Sistema do nmoc

Ir em baixo

Sistema do nmoc

Mensagem  nmoc hifi em 12/6/2007, 22:00

O meu sistema:

Tudo começou pela velhinha hifi Sony do meu pai, que eu tanto usei e abusei desde a minha adolescência até á idade adulta, que era constituida pelos módulos de Tuner, Cassete Deck, Amplificador , Giradiscos, Par de Colunas, e Móvel (Rack) para enfiar todo o material.

Quando comecei a ouvir CDs, lá para 1992/93, deixei de ligar a esta aparelhagem, e (por falta de conhecimento e aconselhamento) optei por comprar na altura um daqueles Radios/CDs combos. E vim mais tarde a comprar uma mini-hifi Technics, até bastante boazita. Mas nunca mais me deu o "bichinho" para me lançar em algo mais a sério dentro do hifi. Neutral

Agora recentemente, os meus pais, mudaram-se, e como tal, com as novas arrumações na casa nova, o meu pai acabou por achar que a velhinha Hifi Sony estava a mais, e como não tinha sitio para arrumar este "mono", decidiu oferendar-me com a dita cuja.

Eu, claro, não me fiz de rogado, e imediatamente aceitei.

Experimentei, pois ainda tinha comigo, mais por coleção, e nostalgia, a velhinha coleção de vinis, e muito gosto me deu a ideia de vir novamente a disfrutar dela. Liguei, mas o Amplificador, deu de si. Não havia nada a fazer, a unica hipotese seria a substituição por outro amplificador, que desempenhasse a mesma funçao.

E assim, foi, já com o "bichinho" a querer desenvolver, lá comprei na BOX no supermercado Jumbo, um baratuxo integrado Pioneer, que servia na perfeição, ligava o Phono, e também leitor de CDs.

Já tinha posto os módulos Sony a funcionar, agora já só queria ouvir musica por ali, decididamente, urgia a compra de um Leitor de CD dedicado, para substituir de vez, o sistema de mini-hifis/Combos, que até então eram usuais.

Próximo passo, foi ir a lojas especializadas, pois tinha 2 questões a resolver, 1º a aquisição de um CD dedicado, 2º a substituição da agulha/cabeça no Gira-discos.

E assim foi, as lojas selecionadas, foram, a In-Fidelidades em Almada, onde o Luis Wink prontamente me aconselhou um CAMBRIDGE AUDIO 640C V2, que é o meu actual leitor, e até ver, estou bastante satisfeito com o seu resultado. Além de ter acabado por trazer também uma semana depois umas Whaferdale 9.5 novinhas que ele lá tinha de retoma. E a DELMAX do Rui Borges, me "tratou" muitissimo bem do Gira-discos, colocou-lhe uma cabeça e agulha nova.

Wink
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 136
Pontos/Reputação : 120

Re: Sistema do nmoc

Mensagem  nmoc hifi em 12/6/2007, 22:07

Rapidamente se tornou óbvio, que o sistema precisava de algo mais. O Pioneer era bonzito, dava para o gasto, mas não servia já para as minhas mais exigentes pretenções "audiófilas" tongue

Na busca de informação de qual o Amplificador mais indicado para mim, tendo em conta o tipo de som que ouvia, predominantemente Metal, hard Rock, e Progressivo, foi-me aconselhado a NAD. O 352, era um modelo bastante apontado, mas como não tinha entrada Phono, não me seduzio desde logo. Acabei por comprar a um colega Forista (Miguel Barroso) um conjunto NAD Pre160 + Power270, que depois de experimentar vi que tinha o som exato que procurava.

E também não estava a gostar muito da disposição dos componentes do sistema. Neutral

Claramente, esta também não era a disposição certa, pois os componentes estavam empilhados entre si, e desequilibrados.

nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Prof em 12/6/2007, 22:08

Grande Valvestate!!!

Excelente!!
Prof
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1883
Ocupação : Professor
Interesses : Longboard, Audiofilia, Viajar
Pontos/Reputação : 78

Mensagem  nmoc hifi em 12/6/2007, 22:11

Tinha então que me preocupar com a sua arrumação, agora que já tinha os componentes que me satisfaziam.

Em 1º lugar, decidi tirar do conjunto os componentes que não estava a utilizar:

E centrar-me só no que realmente precisava, o Amplificador, e as fontes, CD e Gira-Discos. Comprei uma mesita de Hi-Fi mesmo á medida:

E é este o meu sistema !!

Cool
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Anonymou em 13/6/2007, 07:08

Boa, só falta afastares um pouco as colunas da parede... Idea

Anonymou
Convidado

Mensagem  Convidad em 13/6/2007, 10:07

Muito bonito, gostei da rack.
Parabéns pela evolução.

Convidad
Convidado

Mensagem  Gorogoro em 13/6/2007, 10:46

Esse leitor de cassetes funciona?

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 325
Ocupação : Programador
Interesses : fotografia, desporto, concertos, etc..
Pontos/Reputação : 52

http://zicazica.blogspot.com

Mensagem  nmoc hifi em 13/6/2007, 14:34

lowrider escreveu:Boa, só falta afastares um pouco as colunas da parede... Idea

Elas da parede estão afastadas para ai uns 45 cm, estão é demasiado próximas uma da outra, mas infelizmente, para o espaço que tenho disponivel não dá para fazer de outra maneira. Isto é, dar dá, mas ai entra o WAF negativo Rolling Eyes

Smile
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nmoc hifi em 13/6/2007, 14:36

Gorogoro escreveu:Esse leitor de cassetes funciona?

Sim Gorogoro, funciona, tanto para ler como para gravar. Mas sinceramente, já não lhe dou muito uso, já nem tenho K7s, acho que foram todas fora, também as que tinha eram só gravadas, nunca fui muito de comprar K7s originais.

Por isso é que o separei do sistema.

Neutral
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Gorogoro em 13/6/2007, 14:43

nmoc hifi escreveu:
Gorogoro escreveu:Esse leitor de cassetes funciona?

Sim Gorogoro, funciona, tanto para ler como para gravar. Mas sinceramente, já não lhe dou muito uso, já nem tenho K7s, acho que foram todas fora, também as que tinha eram só gravadas, nunca fui muito de comprar K7s originais.

Por isso é que o separei do sistema.

Neutral

Não me queres oferecer isso? Se tá parado e a ganhar pó, ao menos alguem aproveita..

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Malick em 13/6/2007, 14:51

nmoc hifi escreveu:

Elas da parede estão afastadas para ai uns 45 cm, estão é demasiado próximas uma da outra, mas infelizmente, para o espaço que tenho disponivel não dá para fazer de outra maneira. Isto é, dar dá, mas ai entra o WAF negativo Rolling Eyes

Smile

nmoc isso com jeitinho vai. study Se as afastares da parede e entre elas vais melhorar o som significativamente, quase de certeza! Quanto ao WAF negativo, há sempre formas de lhe dar a volta. :albino:
Malick
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 164
Pontos/Reputação : -5

Mensagem  Convidad em 13/6/2007, 15:14

nmoc hifi: essa rack não é da techlink? vi hoje uma igual mas os suportes eram pretos.

Convidad
Convidado

Mensagem  Gorogoro em 13/6/2007, 15:35

Malick escreveu:
nmoc hifi escreveu:

Smile

nmoc isso com jeitinho vai. study Se as afastares da parede e entre elas vais melhorar o som significativamente, quase de certeza! Quanto ao WAF negativo, há sempre formas de lhe dar a volta. :albino:

ahah! Usa a tecnica do pato.. de vez em qnd passas por la e afastas um bocadinho.. ao fim de uns dias tá no sitio e ninguem deu conta! ehehheh

Gorogoro
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  nmoc hifi em 14/6/2007, 15:40

KRELL escreveu:nmoc hifi: essa rack não é da techlink? vi hoje uma igual mas os suportes eram pretos.

Krell, é Techlink, exatamente. Wink
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nmoc hifi em 14/6/2007, 15:41

Gorogoro escreveu:
Malick escreveu:

ahah! Usa a tecnica do pato.. de vez em qnd passas por la e afastas um bocadinho.. ao fim de uns dias tá no sitio e ninguem deu conta! ehehheh

Laughing Laughing Laughing

Boa ideia !!
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nmoc hifi em 14/6/2007, 15:43

Gorogoro escreveu:

Não me queres oferecer isso? Se tá parado e a ganhar pó, ao menos alguem aproveita..

Hummm .... Rolling Eyes

Oferecer não Wink

No Fórum Hifi, ainda cheguei a ter lá nos classificados estes módulos para venda, mas ninguém lhes pegou, e agora sinceramente também não me interessa vender. Gosto de os ter cá por casa ainda assim. Wink
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nmoc hifi em 3/10/2007, 21:59

E mais uma evolução no meu sistema. Não um acréscimo de material, mas antes a conjugação do que já tinha. Juntei o meu sistema puramente Audio, ao de AV, já que queria, por uma melhorar a disposição do Audio, optimizando assim as audições, e por outro lado, atribuir qualidade sonora, que não tinha muita, no AV, juntando as colunas e o Amp Stereo NAD.

Ora bem, em termos de AV, tinha, e tenho:

LCD Samsung LE32N71B
Leitor DVD Pioneer DV-696AV-S
Leitor DVD AG (Multi-Região)
Amp. Denon AVR-1906
S/W Wharfedale Diamond SW150
Conjunto de "speakers" 5.1 Pioneer, dum anterior sistema Home Cinema

Portanto, o que fiz agora, foi levar toda a "tralha" para a sala, juntar uns cabitos mais á maneira, e deu resultado.

Tenho agora todo o som centralizado no NAD 160/270 Stereo, onde tenho todas as fontes lá ligadas (CD, DVDs, Gira-discos, LCD), e é através do NAD que ouço musica, em todos os formatos, CD, DVD, Vinil, SACD, DVD-Audio, através das colunas frontais Wharfedale 9.5.
Tenho também o AV Denon para ver os filmes e séries em DVD, onde usufruo do 5.1 (DD e DTS), que por sua vez alimenta os "speakers" Central e Traseiros, bem como o Sub por Low Level, e através de cabo RCA, nas saidas PRE-OUT, vai transportar o sinal das frontais para o NAD.

Imagens:

A seguir, o proximo passo vai ser substituir o central actual por Wharfedale, para que melhor se enquadre com o resto.
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  nmoc hifi em 22/10/2007, 11:19

E pronto, bem dito e bem certo. Lá veio a coluna Central 9CS para fazer companhia ás restantes peças.

O pior é que não conseguia pô-la no sitio onde tinha anteriormente o meu "pequeno speaker" Pioneer, como seria óbvio até bastando para isso olhar para as dimensões desta coluna. Então depois de muitas arrumações e diversas tentativas de disposição da restante aparelhagem, lá consegui arrumar a 9CS no mesmo móvel juntamente com os outros aparelhos, tendo no entanto que dispô-los de outra maneira, e ficando um pouco mais apertadinhos entre si, mas esta penso que tenha sido a posição final:

Bem, e agora para ver filmes e séries em DVD, nota-se bem a diferença, sendo esta a coluna central, consigo uma muito maior profundidade e detalhe nas vozes, e diferenciação nos diálogos.

Só faltam agora as traseiras, mas como a sala também nao me dá para grandes coisas, para já enquanto não mudar de casa, fica assim como está mesmo.
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  RS em 22/10/2007, 11:27

Se me permites uma sugestão, a coluna central tem que ficar alinhada ao centro com o display e igualmente alinhada ao centro entre as colunas frontais.

Cumps
RS
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 241
Pontos/Reputação : 3

Mensagem  nmoc hifi em 22/10/2007, 17:53

RS escreveu:Se me permites uma sugestão, a coluna central tem que ficar alinhada ao centro com o display e igualmente alinhada ao centro entre as colunas frontais.

Cumps

Eu sei, tens razão.

Mas infelizmente, para já é a unica solução possivel. Quando mudar de casa para uma sala maior, ai vou poder "expandir" melhor o equipamento, neste momento é como pode estar. Mas em relação á coluna central, até nem fica desalinhada assim, nota-se perfeitamente os diálogos a virem do centro que é onde está o LCD. O que está mal realmente no meu sistema é a coluna da esquerda não estar mais afastada do centro, mas para isso iria ficar atrás do sofá, e o som saia abafado. Neutral
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  falp em 23/10/2007, 09:38

Eu nem central tenho...alien

E sinceramente qualquer dia abdico das traseiras...Twisted Evil
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  nmoc hifi em 23/10/2007, 13:37

Acho a Central mais importante que as traseiras, num sistema 5.1. É de lá que saem os diálogos, e é importante que esteja centrada no sistema.

As traseiras, ai sim, também não faço grande questão de ter grande qualidade sonora, pois aquilo é mais usado é para "efeitos especias", tiros, explosões, carros, motas, aviões, helicópetros, etc, quando passam para trás.
nmoc hifi
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  falp em 23/10/2007, 13:40

falp escreveu:Eu nem central tenho...alien

E sinceramente qualquer dia abdico das traseiras...Twisted Evil

Aliás até há um ano vivia muito bem sem estas 3! Twisted Evil sunny
falp
Membro Audiopt