tenho obtido bons resultados e estragado poucos discos.Quando de longe a longe isso acontece ponho-os a venda a um preço simbólico.( só para não dizer que os dou, sou bué de egoista).

Antes de mais vão necessitar dos seguintes apetrechos, os quais poderão adquirir em qualquer grande superfície( não menciono nomes porque sou contra publicidade a borliu )

2º uma banheira
3º um termómetro daqueles que se usam para verificar a temperatura da água do banho dos bebés
4º um paninho daqueles de flanela ( tem de ser cor de laranja, os outros não dão)
6º uma bolacha de ferro daquelas do jogo da malha ( difícil de encontrar nos dias de hoje)
7º umas luvas brancas
8º algodão
11º martelo
12º alguns pregos de aço

Procedimento:

4º ligar o aspirador e aspirar ( COM MUITO CUIDADO ) em movimentos circulares no sentido anti-horário( muito importante) Se o aspirador for muito potente colocar um pé em cima da bolacha para ajudar a fixar.
6º encher a banheira com exactamente 4 baldes de água e regular a temperatura a qual deverá ser de precisamente 24,7º centígrados
7º abrir o limão ao meio e expremer exactamente 33 gotas de suco para a banheira.
o limão destina-se a baixar a tensão superficial da água de modo a que esta penetre melhor nas espiras do disco.Atenção: se for demais poderá causar alguns amargos de boca.
8º retirar as luvas e colocar o disco no banho de imersão, após 3 minutos escovar suavemente com a escova de engraxar sapatos.Primeiro de um lado e depois do outro.( movimentos circulares no sentido horário)
9º pregar meia dúzia de pregos de aço na parede da casa de banho. ( TOMAR ATENÇÃO AO W.A.F )
10º pendurar o disco pelo furo no prego e deixar secar lentamente ao ar ( nada de pressas e secadores de cabelo- enchem os discos de estática)
11º depois do disco estar seco ,calçar novamente as luvas brancas e colocá-lo no prato do giradiscos
12º por o disco a rodar mas antes de o por a tocar ,pegar num pedaço de algodão e fazer o teste da brancura; se o algodão se mantiver branco depois de o encostarem ao disco por uns momentos, a operação foi concluída com sucesso.

Aquando da primeira lavagem, pelo sim pelo não, experimentem com um Lp de que gostem menos.

Se resolverem limpar os vossos utilizando este método, é por vossa conta e risco.

boas audições

Só para revelar um pequeno truque que utilizo para preservar os Lps ( e não só ) após a referida lavagem.

Depois do processo anteriormente descrito, pulverizar levemente os dois lados do disco com insecticida (para insectos rastejantes).O objectivo é o de eliminar quaisquer ácaros que tenham sobrevivido ao processo de lavagem.
Os ácaros são muito perigosos, não só para nós, pois provocam imensas alergias, tanto cutâneas como respiratórias, mas também para os nossos giradiscos.
Isto porque eles trepam pela haste da agulha e introduzem-se na célula.Não é que eles vão roer os delicados fios dos enrolamentos das bobines, mas os seus dejectos oxidam os mesmos, pois são altamente corrosivos.É que quando a célula começa a vibrar ao ler as espiras, para eles (ácaros) parece um tremor de terra e eles coitados borram-se para caramba.As consequências são a perda progressiva de transparência no som e o aumento dos níveis de distorção.

Foi num puro acto de altruísmo que resolvi partilhar connvosco este segredo há muitos anos comigo guardado. Wink

boas audições.

vou pôr isto numa moldura... Shocked affraid

Convidad
Convidado

Mensagem  Mr.Spock em 26/6/2008, 23:14

E eu, sabem como faço a manutenção dos meus discos pretos, sabem Question Question Question

Não os sujo Laughing

Mr.Spock
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 423
Pontos/Reputação : 161

Mensagem  soundzen em 1/7/2008, 07:36

Nao pensei que seria tão dificil arranjar novos "RCA-RCA w/ GROUND phono cable" para substituir os fracos de origem PRO-JECT, por isso pergunto:

<< é possivel separar o cabo de terra e trocar somente os IC, por uns melhores? >>

Pedi isto ao vendedor do meu GD na Maquimsom e ele disse que iria arranjar uns da Profigold *acho* mas pelo que investiguei na net o preço com 3 algarismos >>> link <<< está bem além do meu orçamento até 50€...

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 1/7/2008, 08:09

duvido que, com a actual configuração do GD,o cabo faça alguma diferença... Suspect

Convidad
Convidado

Mensagem  joevalve em 1/7/2008, 08:33

soundzen

o seu gira discos é um de "entrada", tem por isso algumas limitações naturais. a célula idem idem aspas aspas. o cabo nada vai adiantar, tenha ele a qualidade que tiver.

pode até fazer uma experiência engraçada: vai à delmax, pede ao sr. rui borges um daqueles cabos normais pretos próprios para IC de gira discos, mete-lhe umas fichas RCA e vai ver depois se fazem alguma diferença em relação aos que usa.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 1/7/2008, 08:53

vai Ouvindo a música sem preocupações de upgrades imediatos.
quando quiseres começa pela "cartridge" ,digo célula,digo cabeça, porque esse toca bolachas mesmo sendo de entrada aceita com agrado células de nivel superior á que traz instalada.

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 1/7/2008, 10:47

milton escreveu:
BULAWAYO escreveu:
BULAWAYO escreveu:Boas cara Soundzen.

2º uma banheira
7º umas luvas brancas
8º algodão
11º martelo
12º alguns pregos de aço

Procedimento:

boas audições

boas audições.

vou pôr isto numa moldura... Shocked affraid

Ate parece um tratamento para doencas quase sem cura affraid Laughing pirat pirat
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Elso em 1/7/2008, 15:27

http://www.discomusic.com/101-more/6193_0_7_0_C/
Elso
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1014
Ocupação : Muito ocupado
Interesses : Capri/2CV/Carocha/Road King/Baterias e muita musica
Pontos/Reputação : 594

Mensagem  soundzen em 1/7/2008, 19:42

obrigada amigos, pelos concelhos sobre o cabo RCA-GROUND I love you
entao vou ouvir com o que tenho e não pedir a lua. Razz

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  soundzen em 5/7/2008, 08:08

Antes de fazer os ajustes finais aos pés reguladores do meu "móvel provisório" onde assenta o GD, coloquei o nivelador ao centro do prato e não foi o meu espanto ver tanta diferença de desnivel num angulo de 90º, em superficie tão pequena de 5 cm2 (vinil sempre na mesma posição) Shocked

angulo horizontal, 0º

angulo vertical, 90º

confused Se fosse na outra extremidade do prato ainda percebia tanta diferença a cada cm que desloco o nivelador - mas logo alí, em torno do eixo de encaixe??? ...até assusta a pobre agulha! Será um "vinco" do vinil ou uma "bossa" da etiqueta Virgin *invisivel a olho nu* ??? UM PUCK RESOLVERIA O PROBLEMA ???

soundzen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 5/7/2008, 10:52

não sei o que é um PUCK...mas se fosse a ti fazia isso sem o disco, e podes rodar o prato com nivel em cima.

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 5/7/2008, 10:54

Soundzen, nao sei se percebi bem, estas a nivelar em cima do prato onde poes os discos, nao e?

Se nivelares em cima dos discos nao sera fiavel porque estes nem sempre sao direitos.

Os clamps pesados dao uma ajuda para manter os discos maiis direitos. Very Happy

Última edição por SOUND em 5/7/2008, 11:04, editado 1 vez(es)
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: