Fazer upscaling com HTPC/Media Center

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fazer upscaling com HTPC/Media Center

Mensagem  algazur em 30/12/2007, 23:22

Pessoal venho pedir ajuda para esclarecer esta duvida: para fazer upscaling a um sinal de televisão utilizando um media center (ou HTPC, como queiram chamar-lhe) tenho que usar uma placa de video que faça upscaling ou pode ser feito com software?

algazur
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Localização : marinha grande
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : -5

Voltar ao Topo Ir em baixo

E

Mensagem  Nochnoi gost em 31/12/2007, 00:43

Repara: TODAS AS GRAFICAS SEM EXCEPÇAO FAZEM UPSCALING!!!! Esta é uma das "desinformaçoes" mais estranhas da Internet, revistas da especialidade etc etc.

TODAS

O Upscaling é por definiçao o "aumento" da resoluçao, neste caso por interpolaçao, do sinal video de entrada. Se entrar no PC, atraves de uma placa de CAPTURA video, 576p, este é "convertido" na saida da GRAFICA em pex: 1280x720p, 1920x1080p, 1920x1080i etc etc etc, seleccionados em ambiente Windows no "display properties". Essa saida da grafica pode ser feita em Componentes HD, VGA (RGBHV), DVI ou HDMI, como preferires e dependendo do equipamento onde vai ser ligado o HTPC e das possibilidades da grafica em causa.

A qualidade do sinal de saida (cores, contraste e "sharpness") depende entao da capacidade e qualidade de upscaling de uma grafica e do renderer (ambiente Windows) que estas a escolher... Overlay, varios VMR9, EVR

Mas o sinal que entra no PC é 576i, PAL Europeu Standard, e a grafica precisa de 576p para fazer a sua "magia". Entao passamos ao:

Deinterlacing/desentrelaçamento

Enquanto fazer upscale é facilimo e NAO exige recursos do CPU (e muuuuuito poucos do CPU grafico), com o deinterlacing nao é bem assim. Este pode ser feito em software (os programas que vem com as placas de captura fazem-no, bem como o Dscaler) ou em hardware, usando de novo as capacidades das graficas mais modernas (atraves da API Directshow da Microsoft) e atraves das opçoes ao dispor nos drivers das mesmas.

(pessoalmente uso o driver ATI para fazer deinterlacing, seleccionando "hardware acceleration" no codec video, sendo entao, pex o MPEG2, deinterlaçado na grafica, à saida)

Neste deinterlacing esta o segundo componente que vai afectar a qualidade do sinal de saida no que respeita a "jaggies" e "motion blur" e fluidez das imagens em movimento

Logo:

PAL 576i--> Placa Captura --> Directshow (programas varios) 576p --> Placa Grafica --> 1080p, 1080i, 720p, 1024x768, 800x600 etc etc

ESTE POST HA-DE IR PARA STICKY E SERA O PRIMEIRO DE UMA SERIE QUE ESPERO FAZER SOBRE HTPCS, COMPONENTES, SOFTWARE E CODECS... QUANDO TIVER AS IDEIAS MAIS ORGANIZADAS
avatar
Nochnoi gost
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 525
Idade : 45
Localização : Lisboa...
Interesses : Estou neste forum, certo :)?
Data de inscrição : 07/06/2007
Pontos/Reputação : 190

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fazer upscaling com HTPC/Media Center

Mensagem  algazur em 31/12/2007, 16:24

Agradecido pela excelente informação!
Quanto á ideia do post passar a sticky tambem me parece optima, porque creio que nos proximos tempos vai haver muita gente a interessar-se por este tema.
Mais uma vez, muito agradecido pela explicação.

algazur
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 25
Localização : marinha grande
Data de inscrição : 09/06/2007
Pontos/Reputação : -5

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Fazer upscaling com HTPC/Media Center

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum