Amplificador de headphones - alimentação - dúvidas

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amplificador de headphones - alimentação - dúvidas

Mensagem  Mellowship em 13/10/2017, 12:49

Boas!

Estou a começar a fazer um amplificador de headphones alimentado a pilhas de 9 volts, inspirado numa versão modificada do Grado RA1, mas com melhores componentes.

O primeiro problema é que tinha encomendado um kit DIY da china que já trazia um single supply to dual +- DC com virtual ground, comutadores, tomada DC de painel e tal. Era só ligar-lhe duas pilhas recarregáveis de 9 volts e tava a andar...  Como tal, comprei também um transformador DC de 18v. Nisto, o vendedor do ebay diz-me que o produto esgotou depois de o ter comprado, devolveu o dinheiro e ainda consegui cancelar a compra do transformador também... menos mal.

Segundo problema, já tinha comprado o kit do amplificador propriamente dito, mais dois condensadores de 4.7uF adicionais para fazer experiências, e o circuito do amp funciona com +-9 a +-15 V DC, mas aconselha que a intensidade de funcionamento mais estável é entre +-12 e +-13v DC.

Portanto, fui ao ebay e consegui encontrar Isto

que parece servir perfeitamente. Ora, para ter as mesmas funcionalidades que eu queria a princípio, teria que optar por outras soluções na alimentação. Portanto tive a ideia de:

- um transformador 24v 2A DC para quando quiser usar sem pilhas
- 3 pilhas recarregáveis USB 9v 400mA (isto) , que parece excelente solução pois não sofrem do voltage drop que tipicamente arruína o som destes amplificadores; usar duas pilhas só me daria +-9v DC na saída do splitter... o que me parece pouco...
- comutador entre os dois para a entrada +/Ground da placa acima

O problema que se me depara é se o dito circuito consegue alombar com os 27 ~ 29v DC que as potentes pilhas 9v de lítio produzem em série. Porque depois a saída +G- da placa vai ter entre +- 13,5 a 14,5v DC, que o amplificador aguenta muito bem.

Alguém, olhando para as fotos do ebay, descrição do produto ou usando mesmo de algum conhecimento prévio, consegue dizer se aquele LED ou as primeiras resistências não vão fritar com mais de 24v? Algum conselho ou cuidado adicional a ter com esta cena?

Já agora, o amplificador é este . Mas com melhores caps!

Claro que não vou fazer experiências a usar aquilo tudo ligado ao amp... primeiro tudo medido direitinho com multímetro.

De qualquer forma ainda tenho cerca de um mês ou mais até o barco da China chegar com a tralha (o resto é comprado nas lojas físicas nacionais)...
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Ocupação : Ensino, Investigação
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 93

Re: Amplificador de headphones - alimentação - dúvidas

Mensagem  Orion em 18/10/2017, 01:46

Parabéns pelo projecto e pela coragem de pores mãos a obra. Nos tempos que correm isso é ja de si uma grande virtude.

Como nao possuo conhecimentos mínimos para te ajudar, só te deixo votos de sucesso no projecto e que tenhas a ajuda que pretendes.

Boa sorte e, apesar de isto andar muito vazio, vai deixando a tua evolução e etapas se puderes.

Cumps.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4604
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2561

Mensagem  Mellowship em 18/10/2017, 08:59

Orion escreveu:Parabéns pelo projecto e pela coragem de pores mãos a obra. Nos tempos que correm isso é ja de si uma grande virtude.

Como nao possuo conhecimentos mínimos para te ajudar, só te deixo votos de sucesso no projecto e que tenhas a ajuda que pretendes.

Boa sorte e, apesar de isto andar muito vazio, vai deixando a tua evolução e etapas se puderes.

Cumps.

Obrigado!

Isto até pode andar um pouco vazio, mas se há pessoas que percebem do assunto, andam algures por aqui. Wink

Já tenho todo o material encomendado, algures num barquinho chinês. A única coisa que tenho comigo é uma pequena caixa de madeira de balsa que vou lixando e envernizando para ficar pré-feita. E mesmo isso vai dando trabalho. Só posso fazer furos quando tiver todo o material, e depois dos furos, lixar e envernizar outra vez, e passar um coating qualquer por dentro por causa das EMI (vou ver se arranjo qualquer coisa tipo o que o pessoal das guitarras eléctricas mete dentro dos compartimentos onde são enfiados os potenciómetros, switches e pickups).

De qualquer forma, mandei vir duas plaquinhas divisoras iguais, para testar. Se uma delas "explodir", já sei que estou a ser ganancioso com a voltagem. Se a primeira se aguentar, a segunda sempre pode ficar para outro projecto, tipo um DAC USB alimentado a +-DC.

Deixo umas imagens dos componentes nucleares do projecto:

O tal circuito divisor (este vem às peças para soldar, daí ser possível fazer algumas alterações se necessário):

O amplificador propriamente dito, do qual destaco um enorme potenciómetro ALPS 27 (este já vem montadinho, mas vou mudar dois condensadores):

Condensadores de entrada, de polipropileno, para substituir aqueles caixotes metálicos estranhos...
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 41
Ocupação : Ensino, Investigação
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 93

Mensagem  Orion em 20/10/2017, 22:40

Eheheheh, é esse mesmo o espírito do DIY.

Obrigado pela partilha, vai deixando os updates.

Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 4604
Ocupação : escutophilia
Interesses : so many
Pontos/Reputação : 2561

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: