Meu futuro(s) sistema(s)

Ir em baixo

Meu futuro(s) sistema(s)

Mensagem  shaheed em 21/1/2016, 10:06

Bom dia.

Meus caros, não sei por onde começar. Tenho andado de novo com o bichinho do áudio e da música, este na verdade nunca desapareceu na totalidade. Ouço música muito frequentemente, quer seja com phones no trabalho, quer seja em casa.

Voltando ao início, tenho andado a pesquisar e a ler muita informação na net, andava inclinado para começar por adquirir material baseado em reviews e opiniões de terceiros e começando por material mais budget, até porque não tenho ideia definitiva de qual o objectivo.

Comecei por meter em mente que iria comprar umas bookshelfs interessantes e que fossem bons negócios na net. Apontei para as Wharfedale Diamond 9.1 e as Pioneer SP-BS22-LR que são ambos bastantes baratas comparadas ao comportamento (segundo reviews).

Entretanto, e como DIY fiz uma coluna com dois altifalantes da Boston Accoustics que usei no meu carro há alguns anos atrás. Como ando por Angola, dá-nos muito jeito uma coluna com bluetooth e o mais portátil possível. A experiência tem corrido bastante bem para a expectativa.

Depois de entrar no vosso forum, comecei a aperceber-me que quem gosta de DIY, consegue com recursos mais diminutos, fazer coisas tão boas ou melhores que as marcas mais comerciais. Não fazia ideia que existem comunidades tão envolvidas na construção de material HiFi por aí......tenho ficado fascinado com tópicos como p.e. FirstWatt F5 ou outros de colunas de projectos de marcas que desconhecia como p.e. Visaton.

Sinto que relativamente ao tema Hi-Fi, e lendo alguns tópicos, que me faltam muitos conhecimentos sobre o tema, como p.e. classes de amplificadores, etc etc....Ou seja, se tiverem algumas recomendações de sites em que possamos aumentar a nossa competência no assunto, e não apanhar tantos bonés qd leio tópicos neste forum, agradecia.

Resumindo, o objectivo é sem dúvida adicionar um novo Hobbie à minha short list, e neste caso é o Hi-Fi. Não sei bem por onde começar, mas talvez com a troca de algumas considerações a coisa fique mais clara para mim.

O que me podem recomendar?
1) Avançar com a aquisição de material dito Hifi mas ainda de uma gama barata, e ir adquirindo conhecimento para desse jeito avançar lentamente e trocando material e ouvindo, conseguir evoluir no sentido do objectivo traçado?!
2) Não querendo ser demasiado fundamentalista, e não sendo crítica para ninguém, acredito que neste momento ficaria contente com um sistema que me desse alguma música com qualidade e envolvente e quente como tanto gosto. Ir aos detalhes, bit e byte neste momento, acredito que ainda não seja preferencial, pelo que vou acreditar quem num qq sistema de Hi-Fi se me trocassem os cabos de power de um Amp, eu não iria notar a diferença. Do you see what I mean?
3) Por onde começar? Colunas ou amplificadores ou sources? Sobre este assunto das sources, sei que é demasiado crítico para a maioria dos foristas, no entanto, e sendo que actualmente as tecnologias ditas de menos qualidade, como p.e. bluetooth, são para mim imprescindíveis. I mean, se poder usar o meu tlf com o Spotify (p.e.) para ouvir música, sinto-me bastante agradado disso, pq é prático, obviamente não faendo sequer comparações com uma source de um leitor de CD's de eleição. Não haverá qualquer tipo de comparação na qualidade, mas tb acho que mesmo o BT comprimindo o som e sendo wireless com menos qualidade, se o amplificador for de qualidade e as colunas incluindo cabos e acessórios, definitivamente irei ter o melhor som possível usando BT. Espero não ir de encontro ao mindset da maioria dos foristas, mas esta é a minha posição. Talvez um dia elevando a fasquia eu próprio irei sentir-me condicionado de ouvir música usando bluetooth ou som dito da "internet".

Qualquer tipo de comentário ou feedback é apreciado.
Obrigado em avanço pelas vossas respostas.

Cumps/Nuno Barros

shaheed
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 4
Pontos/Reputação : 19

Re: Meu futuro(s) sistema(s)

Mensagem  shaheed em 31/1/2016, 16:09

Ninguém? Sad

shaheed
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  agorgal em 2/2/2016, 23:21

Andam todos um pouco distraídos...

Como levanta muitas questões teremos que começar por algum lado. E começaria por lhe lembrar que os sistemas hifi funcionam como uma cadeia de diversos elementos, cada um com a sua função, e que no seu conjunto permitem reproduzir música gravada. A qualidade desta reprodução está sempre dependente do elemento mais fraco da cadeia (o elo mais fraco...). Não adianta portanto ter elementos muito díspares em termos de qualidade porque acabam nivelados pelo de mais baixa qualidade.
O segundo ponto a destacar é a subjectividade da escuta: o que "toca" muito bem para uns pode não "tocar" assim tão bem para outros.
O terceiro é que esta mesma escuta (ou a atenção que lhe dedicamos) pode depender do momento ou local onde acontece. Em determinados momentos apenas queremos ouvir música, independentemente se ela nos é reproduzida nas melhores condições ou não.
Assim, para construirmos essa cadeia que nos vai permitir usufruir de música gravada (em seja qual for o suporte), teremos primeiro por definir qual o objectivo que pretendemos atingir: apenas ouvir música, sem grande preocupação de atingir o "nirvana" auditivo ou procurar este "nirvana", pelo menos algo que dele se aproxime.
Se está a começar do zero sugeria-lhe que, como ponto de partida, estabelecesse um plafond a dispender nos tempos mais próximos. E, com base neste, definisse qual o caminho que quer percorrer.

É importante a escolha do tipo de componentes que entende necessitar, se pretende fazer uma incursão no áudio analógico (vinil, K7, R2R) ou se pretende apenas o digital. Ou seja, que tipo de fontes pretende incorporar no sistema.
Depois, que tipo de sistema deseja (ou pode) comportar: colunas de chão (para um espaço de escuta médio/grande e uma reprodução mais fiel da gama de frequências), colunas monitoras, normalmente um pouco mais limitadas mas de mais fácil colocação em espaços pequenos. Outras perguntas para as quais tem que encontrar resposta: gosta de ouvir música alto, sem constrangimentos de família/vizinhos? Quer um sistema com muitos componentes (gosta de tecnologia, de ligações complexas e da dificuldade de integrar de forma perfeita estas?) ou quer um sistema simples, que não exija grandes conhecimentos e que seja fácil de instalar?

Deixo-lhe uma série de perguntas e uma página da internet onde pode encontrar (em inglês) ligações com informação básica sobre sistemas hifi: http://thestateofsound.net/the-hifi-basics/

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 104
Pontos/Reputação : 196

Mensagem  manel1 em 3/2/2016, 20:25

O forista agorgal definiu bem os pontos a ter em atenção quando alguém se pretende iniciar nestas andanças dos sistemas de áudio de qualidade, para além de que é sempre mais difícil ajudar alguém que não tem os objectivos bem definidos.

Penso que se quer começar a ouvir música com qualidade de som que o satisfaça, o mais lógico será adquirir equipamentos com alguma qualidade e posteriormente ir melhorando-os (se pretender enveredar pelo DIY) ou trocando-os. Mais tarde, quando tiver outra bagagem de conhecimentos entretanto adquiridos poderá lançar-se a outros voos no DIY, como seja fazer ou melhorar as suas colunas, fazer um amplificador, etc.
Sempre tive a ideia de adquirir uma coluna Bluetooth para usar com tablets e telemóveis, e nunca considerei adquirir qualquer dispositivo que permitisse a ligação destes dispositivos ao meu sistema de som principal, pois considero que tanto a música em MP3 ou os vídeos do youtube em MP4 não têm qualidade suficiente para serem levados a sério, no entanto em sistemas de entrada de gama talvez faça sentido. Espero ter ajudado.

manel1
Equipa Audiopt - Moderação
Equipa Audiopt - Moderação

Número de Mensagens : 2048
Ocupação : Electromecanico
Interesses : Música, leitura
Pontos/Reputação : 2459

Mensagem  Mellowship em 10/2/2016, 11:41

Relativamente ao Bluetooth, a minha mulher ofereceu-me, no Natal (she knows what I like, yeah cheers ), um Philips AEA2000, e aquilo até que satisfaz bastante +, tendo em conta as expectativas que tinha relativamente à cena.
O tal Philips é um receptor de Bluetooth com outputs jack 3.5 e RCA stereo. Tenho-o ligado ao sistema principal, e estou satisfeito com a prestação da coisa. Muito rápido a emparelhar, muito intuitivo e com uma boa qualidade sonora.
Está ligado às entradas analógicas do meu "DAC" (Sony MDS-JE510) , onde tenho também ligada a TV por toslink e um leitor de CD por SPDIF. Comparando a leitura do mesmo ficheiro através da TV e do BT, não noto diferenças significativas. Entre o CD e o BT, noto que o BT é um pouquinho mais expansivo nos graves, mas nada de muito especial. Claro que, para audições mais sérias, começa-se a notar outro tipo de coisas, como por exemplo os ataques, transientes, decays, etc, que não são tão refinados, mas na maior parte das vezes quero é ouvir a música que me apetece na altura (e muita dela está no disco rígido do computador, ou no telemóvel), e este BT da Philips, para o propósito, serve, chega, e sobra!
Por isso, se o que o Nuno (shaheed) quer é algo deste género, então recomendo este Philips ou uma versão superior, visto que este modelo estava em vias de ser descontinuado.
Mellowship
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 43
Ocupação : Ensino, Investigação
Interesses : Música
Pontos/Reputação : 97

Mensagem  radamel em 13/2/2016, 07:50

Para ouvir spotify premium no sistema recomendo fortemente um Chromecast audio.

Com o bubble UPnP também funciona muito bem como streamer de baixo custo de DLNA ou outros serviços de streaming na cloud como o Tidal (que é lossless).

Penso que como streamer o Chromecast audio tem uma relação preço qualidade praticamente imbatível:

https://store.google.com/product/chromecast_audio
radamel
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 87
Interesses : Música e (muitos) outros
Pontos/Reputação : 124

Mensagem  shaheed em 18/2/2016, 11:08

Agradaeço desde já, as respostas e feedback's partilhados.
Realmente não é fácil, quando dar recomendações para algúem que realmente não definiu grandes metas.

A ideia sem dúvida, é entrar no mundo do Hi-Fi, porque na verdade sempre foi um dos meus hobbies preferido, e adoro ouvir música. Aliás devo ouvir cerca de 3 a 4 hrs de música por dia, incluindo horas de trabalho em headphones.

Gosto também bastante de DYI, e também tenho corrido todas as páginas do Zaph Audio, Troels Graveven, Madisom e Jantzen, etc etc....
Ficam é as eternas dúvidas, já que a oferta de escolhas é muita, e fica sempre a dúvida sobre DYI vs marcas existentes no mercado há decadas.
Inclusivé, fiz recentemente uma coluna caseirinha, com MDF, sem cálculos pq não tenho valores T/S dos drivers, e é incrível que mesmo tendo de certeza falhas em algumas gamas de frequências, a dedicação na construção e isolamento da caixa, assim como nas cablagens, demonstram que o que é feito à moda antiga tem grandes vantagens vs construções que na verdade têem o negócio sempre como base.

Relativamente ao Chromecast e outras recomendações, obrigado, já usei Chromecast e sem dúvida é uma solução muito fiável e de qualidade.

Em termos de orçamento, e felizmente, acho que tenho alguma disponibilidade, mas por outro lado, não gosto de gastar no que realmente não tiro partido. I mean, possivelmente se investisse uns milhares de euros, não iria certamente aproveitar ou perceber qual a diferença, entre as várias opções existentes.

Fazendo pergunta directa, e sendo que acredito que a coluna seja o ponto mais sensível de um sistema, e por onde espero começar, vêem alguma coluna que rivalize com a Wharfedale Diamond 9.1 e o seu preço de 100 libras? Se recomendarem que procure umas boas colunas usadas por preços semelhantes, também me parece uma boa opção, mesmo tendo ideia que em Portugal não é fácil encontrar material HiFi em bom estado.

Obrigado!!!

shaheed
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: