Ground loop no USB

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ground loop no USB

Mensagem  Mellowship em 10/2/2016, 10:51

Ultimamente, tenho ouvido bastante música no computador enquanto trabalho. O meu PC actual é um laptop ASUS x555, comprado em Setembro. Acontece que a saída de auscultadores é bastante ruidosa, coisa que eu atribuía às interferências dos componentes internos e, motivado por este preconceito, comprei um DAC+amplificador de auscultadores externo, uma cena chinesa muito barata (+-18 euros - altura típica para alguns dos meus companheiros "foristas" começarem a torcer o nariz e deixarem de ler o resto do tópico), mas com algumas características interessantes:
1) DAC baseado em single chip usb BB PCM2706 + CS4344, coisa simples, comprovada e eficaz, plug and play, que aceita sample rates numa grande variedade de frequências.
2) Output analógico paralelo, baseado em dois chips Philips TDA1308. Consegue dar conta de headphones exigentes se for preciso.
3) Boa qualidade de construção, com um pcb bastante cuidado e bem acabado, e com caps bem escolhidos e de marca (Philips e Panasonic... agora se são originais...), metido numa caixa metálica com controlo de volume.
4) Powered by USB, não precisa de confusões de fonte externa adicional.

Ou seja, não precisava nada "fancy" nem queria gastar muito dinheiro.

O problema é que, quando experimentei o aparelho, o mesmo ruído que ouvia na saída de auscultadores nativa do portátil, manteve-se, mas agora mais alto. Trata-se de um humm à volta de 60 Hz, algo pronunciado, e com algo ali mais em cima (talvez acima dos 1kHz), mas muito mais atenuado.

Vamos ao troubleshooting:
1) mesmo aparelho e mesmo cabo num computador diferente (por acaso ligado à mesma régua) : silêncio! Smile

Este passo, por si só, serviu para demonstrar que o problema não é do DAC. Aquilo até convenceu em termos sonoros, e deixei-me ficar ali a ouvir um pouco de música. Nunca tinha ouvido nada assim tão interessante saído de um computador, e o ficheiro que estava a tocar era um vulgar mp3 a 256.

2) voltando ao meu computador, reparei que quando tocava na superfície metálica do DAC, aquilo fazia uns ruídos parasitas. Má qualidade de construção? Alguma, relativamente à forma como o PCB foi enfiado na caixa, comprovado quando tirei o botão do volume e reparei que não havia uma porca a unir o potenciómetro à placa da frente, pelo que o pcb começou a mexer-se dentro da caixa. Lá desmontei a coisa e aproveitei para desacoplar todo o PCB da caixa metálica, com fita isoladora e com teflon à volta da rosca do potenciómetro. Tudo firme e os ruídos parasitas desapareceram, mas o ruído de base, o tal humm, manteve-se.

3) ferrite no cabo USB - ruído mantém-se

4) desliguei todas as fichas da régua menos a do computador - ruído mantém-se.

5) desligo a ficha do computador - ruído desaparece
-estamos a chegar a algum lado!

6) com tudo ligado, toco com um dedo numa parte metálica do computador (o que não é fácil, pois isto é tudo plástico - meti o dedo dentro da tomada USB e toquei na parte metálica do ground) - ruído desaparece

Diagnóstico: Ground loop nos USB.

Causa:
Aqui é que as coisas se complicam: ou é do transformador do portátil, que não é grounded, apenas double insulated; ou é do próprio comutador de ac/dc do computador.

7) (só para não ficarem dúvidas, sim, virei o sentido da ficha do transformador do portátil na tomada, e tudo igual... antes que perguntem...)

A pergunta é a seguinte: como é que posso resolver isto? Será que um transformador novo resolve o problema? Há alguma forma de fazer ground nos usb?
Lembrei-me de uma coisa, que pode ser estúpida ou arriscada: pegar numa ficha USB e soldar-lhe um fio apenas ao ground e levar o fio até à ligação terra de casa através de uma ficha terra sem pinos fase e neutro. Isso é possível ou devo fazer um seguro contra todos os riscos e nunca referir isso à companhia?
Não dá para fazer ground nos USB com uma ficha e umas resistências?

Obrigado!

Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 39
Ocupação : Ensino, Investigação
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 86

Re: Ground loop no USB

Mensagem  Mellowship em 10/2/2016, 21:26

Só para terem uma ideia.

Entretanto, depois de alguns testes, a culpa é mesmo do carregador da Asus. Cada vez são mais pequenos e leves... claro que depois, os transformadores não valem um caracol.
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/2/2016, 15:20

Experimenta uma coisa destas entre o cabo USB e o DAC; corta a alimentação que vem do PC e permite alimentar o DAC com a corrente "limpa" de uma PSU externa:

http://www.audiophonics.fr/en/various-adapters/cable-adaptateur-usbb-pour-alimentation-jack-5521mm-femelle-p-8332.html

R
ricardo onga-ku
Equipa Audiopt - Colaborador

Número de Mensagens : 2979
Pontos/Reputação : 4660

Mensagem  Mellowship em 13/2/2016, 16:02

Obrigado! Realmente parece uma óptima ideia. Será que isto tem alguma esquemática marada ou é apenas cabo ligado aos terminais USB? É que tenho para aqui uma montanha de carregadores de telemóvel que fornecem 5v e podiam dar para o efeito de dar corrente ao dac. Assim, "quitava" um cabo USB para ligar isto... Se bem que pode ser arriscado. A ligação do DAC ao PC pode usar os condutores +- para fazer PnP...

Por outro lado, para já o problema está resolvido com a mudança de carregador do portátil. O ASUS de origem é fraquinho, deve estar mal "grounded". Tenho para aqui um Trust de 90w que dá 4.0 A limpinhos a 19 v para o computador, e anula completamente o ruído do loop. Claro que uma fonte dedicada para o dac seria melhor, mas isso obrigar-me-ía a gastar mais dinheiro, tempo e paciência...

Por agora, ando a testar o foobar com isto, em bit perfect (através de ASIO4all), e estou a gostar! Primeiras experiências em computadores e trapalhadas... Até me fartar e ir limpar LPs... Razz pig

Pelo menos estas incursões em algo novo no hifi estão a servir para encontrar pessoal por aqui do qual ainda me lembro. Abraço!!!
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/2/2016, 16:10

Parece-me tarefa fácil para quem tenha jeito de mãos e um ferro de soldar...
A alimentação corre no 1º pin / cabo vermelho:

Um abraço,
Ricardo
ricardo onga-ku

Mensagem  ricardo onga-ku em 13/2/2016, 16:15

Experimenta também o HQ Player:

http://www.signalyst.com/consumer.html

R
ricardo onga-ku

Mensagem  Mellowship em 13/2/2016, 17:39

Mais uma vez obrigado pelas dicas. Jeitinho de mãos e ferro de soldar nunca faltaram por aqui Wink

Quando tiver tempo e paciência faço a experiência!

Abraço,

Rui
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado