O meu Sistema....
Página 3 de 5 • Compartilhe •
Página 3 de 5 •
1, 2, 3, 4, 5 
Re: O meu Sistema....
Tenho estado a ler alguns comentários (AAA) em relação à modificação efectuada pela swoboda e em regra geral aquilo de que me consigo aperceber é que a modificação ganha em definição mas à custa da musicalidade. Como sempre, uns gostam, outros não. 
Convidad- Convidado
Blink,
A razão de ser do upsampling é a necessidade de filtragem analógica na saída. Se não tivesses upsampling nenhum, tinhas de ter um filtro na saída que te retirasse os 44.1 kHz, o que ainda está muito perto da gama audível e ia afectar a qualidade dos agudos (o que é comum nos leitores non-oversampling, ou NOS, há por aí alguns exemplos). Se fizeres upsampling para 192 ou para 384, a frequência a filtrar na saída já está muito longe da gama audível, e essa filtragem tem muito menos efeito no som.
E com um bom filtro com anti-aliasing até ficas com umas "curvas" nos agudos mais bem delineadas, fazendo um paralelo gráfico.
Um exemplo extremo disso foi o Cambridge CD3, em que a Cambridge que na altura estava na vanguarda com o seu CD1, resolveu implementar no CD3 um oversampling a 16x, o que atirava a frequência de trabalho dos DACs para os 700 kHz, bem no domínio ultrassónico, e que segundo a Cambridge, não necessitava de filtragem analógica nenhuma.
A razão de ser do upsampling é a necessidade de filtragem analógica na saída. Se não tivesses upsampling nenhum, tinhas de ter um filtro na saída que te retirasse os 44.1 kHz, o que ainda está muito perto da gama audível e ia afectar a qualidade dos agudos (o que é comum nos leitores non-oversampling, ou NOS, há por aí alguns exemplos). Se fizeres upsampling para 192 ou para 384, a frequência a filtrar na saída já está muito longe da gama audível, e essa filtragem tem muito menos efeito no som.
E com um bom filtro com anti-aliasing até ficas com umas "curvas" nos agudos mais bem delineadas, fazendo um paralelo gráfico.
Um exemplo extremo disso foi o Cambridge CD3, em que a Cambridge que na altura estava na vanguarda com o seu CD1, resolveu implementar no CD3 um oversampling a 16x, o que atirava a frequência de trabalho dos DACs para os 700 kHz, bem no domínio ultrassónico, e que segundo a Cambridge, não necessitava de filtragem analógica nenhuma.

MikeF- Profissional
- Número de Mensagens: 220
Pontos/Reputação: 294

No Lyngdorf a diferença é bem evidente.
E para mim, que ate conheci razoavelmente bem alguns dos primeiros leitores de Cd's da Sony (serie ES) e da Philips, parece-me que qualquer comparação é esquecer Darwin e a evolução da especies
E para mim, que ate conheci razoavelmente bem alguns dos primeiros leitores de Cd's da Sony (serie ES) e da Philips, parece-me que qualquer comparação é esquecer Darwin e a evolução da especies

Mr.Spock- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 423
Pontos/Reputação: 161
Mr.Spock escreveu:qualquer comparação é esquecer Darwin e a evolução da especies
Aqui não se trata de uma selecção natural das espécies e não nos podemos esquecer, e em especial no que aos sistemas de som diz respeito, que houve muita evolução regressiva. (e muita)
A única maneira de testar e avaliar, seria a de testar um Sony alterado pela swoboda, e um qualquer leitor modernaço...alto-end.

Convidad- Convidado
António José da Silva escreveu:Mr.Spock escreveu:qualquer comparação é esquecer Darwin e a evolução da especies
Aqui não se trata de uma selecção natural das espécies e não nos podemos esquecer, e em especial no que aos sistemas de som diz respeito, que houve muita evolução regressiva. (e muita)
Subscrevo sem reservas.

onga-ku- Equipa Audiopt - Colaborador

- Número de Mensagens: 2405
Interesses: Música, fotografia, cozinha, viagens
Pontos/Reputação: 3765
onga-ku escreveu:António José da Silva escreveu:Mr.Spock escreveu:qualquer comparação é esquecer Darwin e a evolução da especies
Subscrevo sem reservas.
E eu tambêm subscrevo sem reserva alguma, e felizmente para mim ou não tenho guardados alguns exemplos dessa evolução, e até desta família Sony CDP-XA7ES que é ainda primo deste do Amigo Blink mas sêm MOD´s !!!

Convidad- Convidado
Que opamps têm o animal , os de origêm ou outros de outra origêm ??
He He He
Convidad- Convidado
Quanto aos DACs acho que não têm razão... os DACs de hoje em dia são radicalmente melhores que os de há 15 anos atrás...
E o meu primeiro leitor era um peso pesado, multibit, com um dac TDA 1541, tudo o que a malta hoje em dia diz que era o suprasumo... e garanto-vos que a performance em termos de som foi batida e bem por bons leitores actuais.
Em termos de transporte, acredito que tenham alguma razão, alguns transportes eram belas obras de engenharia e as drives actuais não se parecem nada com isso. Mas isso também tem a ver com alguns conceitos que foram mudando, e com a massificação da produção - hoje é muito fácil pegar numa drive das que se usam em PCs e fazer uma boa extracção de audio com ela. E isso também possibilitou terem leitores a preços muito acessíveis e com performances que há uns anos atrás só com leitores bem carotes. O meu Marantz 94 custava na altura uns 170 contos e o Sony 777ES não andava longe.
E depois há alguns conceitos que temos dificuldade em interiorizar... Por exemplo, um CD é lido em CLV e não em CAV, por isso tudo o que se pensa para um gira-discos para estabilidade rotacional é exactamente ao contrário. Um CD nunca gira a velocidade constante, e é importante que possa ser acelerado e desacelerado rapidamente. Para isso, o conjunto que gira deve ter baixa massa para ter baixa inércia. Logo, o puck desse Sony está mal concebido, e um puck mais leve será melhor. Ah, mas já não emana aquela "sensação" de qualidade...
E o meu primeiro leitor era um peso pesado, multibit, com um dac TDA 1541, tudo o que a malta hoje em dia diz que era o suprasumo... e garanto-vos que a performance em termos de som foi batida e bem por bons leitores actuais.
Em termos de transporte, acredito que tenham alguma razão, alguns transportes eram belas obras de engenharia e as drives actuais não se parecem nada com isso. Mas isso também tem a ver com alguns conceitos que foram mudando, e com a massificação da produção - hoje é muito fácil pegar numa drive das que se usam em PCs e fazer uma boa extracção de audio com ela. E isso também possibilitou terem leitores a preços muito acessíveis e com performances que há uns anos atrás só com leitores bem carotes. O meu Marantz 94 custava na altura uns 170 contos e o Sony 777ES não andava longe.
E depois há alguns conceitos que temos dificuldade em interiorizar... Por exemplo, um CD é lido em CLV e não em CAV, por isso tudo o que se pensa para um gira-discos para estabilidade rotacional é exactamente ao contrário. Um CD nunca gira a velocidade constante, e é importante que possa ser acelerado e desacelerado rapidamente. Para isso, o conjunto que gira deve ter baixa massa para ter baixa inércia. Logo, o puck desse Sony está mal concebido, e um puck mais leve será melhor. Ah, mas já não emana aquela "sensação" de qualidade...

MikeF- Profissional

!!!E permita-me apenas uma correcção, as drives de PC ou qualquer outra drive digital não extrai audio mas sim dados apenas
(010101010000101010101)
Cumps
Convidad- Convidado
Vodoo escreveu:as drives de PC ou qualquer outra drive digital não extrai audio mas sim dados apenas
(010101010000101010101)
Cumps
Caro Vodoo,
estamos a entrar em offtopic, mas nada melhor que um técnico de hardware para nos explicar isso... O processo de extração de audio e de dados não é exactamente igual, tanto que a maioria das drives de PC têm velocidades máximas diferentes para extração de dados e para audio (DAE).
Isso deve-se a quê? a um ser em CAV e outro em CLV? ou aos bits de paridade e aos sistemas de correção de erros que em dados são mais robustos? sei que uma drive em CLV normalmente não consegue extrair tão depressa como em CAV...

MikeF- Profissional

MikeF escreveu:Vodoo escreveu:as drives de PC ou qualquer outra drive digital não extrai audio mas sim dados apenas
(010101010000101010101)
Cumps
Caro Vodoo,
estamos a entrar em offtopic, mas nada melhor que um técnico de hardware para nos explicar isso... O processo de extração de audio e de dados não é exactamente igual, tanto que a maioria das drives de PC têm velocidades máximas diferentes para extração de dados e para audio (DAE).
Isso deve-se a quê? a um ser em CAV e outro em CLV? ou aos bits de paridade e aos sistemas de correção de erros que em dados são mais robustos? sei que uma drive em CLV normalmente não consegue extrair tão depressa como em CAV...
Boas
Não queria nem entrar por ai mas já que falou nisso e ainda bêm que o fez.
Realmente o sistema de correcção de dados é muito mais robusto e melhor mais lento ou mais rápido depende da drive em questão.
Isso hoje em dia está de tal forma que a grande maioria de fabricantes de leitores de CDP utiliza drives de PC dentro das suas máquinas como se pode observar no tópico máquinas e esqueletos deste forum onde coloquei algumas fotos de alguns exemplos.
A melhor maneira de se extrair audio não é directamente como faz a maioria das pessoas mas sim de extrair os dados primeiro para o disco duro em forma de imagem (tipo espelho), e depois criar uma drive virtual do mesmo no PC e a partir dai então extrair o Audio.
As diferenças sonoras chegam a sêr assombrosas com um nível de detalhe superior a qualquer CDP.
E o mesmo aconteçe com as drives de DVD e BluRay CLV.
Vou tentar postar aqui alguns exemplos disso!!
Later CD drives kept the CLV paradigm, but evolved to achieve higher rotational speeds, popularly described in multiples of a coarse speed. As a result, a 4X drive, for instance, would rotate at 800-2000 RPM, while tranferring data steadily at 600 KiB/s, which is corresponding to 4 x 150 KiB/s.
RotationControl
A WRITE_ROTATION-typed value that indicates whether the device will write to the media by using CLV (constant linear velocity) rotation or CLA (constant angular velocity) rotation.
Abraço
Convidad- Convidado
Boas tardes Blink!
sempre optou pelas proac?

bikett- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 177
Ocupação: Funcionário Publico
Pontos/Reputação: 96

bikett escreveu:Boas tardes Blink!
É verdade caro amigo, mais vale tarde que nunca, agora tenho um som completamente diferente, as RS6 são muito boas mas querem espaço, tinha que lhe meter as rolhas para sintonizar os baixos, estas tocam lindamente com o Primaluna e gosto muito do som delas.

Blink- Equipa Audiopt - Admin.

- Número de Mensagens: 4115
Interesses: DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação: 1613
acho que o meu yaqin vai viajar até à Póvoa....?? 

bikett- Membro Audiopt

- Número de Mensagens: 177
Ocupação: Funcionário Publico
Pontos/Reputação: 96

Página 3 de 5 •
1, 2, 3, 4, 5 
Tópicos similares» SISTEMA DE TRANFORMAÇÃO NETPLAY V3/ DEMO
» sistema de escape
» Dúvida com sistema de Escape
» Sistema Mister Chef
» Centenário da Pizza: Sistema delivery online chega para revolucionar o mercado
» sistema de escape
» Dúvida com sistema de Escape
» Sistema Mister Chef
» Centenário da Pizza: Sistema delivery online chega para revolucionar o mercado
Página 3 de 5
Permissão deste fórum: