Potência a 4 Ohm e a 8 Ohm ???

Ir em baixo

Potência a 4 Ohm e a 8 Ohm ???

Mensagem  Nuno em 17/11/2007, 11:35

Bom dia,

Tenho reparado que os amplificadores dão a potência a 4 Ohm e a 8 Ohm. Para um sistema de audio (2 colunas + amplificador + CD) qual da potência devo considerar?

Cumprimentos
Nuno

Nuno
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6
Pontos/Reputação : 0

Re: Potência a 4 Ohm e a 8 Ohm ???

Mensagem  nmtavares em 17/11/2007, 14:01

Isso dos 4Ohm 8Ohm é o valor da impedância das colunas, e não potência, tens é que saber que colunas é que vais ligar, porque umas colunas com impedância de 8Ohm podem ser "conduzidas" por qualquer amplificador seja ele de 8-6-4-2 Ohm . Enquanto que umas colunas que tenham impedância de 4Ohm, não é aconselhavel ligar a Amplificadores de impedância de saida 8Ohm.
Acho que é isto, mas de certeza alguem te vem explicar este assunto bem melhor do que eu.
Cumprimentos.
nmtavares
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 294
Localização : Alhadas City & Capital of the World(Coimbra/Fig foz)
Pontos/Reputação : 75

Mensagem  Convidad em 17/11/2007, 23:10

Independentemente da impedância das colunas deve-se sempre seleccionar no amplificador a impedância de 4 ohms pois é nessa posiçao que ele debita mais corrente.

Convidad
Convidado

Mensagem  SOUND em 18/11/2007, 11:10

Nuno escreveu:Bom dia,

Tenho reparado que os amplificadores dão a potência a 4 Ohm e a 8 Ohm. Para um sistema de audio (2 colunas + amplificador + CD) qual da potência devo considerar?

Cumprimentos
Nuno

Viva Nuno

Para mim essa informacao e um indicador da capacidade que o amplificador tem para "conduzir" as colunas. Se este apresentar nos 4 ohms o dobro do valor que apresenta nos 8 ohms entao e de certeza um amplificador com uma grande capacidade para "conduzir" as colunas sem vacilar quando a musica demanda.
Por exemplo, para ouvir a musica classica da muito jeito ter um amplificador que produza bastante corrente, porque este tera mais facilidade em fornecer potencia as colunas quando a musica apresenta grandes crescendos.
De qualquer forma, a capacidade de produzir potencia por parte de um amplificador nao deve ser a unica coisa a ter em conta quando se adquire este, pois existem tambem outros aspectos importantes.

Um abraco

SOUND
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 2247
Interesses : Divertir-me o maximo que puder
Pontos/Reputação : 1074

Mensagem  Nuno em 18/11/2007, 11:39

OK,

Acho que entendi.

O que me dizem de juntar umas KEF IQ5 com um amplificador Denon, por exemplo, Denon PMA-700AE?

Cumprimentos
Nuno

Nuno
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 6

Mensagem  falp em 18/11/2007, 20:40

Eu digo que ficas melhor servido com umas iQ3... Wink

Fora isso é ouvires se gostas! Cool
falp
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 1301
Pontos/Reputação : -15

Mensagem  portugal zen em 18/11/2007, 20:47

Tenho umas IQ3 e elas são excelentes tanto em qualidade de agudos e médios como em extensão de graves. Estou bastante satisfeito com elas.
portugal zen
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 513
Ocupação : Internet, Audiofilia, Carros
Pontos/Reputação : 23

Mensagem  SOUND em 18/11/2007, 22:34

Nuno escreveu:OK,

Acho que entendi.

O que me dizem de juntar umas KEF IQ5 com um amplificador Denon, por exemplo, Denon PMA-700AE?

Cumprimentos
Nuno

Tanto o amplificador como as colunas foram bem aclamados pela critica de audio e pelo que tenho lido sao ambos muito interessantes, no entanto nunca os ouvi juntos ou ate mesmo separados, em todo caso sugiro que o facas antes de comprar. Nao compres nada sem ouvir bem com os teus discos preferidos
Se aquilo que comprares te soar bem com os teus discos preferidos e tambem com aqueles que nem sequer gostavas antes entao estaras diante de um sistema muito bom de certeza absoluta.
Ouve varias marcas de amplificadores, colunas e leitores de cds e nao ligues muito ao aspecto pois alguns equipamentos ate sao feios mas tocam muito bem.

Na zona de precos em que o equipamento que referes esta inserido sugiro tambem uma audicao ao Cambridge Audio Azur 540 v2.0, Nad 325bee e Rotel RA-04 e os respectivos leitores de cds das mesmas marcas dentro do preco.

Colunas, recomendo tambem uma audicao as da Monitor Audio.

O melhor que podes fazer e ouvir varias marcas e ver (ouvir) o que te soa melhor aos teus ouvidos.

Boas audicoes e escolhas
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  fmsm em 19/11/2007, 21:32

Penso que é assim:

o fabricante do amplificador indica a potencia debitada a diferentes impedancias, exemplo (retirado da nad):

IHF dynamic power
8 ohms
2 x 250W (23.9dBW)

4 ohms
2 x 350W (25.4dBW)

2 ohms
2 x 450W (26.5dBW)consoante a impedancia das colunas assim o amplificador debitar diferentes potencias. Quanto mais baixa a impedancia das colunas maior a potencia debitada (cuidado tambem com a potencia maxima das colunas)

fmsm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Ocupação : Informática
Interesses : Musica, cinema, ...

Mensagem  fmsm em 19/11/2007, 21:34

peço desculpa pelo texto anterior. A redacção não foi das melhores, mas penso que se entende o significado.

fmsm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Ocupação : Informática
Interesses : Musica, cinema, ...

8 ohms ou 4ohms?

Mensagem  Francisco Alexandre em 14/11/2009, 00:07

estou comprando 2 falantes 15" Herisound e eles tem 4ohms e 8 ohms qual deles eh melhor? o que isso significa?

Francisco Alexandre
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 1
Pontos/Reputação : 2

Mensagem  SOUND em 14/11/2009, 00:53

Francisco Alexandre escreveu:estou comprando 2 falantes 15" Herisound e eles tem 4ohms e 8 ohms qual deles eh melhor? o que isso significa?

Os altifalantes de 8 ohms serao mais faceis de alimentar pelo amplificador do que os de 4 ohms.

No entanto havera por certo aqui pessoas mais esclarecidas do que eu acerca deste assunto e poderao falar das vantagens e desvantagens dos altifalantes de 4 ohms sobre de 8 ohms se e que elas existem.
SOUND
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  Mango em 14/11/2009, 06:59

Isso é tudo muito relativo...a impedância de uma coluna varia com a frequência...tanto pode apresentar uma carga de 20ohm como descer abruptamente aos 2ohm, ou mesmo menos em determinadas frequencias.Todos os modelos de colunas têm um gráfico que é possivel gerar que nos dê uma visão da impedância versus frequencia.A capacidade de resposta do amplificador é sempre uma icognita.Na altura do dimensionamento o projectista que escolhe um determinado transistor deverá ter em conta essas flutuações da carga,o nosso RL, e ajustará a recta de carga dentro do SOA ou safe operation area...é uma área que tem como limites no eixo do Y o valor máximo da corrente de colector e no eixo do X o valor máximo de Vce admitido...depois não é só isto...a fonte de alimentação tem que estar bem dimensionada para termos valores de corrente elevados quando precisamos. A proposito do par sanken do apmplificador cambridge de um forista,podemos divagar que:

Se você meter um par sap15 da Sanken, que vão até aos 15 ampéres no colector, e depois ajustar a recta de carga, dimensionado a resistência à entrada da base,ou regulando se for uma resistência ajustavel, para um determinado valor que nos dê um derminado valor de corrente de saturação (Ic=vcc/(Rc+Re)) e sabendo que essa resistência quando for elevada o transistor entra em saturação e para valores baixos entra ao corte,e sabendo que o nosso RL é ligado ao emissor e vai influenciar os valores de corte e saturação,porque a impedância do altifalante vai variar com a frequência e tem que ser somada à resitência do cabo( que é a soma da resitência fisica que vai depender do comprimento,secção,etc mais a sua reactancia,que tambem varia com a frequencia) podemos perfeitamente ter margem para quando o valor de RL arrear para valores muito baixos não termos a nossa sinusoidal recortada...isto é o clipping.

Lamento se fui confuso...em jeito de conclusão podemos dizer que nem todos os amplificadores lidam com variações de carga da mesma maneira,porque usam transistores no andar de saida diferentes,porque a área do SOA é usada de maneira diferente,etc...é sempre uma icognita porque os fabricantes de colunas se esforçarem para que a impedância do altifalante varie o menos possivel infelizmente isso nem sempre acontece.E julgo que os fabricantes costumam deixar uma margem confortavel no SOA para conferir alguma longevidade ao material.

Um exemplo de umas monitor audio retirado da stereophile:

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Mensagem  Luke Skywalker em 14/11/2009, 12:08

Se vc olhar isoladamente a potência a 4 ohms ou 8 ohms não quer dizer muita coisa.

Como já disseram aqui, em geral, amplificadores que dobram a potência quando se cai a metade da impedância tem mais

capacidade, dinâmica, que um que não dobra.

EX de dois supostos amplificadores:

Um dá 100wrms a 8 ohms, 200wrms a 4 ohms, 400 wrms a 2 ohms e até absurdos 800wrms a 1 ohm

vai ser melhor que um outro que responda os mesmos 100 a 8 ohms, mas...160w rms a 4 ohms e para por aí, se descer mais a impedância, já era.

Tem amplificadores que nem aceitam caixas para 4 ohms, apenas 8 ohms.

E tb como já disseram, a impedância das caixas não é fixa. Ela só é fixa se medir a caixa desligada. Quando em uso, a impedância varia de acordo com a frequência e temos casos de caixas ditas 8 ohms que descem a impedância para 2,8 ohms em 100hz, caso das 703 da B&W por ex.

Por isto que dizem que certas caixas precisam de amplificadores mais parrudos e não são exploradas ao máximo por receivers.

Um receiver dificilmente mantem a carga em capacitancias tão baixas, nem aceitam caixas de 4 ohms, em sua maioria.

Então, não importam os números isolados, mas tem que saber casar a caixa com o amplificador
Luke Skywalker
Equipa Audiopt - Colaborador
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 748
Ocupação : Na escuta
Interesses : Áudio
Pontos/Reputação : 1235

http://www.livevideo.com/LukeSkywalker

Mensagem  jdickson em 14/11/2009, 19:11

Pois eu, que de electrónica percebo o mesmo que o Portas percebe de submarinos, posso dizer de minha experiência em relação à saída de 4 e 8 ohm dos amplificadores.
Tenho uns monoblocos a válvulas de 200 w e umas colunas com impedância nominal de 4 ohm (mas que desce até aos 0,8 ohm a 20 khz!). Pois bem, seria lógico ligar os cabos à saída de 4 ohm, certo? Errado! O som é muito mais dinâmico, mais vivo, com muito mais impacto, usando a saída de 8 ohm. É que não tem comparação! E será por falta de potência dos amplificadores?...
Acontece que há muitos anos atrás, me aconteceu precisamente a mesma coisa com outros amplificadores (monoblocos de 50 w) e outras colunas da mesma marca (Martin Logan), mas nessa altura a diferença de som era ainda maior, a ponto de, pura e simplesmente não ter comprado as colunas, porque nem me passou pela cabeça utilizar a saída de 8 ohm! Só muito mais tarde é que pude ouvir com a saída de 8 ohm e percebi o erro!
Conclusões? Não sei explicar, mas há-de haver uma razão...

jdickson
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 185
Ocupação : mèdico
Interesses : os habituais
Pontos/Reputação : 328

Mensagem  Blink em 15/11/2009, 01:57

Ainda ando passado alguns meses a mudar de vez em quando as minhas ligações de 4 para 8 e vice-versa.
As MA têm 6 ohms e o PrimaLuna Dialoge Two tem 4 e 8 ohms para eu poder escolher. Se mêto para 4 noto um pouco mais de dinâmica e parece-me nalgumas músicas o som mais brilhante e talvez rápido, quando mudo para 8 o som fica mais macio, até melodioso nalgumas músicas e noutras até uma certa timidez no palco sonoro, mas é também agradável, daí eu ouvir em 4 e nalgumas músicas eu passar para 8, mas penso que esta ambivalência se deve ás colunas terem 6 ohms.
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4708
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1995

Mensagem  José Trigueiro em 15/11/2009, 16:22

Olá, Blink

Dos Primaluna Dialogue, não sei em pormenor o que reza a história da impedância dos seus transformadores de saída, mas na série Prologue era conhecida a alta impedância dos seus transformadores de saída.

Daí resultava que, em termos praticos, era aconselhável ligar colunas com impedâncias acima de 8Ohm ao terminal de 8Ohm, colunas entre os 4 e os 8Ohm (inclusive), ao terminal de 4Ohm, e as colunas de 4 Ohm, ao terminal de 2 Ohm (terminal não disponível nos Prologues 1 e 2).

A diferença no som era subtil, mas notória em audições prolongadas, especialmente para quem conhecia bem a sonoridade destas máquinas. Dependendo das colunas, geralmente traduzia-se numa sonoridade aparentemente mais pujante, mas também mais em esforço (som mais esganiçado, por se estender menos nos extremos do espectro sonoro), quando se ligava umas colunas ao terminal de 8Ohm, parecendo que haver um som mais calmo, seguro e não tão "esganiçado" (notório em audições prolongadas) quando se usava o terminal de 4Ohm.

No entanto, estas diferenças eram súbteis e dependiam das colunas usadas. Há colunas da Tannoy, inclusive modelos bem recentes, que funcionam praticamente sempre acima dos 8Ohm, pelo que teoricamernte teriam maior benefício no uso do terminal de 8OHm dos amplificadores Primaluna Prologue. As minhas velhas Tannoy Revolution R3 eram apontadas pelo fabricante como tendo 6Ohm de impedância, mas gostavam era do terminal de 4Ohm do meu Primaliuna Prologue 2.

Um dos benefícios técnicos que foram creditados aos novos Primaluna Dialogue, relativamente aos Prologue, foi o de possuirem melhores transformadores, pelo que deduzo que os seus transfortmadores de saída (os que baixam a alta voltagem a que funcionam as KT88 para os poucos volts com que funcionam as colunas, ou seja, "transformam" voltagem em corrente) tenham impedâncias mais baixas.

Quer isto dizer que o "problema" dos transformadores de saída dos Prologue não se deverá colocar no teu aparelho. No entanto, é preciso ver que num amplificador a válvulas, se à baixa da impedância para metade corresponder a mesma potência, isso já será muito bom. Mas existe por aqui pessoal bem mais habilitado do que eu para opinar na matéria técnica das voltagens, corrente, potência e impedância dos amps a válvulas.

De qualquer maneira, seria útil descobrir um gráfico que mostrasse como varia a impedância das tuas Monitor Audio (já agora, qual é o modelo?) ao longo do espectro sonoro.

Cumps

José Trigueiro
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 88
Ocupação : Pai de família
Interesses : Pai de família não tem hobbies
Pontos/Reputação : 20

Mensagem  Blink em 15/11/2009, 17:03

Boas José Trigueiro, tenho as Monitor Audio RS6, mas não devem cá estar durante muito tempo, quando ouvi o PLD2 estava com umas proac 140 e embora o ouvisse com outras, foi com as proac que mais gostei do som. Acredito que hajam mais colunas capazes de casarem bem no meu espaço com o dl2 mas se já conheço e gostei do som nem sequer ponho a hipótese de andar á procura de outras marcas. Gostava pelo preço absurdo das proac que as pudesse substituir por uma clones mas não devem existir, acho eu.
Em relação aos 4 e 8 ohms no caso do primaluna D2 tenho lido bastante, mas tanto a escrita como a teoria é sempre sobreposta pelos nossos ouvidos, e no fundo é isso que se passa com quase tudo no HI-FI, uns dizem que é nos 4 ohms que ouvem melhor e gostam mais do som, outros é nos 8 ohms por esta ou aquela razão. Todas as razões científicas têm um fundamento que na maior parte das vezes é universal, mas na ambiência sonora do nosso espaço, os nossos ouvidos, as correlações das cablagens com os diversos componentes, neste sinergismo as fórmulas não dizem muito ou quase nada, acontece ou não acontece haver um grande som em detrimento de todos os estudos pré-establecidos.
Blink
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4708
Interesses : DIY, Fotografia e Viajar
Pontos/Reputação : 1995

Mensagem  Mango em 15/11/2009, 17:20

blink escreveu:foi com as proac que mais gostei do som.

Partilho a mesma opinião,apesar de termos amps diferentes.Hoje em dia já é quase impossivel fazer audições mas a Proac tinha até há um par de anos atrás um modelo (umas monitoras), as 1SC que lembro-me de ter gostado bastante da sonoridade.Infelizmente para mim umas 140 novas estão foram de questão, a não ser que apareça alguma coisa no mercado de usados.

Mango
Membro Audiopt
Membro Audiopt

Número de Mensagens : 540
Pontos/Reputação : 716

Mensagem  PitadaVespa em 16/11/2009, 11:13

SOUND escreveu:Para mim essa informacao e um indicador da capacidade que o amplificador tem para "conduzir" as colunas. Se este apresentar nos 4 ohms o dobro do valor que apresenta nos 8 ohms entao e de certeza um amplificador com uma grande capacidade para "conduzir" as colunas sem vacilar quando a musica demanda.

Então e no caso do meu NAD C270, em que a potência debitada é, segundo o fabricante, igual com cargas de 4 e de 8 ohm?
É um bom ou mau sinal?

---
Impedance Sensing Circuit (ISC):
The C270 also benefits from NAD's proprietary Impedance Sensing Circuit
(ISC) topology, now well established and used in many NAD models including
the highly reviewed C320 and C340. The ISC topology allows the C270 to
deliver maximum performance under virtually any circumstance, independent
of the loudspeakers it is driving. The circuitry automatically senses the impedance
of the loudspeaker and then adjusts its power supply settings to best
cope with that specific load.
With ISC topology, the relationship of voltage to current is kept at an ideal
proportion, eliminating the current limiting distortion common in lesser
designs. This also gives it an unusual characteristic compared to traditional
amplifiers when measuring its continuous output power; the RMS output
power remains the same at 120 Watts with either an eight or a four-ohm load.
---

Obrigado,
LP

PitadaVespa
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 21
Pontos/Reputação : 36

http://www.teamxanfre.com

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado