Amplificação PrimaLuna

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Amplificação PrimaLuna

Mensagem  Milhafre em 26/11/2007, 23:10

Caríssimos,

gostaria da vossa sábia opinião acerca da(s) alteração(ões) que pretendo efectuar no meu sistema. Assim:

Sala: 12m2 sem arestas vivas e bem amortecida com carpete e cortinados expessos por um lado e estantes com livros e CDs por outro.

Colunas: Tannoy P20 com afastamento de 1,5m (entre elas) e 50cm (da parede traseira). O "sweet spot" situa-se a 3m das ditas (no vértice do triângulo formado pelas colunas com o ponto de escuta).
Recom.Amp. 10-100 watts / Freq.Resp. 42Hz-38kHz / Sens. 90dB / Nomin. Imped. 8 Ohmios / Minim. Imped. 4 Ohmios.

Fonte: Rega Saturn

Amplificação: PrimaLuna Three (Pré-Amp)

Orçamento: Flexível , em função das melhorias sónicas que, das seguintes opções, poderão advir:

1ª - adicionar um power Prologue 5

2ª - adicionar dois monoblocos Prologue 7

3ª - retomar o Pré e optar por uma solução integrada que, neste caso, seria o Dialogue 2

Nota final: gosto de válvulas . Para além de me "darem música", alumiam-me os caminhos do espírito e aquecem-me as tenebrosas noites de inverno.

A todos, desde já, agradeço.
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 80
Pontos/Reputação : 0

Re: Amplificação PrimaLuna

Mensagem  Convidad em 28/11/2007, 15:13

eu acho que ponha os dois monoblocos sem duvida nenhuma
um abraço

Convidad
Convidado

Mensagem  Milhafre em 28/11/2007, 21:42

alota,

Continuo a study o caso...

cheers
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 29/11/2007, 09:50

posso-te dizer que a diferença com os monoblocos é evidente. se não podes comprar logo espera e vais ver que depois ficas mais satisfeito

Convidad
Convidado

Mensagem  Milhafre em 29/11/2007, 23:42

alota,

já testaste as outras opções? Podes ser mais específico?
Se for o caso, como caracterizas as diferenças entre os monoblocos e o novo integrado DiaLogue Two?

cheers
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 3/12/2007, 11:44

eu não tive nenhuma experiença directa mas duas alimentações são melhores do que uma e isto experimentei directamente.
as valvulas depois beneficiam muito de uma boa alimentação

Convidad
Convidado

Mensagem  Milhafre em 7/12/2007, 19:15

Novidades para breve... santa
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 8/12/2007, 11:49

Prezado Milhafre!

Primeiramente congratulo V. Ex.ª por viver no paradísico arquipélago dos Açores - região pela qual nutro grande paixão, desejando, quiçá, um dia, residir aí (o problema é arranjar trabalho para este fantasma e a Menina dos meus olhos).

Para uma sala de dimensões normais e considerando que possui umas colunas de fácil rendimento (as P20 têm 90 dB de sensibilidade), proponho amplificação Dynavox VR-70E. Trata-se de um integrado, somente com uma entrada de linha, que em troca de €350,00 - €400,00 facilmente coloca em sentido os Prima Luna e o Orchestra da Jadis. No entanto, se insistir em ter pré e power separado, pode aproveitar o VR-70E na qualidade de amplificador de potência, adquirindo o pré da mesma marca.

Porventura, se seguir a recomendação fantasmagórica (ou não fosse eu um fantasma), a primeira aquisição era o integrado, experimentando o sistema nessa configuração, com válvulas Brimar ECF82 e JJ Electronic KT77.

O representante luso da Dynavox é a JMÁudio.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  Milhafre em 9/12/2007, 16:16

Caro Ghost4u,

agradeço-te as dicas e gentis palavras acerca do meu arquipélago. Compreendo-as perfeitamente e, tal como tu, partilho a mesma paixão por estes bocados de terra no Atlântico espalhados.
Sempre que ouvi os PrimaLuna gostei e, porventura, houve da minha parte uma identificação mais estreita com a sua sonoridade. Reconheço, contudo, que nunca ouvi os Dynavox e admito todas as suas qualidades. Aliás, não és o primeiro forista que mos recomenda. Porém, e dadas as circunstâncias (possuir o pré ProLogue Three), torna-se mais fácil manter-me fiel à marca, ainda para mais com as limitações impostas pelo meu isolamento (audições, comparações e respectivas conclusões).
A escolha, em princípio, está feita e quando for caso disso farei a respectiva (humilde) review.

Um abraço cheers

P.S. mesmo que venhas de passagem, terei todo o gosto em receber-te nesta telúrica harmonia.
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Convidad em 9/12/2007, 19:05

Prezado Milhafre!

Respeito a sua opção referente a amplificação.

Quanto às palavras desse deslumbrante arquipélago, realço o facto de ser um "alfacinha de gema" que, em tempos, aproveitava o décimo mês do ano para passar férias no Al(l)garve (ao ponto que o Governo da República chegou para, em prol do markting, promover uma região no estrangeiro, deturpando a nossa língua). Contudo, desde a minha primeira ida ao Açores (1987), esqueci o Algarve, e desde então, marco presença por essas porções de terra semeadas em pleno mar cristalino. Somente o ano passado, por motivos profissionais, faltei à formatura nessas paragens (contudo, mandei as minhas meninas para São Miguel).

Um abraço,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  initiald em 9/12/2007, 21:48

Boa noite,

Eu espero que o caro forista Milhafre não se importe de eu aproveitar o seu post para colocar uma duvida, que é sobre amplificadores a valvulas.
Mas é que gostava de aproveitar a experiencia dos intervenientes deste post para perguntar a razão pela qual os amplificadores a valvulas terem uma potencia, por norma, inferior aos amplificadores de transistores. Isso implica que deverao ser utilizados em salas mais pequenas ? Quais as diferenças na sonoridade dos amps a valvulas em relaçao aos de transistores ?

Ja agora, o forista Ghost4u podera indicar o site da dynavox ? A sua sugestão do amplificador VR-70E fez-me aguçar a curiosidade em relaçao a marca.

Obrigado a todos
Sérgio

initiald
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 68
Pontos/Reputação : 16

Mensagem  joevalve em 10/12/2007, 13:34

caro initial

com a permissão do forista Milhafre aqui poderás encontrar informações sobre os Dynavox:

http://www.hifi-phono-house.com/Tube-Electronic/Dynavox---442_1070.html?XTCsid=2eb3a6bdaef947a0f7fe61d0b3e5c19f

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1167
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1336

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  Convidad em 10/12/2007, 13:41

initiald escreveu:Mas é que gostava de aproveitar a experiencia dos intervenientes deste post para perguntar a razão pela qual os amplificadores a valvulas terem uma potencia, por norma, inferior aos amplificadores de transistores. Isso implica que deverao ser utilizados em salas mais pequenas ?

No

Convidad
Convidado

Mensagem  Convidad em 10/12/2007, 13:48

initiald escreveu:Quais as diferenças na sonoridade dos amps a valvulas em relaçao aos de transistores ?

"Vacuum-tube amplifiers differ from transistor and operational amplifiers because they can be operated in the overload region without adding objectionable distortion."

http://www.milbert.com/tstxt.htm

Convidad
Convidado

Mensagem  Milhafre em 10/12/2007, 21:18

http://audio-nirvana.fortunecity.net/pag_esp/frames_esp.htm

initiald,
o link acima também te pode ser útil.

cheers
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  initiald em 11/12/2007, 00:36

Obrigado pessoal pelos links cheers

initiald
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 68
Pontos/Reputação : 16

Mensagem  Convidad em 15/12/2007, 00:13

Prezado Milhafre e Initiald!

Primeiramente, apresento um pedido de desculpa, por utilizar este seu tópico para responder ao companheiro Initiald, o qual, consultando a minha recomendação, revelou curiosidade na amplificação Dynavox.

Quanto à marca suparcitada de amplificadores a válvulas, informo que o representante luso é a JMAudio. Eis o endereço electrónico: www.jmaudio.com.pt

Grato pela compreenssão do companheiro açorense,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  Brás em 23/12/2007, 10:55

🆒 Quem tem válvulas e quer válvulas tem que falar com o Mestre José Martins da Jmaudio(pelo que sei o MAC do JVH foi por ele valvulado) e além disso é uma excelente pessoa.
Quem negoceia com ele fica sempre a ganhar. Um abraço a todos e um bom Natal:cheers:
Brás
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1440
Pontos/Reputação : 593

Mensagem  Convidad em 23/12/2007, 14:31

Brás escreveu:🆒 Quem tem válvulas e quer válvulas tem que falar com o Mestre José Martins da Jmaudio(pelo que sei o MAC do JVH foi por ele valvulado) e além disso é uma excelente pessoa.
Quem negoceia com ele fica sempre a ganhar. Um abraço a todos e um bom Natal:cheers:
Ganhei duas válvulas que rebentaram rapidamente.Shocked

Convidad
Convidado

Mensagem  Milhafre em 11/5/2008, 19:15

Caros amigos,

após uma longa espera de cinco meses - cujo motivo se deveu a questões relacionadas com a produção e distribuição aos importadores e às quais sou totalmente alheio - estou em condições de vos dar nota da escolha e primeiras impressões sobre a mesma.
Antes gostaria de agradecer o contributo de todos os que, de uma forma ou doutra, auxiliaram a minha opção com as suas sugestões, comentários e opiniões.
O amp. integrado PrimaLuna Dialogue Two chegou, finalmente, às minhas mãos no final da passada semana e deu-me particular gozo a sua instalação e, sobretudo, as primeiras audições.
Abstenho-me de comentar a sua qualidade de construção - bem patente no peso considerável com o qual a minha hérnia teve de lidar, mas como a causa era das mais nobres... - porque já está bem documentada em diversas revistas da especialidade e em reviews por essa internet fora.
Cinjo-me pois apenas à minha opinião pessoal e, por isso, subjectiva e discutível.
O amplificador fez parelha com o leitor de CDs Rega Saturn e com as Tannoy P20, ligadas pelas saídas de 4 ohmios.
O primeiro disco que ouvi ("Brasileirinho", de Maria Bethânia) revelou, desde logo, uma enorme sensação de presença, de palpabilidade num espaço enorme e arejado, onde cada instrumento (perfeitamente definido, individualmente e no palco) se integrava com a voz num conjunto absolutamente coeso e harmonioso.
Bethânia cantava para mim "no seu tamanho natural", bem ali à minha frente...

"... cabocla seu penacho é verde
seu penacho é verde
é da cor do mar..."

Com Keith Jarrett (The Koln Concert) reconfirmei essa deliciosa sensação de palco.
A gama média é líquida - tão típica das válvulas - cristalina e muito detalhada. Esse detalhe, porém, jamais se sobrepõe ao conjunto pelo que, durante as audições, a minha atenção nunca foi desviada para além do todo da obra que escutava.
O grave revelou-se extenso, pujante e controlado... de bater o pé, independentemente do volume a que é ouvido, como pude comprovar com o disco "Ó Tambor", de Rui Júnior.
Como o aparelho está ainda em período de "queima", julgo que melhorará a sua prestação nos próximos tempos.
Resta-me acrescentar que, gradualmente, fui preferindo o modo tríodo ao ultralinear por me soar mais consistente e saboroso. A música apresenta-se mais descontraída, sem pressas ou obstipações.

Um abraço a todos.
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  SOUND em 11/5/2008, 23:05

Parabens pela aquisicao e pelo review Milhafre.

Fazes-me sentir "inveja" Very Happy com esses comentarios a respeito desse som liquido, tenho ouvido maravilhas a respeito do som das valvulas e um dia sou capaz de vir a concretizar o sonho de possuir uma amplificacao com valvulas mas para ja ainda nao ha tempo(££££) para tal, quem sabe mais tarde, quando acabar os meus estudos.
Entretanto desejo-te que usufruas ao maximo esse maravilhoso som Very Happy

Um abraco

Carlos
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  SOUND em 11/5/2008, 23:52

Milhafre, aproveitando a tua experiencia com uma amplificacao a valvulas que me parece ser bastante competente gostaria de perguntar-te se e esta capaz de tocar todos os tipos de musica bem ou e mais indicada para tocar certos generos.

Grato pela informacao
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Milhafre em 12/5/2008, 02:26

Viva Carlos,
esta amplificação será adequada a todos os géneros se te identificares com a sonoridade. Ou seja, para o meu gosto, não me parece contra-indicada a nenhum. Contudo, admito que se só ouvisse pop/rock, metal e outros parecidos, talvez optasse por um amplificador a transístores com mais verve (teoricamente mais dinâmico e com outro poder de ataque) se bem que, como sabes, tudo isso é muito relativo.

cheers
Milhafre
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Mensagem  Fernando Novais em 12/5/2008, 20:50

Boas cheers

Meus amigos este topico veio despertar ainda mais o bichinho pelas valvulas. Nao mais do que um mes, estive na Imacustica a ouvir um Amplificador Integrado PrimaLuna Prologue Two, que gostei muito.
Tendo o forista Ghost4u falado tao bem sobre o Dynabox vr-70E, entrei em contacto com a JMÁudio para saber preços deste integrado e realmente o preço é mesmo convidativo, comparando com o Primaluna.
Ghost4u gostaria de que me explica-se por favor o que quer dizer "trata-se de um integrado, somente com uma entrada de linha".
Cumprimentos
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  SOUND em 12/5/2008, 22:06

Fernando Novais escreveu:Boas cheers

Meus amigos este topico veio despertar ainda mais o bichinho pelas valvulas. Nao mais do que um mes, estive na Imacustica a ouvir um Amplificador Integrado PrimaLuna Prologue Two, que gostei muito.
Tendo o forista Ghost4u falado tao bem sobre o Dynabox vr-70E, entrei em contacto com a JMÁudio para saber preços deste integrado e realmente o preço é mesmo convidativo, comparando com o Primaluna.
Ghost4u gostaria de que me explica-se por favor o que quer dizer "trata-se de um integrado, somente com uma entrada de linha".
Cumprimentos

Viva Fernando Novais

O Ghost4u quer dizer e que so vais poder ligar uma fonte de sinal de cada vez ao referido integrado uma vez que este nao permite mais.

Na pratica, isso em parte e bom, porque favorece a qualidade do som.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Fernando Novais em 12/5/2008, 22:34

Boas SOUND :partyman:

Obrigado pela ajuda SOUND.Vou mandar vir um Dynabox vr-70E para curtir um sonzito as valvulas.. :partyguitar:

Cumprimentos
Fernando Novais
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 2643
Ocupação : Funcionario Publico
Interesses : Musica/Cinema/Vespas
Pontos/Reputação : 1762

Mensagem  joevalve em 13/5/2008, 07:16

parece que o Dynavox começa a ter adeptos. naturalmente que ele sem ser mexido não é grande espingarda, mas depois disso suceder é por assim dizer uma verdadeira surpresa para quem gosta de válvulas.

a quem o comprar dois conselhos:

1 - substituam o potenciómetro e as fichas traseiras de entrada do sinal.

2 - comprem para ter de reserva as válvulas pré-amplificadoras 6F2 que são raras (não se metam a comprar as substitutas).

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Convidad em 13/5/2008, 10:44

[quote="SOUND
O Ghost4u quer dizer e que so vais poder ligar uma fonte de sinal de cada vez ao referido integrado uma vez que este nao permite mais.

Na pratica, isso em parte e bom, porque favorece a qualidade do som.[/quote]

Prezado Fernando Novais!

O companheiro Sound deu a resposta certeira à sua questão.

A meu ver, o facto de apenas oferecer uma entrada de linha, é considerada mais-valia para o desempenho. Pessoalmente, tenho três fontes no sistema, cuja cablagem de interligação está acessível. Quando pretendo ouvir uma que não esteja ligada, como o amplificador está no topo da mesa, somente tenho que pegar no cabo correspondente e conectar ao amplificador.

Com melhores cumprimentos,
Ghost4u

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 13/5/2008, 12:32

O Dynabox vr-70E em qualidade sonora e capaz de revalizar com um Primaluna one ou e muito inferior?
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  joevalve em 13/5/2008, 13:58

caro sound

a opinião que aqui vou deixar é estritamente pessoal e baseada em diversas audições:

o Dynavox VR 70 E normal não é por assim dizer grande coisa, embora por cerca de 300 euros se possa considerar ter uma boa relação qualidade/preço.

Depois de modificado (e não me perguntem que modificações sofre pois disso nada entendo) transforma-se num excelente amplificador integrado capaz de rivalizar com produtos similares muitissimo mais caros.

Se é melhor que os PL (que custam 2 e 3 vezes mais) naturalmente que cada um avaliará de sua justiça pois somos todos diferentes e entendemos a música de modo diverso.
eu já cá tive em casa um PrimaLuna2 modificado e diria que são substancialmente diferentes na apresentação da música.

apenas para complementar a minha ideia, a diferença entre o "antes" e o "depois" dessa modificação é brutal e foi-me dito por quem sabe que os transformadores que usa são muito bons, melhores que os do PL.

cumps

jose mario

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Conteúdo patrocinado