Teste entre Iphone, ipod e Apple watch

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Teste entre Iphone, ipod e Apple watch

Mensagem  PMCAPF em 30/1/2017, 21:48



Olá a todos, irei fazer mais tarde um teste aos meus recentes auscultadores B&W P7 Wireless através da comparação com mais dois auscultadores, os Sennheiser HD212Pro e os B&W C5. Neste momento farei aqui um pequeno teste de três aparelhos da Apple. Neste teste irei utilizar 3 aparelhos da Apple, o Iphone 6, o Ipod 5 touch e o Apple Watch primeira versão.
         Para comparar os três aparelhos da Apple, utilizarei os auscultadores B&W P7 Wireless (sem cabo uma vez que o relógio só permite esta ligação, Bluetooth, e ser igual a qualidade dos auscultadores para os três aparelhos) uma vez que são os melhores auscultadores em termos de som dos três que detenho.
         Começando por falar no Apple Watch, começo por dizer que o limite é de apenas 2 Gigas para o audio. Utilizei quase sempre música sem compressão em formato Wave com qualidades de cd, 16bit e 44Khz. Também utilizei formato sem compressão de alta resolução até 24bit 96Khz de resolução. Sendo assim no Apple watch fica-se  muito limitado (cerca de 3 discos) em termos de música disponível se for utilizado qualidade de cd, já com mp3 equivalente à qualidade de CD fica-se com cerca de 11 a 12 discos no relógio. No Iphone assim como no Ipod tem como limite os 128GB o que já dá uma excelente biblioteca de música disponível. De referir que o Apple watch apenas aceita ligação por Bluetooth a auscultadores e os outros dois aparelhos da Apple aceitam alem deste tipo de ligação também por cabo com ficha 3,5mm.
           A autonomia do Apple Watch é de cerca de 6 horas como leitor de música, o Iphone 6 de 50 horas e o Ipod 5th Touch de 40 horas. O Ipod touch 5 pesa só 88 contra 126 gramas do Iphone 6 o que o torna mais transportável e sendo o Ipod bem mais fino, melhor tacto também. O relógio também pode funcionar como leitor da biblioteca do Iphone mas aqui não foi utilizada essa opção pois poderia prejudicar a comparação entre o Ipod e o Iphone. De referir que o custo monetário do Ipod é cerca de 3 vezes menos que o Iphone ou o Apple Watch.
         Passando à parte técnica, os três aparelhos da Apple são muito semelhantes, com uma extensão desde os 20hz até aos 20khz e tocando só um pouco mais alto o Iphone do que os outros dois aparelhos, diferença de um pico da barra de som. Nenhum dos três aparelhos está disponível para tocar ficheiros de alta resolução nem usa o codec aptx bluetooth que está presente nos B&W P7 Wireless para o melhor som possível por bluetooth.
         Dito isto passo à parte que mais interessa neste teste, a parte da audição. Comecei por ouvir o Iphone com a música "Crime of Century" dos Supertramp. A versão de estúdio desta faixa tem um som excelente e permite-me testar não só o ataque dos instrumentos como o timbre dos mesmos e principalmente o stress do sistema em termos de haver ou não confusão ou mistura entre os instrumentos, pois estão presentes vários instrumentos a tocar ao mesmo tempo e no fim da faixa de forma intensa. O som do Iphone 6 revela-se com ausência de distorção aparente, mas com bem menos corpo e ataque do que o Apple watch, o timbre também perde-se um pouco em relação ao relógio. A parte que se notou mais foi a confusão dos instrumentos na parte final claramente mais confuso e menos esclarecido perante todos os instrumentos que fazem parte da música. O Saxofone soa mais fininho no Iphone, revelando menos corpo e menos presença e menos timbrado. O extremo agudo é muito menos timbrado e definido e soa um pouco agressivo no Iphone. O Ipod soa um pouco melhor do que o Apple watch  Existe bem mais diferença entre o Apple watch e o Iphone do que entre o Apple watch e o Ipod. O Ipod tem todas as vantagens sonoras que o Apple watch tem face o Iphone e acrescenta melhor definição nos agudos e ainda menos confusão entre os instrumentos na parte final da música. O Ipod revela maior transparência dos instrumentos e voz ligeiramente do que o Apple watch deixando bem para  trás neste campo o Iphone. O baixo sendo controlado e profundo e articulado nos três aparelhos, não penetra na gama média em qualquer um deles revelando aqui a excelência dos auscultadores da b&w.  Em termos de imagem estereofónica, é muito semelhante entre os três aparelhos só mais confusa no Iphone. Apresenta-se pouco afastada do ouvinte, muito ao estilo das colunas americanas de painel como se estivéssemos  dentro do palco. A imagem dos auscultadores da b&w dão-nos um palco extremamente largo para auscultadores, atirando-nos às vezes para trás de nós,  como que fazendo bem mais do que 180 graus de palco sonoro.
         Na música "Romeo Had Juliette" do álbum de Lou Reed "New York", a sonoridade da guitarra, aqui gravada direta em estúdio, surge-nos com um timbre muito rico principalmente no Ipod e watch. A voz sempre tem mais transparência nestes dois aparelhos que no Iphone. no Iphone o baixo assume a mesma frequência baixa que nos outros dois aparelhos mas mais esponjosa e menos articulada, menos tensa. Um pouco misturada com a gama média raramente, coisa que nunca surge com os outros dois aparelhos.
        Passando a ouvir a banda sonora do filme "Babel" com o tema " Deportation"  que infelizmente está na ordem do dia mundial, logo de início sente-se falta de timbre e de alguma articulação na primeira guitarra acústica que se nos depara no Iphone em relação aos outros dois aparelhos e menos realismo, menos transparência. Quanto à transparência, o Ipod tem uma ligeira vantagem em relação ao watch e por sua vez mais naturalidade apesar de ser mínima a diferença
        Para conclusão podemos situar o Ipod como ligeiramente superior em relação ao watch na transparência e os agudos menos agressivos, sendo o melhor dos três em termos de som no total e mais prático de andar por ser mais fino e mais leve e ainda três vezes mais barato do que os dois outros aparelhos da Apple. Em segundo lugar e bem perto fica o Apple watch que apesar de não ser desenhado especificamente para  música tem um som muito parecido com o Ipod perdendo só um pouco nos agudos e alguma  coisa na transparência. O seu principal inconveniente é mesmo sua memória que o limita muito em termos musicais, fora claro não poder aceder aos demais servidores de música, como o Meo Música Apple Music, Tidal, etc, disponíveis nos outros dois aparelhos. O Iphone apesar de não ter um mau som, tem um som razoável,  não se assume definitivamente como uma aparelho que roce o audiófilo. Fica a ideia que gastar dinheiro no som não compensa , não vende mais por isso. Ficará para brevemente o teste prometido aos auscultadores da B&WP7 Wireless. Abraço a todos!!

PMCAPF
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 3
Data de inscrição : 29/01/2017
Pontos/Reputação : 10

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum