Base para absorver as vibrações (1)

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Base para absorver as vibrações (1)

Mensagem  natas em 5/10/2009, 21:52

......yes......a garantia para isso acontecer é distribuir a massa por 3 pontos......spikes de preferencia para que os pontos de contacto sejam considerados infinitos no contacto....o mais pequena area de contacto possivel....dai a prefencia dos spikes a esfera !

no entanto para isso acontecer de forma a massa total ficar distribuida sem momentos, a mesma massa tem de estar dentro da area ou da circunferencia que distribui os pontos de contacto....!

natas
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 161
Pontos/Reputação: 116

Ver perfil do usuário

Mensagem  EkvalkppK em 5/10/2009, 22:02

natas escreveu:......yes......a garantia para isso acontecer é distribuir a massa por 3 pontos......spikes de preferencia para que os pontos de contacto sejam considerados infinitos no contacto....o mais pequena area de contacto possivel....dai a prefencia dos spikes a esfera !

Boas!

Estou utilizando essa distribuição em 3 pontos, com o uso de spikes e bolachas absorvedoras nas minhas colunas monitoras, neste caso da Goldring, sem dúvida que só trás benefícios á reprodução musical. Estou pensando em mandar fazer uns cones em nylon, só pra comparar o comportamento destes também.

Cumprimentos

EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 332
Ocupação: Melómano
Interesses: Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Pontos/Reputação: 571

Ver perfil do usuário

Mensagem  Blink em 5/10/2009, 22:08

Neube Braia escreveu:Blink,

Construi um rack de madeira de 7cm de espessura com pedra granito em duas prateleiras. Ficou com mais de 150kg presumo. Será que tenho muitas vibrações?

Abraços.

Neube.

Gostava de vêr as fotos do rack, mas concerteza que é um rack á prova de vibrações, mas tudo dependerá também das bases ou spikes a usar no assentamento dos aparelhos. Estou convicto que nem a passagem de um camião por perto atrapalhará esse móvel.

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens: 4119
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1616

Ver perfil do usuário

Mensagem  EkvalkppK em 5/10/2009, 22:10

Embora, não desprezando as bases que assentam as monitoras aos suportes, são de madeira mogno, pelo facto de ser bastante rígida e pesada.

EkvalkppK
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 332
Ocupação: Melómano
Interesses: Hi-end, Car audio, DIY, Música com excelente qualidade.
Pontos/Reputação: 571

Ver perfil do usuário

Mensagem  natas em 5/10/2009, 22:33

o rack suporta...as mesas isolam....

Não é absolutamente religioso os três pontos....mas é uma forma de eliminar problemas!

Com uma mesa de quatro pontos de contacto temos de ter o cuidado de um ajuste fino no quarto spike ! Mas também não é por ai o problema...

Qualquer material colocado dentro de um recinto acústico vibra ou toca por simpática....temos de eliminar essas ressonâncias parasitas nos elementos que dão suporte aos aparelhos, especialmente CD, DVD, GD os mais complicados e Amp a válvulas!

natas
utilizador iniciado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Nox em 5/10/2009, 23:07

esta ideia esta muito bem pensada, ja vi que o nosso colega blink é um verdadeiro ás no que toca a fazer coisas por si proprio.

parabéns

Nox
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens: 309
Pontos/Reputação: 142

Ver perfil do usuário

Mensagem  Convidad em 5/10/2009, 23:23

Nox escreveu:esta ideia esta muito bem pensada, ja vi que o nosso colega blink é um verdadeiro ás no que toca a fazer coisas por si proprio.

parabéns

O blink não brinca em serviço...

Convidad
Convidado

Mensagem  natas em 5/10/2009, 23:57

bom aqui vai....

natas
utilizador iniciado

Ver perfil do usuário

Mensagem  Neube Braia em 5/11/2009, 12:47

[img][/img]
blink escreveu:

Construi um rack de madeira de 7cm de espessura com pedra granito em duas prateleiras. Ficou com mais de 150kg presumo. Será que tenho muitas vibrações?

Abraços.

Neube.

Gostava de vêr as fotos do rack, mas concerteza que é um rack á prova de vibrações, mas tudo dependerá também das bases ou spikes a usar no assentamento dos aparelhos. Estou convicto que nem a passagem de um camião por perto atrapalhará esse móvel.

Blink,

Não tinha fotos do rack, motivo da demora em responder a você.

Abraços

Neube Braia
utilizador iniciado

Número de Mensagens: 31
Interesses: Ouvir boa musica
Pontos/Reputação: 43

Ver perfil do usuário

Mensagem  Blink em 5/11/2009, 13:42

Não tinha fotos do rack, motivo da demora em responder a você.

Abraços

Ficou muito bom, isso está como uma rocha e não há vibrações com toda a certeza.
Parabens pelo trabalho que não deve ter sido pouco, reparo que até a prateleira do meio foi talhada nos cantos.

Cumpts,

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Ver perfil do usuário

Mensagem  onga-ku em 30/1/2010, 18:14

natas escreveu:A ideia é muito boa no que respeita as esferas....no entanto existe o problema por resolver....é a da ressonância da própria prateleira " do material seja ele qual for " que no caso particular do vidro até não é nada desprezível....na foto temos um bom exemplo temos um gira-discos sob um prateleira de vidro...se for possível medir a ressonância do vidro e deveras superior ao gira-discos que em principio devera ser de MDF....essa ressonância é evitada pelos pés de borracha do gira no entanto....no entanto passa.....MDF e um material com ressonância inferior a própria madeira...devido a uniformidade da sua estrutura.

No caso do desacoplamento os spikes são reis especialmente se colocados isostaticamente....

Segundo um artigo da Hi Fi News citado neste site http://www.audiomisc.co.uk/cones/speak.html a função dos spikes é de acoplar e não desacoplar.

Cumprimentos,
onga-ku

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens: 2405
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 3765

Ver perfil do usuário

Mensagem  Blink em 30/1/2010, 19:58

onga-ku escreveu:..............
Segundo um artigo da Hi Fi News citado neste site http://www.audiomisc.co.uk/cones/speak.html a função dos spikes é de acoplar e não desacoplar.

Cumprimentos,
onga-ku

Já tinha lido esse artigo no Audioholics, eu usava as bases das MA RS6 com os spikes em cima de umas pequenas bases que mandei tornear, o meu chão é madeira flutuante e os resultados não eram muito satisfatórios no tocante aos graves, a sala é pequena mas depois de vários ajustes resolvi retirar as bases das colunas e aparafusar os pés de borracha no contacto com o chão, o problema foi minimizado no meu caso, depois dessa experiência e de ter lido este artigo entre outros fiquei com a sensação que através dos spikes as vibrações passavam para o chão futuante, não quero dizer que com a borracha também não passe mas dá-me a impressão que noutras frequências que não incomoda tanto na audição.

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Ver perfil do usuário

Mensagem  paulo_m em 30/1/2010, 20:51

blink escreveu:
Já tinha lido esse artigo no Audioholics, eu usava as bases das MA RS6 com os spikes em cima de umas pequenas bases que mandei tornear, o meu chão é madeira flutuante e os resultados não eram muito satisfatórios no tocante aos graves, a sala é pequena mas depois de vários ajustes resolvi retirar as bases das colunas e aparafusar os pés de borracha no contacto com o chão, o problema foi minimizado no meu caso, depois dessa experiência e de ter lido este artigo entre outros fiquei com a sensação que através dos spikes as vibrações passavam para o chão futuante, não quero dizer que com a borracha também não passe mas dá-me a impressão que noutras frequências que não incomoda tanto na audição.

Quando tinha as Logan Vantage mandei fazer dois quadrados de granito preto polido de 45 cm de lado e 1 cm de altura onde pousei as colunas com os ETC spikes delas e a diferença foi abismal (grave controlado, no sítio e sem ressonâncias) em comparação com pousá-las com os mesmos spikes em cima de moedas (ambos os casos em chão flutuante). O peso da base influi bastante e quanto mais pesada, melhor, pois menos se sujeita à transmissão de vibrações pelo chão.

paulo_m
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens: 238
Ocupação: VP Software Dev, Thomson Reuters
Interesses: Música, Composição, Matemática, Física, Filosofia
Pontos/Reputação: 433

Ver perfil do usuário

Mensagem  onga-ku em 30/1/2010, 21:04

blink escreveu:Já tinha lido esse artigo no Audioholics, eu usava as bases das MA RS6 com os spikes em cima de umas pequenas bases que mandei tornear, o meu chão é madeira flutuante e os resultados não eram muito satisfatórios no tocante aos graves, a sala é pequena mas depois de vários ajustes resolvi retirar as bases das colunas e aparafusar os pés de borracha no contacto com o chão, o problema foi minimizado no meu caso, depois dessa experiência e de ter lido este artigo entre outros fiquei com a sensação que através dos spikes as vibrações passavam para o chão futuante, não quero dizer que com a borracha também não passe mas dá-me a impressão que noutras frequências que não incomoda tanto na audição.

Isso foi exactamente o que se sucedeu comigo: substitui os spikes por uns batentes de porta em PVC que comprei no Aki e o soalho já não vibra nem ressoa tanto.

Cumprimentos,
onga-ku

NB: o autor desta mensagem não escreve segundo o "novo acordo ortográfico"

onga-ku

Número de Mensagens: 2405
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 3765

Ver perfil do usuário

Mensagem  Blink em 30/1/2010, 21:10

onga-ku escreveu:.........
Isso foi exactamente o que se sucedeu comigo: substitui os spikes por uns batentes de porta em PVC que comprei no Aki e o soalho já não vibra nem ressoa tanto.

Cumprimentos,
onga-ku

O fabricante dos batentes de porta em pvc se lê este Forum, mete-os á venda como um artigo audiófilo numa caixa em veludo, com preço audiófio é claro.

Cumpts

Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Ver perfil do usuário

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: