Av desliga-se sozinho

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Av desliga-se sozinho

Mensagem  a fernandes em 26/4/2015, 16:09

Boa tarde, comprei a dias um pionner vsx-ax3, ontem fiz todas as ligações e funcionou tudo bem, hoje de manhã quando o liguei passados cinco minutos desligou-se sozinho, já desliguei tudo voltei a ligar e acontece a mesma coisa, entretanto já desliguei o sub-woofer troquei cabos, colunas, até que cheguei ao minimo coluna esquerda e direita e rádio, desliga-se na mesma...o aparelho tem um optimo aspecto o ex. dono pareceu cuidadoso com os aparelhos.

Alguem tem alguma sugestão?
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 75
Ocupação : tecnico controlo de qualidade
Interesses : musica, cinema, arte pintura, arquitectura
Pontos/Reputação : 176

Re: Av desliga-se sozinho

Mensagem  a fernandes em 26/4/2015, 19:25

Actualização: ao fim de duas horas ligado, sem nenhuma ligação nem a colunas nem cd o av mantem-se ligado...

ontem quando fiz as ligações liguei sub-woofer + 4 colunas de 8 ohm + 2 de 6 ohm a fazer de central, tocou quase toda a tarde e parte da noite, tudo bem.
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jpinto em 26/4/2015, 19:32

Apareceu alguma mensagem?
Durante os 5 minutos em que funciona o som está bom?
Verifica a impedância das colunas, no amplificador pode ser configurada a impedância das colunas 6 ou 8 ohms. Algumas colunas estão marcadas como sendo de 8 ohms mas têm valores mais baixos a algumas frequências, experimenta colocar a 6 ohms.
O teste só com o rádio foi feito sem usar a antena colectiva ou tv por cabo certo? devido à diferença de terras às vezes acontecem situações estranhas.

Tens 2 colunas de 6 ohms para a central? como é que estão ligadas? serie ou paralelo? se estiverem em serie a impedância desce para uns perigosos 3 ohms o que pode fazer com que o amplificador desligue.
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 204
Pontos/Reputação : 361

Mensagem  a fernandes em 27/4/2015, 07:42

Bom dia,
-não aparece nenhuma mensagem,
-algumas vezes desliga-se e volta a ligar-se sozinho e desliga-se novamente no espaço de segundos outras vezes desliga-se simplesmente e não volta.
-enquanto está ligado o som está bom
-já configurei com 6 e 8 ohm
-sim o teste de radio foi feito com a antena maleavel que vem com o equipamento
-inicialmente liguei duas monitoras como central, na extremidade para o amplificador liguei ambos os cabos positivos ao borne positivo do amplificador e liguei ambos os negativos ao borne negativo para coluna central, não sei se este modo é em paralelo ou em serie, penso que é em paralelo.

ontem ao serão acrescentei a ligação do leitor de cd e ouvi com headphones, esteve sempre ligado (2horas) e o som está bom,
hoje vou voltar a ligar colunas.

obrigado
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  agorgal em 27/4/2015, 10:36

Tenho um VSX D2011 (suponho que com a mesma idade do seu AX-3) que tem exactamente os mesmos sintomas. Sem qualquer mensagem de erro, sobreaquecimento ou erro de ligação. Impedância de colunas correcta (com as quais funcionou sem problemas alguns anos). Está, neste momento, ligado a um único par de colunas e posto a funcionar de tempos a tempos. Tanto pode estar 9 horas a tocar sem problemas como desligar a amplificação em apenas 5 minutos, mantendo as restantes funções (esta situação é a mais frequente).
Mas fico com uma dúvida: o seu desliga-se ou simplesmente deixa de amplificar, mantendo-se ligado?

O seu caso pode ser mais evidente e o problema residir na forma como ligou a coluna central (pelo que li ligou duas). Experimente, depois de configurar o amplificador para 6 ohms, ligar apenas uma como central.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 104
Pontos/Reputação : 196

Mensagem  Insomniac em 28/4/2015, 08:16

a fernandes escreveu:
-inicialmente liguei duas monitoras como central, na extremidade para o amplificador liguei ambos os cabos positivos ao borne positivo do amplificador e liguei ambos os negativos ao borne negativo para coluna central, não sei se este modo é em paralelo ou em serie, penso que é em paralelo.

obrigado

Atenção que assim estão ligadas em série, que resulta como disse o jpinto numa impedância de 3 ohms. Para ligar em paralelo, deve ligar o + de uma coluna ao - da outra e os polos livres aos correspondente do amplificador (é só pesquisar no Google como fazer). Não sei se terá efeitos negativos, mas como está será sempre mais perigoso.
Insomniac
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Pontos/Reputação : 32

Mensagem  a fernandes em 28/4/2015, 09:06

agorgal escreveu:Tenho um VSX D2011 (suponho que com a mesma idade do seu AX-3) que tem exactamente os mesmos sintomas. Sem qualquer mensagem de erro, sobreaquecimento ou erro de ligação. Impedância de colunas correcta (com as quais funcionou sem problemas alguns anos). Está, neste momento, ligado a um único par de colunas e posto a funcionar de tempos a tempos. Tanto pode estar 9 horas a tocar sem problemas como desligar a amplificação em apenas 5 minutos, mantendo as restantes funções (esta situação é a mais frequente).
Mas fico com uma dúvida: o seu desliga-se ou simplesmente deixa de amplificar, mantendo-se ligado?

O seu caso pode ser mais evidente e o problema residir na forma como ligou a coluna central (pelo que li ligou duas). Experimente, depois de configurar o amplificador para 6 ohms, ligar apenas uma como central.

Bom dia agorgal, o meu desligava-se simplesmente, apagava.
Penso que o meu problema foi mesmo a meneira como liguei as duas monitoras como coluna central, a impedância deve ter chegado a 3 ohm! Será que posso ligar uma monitora de 6 ohm a fazer de central? (mesmo sendo a unica coluna no sistema com 6 ohm)
Neste momento está ligado a quatro colunas de 8 ohm + sub-woofer mas sem coluna central (modo fantasma), está a funcionar bem.
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 28/4/2015, 09:09

Insomniac escreveu:
a fernandes escreveu:

obrigado

Atenção que assim estão ligadas em série, que resulta como disse o jpinto numa impedância de 3 ohms. Para ligar em paralelo, deve ligar o + de uma coluna ao - da outra e os polos livres aos correspondente do amplificador (é só pesquisar no Google como fazer). Não sei se terá efeitos negativos, mas como está será sempre mais perigoso.

Bom dia insomniac, agora até tenho receio de ligar estas duas monitora de 6 ohm como centrais seja de que maneira for.
qundo comprar uma coluna central convem ter os mesmos ohm que têm todas as outras certo?
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Paulo André em 28/4/2015, 11:16

Insomniac escreveu:
a fernandes escreveu:

obrigado

Do modo como o a fernandes indicou estão ligadas em paralelo, em série soma a impedância, em paralelo diminui, vejam lá bem isso.

Sistema
LCD Samsung LE37S62B + WD TV Live Hub + PS3
Fonte analógica: Thorens TD160MKII + Rega Bias + Norbert c/ regulação RIAA
Fontes digitais: Pioneer PD-S703 + Sony ST-SA3ES + Sony MDS-JB930QS
Amplificador: Classic 16.0 / Antique Sound Lab MG-PPSL6 + Antique Sound Lab AQ-2004
Colunas: Davis Acoustics Stentaure LE + Straightwire Waveguide 8
Filtro de Sector DIY
Sennheiser HD205
Paulo André
Equipa Audiopt - Admin.
Equipa Audiopt - Admin.

Número de Mensagens : 5956
Ocupação : Ferroviário
Interesses : Audio DIY
Pontos/Reputação : 3208

Mensagem  jpinto em 28/4/2015, 14:32

Está certo Paulo, como descrito pelo a fernandes as colunas estavam ligadas em paralelo, ou seja Rtotal = R1xR2/(R1+R2).

Liga só uma monitora e não as duas, se gostares do som não é preciso comprar uma coluna central. Lembro-me de à muitos anos ver sistemas com uma coluna monitora em vez de uma coluna central.
Coloca é a configuração do amplificador em 6 ohms.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Re:

Mensagem  agorgal em 28/4/2015, 19:54

jpinto e Insomniac têm razão... Configure o seu amplificador para 6 ohms e ligue apenas uma coluna. Como não prejudica o amplificador ter colunas ligadas de impedância superior à configurada (o problema reside nas impedâncias inferiores) deverá ter a situação resolvida. Felizmente existem esses circuitos de protecção, caso contrário poderia ter "fritado" o andar de amplificação do canal central.
Infelizmente não é o caso do meu. 0 vsx 2011 tem um comportamento absolutamente errático e as esperanças de evitar que se transforme em 19kg de sucata electrónica são muito poucas...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Insomniac em 29/4/2015, 08:08

Paulo André escreveu:
Insomniac escreveu:
a fernandes escreveu:

obrigado

Do modo como o a fernandes indicou estão ligadas em paralelo, em série soma a impedância, em paralelo diminui, vejam lá bem isso.

Peço desculpa por ter trocado os termos Embarassed

Mas o que interessa é que já foi identificado o problema e encontrada a solução. Agora é só disfrutar do sistema...

Cumps.
Insomniac
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 16
Pontos/Reputação : 32

Mensagem  a fernandes em 29/4/2015, 08:47

Obrigado a todos, por agora para recuperar do susto vou deixar sem central (fantasma) depois experimento essa situação monitora como central e 6 ohm no amplificador.
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 3/5/2015, 11:34

No 1º de Maio voltei a instalar o vsx3 no lugar a ele destinado junto da Tv liguei o dvd coloquei um filme e passados 2/3 min. desligo-se outra vez What a Face passado uma hora voltei a ligar agora sem a ligação rca para o som mas com digital optico, ficou a funcionar até ao final do filme quando coloquei o som um pouco mais alto coincidencia ou nºao passado um minuto desligou-se! Estou farto já o vendia outra vez pelo mesmo preço...

Em termos de ligação á tv não tenho nehuma ligação para imagem feita, isto não é causa para nada disto pois não?
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  jpinto em 3/5/2015, 18:05

Não ter qualquer ligação de video não é problema.
Penso que o cabo de alimentação do amplificador não tem contacto de terra, se tivesse poderia haver aí um problema de loop de terras que com a ligação óptica deixa de existir.

Estava com a coluna central ligada?

O que é mais estranho é o amplificador desligar-se sem qualquer mensagem, quando as protecções actuam normalmente existe uma indicação no visor.
Uma sugestão muito básica é verificar se não existe problemas com a tomada em que liga o amplificador ou mesmo no cabo de alimentação e a sua ligação ao amplificador (penso que o cabo é amovível) que muitas vezes ganha alguma folga. Experimente ligar em outra tomada.

jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  jpinto em 4/5/2015, 23:19

Encontrei na net o manual e afinal se o amplificador entrar em modo de protecção não aparece qualquer mensagem simplesmente desliga-se.

No manual, no fim, dá alguns conselhos como limitar as baixas frequências que são entregues às colunas (não ao subwoofer) quando a protecção desliga o amplificador.
Principalmente na coluna central esta deve estar configurada como small e ver se os valores de EQ não estão muito altos nas baixas frequências.
jpinto
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Mensagem  a fernandes em 5/5/2015, 06:08

obrigado por toda a ajuda j pinto, neste momento o av está sozinho desligado de todos os cabos e num canto da sala de castigo.
Estou a tentar liga-lo á corrente e com o botão power e ele por vezes liga a luz vermelha do standby e apaga-se logo dois três segundos depois e volta a ligar-se sozinho e desliga-se defenitivamente ou até as vezes carrego no power e nem sequer liga o standby. pode ser que tenha alguma memoria e não lhe passe a proteção durante algum tempo?!!

Correcto o cabo de alimentação não tem contacto de terra, já experimentei com outro cabo, o do sub woofer, o sub woofer na propria ficha não tem contacto terra mas o cabo dele tem contacto terra, penso que não tem importancia essa terra existente no cabo não vai ter a lado algum, certo?
Jà experimentei trocar de tomada (inicialmente estava ligado a uma régua onde estava a tv, cd, dvdr, dvd, impressora, seria corrente a mais?)
Agora estou á espera que ele se deixe ligar para lhe fazer um reset (pág.79)

obrigado.
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 15/6/2015, 06:14

Bom dia o meu av continua a não querer funcionar correctamente, ontem esteve ligado mais ou menos meia hora, como diz um ingles do forum audioholics "Does the receiver shut down if not connected to the speakers? If it shuts down then, the receiver is basically toast at that age."

Alguem sabe o e-mail do Jorge Santos "Tube Dude"?
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  clm em 15/6/2015, 21:33

Em Leiria tens um bom tecnico em frente ao estádio
clm
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Número de Mensagens : 55
Ocupação : Técnico Comercial
Interesses : Música, cinema, desporto
Pontos/Reputação : 118

Mensagem  a fernandes em 4/7/2015, 05:56

...Voltou á vida Very Happy
era um SUPER CONDENSADOR de 0,22F de 5,5V
o técnico que o arranjou disse-me que estes SUPER CONDENSADORES utilizados nos modelos AX da PIONEER têm mais ou menos 10 anos de vida!?...
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  agorgal em 7/7/2015, 22:15

A ser assim fica com um excelente amplificador multicanal. Tenho muito boa impressão dos Pioneer's dessa época. E será uma abordagem a fazer no meu D2011... obrigado pela partilha da solução.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 8/7/2015, 06:16

Bom dia Agorgal, nestes dias tenho-o tido a funcionar como 2.0 (stereo) ligado a umas Kef q300 e tem um som muito forte sim senhor, estou a espreme-lo bem para ver se ficou tudo ok, a minha sala de audiçoes (stereo) é no andar de cima e a minha mulher já me disse que estando ela no andar de baixo lhe parece estar na mesma divisão do que eu, andei a pesquisar e colocando em Hi-Bit e Midnight fica ainda com um som mais definido e cheio, se souberem de algumas dicas para eu poder pôr em pratica è partilharem... Very Happy
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  agorgal em 8/7/2015, 12:12

Na época eram equipamentos caros e que implicavam expectativas muito altas a quem os comprava. Usei-o durante anos com umas Paradigm e nunca precisei de subwoofer... e não eram apenas as Paradigm, o amplificador ajudava muito. Ainda hoje me interrogo se o amplificador multicanal que o substituiu (um Cambridge Audio 640R) lhe chega aos calcanhares...
Nunca aprofundei as várias possibilidades de parameterização, sempre o usei apenas como amplificador analógico de 7 canais, deixo a descodificação do áudio digital aos leitores. E, sem qualquer equalização, ele proporcionou-me excelentes momentos, quer em stereo e a partir de fontes analógicas quer em cinema, sete canais a resolver muito honestamente qualquer banda sonora. Nada que se compare ao que se vende hoje nos segmentos médio-baixo e médio. A acrescentar a tudo isto a conectividade que é excelente para quem dispõe de múltiplas fontes. O D2011 até dispõe de um dac usb.
A ausência de ligações vídeo digitais (HDMI) nunca foi problema para mim mas há um pormenor importante: a entrada/saída vídeo por componentes suporta 1080i.
Portanto, e pela experiência que tenho, o seu AV poderá proporcionar-lhe muitos bons momentos. E como em tudo no áudio, vá descobrindo as funcionalidades da parametrização do som que ele dispõe e percebendo aquelas que mais lhe agradam.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 8/7/2015, 13:48

Os Dac-usb devem serem iguais ( 192 kHz/24-bit DAC ), olhando para a foto dos dois av só se conseguem diferenciar um do outro pela referêcia e pelo telecomando.

Boa sorte para a reparação.
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 21/5/2017, 10:08

Agorgal, conseguiu a reparação para o seu Pionner D2011? Estou a perguntar porque o meu ax3 começou a dar problema novamente, continua ligado e simplesmente deixa de dar som, por vezes dá som de fundo com estatica alta, curiosamente com headphones se o deixar só em stereo direct consigo ouvir bom som, perfeito, mas se colocar só em stereo ouve-se musica de fundo com estatica alta,
pareceu-me que o problema do seu era algo parecido...

obrigado.
a.fernandes
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  joevalve em 21/5/2017, 19:01

a fernandes escreveu:Alguem sabe o e-mail do Jorge Santos "Tube Dude"?

mandei-lhe mensagem pessoal

joevalve
utilizador dedicado
utilizador dedicado

Número de Mensagens : 1165
Ocupação : as válvulas estão de regresso - há vida para além do hi-fi
Interesses : música de carácter politico
Pontos/Reputação : 1334

https://sites.google.com/site/joevalve/

Mensagem  agorgal em 25/5/2017, 13:09

a fernandes escreveu:Agorgal, conseguiu a reparação para o seu Pionner D2011? Estou a perguntar porque o meu ax3 começou a dar problema novamente, continua ligado e simplesmente deixa de dar som, por vezes dá som de fundo com estatica alta, curiosamente com headphones se o deixar só em stereo direct consigo ouvir bom som, perfeito, mas se colocar só em stereo ouve-se musica de fundo com estatica alta,
pareceu-me que o problema do seu era algo parecido...

obrigado.
a.fernandes

Também o meu teve o super-condensador substituído (é fundamental visto funcionar como "pilha" para a memória das parametrizações e, não estando em condições, pode alterar o funcionamento e desequilibrar o circuito electrónico onde está instalado). Inicialmente os problemas começaram com um ruído tipo estática na reprodução evoluindo depois para o desligar o andar de amplificação mantendo tudo o resto a funcionar.
Quanto à sua pergunta: não o mandei reparar, substituí-o... ainda o tenho e por vezes ligo-o a um par de colunas para reprodução stereo. funciona como se estivesse novo mas apenas durante um par de horas (este tempo é variável). E, sem qualquer aviso ou prenúncio, de um momento para o outro, desiste de amplificar...
O grande problema com estes equipamentos é a sua complexidade. Por exemplo, para substituir os condensadores principais (poderão ser a causa deste problema) é necessário desmontar todo o aparelho, meia dúzia de placas, duas dúzias de conectores, todo o painel de RCA's, etc. etc. etc. Uma trabalheira dos diabos.

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 26/5/2017, 06:01

O meu problema é exactamente o mesmo e já mudei esse super condensador á cerca de 2 anos será que existe mais do que um super condensador ou voltou a avariar o mesmo? Agora esta a funcionar bem...vou tentar saber acerca de quantos super condensadores existem nestes av.

cumprimentos,
a.fernandes
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  agorgal em 26/5/2017, 22:05

a fernandes escreveu:O meu problema é exactamente o mesmo e já mudei esse super condensador á cerca de 2 anos será que existe mais do que um super condensador ou voltou a avariar o mesmo? Agora esta a funcionar bem...vou tentar saber acerca de quantos super condensadores existem nestes av.

cumprimentos,
a.fernandes

Tanto quanto sei nestas versões de amplificador AV só há um super-condensador e é improvável que o novo esteja a falhar. A função dele é de alimentar um chip de memória que guarda parametrizações (memorização das frequências das estações de rádio, configurações de amplificação, personalização de menus, etc,) durante algum tempo (desconheço quanto).

O que poderá estar a acontecer é que algum ou alguns dos muitos outros condensadores, nos circuitos de alimentação ou amplificação, já tenha entregado a alma ao Criador...
Também poderá ser um problema relacionado com a placa que controla todo o funcionamento (ao contrário da grande maioria dos amplificadores stereo, o funcionamento destes amplificadores av é, todo ele, controlado por um microprocessador, portanto por software). E, se for este o caso, mais vale desistir... transformam-se nos tais quase 20Kg de sucata electrónica...
Mas se está a funcionar bem por agora é ir gozando do bicho, na esperança que tenha desistido de dar desgostos.

No meu caso já lhe fiz um número bem razoável de testes/diagnóstico de avaria e, curiosamente, estes diagnósticos nunca acusaram nada, nem situações de sobrecarga nem de avaria de circuitos. Sempre apontaram para um funcionamento sem problemas. Mas que os tem, tem!

Espero que tenha mais sorte do que eu...

agorgal
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  a fernandes em 27/5/2017, 05:50

Obrigado Agorgal, como tenho um sistema stereo como principal, vou ficando com este av e ouvindo quando funciona e quando não funciona desligo, paciência...

a.fernandes
a fernandes
utilizador iniciado
utilizador iniciado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo