Escolha de colunas

Ir em baixo

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 14/4/2008, 00:12

Boas.
Ola, sou novo no forum e digamos que sou um basico nesta categoria Laughing
Tento informar-me e actualizar-me um pouco,sempre que posso, mas estou com uma duvida:
(corrijam-me se me enganar em alguma coisa Smile )
Tenho uma mini sistema philips (708/12) com elementos separados( leitor DVD/tuner ) e o outro como amplificador que, segundo o fabricante, é classe D... Question em fim
Esta mini aparelhagem tem uma saída de 2 X 50W e de impedancia 4 ohms. Eu estava a pensar em adquirir umas colunas mais porreiras para ela, mas com 6 ohms... Será que funcionarão bem com o amplificador? Ou será aconselhado manter os 4 ohms igual ás originais?
As originais tem bom aspecto com terminais em folha de ouro são em pau rosa construidas maioritariamente
á mão,mas nem sei se têm crosovers internamente... Sei que este forum só entram "maquinas" do audio, mas eu como comecei nisto do som, á pouco tempo, comprei este sistema para começar Surprised
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 253
Ocupação : som pra cabeça
Interesses : auto e som
Pontos/Reputação : 135

Re: Escolha de colunas

Mensagem  SOUND em 14/4/2008, 08:44

prmourap escreveu:Boas.
Ola, sou novo no forum e digamos que sou um basico nesta categoria Laughing
Tento informar-me e actualizar-me um pouco,sempre que posso, mas estou com uma duvida:
(corrijam-me se me enganar em alguma coisa Smile )
Tenho uma mini sistema philips (708/12) com elementos separados( leitor DVD/tuner ) e o outro como amplificador que, segundo o fabricante, é classe D... Question em fim
Esta mini aparelhagem tem uma saída de 2 X 50W e de impedancia 4 ohms. Eu estava a pensar em adquirir umas colunas mais porreiras para ela, mas com 6 ohms... Será que funcionarão bem com o amplificador? Ou será aconselhado manter os 4 ohms igual ás originais?
As originais tem bom aspecto com terminais em folha de ouro são em pau rosa construidas maioritariamente
á mão,mas nem sei se têm crosovers internamente... Sei que este forum só entram "maquinas" do audio, mas eu como comecei nisto do som, á pouco tempo, comprei este sistema para começar Surprised

Viva prmourap e se benvindo ao forum Very Happy

Se a ideia principal for fazer um upgrade ao leitor de cds e amplificador a curto ou medio prazo, eu escolheria como colunas as Monitor audio BR2 ou ate as B2 (talvez haja por ai em promocao porque foram descontinuadas recentemente mas sao igualmente competentes). As MA BR2 sao colunas bastante sensiveis (90 DB e 6ohms) o que sera extremamente importante quando se pondera a sua utilizacao com amplificacoes pouco potentes. A sua qualidade sonora e boa e conseguem suportar upgrades ate o dobro do seu preco mas sinceramente nao sei como se comportarao com esse micro. Ha que experimentar.

O link em baixo e apenas a titulo de exemplo pois pode ser que consigas comprar mais barato em portugal mas nao sei onde.

http://www.supersonido.es/productos/productos-ver-pt.asp?id=4062&idCategoria=1

Boas escolhas

SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 14/4/2008, 11:09

olá Sound, obrigado pela opiniao. Estive a pensar e se calhar o melhor é investir... Estava a pensar em meter o amplificador do micro sistema de lado e adquirir um amplificador com tuner e liga-lo ao leitor. Andei a ver e o amplificador que me pareceu mais compativel foi o onkyo, tem uma impedancia de saida no minimo de 4 ohms.Eu tenho um sub wharfedale cube de 8" ligado á saída do amplificador do micro sitema, se calhar aproveitava e comprava as diamond 9 ou 9.1 da wharfedale para equipar o onkyo.Sera compativel?
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 14/4/2008, 11:34

Nunca ouvi os amps da Onkyo por isso nao me posso pronunciar a respeito da sua qualidade sonora.

Em principio a compatilidade tecnica entre a Onkio e a Wharfedale serao possiveis, ja o seu casamento nao sei se sera bom.

As unicas Wharfedale que ouvi foram as 9.1 quando andava a procura de colunas e dentro do preco nao eram mas mas tambem nao eram nada de especial (para o meu gosto pessoal), a escala do seu som e um bocado pequena e a transparencia tambem nao era muito grande no entanto se ja tens o sub dessa marca podera ate ser a melhor opcao pois estes terao sido feitos um para outro.

Quanto e que estas a pensar gastar ao todo?
Se comprares em segunda mao sempre podes comprar mais qualidade e poupar dinheiro porque este tipo de material costuma ser vendido pela metade do preco.

Aconselho a que oucas varias marcas porque nem sempre o nos agrada e bom para os outros Wink
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 14/4/2008, 20:50

.... A volta de uns 500 € talvez...
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Brás em 14/4/2008, 21:23

Já ouviste falar das Davis, são colunas francesas representadas pela JMaudio com uma relação qualidade preço bastante boa.Ainda agora numa das ultimas revistas da Audio vinha uma critica muito favorável ao modelo Matisse que ronda os 600 eu mas pode ser que o preço seja um pouco melhor... Wink
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  SOUND em 15/4/2008, 10:04

Amplifiers/Receivers a volta de 500 euros? Novo?

O Nad C-720BEE nao deve ser nada mau mas convem ouvir para saberes se e o teu tipo de som.

Eu ja tive a versao simples do amplificador e nao era nada mau, na pratica e bastante potente, dinamico e tonalmente correcto. Dentro dos precos que acho-o bom mas ja sabes e melhor ouvires para veres se e do teu agrado.

Os tuners da Nad tambem costumam ser bons.

http://www.supersonido.es/productos/productos-ver-pt.asp?id=5652&idCategoria=2

Pelo que vi nas especificacoes tecnicas tambem da para ligar o subwoofer.

Mas ouve tambem o Onkio e outros mais que possas ate decidires qual e o que te agrada mais. Wink
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 16/4/2008, 18:23

Obrigado pelos vossos (sound e Bras) conselhos e ajuda, Smile vou investigar ....
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 17/4/2008, 20:37

O Nad parece-me ser porreiro com as wharfedale 9.1. Como tenho um sub da mesma marca acasalavam bem Laughing
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 26/4/2008, 23:38

A final acabei por comprar as wharfedale 9.4 Very Happy Dão-se bem com o amplificador Surprised Agora a seguir são cabos melhores para elas. Estou a pensar num de 1.8 mm calibre 16.
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 27/4/2008, 00:03

Viva prmourap

Qual e o amplificador que estas a usar? E o do micro?
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 14:35

Por emquanto é...as colunas estavam esgotadas, só consegui na worten e eram as de apresentação... Tive de tirar o manual pela net, para agregar á garantia. Tocam bem Smile tenho de comprar cabos para elas. Vou ligar separadamente os 4 terminais das colunas(bi-wired conection), apesar do amplificador não ter saídas separadas dos canais treble e bass. Reconheço que o amplificador tem limitações e escolhi umas colunas mais ou menos, expecialmente por terem crossovers, que ajuda um pouco quando o amplificador esta um pouco mais saturado na potencia, e embrulha as frequencias todas Very Happy Não tenho "arame" para melhor... Surprised comprei este micro da philips por é uma marca que me é especialmente "querida" na sua historia e tecnologias desenvolvidas, e a cima de tudo nas bolsas de estudo fornecidas a jovens investigadores,que na maior parte deles acabam por ir para outras empresas concorrentes,sempre teve qualidade para o preço,e é á maneira para o meu bolso, que parece que esta roto... Very Happy
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 14:38

Sempre tem mais piada começar por sistemas beras e ir evoluindo para melhor. Altera aqui altera ali .... Very Happy melhorando. A meu gosto.
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 27/4/2008, 15:44

prmourap, em relacao aos cabos, como vao ser utilizadas com o micro eu sugiro que utilizes cabos do tipo Supra Ply 3.4 S por estes serem uma carga muito facil, o que sera extremamente conveniente, especialmente quando se usam amplificadores de baixa potencia.

Tambem poderam ser outros cabos mas convem que estes sejam de preferencia uma carga facil de outra maneira a qualidade do som podera "sofrer".

http://www.tnt-audio.com/accessories/ply34s_e.html

http://www.avreview.co.uk/news/article/mps/uan/753

Uma outra solucao (talvez a melhor) era falares com o Joao da "A Pauca Sed Bona", ele e uma pessoa ja com creditos firmados aqui no forum e esta sempre disposto ajudar a malta com os seus conselhos preciosos e material. Desta forma poderas tambem evitar andar a comprar cabos que se revelem imcompativeis com o teu sistema. O joao e um profissional muito experimentado e sabera por certo quais serao as melhores solucoes para o teu caso.

http://www.audiopt.net/a-pauca-sed-bona-f27/contactos-t3164.htm

No entanto se precisares de qualquer coisa apita.

Espero ter ajudado

Um abraco

Carlos
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 27/4/2008, 15:52

prmourap escreveu:Sempre tem mais piada começar por sistemas beras e ir evoluindo para melhor. Altera aqui altera ali .... Very Happy melhorando. A meu gosto.

A proposito, de facto e extremamente gratificante ver o nosso sistema de som a melhorar gradualmente. Very Happy

Parabens pelas wharfedale 9.4 cheers
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 16:50

Ou seja os cabos tem de ser dos "the best" ? Smile Para diminuir perdas
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 16:55

Ja estive no site da Pauca Sed Bona, e não brincam em serviço Very Happy A loja fica aqui perto. O meu amplificador tem as saídas audio tipo "click" encaixes rápidos.
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 27/4/2008, 17:42

prmourap escreveu:Ou seja os cabos tem de ser dos "the best" ? Smile Para diminuir perdas

Nao necessariamente, mas quando se usa um amplificador com pouca potencia e conveniente ter algum cuidado na selecao dos cabos de coluna. Por exemplo, usar cabos do tipo dos Cyrus solid core com o teu amp podera ser negativo, porque eles proprios podem tornar-se tambem numa carga pesada sob pena de o som do sistema ser afectado negativamente, deixar de "fluir" naturalmente e tornar-se ate estridente.

A proposito de cabos, os que estas estar a usar, suponho que serao os de origem (nao e?), neste caso nao havera qualquer problema em faze-lo pois costumam ser adequados tecnicamente para o amplificador do proprio sistema. Entretanto uns cabinhos melhores poderao ajudar a melhorar o som.

Mas olha, se o sistema de som quando toca, te poe o pe a bater, 🆒 desfruta o maximo que puderes e mais tarde quando puderes pensa nisso dos cabos melhores, por agora vai saboreando o upgrade das colunas Very Happy
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 20:24

Sim os cabos são os originais, mas são muito basicos, tipo cobre com uma cobertura... Existe uns melhores que a propria marca aconselha, de 1 mm calibre 18. Os que estão a equipar tambem são de 1mm mas calibre 14. Os de calibre 14 vou liga-los aos tweeters e os de 18 aos bass. Ou seja vou ligar dois cabos em cada saída, cabe em cada saída até 3 mm de fio pirat . É o que faz coisas baratas Very Happy Mas até as zundap têm direito a ir ás concentrações e não deixam de ser motas por serem mais fracas. sunny Por enquanto vou seguir o teu conselho e ouvindo com o actual material :partyguitar: Mas quando podrer arraso o sistema
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 20:31

Mas dis-me só uma coisa, o segredo do cabo é ter o minimo de resistencia á passagem. Certo? scratch
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  SOUND em 27/4/2008, 21:00

prmourap escreveu:Mas dis-me só uma coisa, o segredo do cabo é ter o minimo de resistencia á passagem. Certo? scratch

Exatamente, quer dizer para a maoria dos amplificadores sim. Quase todos os amps trabalham melhor com cabos que tenham essas caracteristicas no entanto como em quase tudo ha sempre excepcoes.
Por exemplo, os amplificadores a valvulas nao tem grande potencia mas trabalham bem com os solid core segundo dizem os seus proprietarios. Ca esta uma excepcao a regra.

No mundo do audio e dificil ter as regras defenidas. Mad

Esses cabos que referiste que a fabrica do teu sistema aconselha, poderao ser uma forma segura e barata de fazeres o upgrade. Very Happy
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 21:25

E é isso mesmo que eu vou fazer, sound Cool cheers Se mais alguem tiver opinioes serão bem vindas.
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Escolha de colunas

Mensagem  prmourap em 27/4/2008, 22:35

study Ora V=RXI e cada material tem uma resistencia á passagem da corrente electrica.... a resistencia varia no comprimento / secção e com a condutibilidade electrica de cada metal, neste caso. Mas agora trata-se não so de corrente electrica como tambem frequencias.... Suspect Engenheiro procura-se... Laughing
prmourap
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  joevalve em 27/4/2008, 23:47

SOUND escreveu:
prmourap escreveu:Mas dis-me só uma coisa, o segredo do cabo é ter o minimo de resistencia á passagem. Certo? scratch

Exatamente, quer dizer para a maoria dos amplificadores sim. Quase todos os amps trabalham melhor com cabos que tenham essas caracteristicas no entanto como em quase tudo ha sempre excepcoes.
Por exemplo, os amplificadores a valvulas nao tem grande potencia mas trabalham bem com os solid core segundo dizem os seus proprietarios. Ca esta uma excepcao a regra.

Esses cabos que referiste que a fabrica do teu sistema aconselha, poderao ser uma forma segura e barata de fazeres o upgrade. Very Happy

peço desculpa intromissão mas parece-me haver aqui uma enorme contradição no que se afirma.

diz-se que quase todos os amplificadores trabalham melhor com cabos de baixa capacitância (ou capacidade) segundo bem entendi e depois afirma-se que a excepção são os amplificadores a válvulas que trabalham bem com os solid core. onde é que está a excepção ? eu sei que por vezes a língua portuguesa é um pouco traiçoeira, mas parece-me que aqui os amp a válvulas são uma confirmação e nunca uma excepção. ou então percebi mal o sentido da afirmação.

os cabos solid core que conheço (cyrus e mission) são cabos de baixa capacitância (em linguagem comum poderia dizer que são eventualmente neutros) e como tal não moldam o som, não acrescentam por assim dizer nenhuma "assinatura sonora", se tivermos lixo a montante teremos lixo a jusante. por isso são desprezados por muita gente que não gosta do seu carácter revelador de fontes e amplificadores. por isso existem muitos foristas a construir os seus cabos DIY baseados nos Cat5 e Cat6, percebe-se bem porquê.
se eu tiver um sistema de som a tender para o estridente e se usar solid core o resultado final será naturalmente um som estridente. e de quem é a culpa ? dos cabos ou do sistema ?

são os solid core solução para tudo ? nem pouco mais ou menos, não se podem utilizar em muitas situações e como tal devem ser experimentados caso a caso. sei por exemplo que se dão mal com amplificações Naim fruto de umas audições que fiz em tempos, mas haverá certamente outros casos.

no caso de amplificadores a válvulas, a escassa potência nunca servirá de desculpa para nada, devem ser é associados a colunas de elevada sensibilidade (sei lá 89 db em diante).

por isso há que seguir nestes casos o bom senso e sendo a regra de ouro em audio OUVIR e COMPARAR para depois DECIDIR, é tudo uma questão de se ter o trabalho de fazer o trabalho de casa.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1168
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1338

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  SOUND em 28/4/2008, 01:58

vinilsuporter escreveu:
SOUND escreveu:

peço desculpa intromissão mas parece-me haver aqui uma enorme contradição no que se afirma.

diz-se que quase todos os amplificadores trabalham melhor com cabos de baixa capacitância (ou capacidade) segundo bem entendi e depois afirma-se que a excepção são os amplificadores a válvulas que trabalham bem com os solid core. onde é que está a excepção ? eu sei que por vezes a língua portuguesa é um pouco traiçoeira, mas parece-me que aqui os amp a válvulas são uma confirmação e nunca uma excepção. ou então percebi mal o sentido da afirmação.

os cabos solid core que conheço (cyrus e mission) são cabos de baixa capacitância (em linguagem comum poderia dizer que são eventualmente neutros) e como tal não moldam o som, não acrescentam por assim dizer nenhuma "assinatura sonora", se tivermos lixo a montante teremos lixo a jusante. por isso são desprezados por muita gente que não gosta do seu carácter revelador de fontes e amplificadores. por isso existem muitos foristas a construir os seus cabos DIY baseados nos Cat5 e Cat6, percebe-se bem porquê.
se eu tiver um sistema de som a tender para o estridente e se usar solid core o resultado final será naturalmente um som estridente. e de quem é a culpa ? dos cabos ou do sistema ?

são os solid core solução para tudo ? nem pouco mais ou menos, não se podem utilizar em muitas situações e como tal devem ser experimentados caso a caso. sei por exemplo que se dão mal com amplificações Naim fruto de umas audições que fiz em tempos, mas haverá certamente outros casos.

no caso de amplificadores a válvulas, a escassa potência nunca servirá de desculpa para nada, devem ser é associados a colunas de elevada sensibilidade (sei lá 89 db em diante).

por isso há que seguir nestes casos o bom senso e sendo a regra de ouro em audio OUVIR e COMPARAR para depois DECIDIR, é tudo uma questão de se ter o trabalho de fazer o trabalho de casa.

cumps

jose mario

Caro Jose Mario, nao existe qualquer contradicao nas minhas palavras.

Se ler o post novamente vai reparar que o foi dito foi e que os cabos que resistem menos a passagem do sinal (carga), terao mais hipoteses de serem compativeis e bem sucedidos com um maior numero de amplificadores.

Os cabos solid core oferecem mais resistencia ao sinal (carga) mas no entanto trabalham bem com alguns amplificadores nomeadamente com os das valvulas ( e nao so) apesar de tecnicamente estes nao serem muito potentes.

E ja agora gostaria de lhe dizer que a baixa capacitancia ou capacidade nos cabos de coluna nao representam a mesma coisa que a resistencia nos mesmos.

Ainda a proposito do assunto, se ler este artigo nomeadamente a parte onde diz "THE THEORY" vera do que estou a falar.

http://www.dnm.co.uk/reviews/stereocablereviewhfwnov07.pdf

Um abraco

SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado