Esclarecimento

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Esclarecimento

Mensagem  RuiRocha em 3/6/2007, 19:49

Hello Again !!!!!!!!!!

Quem me pode explicar em que parte das especificaçoes de um pre de phono que se pode ver que tipo de agulha usar se uma MC de alto ou de baixo ganho!!!!

Cump
RR

:roll:
RuiRocha
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 324
Pontos/Reputação : -5

Re: Esclarecimento

Mensagem  RuiRocha em 4/6/2007, 00:30

ninguem ??????????

Cump
RR
RuiRocha
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 4/6/2007, 01:08

Estou um pouco ocupado nas alteraçoes do forum, mas fica sebendo que a phonos MM e Mc, se tiver afinaçoes nao te preocupes da para as duas situaçoes.
Tens de ver o ganho possivel, do phono, as Mc de alto ganho necssitam de menos ganho as de baixo nivel ja necessitam de mais, verifica as possiblidades de ganho nas especificaçoes da phono.

Convidad
Convidado

Mensagem  RuiRocha em 4/6/2007, 18:23

Ok shade no problem!!!!

O one_o_six não anda por aí ???

Quem tem conhecimentos tecnicos para me esclarecer????

Cumps
RR
RuiRocha
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Aspectos técnicos

Mensagem  one_o_six em 4/6/2007, 19:26

A minha disponibilidade actual é mínima, mesmo que ande por aí nem sempre posso escrever.
Além disso, os aspectos técnicos estão longe de constituir o meu forte.
A questão não é assim tão simples. Tinhas que ter acesso a informações detalhadas, que nem sempre existem.
O que conta é o ganho. Há células de vários níveis de saída, por vezes agrupadas em low output, medium output e high output.
Estas últimas têm saídas comparáveis às MM. São bastante conhecidas as Denon DL-110 e DL-160, e a Benz Silver.
As medium output devem andar por 0,8 a 1 mV.
As low output, as mais complicadas (e supostamente as melhores), podem chegar a 0,4 mV, mas podem também ter apenas 0,2...
A Benz Micro tem alguns modelos com as três saídas, LO, MO, HO, não sei mais algum fabricante tem a mesma abordagem.
A nível de necessidades do phono-stage, tens que comparar as especificações, mas por vezes os fabricantes são um pouco avarentos no que toca a informar. Normalmente a maioria dos phono-stage MC tem ganho suficiente para todas as células.
Outra coisa, os phono-stage a válvulas não são muito aconselhados para células MC, sobretudo de baixo ganho, devido a poderem produzir ruído, embora o high-end tenha bastante oferta nessa área.
one_o_six
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 124
Ocupação : Software
Interesses : Music, hi-fi, reading, sailing
Pontos/Reputação : 0

Mensagem  Palmas em 18/6/2007, 13:46

RuiRocha escreveu:Hello Again !!!!!!!!!!

Quem me pode explicar em que parte das especificaçoes de um pre de phono que se pode ver que tipo de agulha usar se uma MC de alto ou de baixo ganho!!!!

Cump
RR

Rolling Eyes

Vamos lá tentar explicar:

imagine que a entrada que o seu amp (ou preamp de linha) tem uma entrada nominal que necessita de 0,7V para full output (ver manual do dito aparelho).
Se a agulha tem uma saida nominal de 4mV, temos que 20.log(0.7/0.004) = 45dB ou seja o ganho ideal é de 45dB. Caso a agulha tenha uma saida de 0.25mV, precisamos de 20.log(0.7/0.00025) = 69dB.

Claro que salvo alguns amps que permitem um ajuste muito fino, não se encontram pr'es de phono com o ganho rigorosamente pretendido, mas algo com +ou-6dB dará.

Caso não tenha especificação da entrada do amp ou pré, use o nível de sinal da fonte alternativa: p.e. se usar um CD na mesma entrada onde ligará o phono, e se a saida do CD for de p.e. 1,7V, use essa saida como referencia, para que quando muda de uma fonte para outra não note muita diferença no volume. (nota: 20xlog(1.7/0.00025) = 77dB)

Mas o ganho é apenas um aspecto da coisa, verifique também se a impedancia de entrada do phono está adequada para a gulha em questão.
Alguns phono's tÊm a possibilidade de ajustar, outros não.
No caso de MM, normalmente temos 47k//100pF, no caso das MC a variedade é muito grande e temso desde 100ohm/500pF até mais de 47k/100pF.

Espero que tenha sido útil, e se tiver dúvidas mais específicas, estou ao seu dispor.
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 143
Ocupação : Sim
Interesses : Também

Mensagem  RuiRocha em 18/6/2007, 13:51

Olá boa tarde

Era de uma resposta deste genero que estava à espera.

Agora com a sua resposta vou analisar as especificações do meu phono e depois digo qualquer cois, caso tenha duvidas volto a chatea-lo...

Cumps
RR
RuiRocha
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Palmas em 18/6/2007, 16:01

RuiRocha escreveu:Olá boa tarde

Era de uma resposta deste genero que estava à espera.

Agora com a sua resposta vou analisar as especificações do meu phono e depois digo qualquer cois, caso tenha duvidas volto a chatea-lo...

Cumps
RR

Não chateia nada, é um prazer ajudar.
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 19/6/2007, 09:13

caro palmas

em função dessa fórmula que enunciaste para o ganho, então qual será o ganho ideal para o meu audio innovations a válvulas e para a célula ortofon MC salsa que estou a testar ?

o meu audio innovations não tem regulador de ganho

http://www.ortofon.com/html/profile.asp

a input sensivity do phono para MC é de 20 ohms (low) e 80 ohms (high).

[/url]

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1163
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1330

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Palmas em 19/6/2007, 10:20

vinilsuporter escreveu:caro palmas

em função dessa fórmula que enunciaste para o ganho, então qual será o ganho ideal para o meu audio innovations a válvulas e para a célula ortofon MC salsa que estou a testar ?

o meu audio innovations não tem regulador de ganho

http://www.ortofon.com/html/profile.asp

a input sensivity do phono para MC é de 20 ohms (low) e 80 ohms (high).

O Audio Innovations a válvulas é o Classic 25? então a entrada necessária para "full power" é de 300mV. A O Salsa tem uma saida nominal a 5m/s, 1000Hz de 380uV:

20xlog(300/0.38) = 58dB

Nota que se usares nas mesmas entradas um leitor de CD com o nível superior aos necessários 300mV, por exemplo 1V, o sinal do prato vai ficar mais baixo que o do CD. Caso pretenda ter os níveis semelhantes (e atenção que exagerando pode estar a saturar o andar de entrada ou a limitar a acção do atenuador - leia-se controlo de volume -) o ganho necessário será de 20xlog(1000/0.38) = 68dB

Se quiser as contas feitas pelas fontes alternativas, diga-me quais os níveis de saida...

Note que um ganho de 68dB corresponde a cerca de 2600x !!!!!

[/url]
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 19/6/2007, 11:04

caro palmas

a minha unidade de phono dedicada é a audio innovations P2MC que tem cerca de 15 anos e está descontinuada, nada tem a ver com o audio innovations 25. na internet só se encontra informação em "cirilico".

mas já foi rectificada de ponta a ponta, tinha problemas de massa, foram substituidas as válvulas de saída no sentido de lhe melhorar a dinâmica e de facto o som actual nada tem a ver com o anterior, sendo mais pujante e rápido (nem parace som de válvulas).

como não consigo aqui colocar fotos (nabice da minha parte) não posso colocar as caracteristicas.

de qualquer modo obrigado pela informação

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1163
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1330

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Palmas em 19/6/2007, 13:11

vinilsuporter escreveu:caro palmas

a minha unidade de phono dedicada é a audio innovations P2MC que tem cerca de 15 anos e está descontinuada, nada tem a ver com o audio innovations 25. na internet só se encontra informação em "cirilico".

mas já foi rectificada de ponta a ponta, tinha problemas de massa, foram substituidas as válvulas de saída no sentido de lhe melhorar a dinâmica e de facto o som actual nada tem a ver com o anterior, sendo mais pujante e rápido (nem parace som de válvulas).

como não consigo aqui colocar fotos (nabice da minha parte) não posso colocar as caracteristicas.

de qualquer modo obrigado pela informação

Pensei que o Audio Inn. era o seu amplificador. Assim as contas não estão correctas. Se precisar que lhe faça as contas, diga-me ao menos qual é o amp ao qual o phono vai ligar e qual a fonte de sinal alternativa que usa (leitor de CD, Tuner, etc).

Também se precisar de uma pequena tradução do cirilico, mande o texto ou o link.~
Palmas
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: