Audiofilia ou Audio ... folia?

Ir em baixo

Audiofilia ou Audio ... folia? Empty Audiofilia ou Audio ... folia?

Mensagem  Vintage_Audiófilo em 31/10/2019, 01:34

Audiofilia é um tema na ordem do dia. Debatido de todas as formas e feitos, mas maioritáriamente longe da verdade (a minha, pois irá, certamente, diferir da de muitos outros). Assim sendo, e falando da "MINHA" verdade, poderei dizer que o conceito instituído para audiófilo (aquele que busca a perfeição na reprdução de áudio), é totalmente subjectivo. Cada um tem a sua própria forma de audição. O que é qualidade para um, pode não ser para outro, e o inverso é igualmente verdade. Tendo este facto por base, poderei dizer que a esmagadora maioria de conceitos instituídos, como; qualidade de leitores, amplificadores a válvulas ou transistores, cabos de alta qualidade (???), e afins, é tudo, básicamente, conversa da trèta para comercial vender!!!

Na sequência destas minhas afirmações, e tentando ter em conta a subjectividade de cada um, direi que para uma audição de qualidade, que creio enquadrar todo o apaixonado pela música, seja ela de que tipo fôr, deverá terem consideração dois pilares basilares: a QUALIDADE DAS COLUNAS, que é fundamental (mas onde muitos falham por defeito de conhecimentos), e a qualidade das GRAVAÇÕES, factor de que não me recordo de ter visto, alguma vez e em tempo algum, ser debatido, fôsse em que vertente fôsse. Tudo o resto é secundário, não descartando, de todo, que a qualidade de; leitores, amplificadores, cabos e outros elementos, não possa trazer melhorias finais. Mas os nossos ouvidos apercebem-se delas, de forma normal e individualizada, ou sómente quando directamente confrontada com a audição de outros sistemas?

Para não ser exaustivo, fico-me por aqui neste momento, tentando em breve ir explicando o porquê destas minhas afirmações.

Fico na expectativa dos comentários que vos possam merecer.

Vintage_Audiófilo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2019
Pontos/Reputação : 5

Voltar ao Topo Ir em baixo

Audiofilia ou Audio ... folia? Empty Re: Audiofilia ou Audio ... folia?

Mensagem  jpinto em 31/10/2019, 23:58

Adicionaria a integração das colunas com a sala, o "tratamento" acústico de algumas salas também pode ser importante e a integração das colunas com o amplificador.
Para além da qualidade existem os gostos pessoais o que faz com uns digam que a coluna não tem qualidade e outros que é o melhor à face da terra. Por isto, tirando algumas "coisas" que se vendem por aí mas que dificilmente serão consideradas alta-fidelidade, considero que as colunas têm qualidade eu é que não gosto.
A outra questão é a integração com a sala, já ouvi as mesmas colunas em salas diferentes com a mesma electrónica e numa gostei e noutra não. O mesmo se passou com a integração de algumas colunas com alguns amplificadores, não posso dizer que as colunas ou os amplificadores não tinham qualidade.

A qualidade das gravações é debatido em alguns sites, mas infelizmente não muito.
Eu apercebo-me de forma normal e individualizada a alteração de alguns elementos mesmo de alguns cabos. Penso que também depende do sistema e acredito que em alguns não se encontre qualquer diferencia e que noutros a diferença seja abismal.
jpinto
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 226
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 10/03/2009
Pontos/Reputação : 395

Voltar ao Topo Ir em baixo

Audiofilia ou Audio ... folia? Empty Re: Audiofilia ou Audio ... folia?

Mensagem  joevalve em 1/11/2019, 18:23

Ouço audio desde muito cedo, sou um adepto incondicional de válvulas, já tive marcas famosas e há muito deixei de acreditar em reviews. Já lá vão os tempos em que a palavra de um "dealer" era lei, eu sempre que passava na Discoteca Santo António (no Porto, na rua do mesmo nome) ficava de boca aberta a ver os equipamentos top daquela época e a sonhar com o dia em que os pudesse comprar (tinha vindo de Moçambique com uma mão á frente e outra atrás).
Como já vivi em vários continentes e em várias casas, acho o factor sala importante e a qualidade das gravações. Evidentemente que depois temos o nosso gosto pessoal, a qualidade dos equipamentos e a sinergia entre eles. Equipamentos muito bons individualmente podem não "casar" em entre si, não haver a tal "sinergia" de que falo.
Onde eu acho que se vende a banha de cobra é sobretudo nos cabos de coluna e nos IC onde os preços são "pornográficos".
Já ouvi sistemas caseiros de amantes de música contentes com o que possuem e onde não se nota nenhuma alteração quando se trocam os vários discos (bem ou mal gravados) e outros em que muda o disco muda o som exactamente porque têm muita definição.
Um dia tive a oportunidade de ouvir um teste de umas colunas muito pequenas Acoustic Energy AE1 (84 db de sensibilidade) com vários amplificadores de potencias variadas e nesse dia aprendi muito acerca da sensibilidade das mesmas e dos casamentos entre colunas e amplificadores. E como elas tocavam com alguns dos amplificadores potentes usados nos testes....são coisas que nunca mais se esquece.
Outra coisa que me faz confusão é nas reviews nunca aparecer um teste onde explicitamente se diga que tal equipamento é fraco, então por cá isso é muito engraçado. As palavras que os criticos usam para dar a volta e tentar convencer o leitor....e Há tanto amplificador fraco por ai à venda. Quando digo fraco estou em especial a referir-me à relação qualidade/preço.
Já comprei há muitos anos, quando ainda vivia nas trevas, um power indicado por um guru da audio cá do burgo e que se revelou uma tragédia sonora e a partir dai fazer como o são tomé "ouvir para crer" sendo que a nossa verdade é sempre pessoal e o gosto pelo audio uma coisa chata.
Os foruns de audio podem ajudar quem se quer iniciar nestas coisas do audio e não vive em Lisboa e Porto mas o mais importante é ouvir (se for possivel) as várias ofertas disponiveis no mercado e que a nossa carteira possa alcançar e aí muitas vezes é onde a porca torce o rabo.
Fiquem bem e ouçam música, de preferência com qualidade.

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1173
Localização : porto
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Data de inscrição : 29/05/2007
Pontos/Reputação : 1347

https://sites.google.com/site/joevalve/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Audiofilia ou Audio ... folia? Empty Re: Audiofilia ou Audio ... folia?

Mensagem  Vintage_Audiófilo em 2/11/2019, 00:09

Agradêço aos parceiros na "doença", os comentários enviados.Ter aberto este tema para discussão, tem a ver com resultados obtidos em gratas experiências vividas durante este ano. Estas experiências surgiram pelo facto de ter conseguido, finalmente, comprar não um, mas dois pares das colunas que sempre admirei e desejei, apesar de terem quase 50 anos. Os resultados obtidos permitiram consolidar alguns dos conceitos que já possuía, assim como acrescentar mais 2 ou 3 de grande utilidade.

Mas antes de descrever essas experiências, e divulgar os resultados obtidos, creio ser interessante descrever o sistema que possuo, e que sustenta os meus comentários iniciais.
Assim sendo, e realçando que o sistema tem quase 40 anos, passo àq discrição do mesmo:
- Pré e Power da Sony topo de gama da época (parado por avaria do power)
- Amplificador integrado Kenwood, actualmente em funcionamento e utilizado nas experiências, mesmo com alguns pequenos problemas nos contactos, por ter estado quase 25 anos parado.
- Leitor Cd da Sony, modelo mais barato da gama ES da época
- Pick-up Technics, óbviamente o 1210, com célula Ortofon concord
- Leitor/gravador multimédia, da O2media, e utilizado nas experiências.
- 1 par de colunas construídas domésticamente, de 3 vias bass reflex, com componentes profissionais da Celestion e Beyma, 50 kgs/cada e com 100 watts de capacidade (mais para quê?), com tal qualidade que serviram perfeitamente durante mais de 30 anos, sem necessidade de substituição, com a tremenda vantagem de, em caso de alguma avaria, ser fácilmente substituível, sem estar sujeito a especulações, ao contrário das fabricadas por marcas, especialmente as de componentes fora do comum.
- 2 pares de monitores de estúdio de 2 vias, da Altec, com componentes das famosas A7 Voz Do Teatro, também com 100 watts de capacidade e 50 kgs/cada (a minha grande e desejada compra, não só pela qualidade como pela oportunidade).
- Auscultadores topo de gama da Koss, marca top one da época
- Auscultadores de 8 euros, que não troco por nenhum outro, seja de que marca fôr e tenha o valor que tiver !!!
- Cabos de 4 mm de ligação às colunas, 1 euro/metro, com fichas tipo banana também na mesma ordem de prêço
- cabos rca na ordem dos 3 - 4 euros cada
- SALA: totalmente normal com cerca de 20 mts quadrados.

Creio que, após esta descrição, será mais fácil compreender os meus comentários iniciais e os que vêm a seguir.

Quanto ao reparo que os meus "colegas na doença" fizeram, sobre a importância da sala, não creio que seja relevante, excepto se pretenderem utilizar níveis de som muito altos, acima dos 10 watts, que já é suficiente para estremecer vidros e paredes. No entanto, e tendo também um tipo de sala idealizado, posso dizer que ela teria cerca de 50 - 60 mts quadrados, tipo 5 - 6 mts por 10, com parêdes forradas a alcatifa ou a cortiça, de preferência com superfície irregular, e na parêde do fundo, um cortinado denso a cêrca de 0,5 mt de distância.

Sobre a minha escolha de colunas, posso dizer que as minhas preferências sempre recairão sobre:
- Colunas bass-reflex com entrada de ar frontal (ajuda a não estar muito condicionado quanto à localização e distância das paredes, pois nunca me preocupei com as minhas)
- Capacidade de 100 até 150 watts de capacidade, pois normalmente necessitam de potência 5 - 10% da sua capacidade, para entrarem num rendimento de qualidade, sempre tendo em conta a sensibilidade dos componentes óbviamente.
- Colunas com componentes normalizados, tanto no tipo, como no formato e na impedância, a de 8 ohms, pois facilita na substituição de elementos, tanto por avaria, assim como após fim de suporte das marcas.
- Factores determinantes nas colunas; qualidade de reprodução dos médios e agudos e equilíbrio entre as 3 frequências, responsabilidade do crossover, pois quantos aos baixos existem menos exigências e mais formas de contornar fraquezas, nem que seja com um equalizador, e com um custo bem mais acessível do que trocar de colunas.

Na próxima intervenção, explicarei as experiências e conclusões com as Altec.
Cumps.

Vintage_Audiófilo
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 2
Data de inscrição : 13/09/2019
Pontos/Reputação : 5

Voltar ao Topo Ir em baixo

Audiofilia ou Audio ... folia? Empty Re: Audiofilia ou Audio ... folia?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum