Sistema 2ch estéreo (mutante) do LUKE
Página 13 de 40 • Compartilhe •
Página 13 de 40 •
1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 26 ... 40 
Agoa uma duas vias...
Depois das BLR+BR usando os Fostex FE126E, parti para uma Bass-reflex, duas vias, usando o mesmo drive mais um tweeter vifa de US13
A idéia e cortar o Fostex na parte onde ele brilha mais, deixando o tweeter vifa com a reprodução das altas frequências.
Os componentes do novo projeto, ainda pensando nas portáteis

Vifa DQ25SC16-04, 1" Titanium Dome Tweeter
1" Titanium dome
Neodymium magnet with heat sink
Ferrofluid cooled voice coil
Optimized diffuser for linear frequency response and dome protection
Impedance 4 ohm
Resonance Frequency (fs) 1320 Hz
Sensitivity (2.83V/1m) 94dB
Power (IEC18.3) 50W
Dcr 3 ohm
Le 0.017 mH
Qms 3.36
Qes 1.68
Qts 1.12
Sd 6.6 cm2
VC diameter 25.4 mm
VC height 1.8mm
Gap height 2mm
Flange diameter 65mm (2.56")
Cut out diameter 43mm (1.7")
Depth 23.8mm (0.94")

Vou fazer uma duas vias, cortando o full-range na parte onde ele tem o pico entre 6khz e 7khz.
O corte ainda será estudado, algo em torno de 3,5Khz a 4Khz, daí para frente o vifa-zinho da foto. Só dois deles.
A idéia ainda é de montar um sistema portátil para tocar com o "Giant Killer"
Fazer caixas pequenas que toquem bem e que sejam fácil de transportar, com baixo custo.
aguardem...
Conversei com o JM agora mesmo e ele está fazendo alguns testes nos Fostex FE126E e disse que é um saca....
dizerem que este full-range responde a partir de 70hz.
Em suas medições, tentando ajustar o gabinete para esta resposta, já começa a haver uma queda nos 200hz usando o gabinete de 10,5L
O melhor que ele conseguiu foi um gabinete com 7,5L e 2 pol no duto e, desta maneira, o drive responderá mais plano
a partir de 90hz.
Segundo ele, este fostex não é um mid-woofer mais um mid apenas
Eu e o Jm nos divertimos muito esta tarde desenvolvendo o crossover para o projeto duas vias.
Vou começar postando as fotos dos gráficos de dois gabinetes diferentes.
O primeiro é um gabinete com 10,5L seguindo o projeto que vem junto ao FE126E que deveria reproduzir a partir de 61hz:

Agora um outro suposto gabinete com 7,5L para reproduzir a partir de 96hz:

E um sobreposto ao outro.

Deixo para vcs tirarem conclusões
Agora vamos as fotos da afinação e definição dos valores do crossover, em tempo real, usando a caixa mágica do JM

Observe no gráfico a queda a partir de 90hz.
Mas deixa isto pra lá...observe como ficou plano até os 20K, com um leve aumento nos médios

Filminhos:

Este prototipos estão com 8 litros e o gabinete final será com 7,5L.,
O crossover ficará assim:
Os fostex subirão até 3,3K e serão cortados em 6dbs
Os vifas entrarão em 5Khz com corte de 12dbs
A impedância final da caixa será de 8 ohms.
Posso adiantar que está tocando melhor que o projeto anterior, mesmo ainda sendo o protótipo.
Hoje foi dia de montar os gabinetes
Vamos as fotinhas, que valem mais que as palavras

Amanhã é dia de fazer os crossover e elas já estarão quase prontas.
Tempo total, algumas horas
Hoje foi dia de preparar o gabinete para a primeira demão de selador.

Aplicando selador, primeira demão;

Deixa elas secando para segunda demão, e vamos aos crossover
Primeiro a máquina de enrolar bobina by JM

E o cok-pit

Um videozinho
Funciona assim, antes com sua caixa mágica ele estipulou os valores das bobinas e depois através de uma tabela, ele sabe quantas voltas tem que dar na bobina

O JM enrolando a bobina.
Neste caso 133 voltas
O produto, as bobinas:

Preparando a montagem dos crossover:

O crossover pronto:

Ontem, quando cheguei lá no JM, as caixinhas já estavam rolando

O JM não aguentou esperar.
Cada vez que o ponteiro abaixo chega no vermelho, significa que as caixas receberam 1 Watt

O que percebi de imediato, foi que o pico que me incomodava, fiufiu, sumiu, desapareceu
O nivel de refinamento aumentou sobremaneira entre este projeto duas vias e o horn + BR.
O tweeterzinho conferiu mais resolução e detalhamento, sem aparecer, sem chamar a atenção para sí.
Uma grata surpresa seu custo benefício.
Os graves, sintonizados em 98hz, retiraram um pouco da descida que o projeto anterior, horn, se propunha, mas em compesação
até onde eles descem, nestas duas vias, descem com absoluto detalhamento, não misturando as notas, mas sem o mesmo impacto.
Música sem graves, com pouca descida, vc nem percebe esta limitação.
A resposta da caixa ficou muito rápida.
Minha opinião é que este projeto é melhor que o anterior, e ainda mais portátil, que era uma de minhas exigências.
O custo tb foi menor, mesmo com a adição dos tweeter
Estou gostando muito e agora tenho que deixá-las rolando
Agora acertei
Primeiras audições:
Filminhos de hoje, 26/01/2010

Antes que perguntem, os subwoofer não estão ligados, apenas as caixinhas
Filminhos usando o "giant killer" que será o amp delas:

Eu não paro não...
a conexão é que está difícil, ainda
A idéia e cortar o Fostex na parte onde ele brilha mais, deixando o tweeter vifa com a reprodução das altas frequências.
Os componentes do novo projeto, ainda pensando nas portáteis

Vifa DQ25SC16-04, 1" Titanium Dome Tweeter
1" Titanium dome
Neodymium magnet with heat sink
Ferrofluid cooled voice coil
Optimized diffuser for linear frequency response and dome protection
Impedance 4 ohm
Resonance Frequency (fs) 1320 Hz
Sensitivity (2.83V/1m) 94dB
Power (IEC18.3) 50W
Dcr 3 ohm
Le 0.017 mH
Qms 3.36
Qes 1.68
Qts 1.12
Sd 6.6 cm2
VC diameter 25.4 mm
VC height 1.8mm
Gap height 2mm
Flange diameter 65mm (2.56")
Cut out diameter 43mm (1.7")
Depth 23.8mm (0.94")

Vou fazer uma duas vias, cortando o full-range na parte onde ele tem o pico entre 6khz e 7khz.
O corte ainda será estudado, algo em torno de 3,5Khz a 4Khz, daí para frente o vifa-zinho da foto. Só dois deles.
A idéia ainda é de montar um sistema portátil para tocar com o "Giant Killer"
Fazer caixas pequenas que toquem bem e que sejam fácil de transportar, com baixo custo.
aguardem...
Conversei com o JM agora mesmo e ele está fazendo alguns testes nos Fostex FE126E e disse que é um saca....
dizerem que este full-range responde a partir de 70hz.
Em suas medições, tentando ajustar o gabinete para esta resposta, já começa a haver uma queda nos 200hz usando o gabinete de 10,5L
O melhor que ele conseguiu foi um gabinete com 7,5L e 2 pol no duto e, desta maneira, o drive responderá mais plano
a partir de 90hz.
Segundo ele, este fostex não é um mid-woofer mais um mid apenas
Eu e o Jm nos divertimos muito esta tarde desenvolvendo o crossover para o projeto duas vias.
Vou começar postando as fotos dos gráficos de dois gabinetes diferentes.
O primeiro é um gabinete com 10,5L seguindo o projeto que vem junto ao FE126E que deveria reproduzir a partir de 61hz:

Agora um outro suposto gabinete com 7,5L para reproduzir a partir de 96hz:

E um sobreposto ao outro.

Deixo para vcs tirarem conclusões
Agora vamos as fotos da afinação e definição dos valores do crossover, em tempo real, usando a caixa mágica do JM

Observe no gráfico a queda a partir de 90hz.
Mas deixa isto pra lá...observe como ficou plano até os 20K, com um leve aumento nos médios

Filminhos:

Este prototipos estão com 8 litros e o gabinete final será com 7,5L.,
O crossover ficará assim:
Os fostex subirão até 3,3K e serão cortados em 6dbs
Os vifas entrarão em 5Khz com corte de 12dbs
A impedância final da caixa será de 8 ohms.
Posso adiantar que está tocando melhor que o projeto anterior, mesmo ainda sendo o protótipo.
Hoje foi dia de montar os gabinetes
Vamos as fotinhas, que valem mais que as palavras

Amanhã é dia de fazer os crossover e elas já estarão quase prontas.
Tempo total, algumas horas
Hoje foi dia de preparar o gabinete para a primeira demão de selador.

Aplicando selador, primeira demão;

Deixa elas secando para segunda demão, e vamos aos crossover
Primeiro a máquina de enrolar bobina by JM

E o cok-pit

Um videozinho
Funciona assim, antes com sua caixa mágica ele estipulou os valores das bobinas e depois através de uma tabela, ele sabe quantas voltas tem que dar na bobina

O JM enrolando a bobina.
Neste caso 133 voltas
O produto, as bobinas:

Preparando a montagem dos crossover:

O crossover pronto:

Ontem, quando cheguei lá no JM, as caixinhas já estavam rolando

O JM não aguentou esperar.
Cada vez que o ponteiro abaixo chega no vermelho, significa que as caixas receberam 1 Watt

O que percebi de imediato, foi que o pico que me incomodava, fiufiu, sumiu, desapareceu
O nivel de refinamento aumentou sobremaneira entre este projeto duas vias e o horn + BR.
O tweeterzinho conferiu mais resolução e detalhamento, sem aparecer, sem chamar a atenção para sí.
Uma grata surpresa seu custo benefício.
Os graves, sintonizados em 98hz, retiraram um pouco da descida que o projeto anterior, horn, se propunha, mas em compesação
até onde eles descem, nestas duas vias, descem com absoluto detalhamento, não misturando as notas, mas sem o mesmo impacto.
Música sem graves, com pouca descida, vc nem percebe esta limitação.
A resposta da caixa ficou muito rápida.
Minha opinião é que este projeto é melhor que o anterior, e ainda mais portátil, que era uma de minhas exigências.
O custo tb foi menor, mesmo com a adição dos tweeter
Estou gostando muito e agora tenho que deixá-las rolando
Agora acertei
Primeiras audições:
Filminhos de hoje, 26/01/2010

Antes que perguntem, os subwoofer não estão ligados, apenas as caixinhas
Filminhos usando o "giant killer" que será o amp delas:

Eu não paro não...
a conexão é que está difícil, ainda
Re: Sistema 2ch estéreo (mutante) do LUKE
Obrigado.
Caro Luke Skywalker,
Vejo que em todas as suas colunas tem optado por colocar a frente destas recuada em relação às faces laterais, uma solução técnica deficiente pois esse rebordo provoca difracção ou reflexos nocivos à linearidade da resposta.
Proponho que experimente a solução de colocar uma moldura em feltro, adoptada pela BBC para o famoso mini-monitor LS3/5a:

Ficarei a aguardar a sua opinião sobre os resultados da experiência.
Cumprimentos (e que a força esteja consigo),
onga-ku
Edit: se quiser ser ainda mais perfeccionista deverá encastrar os altifalantes de forma a que a superfície do "difusor" fique à face com o plano da frente das caixas.
Vejo que em todas as suas colunas tem optado por colocar a frente destas recuada em relação às faces laterais, uma solução técnica deficiente pois esse rebordo provoca difracção ou reflexos nocivos à linearidade da resposta.
Proponho que experimente a solução de colocar uma moldura em feltro, adoptada pela BBC para o famoso mini-monitor LS3/5a:

Ficarei a aguardar a sua opinião sobre os resultados da experiência.
Cumprimentos (e que a força esteja consigo),
onga-ku
Edit: se quiser ser ainda mais perfeccionista deverá encastrar os altifalantes de forma a que a superfície do "difusor" fique à face com o plano da frente das caixas.

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2614
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 4072
Onga-fu,
obrigado pela dica.
Já li a respeito disto, noutro forun e pretendo um dia experimentar sim.
http://www.rjbaudio.com/Audiofiles/flush%20mounting.html
http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=1825320&postcount=3159

obrigado pela dica.
Já li a respeito disto, noutro forun e pretendo um dia experimentar sim.
http://www.rjbaudio.com/Audiofiles/flush%20mounting.html
Olha só quem está por aqui, tudo bem Luke?
Vamos manter contato por aqui, preciso te mostrar minha última invenção.
abraços
Leo
Vamos manter contato por aqui, preciso te mostrar minha última invenção.
abraços
Leo
Leo, seja bem vindo ao audiopt
Não esqueça de se apresentar: http://www.audiopt.net/apresentacao-f19/
O que aconteceu com o diyforum?
Hoje estou conseguindo acesso normal a este forum, depois de uma semana de acesso só via tunnel.
Vou postar novamente as fotos de meu post anterior, pois elas não abrem para mim e não sei se estão abrindo para algumém.
Vamos a elas:

Espero que agora com acesso normal elas abram para todos.
Não esqueça de se apresentar: http://www.audiopt.net/apresentacao-f19/
O que aconteceu com o diyforum?
Hoje estou conseguindo acesso normal a este forum, depois de uma semana de acesso só via tunnel.
Vou postar novamente as fotos de meu post anterior, pois elas não abrem para mim e não sei se estão abrindo para algumém.
Vamos a elas:

Espero que agora com acesso normal elas abram para todos.
São caixas diy que pequei na internet, em outro forum, para exemplo.
E o diyforum, o que houve?
Luke Skywalker escreveu:São caixas diy que pequei na internet, em outro forum, para exemplo.
caixas gostosas, essas
qual é o diyforum que referes?
Convidad- Convidado
O diyforum a que me refiro, foi (será?) um forum que o LéoMP estava a administrar e teve uma vida bastante curta, saindo do ar recentemente.
Já as fotos, foram postadas pelo membro Renato, um fabricante de caixas e subwoofers diy, no HTForum, no link abaixo:
Já as fotos, foram postadas pelo membro Renato, um fabricante de caixas e subwoofers diy, no HTForum, no link abaixo:
Bem,
as coisas por aqui não param
Aproveitando que consegui acesso normal agpra...
vamos aos "updates"
é o seguinte:
O Ricardo Pereira sempre foi um defensor da bi-amplificação, e como tal, sempre me aconselhou a experimentar.
Eu confesso que cheguei a expermintar várias vezes, mesmo por agora, eu experimentei um rotel RB-1070 e depois um adcom 5400 para tocar os graves das HB e deixando o Yaqin nos médios agudos.
Isto é possível, devido ao pré LS3i que tem dois pares de saídas RCA, sendo uma com filtro passa altas, que foi ajsutado recentemente para 102hz.
Este testes não chegaram a me encatar, pois o corte nas HB dos graves é alto, vai até os 800hz e desta maneira tinha um SS entrando numa faixa de frequência onde o valvulado é melhor.
Então, ontem, peguei meu subwoofer velodyne que está tocando abaixo de 100hz e deixei as HB, bi-cabladas, para o valvulado.
Agora tenho de 100hz para cima o mais puro som valvulado, livre de intermodulações dos graves, e abaixo dos 100hz apenas o subwoofer, encostando nas HB.
Ainda falta algum ajsute, mas o resultado está muito fino, no sentido de elegante
A dinâmica cresceu muito e a clareza e limpeza no geral nem se fala.
fotinhas:

mais um "cabim" Xing-ling que já foi parar no pré do Ricardo

Minha nova Fonte Diy, by VTR, para meu DacMagic
Lembram deste transformadorzinho?

Foi parar aí dentro deste gabinete:

Comparação entre a nova fonte Diy e a original do DacMagic

As coisas por aqui não param de evoluir
E ainda tenho tido oportinidade de ouvir alguns protótipos bem legais:
Neste abaixo, o JM queria provar que era possível retirar graves profundos de falantes de 5'.
Então ele fez um protótipo usando dois silver flute de 5' polegadas e médio e tweeter, ribbons.

Quem ouviu ficou impressionado com os graves.
Eu inclusive, mas achei que faltava uma melhor interação entre as baixas frequências e os médios, um pouco de equilíbrio.
Então, ele me chamou para ouvir os mesmos médio e tweeter, mas agora com o seas de 8' polegadas por canal.

Este outro, usa 4 accutons de 5' por canal, apenas para a faixa entre 60hz e 800hz para equilibar uma infinity IRS II

Caso o cliente aprove o protótipo, o projeto final preve a utilização, não dos 4 accutons por canal, mas de 12 accutons de 5 por canal.
Neste projeto o JM também refez os crossover dos módulos de medios/agudos subindo a entrada dos médios de 100hz para 800hz e dos tweeter de
3,5khz para 6Khz.
O erro do projeto original seria cortar os médios ribbons muito baixo, nos 100hz, o que causa uma deficiência na reprodução dos medios graves.
Daí a entrada dos accutons.
Ilustração:

(Este exemplo que peguei na net está faltando um woofer)

as coisas por aqui não param
Aproveitando que consegui acesso normal agpra...
vamos aos "updates"
é o seguinte:
O Ricardo Pereira sempre foi um defensor da bi-amplificação, e como tal, sempre me aconselhou a experimentar.
Eu confesso que cheguei a expermintar várias vezes, mesmo por agora, eu experimentei um rotel RB-1070 e depois um adcom 5400 para tocar os graves das HB e deixando o Yaqin nos médios agudos.
Isto é possível, devido ao pré LS3i que tem dois pares de saídas RCA, sendo uma com filtro passa altas, que foi ajsutado recentemente para 102hz.
Este testes não chegaram a me encatar, pois o corte nas HB dos graves é alto, vai até os 800hz e desta maneira tinha um SS entrando numa faixa de frequência onde o valvulado é melhor.
Então, ontem, peguei meu subwoofer velodyne que está tocando abaixo de 100hz e deixei as HB, bi-cabladas, para o valvulado.
Agora tenho de 100hz para cima o mais puro som valvulado, livre de intermodulações dos graves, e abaixo dos 100hz apenas o subwoofer, encostando nas HB.
Ainda falta algum ajsute, mas o resultado está muito fino, no sentido de elegante

A dinâmica cresceu muito e a clareza e limpeza no geral nem se fala.
fotinhas:

mais um "cabim" Xing-ling que já foi parar no pré do Ricardo

Minha nova Fonte Diy, by VTR, para meu DacMagic
Lembram deste transformadorzinho?

Foi parar aí dentro deste gabinete:

Comparação entre a nova fonte Diy e a original do DacMagic

As coisas por aqui não param de evoluir
E ainda tenho tido oportinidade de ouvir alguns protótipos bem legais:
Neste abaixo, o JM queria provar que era possível retirar graves profundos de falantes de 5'.
Então ele fez um protótipo usando dois silver flute de 5' polegadas e médio e tweeter, ribbons.

Quem ouviu ficou impressionado com os graves.
Eu inclusive, mas achei que faltava uma melhor interação entre as baixas frequências e os médios, um pouco de equilíbrio.
Então, ele me chamou para ouvir os mesmos médio e tweeter, mas agora com o seas de 8' polegadas por canal.

Este outro, usa 4 accutons de 5' por canal, apenas para a faixa entre 60hz e 800hz para equilibar uma infinity IRS II

Caso o cliente aprove o protótipo, o projeto final preve a utilização, não dos 4 accutons por canal, mas de 12 accutons de 5 por canal.
Neste projeto o JM também refez os crossover dos módulos de medios/agudos subindo a entrada dos médios de 100hz para 800hz e dos tweeter de
3,5khz para 6Khz.
O erro do projeto original seria cortar os médios ribbons muito baixo, nos 100hz, o que causa uma deficiência na reprodução dos medios graves.
Daí a entrada dos accutons.
Ilustração:

(Este exemplo que peguei na net está faltando um woofer)
Luke,
falando em extrair graves de falantes pequenos, lembra do Donald Tapped Horn?
veja esse tópico de minha autoria:
http://www.diyaudio.com/forums/subwoofers/160753-donald-tapped-horn.html
levei várias broncas de algumas pessoas. Mas não dá pra ficar mostrando isso em qualquer lugar. Só ouvindo mesmo para crer.
abs
Leo
falando em extrair graves de falantes pequenos, lembra do Donald Tapped Horn?
veja esse tópico de minha autoria:
http://www.diyaudio.com/forums/subwoofers/160753-donald-tapped-horn.html
levei várias broncas de algumas pessoas. Mas não dá pra ficar mostrando isso em qualquer lugar. Só ouvindo mesmo para crer.
abs
Leo
Léo,
como dito por lá: "Impressive"
Seu sistema esta bastante interessante.
Parabéns.
como dito por lá: "Impressive"
Seu sistema esta bastante interessante.
Parabéns.
Luke,
quer dizer que está descobrindo os benefícios de se usar um subwoofer em um sistema stereo? Bem vindo ao time!
Experimente fazer testes mudando o subwoofer de posição na sua sala.
abs
Leo
quer dizer que está descobrindo os benefícios de se usar um subwoofer em um sistema stereo? Bem vindo ao time!
Experimente fazer testes mudando o subwoofer de posição na sua sala.
abs
Leo
Página 13 de 40 •
1 ... 8 ... 12, 13, 14 ... 26 ... 40 
Tópicos similares» Progresso Sistema de Contas Usuário
» Sistema 2ch estéreo (mutante) do LUKE
» sistema de escape
» Dúvida com sistema de Escape
» Sistema feito à medida - Com fotos
» Sistema 2ch estéreo (mutante) do LUKE
» sistema de escape
» Dúvida com sistema de Escape