Frequencia de resposta???

Ir em baixo

Frequencia de resposta???

Mensagem  eduardoneco em 24/2/2008, 14:07

Boa tarde...

Não sei se é aqui que deveria colocar estas duvidas, mas se não for desculpem....

Então é assim: o que é a frequencia de resposta numas colunas??? Qual o valor de frequencia que umas colunas devem ter??? Umas colunas de chao são melhores com 2 ou 3 vias??? E a sensibilidade, qual o valor recomendavel???

Desculpem se são perguntas ignorantes, mas quem não sabe é como quem não vê....

Desde já obrigado por eventuais ajudas....

eduardoneco
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 11
Pontos/Reputação : 0

Re: Frequencia de resposta???

Mensagem  eduardoneco em 24/2/2008, 14:46

Uma ajudinha????

eduardoneco
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Blink em 24/2/2008, 21:55

eduardoneco escreveu:Boa tarde...

Não sei se é aqui que deveria colocar estas duvidas, mas se não for desculpem....

Então é assim: o que é a frequencia de resposta numas colunas??? Qual o valor de frequencia que umas colunas devem ter??? Umas colunas de chao são melhores com 2 ou 3 vias??? E a sensibilidade, qual o valor recomendavel???

Desculpem se são perguntas ignorantes, mas quem não sabe é como quem não vê....

Desde já obrigado por eventuais ajudas....

Eu pegaria numa das tuas frases e diria antes "quem não ouve é como quem não sabe", porque estas coisas são meras respostas académicas, a frequência de resposta de uma coluna é uma medida em Hertz que o fabricante diz que podemos ouvir desde o som mais baixo até ao som mais agudo, se o nosso amplificador os transmitir, se a nossa sala os deixar ouvir, e se os nosso ouvidos o ouvirem, por isso estes "ses" todos.

Normalmente os fabricantes costumam dizer que funcionam desde os 10 ou 18Hz até aos 20.000Hz, e se é melhor uma de 2 ou 3 vias seria melhor a resposta se indicasses as medidas da sala onde vão ser ouvidas. A sensibilidade também deve estar interligada com os restantes aparelhos e as medidas da sala entre outros componentes como até os cabos, e como o nome indica uma coluna de 91 décibeis é mais sensível do que uma de 89 sendo que esta última já precisa de mais potência do amplificador a ela associado. Mas por vezes não é a mais sensível melhor que a menos sensivel.

Espero ter ajudado um pouco, mas aqui no forum verá algum tema sobre estes assuntos.

Cumpts,
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4708
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1995

Mensagem  madmig em 25/2/2008, 01:38

acrescentando ao que disse o blink, normalmente associado à frequencia de resposta vem uma instensidade de +/- 3 ou 6 dB.

por exemplo:

resposta de frequencia: 50Hz - 20000Hz +/- 3 dB

neste caso, nas frequencias de 50 a 20000Hz, a coluna repreduz estas frequencias com a variação maxima de 3db (penso que em relação a uma curva plana padrão)

Quanto maior for o intervalo da frequancia e menor for o valor da variação de intensidade(+/- 3db), melhor. a coluna reproduzirá com mais fidelidade o som original.

neste caso exemplo, a coluna produzirá também frequencias abaixo dos 50 e acima dos 20000, mas para essas frequencias o fabricante ja não garante variações de intensidade inferiores a 3db. Dito de outra maneira, qualquer coluna pode dizer:
resposta de frequencia: 20hz a 20000hz
mas certamente não dirá: 20hz a 20000hz +/- 3dB
madmig
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 555
Ocupação : betão armado
Interesses : sound, offroad, cpus, artes marciais
Pontos/Reputação : 58

Mensagem  eduardoneco em 25/2/2008, 20:51

Desde já obrigado pelas respostas.... já fiquei um pouco mais ilucidado e esclarecido em relação á leitura que devemos ter quando lemos resposta de frequencia: 50Hz - 20000Hz +/- 3 dB

A sala é completamente rectangular (7.10mX5.25m), numa das paredes (7.10m) tenho 3 sacadas e na outra (7.10m) uma dupla porta....

O chão é em faia flutuante, tenho tecto falso e a cor das paredes é em beje (não sei se a cor tem influencia ou não, mas....)

Eu queria mais qualidade do que potencia (moro num apartamento).....

eduardoneco
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Blink em 25/2/2008, 21:53

A sala ser rectangular não há problema, se fosse quadrada era pior e se fosse cúbica então seria muito pior, deves montar no lado menor as colunas, quanto ao chão flutuante deves adquirir um tapetão para travar as ondas residuais e nesse tipo de chão o ideal é haver móveis pesados para minimizar oscilações. O tecto é outro problema a resolver com absorventes acústicos e as fixações serem o mais rígidas possível para não dançar ao som da música, mas penso que o tecto se não foi pensado em termos acústicos vai ser o mais difícil de resolver, mas resolve-se.

A côr das paredes deve ser o que menos incomoda as ondas sonoras, já a rugosidade da parede influi um pouco na propagação sonora, as paredes muito flats ou estanhadas não são o ideal, tornam os agudos muito brilhantes, a minha sala de música é areada, calhou.

Cumpts,
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4708
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1995

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: